Log In

Novos Pilotos e Séries Reviews

Review: Smallville – Siren

Pin it

Smallville - SirenSérie: Smallville
Episódio: Siren
Temporada:
Número do Episódio: 143 (7×11)
Data de Exibição nos EUA: 7/2/2008
Data de Exibição no Brasil: 25/3/2007
Emissora no Brasil: Warner

Smallville se tornou um grande chute no escuro, errando e acertando às vezes nessa temporada. E, infelizmente, Siren é um dos erros. A razão que me fez demorar a escrever esse review foi à falta de tempo associada ao fato de eu não saber mesmo o que achei desse episódio. E cheguei à conclusão que é especialmente decepcionante quando se reúne duas figuras tão importantes dos quadrinhos – e no caso de Oliver Queen, de Smallville mesmo – e mesmo assim o episódio não consegue chegar aquele ponto que tanto falamos por aqui. A performance de Justin Hartley como Arqueiro Verde ano passado era uma dádiva ao seriado que bombou galões de sangue novo na série, e foi deprimente ver ele ir embora por um período de tempo tão extenso.

Bem, desta vez ele volta com nada mais nada menos que seu par romântico nos quadrinhos – Canário Negro. E o episódio vem com tudo: lutas, frases dramáticas e seqüências no estilo da prematuramente cancelada pérola Birds of Prey da The WB – cujo Canário Negro tinha vínculo intenso. O problema é que ingredientes de um bom episódio estão lá, porém, todo o melodrama Clark-Lana é uma muralha no meio de tudo. Se você é como a maioria das pessoas que lêem essa coluna e odeiam Clark e Lana juntos e amam a desgraça do casal, provavelmente você amou Siren com paixão. E para quem deseja ver um herói carismático lutando por algo que valha a pena… bem, tá na hora de começar a mandar e-mails para The CW pedindo um spin-off do Arqueiro Verde.

Pela maior parte do tempo, a Canário Negro presente em Siren fez uma respeitável alusão à dos quadrinhos…do pescoço para baixo. Não entendo o que se passou pela mente do produtor que acho uma boa idéia transformar a cabeleira loura da Canário e fazê-la parecer uma Xuxa Gone Metal. Eu não estou procurando pêlo em ovo como muitos aqui posso achar, eu adoro mudanças e repaginadas – afinal, é sobre Smallville que estamos falando. Mas, parece que da Canário Negro original somente os poderes eles acertaram. Alaina Huffman definitivamente se divertiu horrores interpretando seu personagem, às vezes teatral, mas que se encaixou perfeitamente em Smallville.

No tempo inexplicavelmente limitado de Arqueiro Verde/Ollie Queen em tela, ele faz sumir o resto do elenco com facilidade. Ele é divertido, carismático e vem equipado com uma variedade de flechas e armas modernas… precisa de mais? Pena que teve que passar uma parte do episódio amarrado a uma cadeira com Lois Lane ou esse episódio seria muito melhor. Lois Lane que, by the way, esta pouco se f.. para seu recém assassinado ex. Mas voltando… foi triste ver que o relacionamento de Lois e Ollie chegou ao fim, mas nos rendeu mais uma excelente atuação de Erica Durance, explodindo após MAIS um de seus relacionamentos ir por água abaixo.

O problema com esse episódio é muito simples; o relacionamento de Clark e Lana, sofro em admitir, NÃO TEM MAIS PARA ONDE IR! Na semana passada, Lana admitiu que ela passou um tempo mais agradável com Bizarro do que com Clark. Aonde mais podemos levar essa história? Toda vez que Clark e Lana estão em cena, parece que sugam toda a energia boa do episódio. Até nas cenas que Clark divide com Chloe ele só fica se lamentando, agindo todo deprimidinho, como uma versão mais musculosa de Amy Abbot – Everwood R.I.P. A diferença aqui é que Amy não era protagonista per se, e um protagonista agindo assim… simplesmente não gera televisão de qualidade.

