Log In

Notícias

Sony: entre novembro e fevereiro

Pin it

SonyA eterna polêmica entre exibir séries em novembro (com muitas reprises ao longo da temporada) ou em fevereiro (mais tarde, mas em seqüência) foi o principal tema da coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (18/10) pelo canal Sony em São Paulo. Na ocasião, o canal apresentou sua nova grade de programação para a temporada 2006/2007 (já publicada pelo TeleSéries, clique aqui e veja as atrações).

A Sony, repetindo o que fez na temporada passada, mais uma vez dividiu sua fall season em partes: estréia oito novas atrações e sete novas temporadas em novembro, mas guardou o filé de sua programação, Desperate Housewives e Grey´s Anatomy, para fevereiro ou março de 2007, quando passarão a ser exibidas sem interrupções.

A principal justificativa, segundo Stefania Granito, gerente de marketing do canal, é que Desperate e Grey´s, recebem traramento diferenciado por terem uma narrativa linear, como a de uma novela. As duas séries perdem muito mais com as interrupções do que um drama policial como CSI ou uma sitcom como Everybody Hates Chris.

A decisão também tem seu motivo comercial. Desperate Housewives e Grey´s Anatomy atraem um outro público, novo, que não tem a mesma compreensão dos telespectadores cativos do canal da forma como se organiza a programação de TV americana (você sabe: 22 episódios distribuídos ao longo de nove meses, com interrupções ao longo da temporada). Na explicação de Stefania:

Este público assiste as séries como se fosse uma novela. E não queremos sacrificar a novela deles.

PIRATARIA: Mas adiamento das estréias das novas temporadas destas séries consagradas não acaba gerando impaciência e incentivando a pirataria? Eis que a pirataria foi outro assunto muito abordado na coletiva.

Stefania, que também responde pelo canal AXN e ppor tabela pela promoção de Lost, série campeã de downloads da Internet, acredita que a pirataria não prejudica os canais.

A executiva repetiu aos jornalistas o que já havia dito em entrevista publicada este ano no jornal Agora São Paulo e reproduzida pela agência Folhapress em diversos jornais brasileiros. Na ocasião, Stefania comentou:

Os fãs promovem grupos de discussão na internet, e isso ajuda na divulgação da série.

FALL SEASON EM FEVEREIRO?: Mas se a temporada de estréias vem tão fraca, na espera de American Idol e das estréias de Grey´s e Desperate, o canal nunca pensou em adiar a temporada de estréias para fevereiro ou março? Stefania diz que não. Um dos motivos é que o processo de compra de nova programação ocorre em períodos específicos e possui duas principais janelas, em novembro e maio, quanda as séries e os episódios passam a ficar disponíveis para exibição pelo canal. Ela conclui:

Não queremos atrasar demais (as estréias) para não deixar o público sem novidade.

E as séries que estão em alta nos EUA, como Ugly Betty, Jericho e Brothers & Sisters, não estarariam nos planos da Sony e do AXN? O canal se recusa a confirmar nomes, mas admite estar em negociações para adquirir outros programas para exibir em 2007.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

29 Comments

  1. Thiago Sampaio

    Bem… eles são os profissionais então deixemos eles trabalhando. Mas apesar da “janela de compra”, ainda acho que deveriam unificar tudo de uma vez.

  2. Alessandro Rodrigues de Souza

    Será wue as novas séries estão caras?
    E o Sony tá sem $$$?
    Porque até hoje não entendi o motivo de estrear uma série cancelada.
    Caso Hidden Palms faça sucesso nos EUA ele pode ir para o Sony?

  3. Cesar

    Estão aí os argumentos. São profissionais, trabalham com pesquisa junto ao público e me parecem bons, pelos resultados que vêm alcançando. Sem contar que, comercialmente, faz sentido a estratégia.

  4. Cristiano(Highlander_Master)

    Eu até concordo com eles dizem, mas acho que a programação poderia ser em Janeiro, tipo no meio de Janeiro, e quando acabassem os episodios, as séries seriam substituidas por outras, mas enfim, é só uma opinião. O problemas de Lost é que muita gente baixa da internet, e mesmo vc não querendo, e querendo esperar passar na AXN, fica dificil, pq geral acaba deixando escapar alguma coisa, e vc fica sabendo antes de ver, ou seja, o famoso “spoiler”, que é uma coisa demoniaca, que dá odio.

    Jericho e Ugly Betty são duas séries qeu eu não vejo a hora de começar a ver, tomara que a sony compre logo e pare de enrolar…

    Essa frase: “Este público assiste as séries como se fosse uma novela. E não queremos sacrificar a novela deles.” Isso me incomoda um pouco, não acho que o publico veja desse jeito, isso é querer esteriotipizar os brasileiros, e dizer que todo brasileiro gosta de novela. O que não é o caso, eu por exemplo detesto novela.

