Log In

Spoilers

Spoiler: 24 Horas – Dia 6 – parte 1

Pin it
Cena de 24 Horas

O quinto ano de 24 Horas começou com as mortes de David Palmer, Michelle Dessler, Tony Almeida e Edgar Stiles. Teve marcantes partições da primeira dama Martha e o presidente Charles Logan, uma ação constante e terminou com um número recorde de atentados terroristas, um presidente deposto e o infalível Jack Bauer capturado pelo governo chinês. Com essa temporada de tirar o fôlego, 24 Horas acabou levando o Emmy de Melhor Drama e criou muita expectativa pro sexto dia.

Ainda faltam alguns meses pra estréia da 6ª temporada de 24 Horas no Brasil. Mas como a internet diminuiu o tamanho do mundo, a estréia dos dois duplos episódios, dias 15 e 16 na FOX amaricana, era o momento esperado por todos que aguardavam mais 24 horas das desventuras de Jack Bauer. Porém, além de diminuir o mundo, a Internet também conseguiu diminuir o tempo: os quatro primeiros episódios apareceram na rede antes da exibição na televisão. Muita gente já os viu. Eu também. E pretendo contar tudo o que aconteceu nas quatro horas. Então se pretende fugir das surpresas… é bom parar de ler agora.

O que está acontecendo com os Estados Unidos? Passaram-se 20 meses desde a última temporada e uma série de atentados tomou por assalto as ruas do país. Grupos muçulmanos (e porque não?) iniciaram ondas de ataques em 10 diferentes cidades do país. As notícias de televisão falam em mais de 900 mortos por toda nação. E sem meias palavras, recomenda suspeitar de todos muçulmanos, pois eles são potenciais terroristas. No meio da rua, um árabe, com uma mochila nas costas, é barrado por um motorista de ônibus que não o deixa entrar exatemente por esse receio. A neurose tomou conta da nação. O muçulmano ficou bastante irritado, mas não por muito tempo: segundos depois, um outro passageiro, munido de um I-Pod (a ferramente multifuncional) manda o ônibus pelos ares em um cruzamento.

O que está acontecendo com o Governo? Eles estão perdidos e medidas extremas começam a ser efetuadas. O Secretário de Estado Thomas Lennox (interpretado pelo ótimo Peter MacNicol) usa todo seu poder de persuasão pra manter em funcionamento os campos de concentração mulçumanos, que ele zelosamente chama de complexos de detenção. A Conselheira da Segurança Nacional é contra, pois entende que nem todos árabes são terroristas, além deles fornecerem boas informações. A conselheira em questão é Karen Hayes, que teve importante participação ao final do 5ª dia e é a primeira conhecida a das as caras nesse ano. O outro conhecido é Wayne Palmer, presidente dos Estados Unidos (?).

Dar a Wayne o cargo presidencial foi um dos vários erros desses quatro primeiros episódios – com ele meio que jogam pro alto o grau de verossimelhança que a série queria trazer a essa temporada, e já em seu 2ª minuto. Mas não faz mal: quem vê 24 Horas não deve esperar algo “verdadeiro”. Pelo menos o personagem não mudou muito: é fraco e indeciso, logo não dando um presidente tão bom. Perdido no meio dos atentados, sua única esperança é matar um importante líder terrorista: Hamri Al-Asad (interpretado por Alexander Siddig de Syriana). Vocês entenderam o que eu falei, certo? Matando esse homem, o governo acredita que as células terroristas interromperiam os ataques, assim como matar Saddam Hussein e Yasser Arafat “melhoraria” a situação do Oriente Médio. Viva os Republicanos =)

Durante o debate no salão-oval, todos são informados sobre o atentado terrorista ao ônibus de LA: três minutos depois da explosão, eles já sabem das 23 vítimas fora o homem-bomba. Quando eles são eficientes, eles são eficientes!

O que está acontecendo na CTU? A Unidade Contra-Terrorista de LA continua com sua constante reformulação, apesar da volta de Milo Presman, agente da primeira temporada. Uma das coisas mais esperadas é poder rever uma das mais populares do elenco: Chloe O’Brian. Merecidamente promovida em sua função e agora com cabelos escuros, Chloe pode finalmente mandar nos funcionários a seu bel-prazer, inclusive em um novo funcionário permanente: seu ex-marido Morris. Eu não gostei da introdução desse cara no 5ª dia, não gostei dele agora. Não parece crível e tentar melhorar a parte cômica de Chloe apenas atrapalha.