Os momentos finais do episódio, com Clark revelando seus momentos não-tão-super para Lana era para aparentemente melhorar as coisas. Mas qual é o ponto? Os escritores parecem alimentar esses dois com muita raiva e depressão para depois de alguns episódios os juntar como um casal novamente . Ou acaba com isso de vez ou os deixa ser genuinamente felizes por um tempo maior, no mínimo. Ninguém gosta de ver o protagonista de seu seriado deprimido porque não consegue transar (coisa que Bizarro provou que consegue) ou porquê sua namorada não consegue ter comunicação com ele (talvez só os fãs de Grey´s Anatomy). O caso é: Clark não precisa ser o Arqueiro Verde, precisa somente se tornar alguém que nós assistiríamos toda semana sem sentir ou pena ou raiva do condenado.

Smallville - SirenE outra, os diálogos de Lana parecem ter piorado. Quem, sem alguma gota sequer de álcool ou um severo problema mental usa “Eu tenho sido uma hidra de duas cabeças ultimamente” no meio de uma conversação? Kristin Kreuk é uma mulher inteligente então não insultem-na com diálogos que deveriam fazê-la parecer inteligente e sim, entreguem-na diálogos que realmente são.

Mais deprimente ainda é ver um episódio em que Lex se vê no meio de dois “Titãs” como Arqueiro Verde e Canário Negro ser arruinado por tanta bagagem emocional. Também, ver Clark correndo no último minuto, dispersando balas e flechas caídas do céu, é só um lembrete do quão entediante esse personagem se tornou.

O programa precisa mesmo de um tipo de reset, algo à la One Tree Hill e pular cinco anos no futuro, cortando assim o excesso de bagagem. Ou quem sabe acabar com Smallville de vez… e nos trazer a tão sonhada Metropolis.

Music from Smallville: 11/22 de Buddy

*** Esta review usou informações traduzidas de um review do site IGN ***

Séries citadas:

26 Comments

  1. Cláudio

    Vc REALMENTE acha que Erica Durance e Justin Hartley são BONS atores? Menos, bem menos.

  2. Mônica

    A Erica Durance é beeeeeeeeeeeem melhor que a Kristin Kreuc. Isso já é um crédito e tanto a favor dela.

  3. ******

    Eu só queria saber uma coisa sobre este review, mais precisamente sobre quem o escreve. Eu não vi os primeiros review sobre está temporada da série, mas notei que parte do que ele escreveu neste capitulo, é exatamente a mesma coisa que está escrito no site americano IGN. Não sei se ele se comprometeu a simplesmente traduzir o que está lá no site e colocar aqui, porque se ele não esclareceu isto antes…
    Qualquer com um pouco de conhecimento em inglês pode acessar o site e ver com seus próprios olhos. Google IGN em toda a Web, não só em sites do Brasil. Coloco aqui uma frase inteira do review do site.
    “He’s fun, charismatic and comes equipped with a wide assortment of arrows. Too bad he spends a portion of the episode tied to a chair with Lois Lane or this episode might have been much better.”
    Em português isto é exatamente o que o cara escreveu na primeira metade do quarto parágrafo deste review.

    Se ja estava claro que isso era apenas uma tradução, me perdoe pela acusação e por ter ocupado tanto espaço nos comentários. Se não estava claro, bem…

  4. Nanda

    Adorei a Erica Durance. Principalmente na cena final com o Clark.

    Achei o episódio médio, divertido, mas não gostei dessa versão da Canário Negro (o que foi aquela maquiagem?).

    E os minutos finais… Quando se pensava que a ladainha tinha acabado, pronto, a telenovela está de volta. Sério, ainda tem quem agüente essa história? E tb achei estranho o grande e poderoso Lionel Luthor (adoro esse cara) pedir ajuda a Lana.

    E não tem jeito, Arqueiro Verde rouba a cena.

    Apesar de a série não estar lá essas coisas, estou me divertindo com essa temporada. Principalmente depois do horror que foi a passada. O negócio é não levar Smallville a sério. Como eu nunca levei, não fico tão revoltada assim com os erros, acho até engraçado. O segredo é abstrair…

  5. Bernardo

    Sobre o comentário 3, a semelhança entre os textos é significativa em todos os parágrafos.

    Eu gostei do eps, foi dinâmico e trouxe uma nova personagem – ao menos esse eps de “apresentação” da Canário foi bom, no futuro ñ será necessário explicar as razões das ações dela – sem contar que foi uma boa adição de alguém inteligente ao grupo dos heróis (pq ainda ñ suporto aquele Aquaman). E tb acho que o casal Clana poderia viver feliz por algum tempo, de angústias já bastaram 6 temporadas.