    Agora sobre os grupos de discussão, e os downloads, realmente algumas séries ficaram mas populares depois disso, a tv americana é um dos veículos que mas se deram bem com os downloads, por incrivel que pareça…

  5. Junior

    Nesse ritmo que o Sony está indo de querer agradar esse novo público não me expantará nada Desperte housewives ser duplada na próxima temporada. Acho que um canal fechado não deve ser procucar tanto em atrair um novo publico e se popularizar, afinal, p isso tem Globo e SBT… Um canal fechado deve melhorar para agradar o publico que ele tem, no caso, o Sony tinha que dar o melhor p nos os “sonymaniacos”.

  6. Cesar

    Cristiano,

    Provavelmente, este comentário sobre a “novela” que a pessoa da Sony fez está baseado em pesquisas com os assinantes. Eu também não me encaixo – até porque, gosto das reprises, pois volta e meia perco episódios – mas, acredito que não somos a maioria.

  7. Victor Hugo

    espero que a sony compre Jericho….to ansioso pra ver esta serie…

  8. Victor Regis

    Junior, imagina se vierem dubladas mesmo??Hahahahahahahha!!!

  9. João da Silva

    Se vierem dubladas, então em abandonarei as séries. Dublagem e seriados não combinam.

  10. Marcos Almeida

    Affe, o pessoal contrário a dublagem não vira o disco (putz, sou das antigas – huahuaha).

    Mas comentando: eles nem poderiam fazer algo muito diferente, já que a maior parte das principais séries do canal ainda nem estreou nos EUA. E DH e Grey’s já haviam mudado este ano.

  11. Rodolfo Milet

    E o restante da grade de programação da Sony, as manhãs e tardes durante a semana ficam como está ou vai haver alguma mudança (ou mudanças?). A única que já sabemos é Seinfeld ir para as 19:30.

  12. Thiago Sampaio

    A gente não precisa se exaltar, né Daniela?
    Eu não soube o que aconteceu, mas se vc foi “censurada” e outros não, é pq escreveu algo de errado, né?

  13. Natalia

    E mais uma vez a Sony insiste em errar… Grey’s somente em fevereiro? Isso é um atraso e tanto! Adoro esse programa, mas que ele acaba se perdendo até fevereiro, acaba. Afinal, não dá para evitar spoilers. Por mais que se tente, é impossível. Por causa disso estou assistindo os episódios diretamente pela internet. Esperar até fevereiro não dá. E comparar com novela? Comparar os seus telespectadores com telespectadores de novela? Eu odeio novelas! A Sony tem que entender que ela não está concorrendo com os canais abertos! Realmente não vejo o porquê de a Sony não poder exibir reprises durante a temporada de GA e DH. Nos EUA é assim! Por que aqui não pode ser também?

    Espero que a Sony nunca tenha a “magnífica idéia” (entre aspas, obviamente) de dublar seus programas. Esse vai ser o fim do canal.

    Stefania Granito disse que a Sony não pode atrasar as estréias, mas pode atrasar as séries que os telespectadores estão seguindo há temporadas? Por que?

    Não estou satisfeita com a Sony.

  14. Daniela Mastrantonio

    Ter opinião é algo errado atualmente. Usar o humor, provocar os intelectualmente acomodados… enfim, o pior seria a respostinha…uammmuammmm… Não tenho paciência para opiniões de centros espíritas!

    É o continente Chavez, Mula , Morales, Dirceu, Marco Aurélio Garcia e outros senhores “democráticos”. Nothing Last Forever, como cantava o homem dos cavalos dançantes.
    Bye

  15. Vicente Filho

    Acho que a temática de Jericho está mais para a grade do AXN do que do canal Sony…

  16. Joelma

    acho q se dever ter muito cuidado ao falar de “pirataria”, pirataria é quando faz para vender! o que eu acho q a grande maioria dos fãs fazem é assistir e disponibilizar a outros fãs de graça! (fora uns aproveitadores) até pq muitas emissoras disponibilizam para download após passar na tv, e é um grande meio de divulgação, vide a experiência de Jornada nas Estrelas fez pela série, issso na época sem internet, não sou contra a sony adiar a programação até gostei muito de assistir Grey’s sem interrupção, mas seria muito chato ter q esperar até o ano que vem para ver todos os programas.

  17. Cesar

    Natália, o fato de nós frequentarmos sites especializados e acabarmos tendo contato com spoilers não significa que a maioria faça isto. Acredito, aliás, que somos uma minoria, que busca notícias, baixa pela internet, assiste online. Conheço muitas pessoas que acompanham as mais variadas séries e sou o único que busca notícias, que sabe do delay entre EUA e Brasil, dentre outras coisas. Pra os outros, tantos faz se começar em Novembro ou Fevereiro. Acho que a Sony trabalha com pesquisas que apontam isto também.

    Sem contar que, não é porque nos EUA é de uma forma que no Brasil tem que ser igual. Acho importante a adaptação à cultura local. Sem contar que os aficcionados já baixam pela internet em “real time”. Tanto faz começar agora ou em Fevereiro.