De volta ao serviço, Chloe observa que todos os sistemas de vigilância estão fora de operação e vai averiguar o que aconteceu com uma das duas pessoas a quem tem que responder, Nadia Yassir, segunda em comando da CTU. A informação é confidencial e a linda Nadia até que tenta desviar do interrogatório de O’Brian… mas ninguém consegue. Nadia então explica que o governo sabe como conseguir o paradeiro de Asad e que Curtis e Buchanan estão encarregados disso: Jack Bauer será usado como moeda de troca. Chloe não acredita que seu amigo, 20 meses preso na China, seja eliminado desse jeito e a primeira coisa à fazer é tentar falar com o presidente. Mas ela fica mais sem reação ainda quando ouve que a ordem é presidencial…

O que está acontecendo com Jack Bauer? Finalmente O Cara vai aparecer.

Um avião chinês pousa num aeroporto de LA sob a vigilância de vários militares armados com metralhadora – como se estivessem esperando a chegada do Íncrivel Hulk. Mas com nove minutos de projeção, logo após a saída daquele chinês que odiamos, o que vemos é um projeto de homem… Algemado, sujo, amedrontado e com longos cabelo e barba (bola fora da produção, pois está muito mal feita) Jack Bauer aparece pela primeira vez na temporada. Com o corpo inteiramente marcado por quase dois anos de tortura, o chinês diz que Bauer não falou uma palavra durante todo esse tempo e o presidente deve ter pago muito caro pela sua libertação. Bem, porquê Wayne Palmer não pagou sua liberdade antes? Jack salvou os Estados Unidos mais vezes do que… do que qualquer um.

Conduzido até um galpão, andando lentamente, Bauer senta-se numa cadeira e ouve de Buchanan que o presidente Palmer quer um favor dele. Jack, claro, fica surpreso, mas logo é informado de que Wayne é o novo presidente. Durante o debrifieng, Bauer fica olhando pro vazio… Ele está deplorável. Então Buchanan fala algo que chama a atenção de Jack: “vamos trocar você por um terrorista”. “Audrey” é sua primeira palavra. Depois “minha filha”. Após ser informado de que as duas não sabiam de sua chegada, ele pede que continue no incógnito.

Abu Fayed, também terrorista, diz que em troca de 25 milhões de dólares mais Jack Bauer, entregaria Asad. Mas porque Jack? Bem, durante um “interrogatório” em 1999, o irmão de Fayed morreu nas mãos de Bauer e agora chegou a hora da vingança. Sem pensar muito, Jack aceita a proposta e pede pra se limpar. Bill mostra a ele um espelhinho vagabundo e uma pia pra ele aparar a barba e o cabelo. Vemos então em destaque as horríveis marcas que ele ganhou na temporada de férias na China. Mas o que não sabemos é que além de ser o melhor agente federal da história da ficção, Jack também é um excelente cabelereiro. Em menos de 10 minutos está completamente a caráter pro abatedouro.

Começa o 6ª dia. Algumas das pontas foram desamarradas e estamos devidamente informados do que está acontecendo. A fobia árabe toma conta da nação e não leva muito tempo pra chegarmos à trama-de-uma-casa-suburbana em 24 Horas. Uma família
de classe média vê o pai de um árabe se preso, e em seguida, os vizinhos mais violentos aproveitam a brecha pra agredir o muçulmano. Querendo fazer o que é certo, o homem cruza a rua em defesa do amigo, abranda a situação e o leva pra casa pra ficar com sua mulher e seu filho. Grande engano…

Bill, por telefone, desabafa com Karen e diz que Jack estava em piores condições do que ele esperava e ela o consola enquanto toca em seu anel, o que faz desse casal os novos Tony e Michele. Mas não há ninguém pra consolar Chloe no momento. A fria analista da CTU continua abalada com a decisão do governo e ignora as chamadas de seu ex, que também ignora o colega de trabalho Milo – um odeia o outro. Indo falar com ela, Morris ouve que Jack está sendo usado como moeda-de-troca.