  6. Darth Cesar

    Devo ter ficado maluco, pois achei um bom episodio, claro que dentro do padrão de Smallville, achei constante, pra mim a Lana e o Clark tiveram um dos melhores momentos deles na serie, aproveitando o gancho de GA, existe uma química entre a Lois e o Arqueiro, nada muito profundo, mas funciona, a vilã não me incomodou, quase nada em Smallville é fiel aos quadrinhos e voltando a Lana, reparando bem, ela é a única personagem que evoluiu desde o inicio da série, o estágio com os Luthor fez muito bem.

  7. Thiago FLS

    Para mim, pior que essa Canário baranga foi a luta de “Gun Kata” entre o Arqueiro e Lex. As homenagens a filmes nessa série estão ficando cada vez mais toscas.

  8. kaique

    A maioria das pessoas vivem colocando defeitos nas atuaçoes do Clark, comparando as atuação da Lana com a Louis, eu não consigo achar defeito nem um, para minm todos atuam bem. E Darth tem rasam a Lana foi a unica personagem que evoluiu. Talves eu ache isso porque a Lana é a minha personagem favorita.
    Eu sempre achei que a Lana é quem segura a serie, (no começo desta temporada quando Clark pensava que a Lana tinha morrido ele falou que iria sair de Small, só foi Lana aparecer para ele desistir) so quero ver a desculpa que o autor vai usar para Clark quere ficar em Smallville. Tem que ser um ótimo pretesto.

  9. Superboy

    Alguns criticam, muitos adoram, e todos assistem. Mais uma prova de que a opinião expressada na internet não reflete a opinião geral. Por isoo que séries criticadas nesse site “mediano”, são as de maior sucesso mundial e mais rentaveis aos seus respectivos estudios. Ex: Smallville, Heroes, Prison Break.

    Pro cara responsavel pela review, que ridiculo seu papel, o texto ta bem parecido com o do IGN, que alias, é um dos poucos, que odeiam Smallville. Se vc não consegue formar uma opinião propria, le reviews (+ de 1).

    Espero que tenham me comprendido e boa semana a todos.

  10. Tula

    Trazer outros heróis pra série desde o início foi uma grande idéia!
    E sou uma das que odeia o casal Lana-Clark!!!” parece que sugam toda a energia boa do episódio” é verdade.
    Sobre o Canário Negro…gostei da obsevação. Quem não conhece fica por isso mesmo….
    E esse sentimento, esse esgotamento da série muita gente está sentindo resta os caras entenderem.

    Bjss…

  11. André Vieira

    bem, eu vou resumir o que eu achei desse episódio em apenas uma palavra: “LIXO”…
    eu leio quadrinhos e me considero um fanboy da Canario Negro, e num gostei nenhum um pouco Canario de Smallville… num gostei do visual da Canário e nem da atuação da atriz que fez a personagem…
    o Arqueiro é um personagem bacana, se comparado com o Clark ou com a Lana; mas o Arqueiro dos quadrinhos é infinitamente melhor…
    cansei de falar mal da atuação do Clark; 90% dos que assistem Smallville tem notado que atuação do ator que faz o Clark piora a cada episódio, menos os produtores de Smallville…
    odeio o casal Lana e Clark, e ultimamente tenho até mudado de canal enquanto os dois estão “discutindo a relação”…

    mas o que mais me revoltou neste episódio foi a facilidade com que a Lois esqueceu o Julian Luthor…

    eu gosto tanto do personagem da Chloe, que eu estou assistindo um episódio eu torço pra que ela morra, pois quanto mais tempo a Alisson Mack ficar nessa série, mais ela vai adiar a sua carreira promissora na tv e nos cinemas…

    tentei achar algum ponto positivo neste episódio, mas infelizmente num achei…
    e digo mais, se o episódio de hoje for o mesmo lixo do episódio anterior, Chloe que me disculpe, mas eu vou ser obrigado a parar de assistir Smallville…

  12. Luiz Alexandre

    O problema da revolta de telespectadores como o André é que eles levam Smallville muito a sério. Se for para seguir a cronologia das histórias em quadrinhos, simplesmente não teríamos Luthor, Lois, Jimmy, Chloe, etc, etc. Concordo com a Nanda, o negócio é olhar e se divertir. Ah, e para quem está inconformado, o controle remoto sempre é uma opção louvável.

