Log In

Opinião Spoilers

Spoiler: Damages, ano três

Pin it

Damages - Your Secrets are Safe

Faltavam pouco mais de dez minutos para o final do episódio quando meu marido me perguntou algo sobre as intenções reais de Ellen em relação à Patty. Tive que explicar a ele que não é assim que as coisas funcionam em Damages: você não encontra nenhum tipo de resposta no primeiro episódio. Na verdade você é bombardeado por questões, para as quais você imagina algumas respostas possíveis, mas que, no fim das contas, vão ter respostas bem diferentes já que nada é realmente o que parece.

Em Your Secrets Are Safe, episódio de estreia da terceira temporada de Damages, Patty Hewes e Ellen Parsons estão de volta e não economizaram na companhia: Lily Tomlin, Len Cariou, Campbell Scott, Keith Carradine e Martin Short são as estrelas convidadas para a história que deveremos desvendar ao longo da temporada: Len Cariou é Louis Tobin, homem que enganou centenas de pessoas que acreditavam estar fazendo grandes investimentos – ficção inspirada em boa história real.

Patty é a pessoa escolhida para defender as vítimas. Ellen agora trabalha para a promotoria. Pelo menos no começo da linha temporal que vai e volta no episódio em um período de seis meses.

Neste intervalo Patty é paquerada por Julian (Carradine), faz de Tom seu sócio, envia uma bolsa de presente para Ellen e talvez tenha ajudado a pupila a ganhar seu primeiro caso. No final do episódio a bolsa está com um mendigo, que de alguma forma está ligado a Tobin, e Tom está morto em uma lixeira – do jeito que as coisas funcionam aqui não me arrisco a dizer se ele voltará ou não em uma próxima temporada.

Damages - Your Secrets are Safe

O que Julian realmente procura? Joe Tobin é um bom ou um mau rapaz? Por que alguém jogou seu carro contra o carro de Patty?

Ao que parece os roteiristas voltaram inspirados e encontraram uma boa maneira de manter Ellen e Patty em evidência, mesmo que as duas não estejam mais do mesmo lado – pelo menos até aqui.

* * *

A terceira temporada de Damages estreou nos Estados Unidos na última segunda-feira, dia 25 de janeiro.

Séries citadas:

9 Comments

  1. Thiago Sampaio

    Damages é inacreditável.

    Há shows em que um arco inteiro dura uma temporada como Heroes (?), The Wire e 24 Horas, ou mesmo toda sua premissa, como Lost.

    Mas em Damages a história é outra: a produção em todas as temporadas sempre inicia com a premiere mostrando acontecimento do season finale, mostrando um incrível balanço de esquematização e narrativa inteligente. Perfeito.

    Achei um pouco esquisita o previously do episódio (uma compilação dos momentos hype da série, algo como “fãs novos, vejam nosso show porque tem muita ação e reviravolta), mas isso não tira nenhum mérito dessa terceira temporada.

    Patty e Ellens distantes uma da outra mais uma vez… e não é que conseguiram superar a importância desse fato com a fantástica reviravolta na vida de Tom? Coitado! Ou… sei lá, dentro de 6 meses na história vamos ver se fez por merecer, mas o maior elo de ligação entre as duas protagonistas está com os dias contados. Na lixeira eu tava pensando que seria a Ellen, mas quando vi que era o Tom… dá-lhe frio na barriga.

    E, claro, ainda tem o caso principal, um empresário emulando a situação da Enron.

    No início desse ano, eu espera pelos retornos de 24, Damages e Lost. 24 vem me desapontando, Lost ainda está por vir, mas Damages mais do que cumpriu as expectativas. Muito bom mesmo!

    ps.: Joe Tobin me parece o típico bom samaritano, que será levado a cometer verdadeiras atrocidades durante a temporada. Nisso, acho q a série não me engana mais (mas claro que quero estar enganado)

  2. Vinicius Silva

    Concordo com você, Si. Em “Damages” nada é o que realmente parece ser aiushiushishuhis E isso é algo impressionante. Adorei o primeiro episódio, foi empolgante.

  3. Tati Leite

    Eu já estou inconformada com a ausência do Tom. E Patty Hewes continua me assustando.

    Gostei bastante do 1º episódio mas sei que provavelmente 99.9% do que vimos ali não é o que parece. E isso é que maravilhoso em Damages.

  4. Rita

    Alguém sabe qdo a 3ª temporada de Damages será exibida no Brasil?

    Considero Damages e Criminal Minds as melhores séries, realmente valem a pena ser acompanhadas.

  5. Claudemir A. Z.

    Inacreditável, mesmo, um início de temporada como o desta terceira temporada de “DAMAGES”. Já ficamos sabendo que seremos surpreendidos novamente… e isso é tudo o que queremos. Saber que o Tom está morto é tão “irrelevante” (até parece!!!) quanto termos ficado sabendo, na primeira temporada, no episódio piloto, do assassinato do noivo da Ellen, e de somente ter o mistério solucionado no último episódio. Bem vinda volta, “DAMAGES” e toda esta turma misteriosa…

  6. Fernando dos Santos

    Uma das coisas que acho mais legal em Damages é a forma inteligente como os roteiristas trabalham a não-linearidade da narrativa.
    Eles não ficam alternando passado,presente e futuro de forma gratuita, apenas visando dar um ar mais “cabeça” a série .Cada avanço ou recuo no tempo tem signficado na trama.

    É uma pena que esse jogo narrativo tão brilhante acabe cobrando um alto preço nos índices de audiência.Cada nova temporada da série traz tramas tão intrincadas que já exigiriam atenção total do telespectador mesmo que a história fosse contada de forma linear.Fazendo uso da não-linearidade então, a trama acaba por exigir atenção redobrada do público e o resultado é que só os telespectadores mais fiéis acabam arrumando tempo e disposição para acompanhar.
    Eu já acompanhei e gostei muito das duas primeiras temporadas e pretendo assistir a terceira, sem perder um minuto de episódio é claro.

  7. Pedro Paulo

    Eu JURO que ainda não entendo como essa maravilha da TV ainda não foi premiada, é tão deixada de lado nas premiações (só Glenn E rose praticamente concorrem) quanto Damages.

    Quando eu falo que só premiam MAD MEN por ser de época, e bem retratado, ninguém acredita.

    Damages é MUITO superior a MM! Dexter também é.

    Glenn Kessler e sua equipe fazem jogos de inteligência que nos deixam malucos, alucinados!!! Mistérios bem criados, bem resolvidos (não é uma Lost da vida), interpretações que não beiram, mas chegam à perfeição (GLENN CLOSE?), inclusive acho um absurdo Tate Donovan não concorrer em coadjuvante, sempre achei o personagem dele riquíssimo.

    Não sei quem reclama de Rose e da última temporada. Todas as reviravoltas que aconteceram eu levantava da cadeira e falava: “Jesus, como não pensei nisso?”, e todo esse jeito de extremamente astuta da Ellen me encantam.

    é muito engraçado ver Patty morrendo de medo da Ellen. Sim, medo. Está na cara. Ellen falta deixar Patty à beira de um ataque. é muito bom ver Patty de vítima.

    P.S.: Que interpretações foram essas dos novos personagens? Incríveis!!!!

    é por isso que eu pergunto: O que Mad Men tem de melhor que Damages? Direção, INTERPRETAÇÕES, figurino, iluminações, até na parte técnica Damages ganha.

    Damages tinha de ser da HBO.

  8. Tati Siqueira

    Vou assistir o episodio no fds, e comento depois……rsrsrsr.

  9. Pingback: Tweets that mention Spoiler: Damages, ano três » TeleSéries -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account