No carro, ainda olhando pro vazio, Jack se assusta com Bill Buchanan que apenas queria entregar-lhe um telefone pra falar com o presidente. Robótico, sem alma, Jack apenas responde programadamente ao difícil pedido de desculpas de Wayne, que após a ligação, diz a Lennox que isso foi uma péssima idéia. O roteiro da conversa não é das melhores: faltou limpar os diálogos em que os dois discutiam se valia a pena ou não entregar Jack Bauer pra morte. E assim que sai do salão oval, Karen confronta Lennox sobre a construção de campos de concentração em três grandes cidades apesar de Wayne negar a ordem. A cena é só pra comprovar que Lennox agirá com ou sem permissão.

E as melhores cenas do episódio começam agora…

Jack, Bill e Curtis chegam ao ponto de encontro, e ainda tentando se desculpar, Buchanan diz não estar muito confortável com a decisão. Depois de algemá-lo numa grade, Bill ouve de Jack as palavras mais sensatas desde o reencontro:

Quero que você entenda a diferença entre morrer por alguma coisa e morrer por nada. A única razão por ter lutado tanto para sobreviver na China, é porque não queria morrer por nada. Hoje, posso morrer por algo. Do meu jeito. Minha escolha. Pra ser honesto com você, é um grande alívio.

Essas palavras bateram fundo. O coitado, depois de tudo o que fez, está sendo algemado numa tubulação e será entregue à terroristas pra ser executado. A voz rouca, a falta de sensibilidade… Kiefer mais do que dominou a cena. Falta agora ir embora, dizer as últimas palavras e deixar Bauer que já é espancado pelos homens de Fayed sem nenhuma vigilância. Mas ninguém é melhor do que O’Brian pra desobedecer ordens. Com a ajuda do ex, ela clandestinamente observa com um satélite militar a posição de Bauer e, claro, é detectada pelos homens de Fayed. Sobre a ameaça de matar Jack em 30 segundos, o pessoal da CTU corre pra retirar a vigilância e um senhor esporro feito por Bill atinge Chloe na alma. Pra completar, Fayed agora diz não ter certeza se entregará Asad.

E as cenas carregadas de tensão continuam. Bauer é levado até um cativeiro, algemado a uma cadeira e a seção de tortura começa. Fayed ainda diz que fará questão que Bauer sofra como o irmão dele sofreu em 99: olho por olho, dente por dente. Mas Jack está tranquilo e sua pulsação não passa de 60. Mas nada como uma facada no ombro seguida álcool na ferida pra aumentar o ritmo cardíaco e ainda uma punhalada nas costas pra enfraquecê-lo novamente. Pra completar, como todo mega-vilão, Fayed se entrega durante a tortura: ele é na verdade o mentor dos ataques contra os Estados Unídos e Asad é um pacifista que quer um acordo de cessar-fogo. Assim, o homem que veio pra negociar será morto pelo governo americano, e Jack será eliminado… por nada.

Cena de 24 Horas

A tensão cresce nesses momentos. Como lhe convém, Fayed dá as cordenadas de Asad a CTU – que Jack faz questão de decorar. Depois da confirmação, as lágrimas que escorrem dos olhos de Chloe mais a dura seção de tortura em Jack se fundem em uma coisa só, e essas cenas entram na galeria das melhores do seriado. Não esperava que isso fosse acontecer comigo, mas meus olhos ficaram marejados nesse momento: a situação estava tão feia que eu achava que Jack não escaparia dessa. E quando ele estava pra ter um dedo amputado, Fayed recebe uma ligação: é Ahmed, o terrorista vizinho da família de classe média. Eu disse que era má idéia.

E é exatamente durante essa ligação que Jack encontra uma brecha pra sua fuga: com sua boca, retira o tensiometro do braço e a pulsação é perdida. Um terrorista coadjuvante vai checar se ele está mesmo morto e quando se inclina, Bauer come a jugular do árabe como um tigre de caça. Usando as chaves, se desalgema e some antes que Fayed, furioso, grite desesperadamente com a fuga do prisioneiro. Mas Jack não está muito longe: está na tubulação de esgoto logo abaixo. E mesmo fraco, desnutrido, torturado e desorientado, ele é a única esperança dos Estados Unidos: é o cara capaz de salvar Asad antes que seja tarde demais.

Isso foi só a primeira hora. A intenção era relatar todas os quatro episódios, mas com a recapitulação, ficou muito grande. As outras três horas virão em um outro texto, que será publicado nesta quinta-feira. Mas acredite: a ação só tende à crescer.