    Joelma, download ilegal e distribuição gratuita de obra protegida por copyright é pirataria. Hipoteticamente, cada download que alguém faz e cada pessoa que vê cópias deste download significa menor audiência, queda na venda de dvd’s, etc, etc, etc. Por enquanto a única indústria que tem trabalhado contra de forma sistemática é a musical. Mas não me surpreenderia se a indústria da TV/cinema passasse a agir assim em breve.

  18. Joelma

    Cesar, Pode ser, mas ainda acho que não é, se for assim, eu por exemplo tenho um aparelho de DVD para televisão em casa, e gravo as séries e filmes em DVD, como fazia antes com o video cassete, então isso é pirataria?? então toda casa que tem um tambem faz, e não concordo q inibe a compra de DVD, por exemplo sou fã de Star Trek e estou comprando todos os DVDs que saem, mesmo já tendo todas as temporadas gravadas, como aliás, TODOS que gostam dessa série fizeram isso e agora compram os DVDs nas lojas.
    a única diferença é que agora eu espero abaixar o preço para poder comprar, por exemplo tenho gravada a 1 e 2 temporada de Battestar Galactica quando passou pela TNT, e assim que estiver num preço mais acessivel (convenhamos 160,00 por 13 episódios é demais!) comprarei tambem!
    Como disse é um grande meio de divulgação, e só quem é realmente fã faz questão de ter o DVD original em casa. Para mim o que caracteriza a pirataria é o LUCRO.
    quer queiram quer não as empresas tanto de TV, Cinema, quanto a fonografica terão que se adaptar a essa nova realidade.
    Bem essa é só a MINHA opinião.

  19. Paulo Antunes

    Daniela Mastrantonio,

    Eu respeito muito a tua opinião e realmente espero ler os teus comentários com freqüência por aqui. Assim como você, também acho a opinião do Cesar ingênua, mas não é por isto que posso permitir que você ataque ele (ironia também machuca!).

    Espero que a democracia latino-americana saiba me perdoar.

  20. Pablo

    Depois da palhaçada q o Sony fez com a nova grade, tirar LaW & Order: CI da grade e não exibir Raymond, não tem mais o que possa me chocar! Das novas séries quantas são canceladas mesmo? Todas? Por aí… Mas enfim, Sony um dia foi bom…

  21. Paulo Antunes

    Paula, me desculpe mas achei melhor censurá-la também. Vamos encerrar a discussão por aqui. Ponto.

  22. Cesar

    Ok, Joelma. De fato, há uma linha tênue entre “pirataria” e “uso pessoal”. E eu nem fiz julgamento de valor, justamente porque esta é uma questão delicada. Quando disso que “donwload ilegal é pirataria”, apenas me referi ao conceito “legal”. E, sejamos honestos, quem nunca gravou ao menos um cd para um amigo, ou para os mais velhos, como eu, quem nunca gravou uma fita K7? Em tese, é tudo “violação de direito autoral”.

    Este é um tema que ainda vai gerar muitas discussões.

    Valeu!

  23. Cesar

    Paulo, obrigado pela parte que me toca.

    Como não quero entrar em polêmicas, deixo uma pergunta PRA VOCÊ: onde está a ingenuidade no meu comentário?

  24. Marcio

    Junior, né por nada não, mas os canais querem e PRECISAM sim atrair público. Nenhum canal existe por filantropia: todos possuem objetivos comerciais. Se a Sony um dia resolver mudar sua filosofia e passar a incluir dublagens, ótimo DESDE QUE NÃO exclua as legendas, mantendo as duas opções (afinal, outro ano mesmo passava um comercial da Sony onde ela apregoava que não é por falta de opçào de horário que você deixa de assistir alguma série, visto a quantidade de reprises ao longo da semana)

  25. Flávio

    Eu entendo a posição do canal, mas eu acho horrível ter que ficar esperando os episódios, é por isso que existe o famoso torrent, e isso ajuda muito na perda de audiência do canal, acho que os canais a cabo, deveriam atentar para os torrents.

  26. Junior

    Marcio, sim entendo a necessidade de um canal atrair público, mas de um canal fechado isso deve ser feito de forma diferente de um canal aberto. O Sony deve tentar atrair audiencia mas sem trair os telespectadores fieis (sonymaniacos), afinal, pagamos para ter o Sony, pagamos para ver series com o mais rapido possivel. Eu penso que um canal fechado deve tentar agradar primeiro o publico fiel. Hj com TV paga temos dezenas de canais a nossa disposição e cada um desses canais deve fazer o melhor p parcela de publico q lhe cabe.

  27. Pingback: Poltrona.TV [ www.poltrona.tv ] O blog sobre televisão :: Sony banca o lobo em pele de cordeiro e quase tira LostBrasil do ar :: November :: 2006

  28. maria

    Não gostei e acho uma falta de respeito tirarem series que varios telespectadores axistem todos os dias e a todas as temporadas, como foi com a serie L Word,que tiraram do ecra assim sem mais nem menos,sem nenhuma explicação.Gostaria de saber quando começa outra vez ou se ainda vai dar.Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account