Séries citadas:

127 Comments

  1. Carolina

    esta otimo!!!adorei estar por dentro da futura temporada de 24 horas!!!
    como mtos,eu sou viciada nessa serie!!!!
    a melhor de todos os tempos!!!!!!
    Capaz de nos manter de olhos vidrados ate o ultimo segundo!!!!
    Estou ansiosa para ver a nova temporada!!!!!!
    tbm gostaria de saber como e onde baixar as temporadas anteriores da serie.

  2. Aurélio Cesar

    Gosto muito dessa série, ainda nao assisti a 6ª temporada, mas espero que seja melhor do que a 5ª, acho que se for igual a 3ª ou a 4ª temporada, será com certeza um estouro de boa.

  3. matheus

    Caramba,eu assisti aos primeiros episodios da 6 temporada de 24 Horas,e posso dizer que mais emocoes e acao tendem a aumentar.Eu quase choro na cena de tortura de Jack.24 Horas e uma das melhores series que ja vi.

  4. Beatriz Goldens

    Nossa vc está de Parabéns, o site é o melhor q traz o Preview de 24 Horas.
    Eu gosto muito dessa série, nã perdi nenhuma temporada, agora vou esperar p/ assistir a 6ª Temporada.
    Só uma pergunta, O Jack morre no final da série??
    Bjs!!!
    e Sucesso p/ vc…

  5. Cecilia

    Olha quem quiser saber mais a respeito de 24horas eé so acessar:www.fox.com/episodes ou twentyfouronline.com Já está no episodio 10. Só é traduzir…Ok Do you understand?????

  6. REGINALDO O MESTRE

    EU ASSISTI TODAS AS TEMPORADAS ATÉ AGORA
    TO MTO CURIOSO PRA SABER COMO É A 6º TEMPORADA + É MTO TEXTO PRA LER SE PELO MENOS VC COLOCASSE FOTOS PRA FICAR MENOS CANSATIVO SERIA ÓTIMO
    FLWSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  7. Isabele

    Oi gnt!
    Blz?
    Soh de ler o texto sobre o inicio da 6ª Temporada da uma vontade louca de ver como vai ser tudo..

    Mais gnt, 24 Horas nao vai ser a msm coisa se Jeck nao ficar com Audrey!Ne??

    Eles tem q ficar juntos..

  8. Séries e Etc!!!

    Bem o que falar para esta que pode uma das melhores série de todos os tempos…….

    Al que td indica……pare e que Jack Bauer finalmente vai terminar essa temporada tranquilo!!!!

    Ou seja sem desaparecer ou ser capiturado….

    Tudo isso baseado em um vídeo do último episódio da 6º temporada que vai exibido nos E.U.A na próxima terça as 21:00….

    Para saber tudo sobre todos os caítulos detalhados da 6º temporad…..
    naum deixem de dar uma passado em nosso BLOG:

    http://www.serieseetc.zip.net

  9. Gilberto

    Olá.
    Bom. O que vou pedir não sei se tem muito à ver.
    Vamos lá. Tenho o jogo 24 THE GAME e, estou na hora 11 não consigo sair galpão onde está o MADSEN.
    Quero saber como faço para passar desta fase. Se puderem me ajudar.

    Desde já agradeço.
    Atenciosamente,

    Gilberto

  10. Tatiana Alencar

    Gente, comprei o dvd da temporada 6, veio até com uma camisa da UCT, olha que chaaarme :P
    Huahauahauahauahuha.

    Uma coisa eu vou enfatizar aqui:
    Kiefer Sutherland é O cara.
    Trabalha bem demaaaais!

  11. Sikeira

    Caraca … eu nao sabia que tinha tanta gente viciada em 24H como eu !! Pra mim tudo no seriado é perfeito assim como Kiefer tem sido perfeito…
    O seriado tem um roteiro surpriendente, o autor é um gênio; ele amarra os acontecimentos de uma forma impensável. Ligar a familia do Jack as mortes de toni, Michell e David .. putz………
    Quanto ao Mike pra quem nao se lembra ele e a primeira dama a Srª Logan se apaixonaram na 5° temporada por isso ele saiu de cena … pena … pq o cara era 10!!
    Mas oque eu gostaria mesmo de saber é se a Audrey aparece nessa temporada … Porq Tadinho do Jack!!A coisa ta mais feia que filho de burro com dragão pro lado ele nessa temporada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account