  13. Mica

    Interessante é que na minha opinião essa suposta evolução da Lana é tão artificial e improvável que no final ela mais me irrita do que alegra. Eu gostaria de saber como é que ela foi ficar tão ‘esperta’ e perita em computação, se sequer estudar ela estudou nesses últimos anos!?
    Mas não ficarei aqui discutindo a Lana, pq ela é perda de tempo. Muito melhor falar do Arqueiro Verde que é uma delícia de personagem e que está muito bem representado pelo ator. Amo os momentos dele com a Lois ^_^. Agora, embora eu entenda o sentimento da Lois por ele, não me conformei com o pouco caso que ela deu à morte do seu último namorado. Tudo bem que teve aquela mençãozinha mequetrefe de que nem Gabriel Grant conseguiu fazê-la esquecer Oliver, mas ela realmente gostava do Julian, deveria ter sofrido mais. Aliás, deveria ter sofrido. Ponto. Não demonstraram nem uma lágrima ou um olharzinho triste da personagem. Que coisa mais sem noção!

    Não gostei muito da Canário. Não a conheço dos quadrinho, mas achei a personagem muito chatinha. Por algum motivo ela me lembrou a Pink (não que eu ache a Pink chata. Adoro a voz daquela mulher).

    Eu comentei isso na comunidade do orkut do Teleséries, mas vale dizer o mesmo aqui. Eu continuo assistindo Smallville nao pelo que a série realmente é, mas pela forma que eu a vejo em minha imaginação. Eu faço uma espécie de jogo do contente…um mundo de fantasia onde continuo acreditando que no final as coisas irão melhorar e tudo vai ficar exatamente como eu quero. E como esperança agoniza mas não morre…eu continuo fiel.

  14. Nanda

    Mica, se não me engano a Lois ainda não sabe da morte do Gabriel, ou perdi alguma coisa?

  15. Fabio

    Smallville ja era, sempre foi uma série de 2 episodios, e agora nem isso é mais. Ao contrario da maioria, sempre torci por Lana e Clark, queria tê-los visto num romance normal mas que estaria fadado ao fim em algum momento, por algum motivo decente. Mas conseguiram estragar o casal e fazer isso, todo o publico torcer contra.

    Smallville tenta nos dar um heroi, mas este heroi esta tao cercado de erros que fica dificil acreditar nele. Lex se torna um grande vilão em grande parte pela familia que nunca teve, pelos amigos e afetos que nunca recebeu e nesse ponto se formos analisar friamente a serie, o maior culpado é Clark. Mas eles nunca farão o personagem principal carregar essa culpa pelo que Lex se tornou. Por isso a serie esta tao defeituosa, sao coisas que vemos, nas atitudes de Clark mas que a série nao aborda.

    Eu ainda me emociono quando algo separa Clark e Lana, mas de novo idem a Lex, Lana é outra vitima de Clark, se a relação deles nunca funcionou em 90% se deve ao Clark.

    De que formar teremos um heroi assim? Se Lana, seu grande amor foi tao prejudicada por ele e Lex tbem. Nao defendo lex, nao gosto dele, nessa temporada 7 ele esta totalmente cruel, e tbem culpar Clark por tudo nao é justo. mas o que podemos fazer quando cada cena, cada acontecimento da serie nos mostra isso?

    e o pior é que smallville ira para uma temporada 8.. ja devia ter acabado..

  16. Leandro

    Essa temporada de Smallville esta ate melhor que a temporada 6, mas é notavel que a serie ja se perdeu ha muito tempo ou talvez nunca tenha tido um caminho.

    Nao sei se o escritor aqui copiou esse review da net ou se baseou 50% no original, mas comparar Clark com Amy é um absurdo. De um lado um personagem mal construido e oco como Clark, de uma atuação mediana e de outro um personagem profundo, forte e construido por uma atriz de talendo e promissora. Ao dono do texto aqui só digo que é melhor pensar antes de escrever mesmo sendo sobre Smallville que é algo tao sem profundidade pois comparar a amy ou everwood só reflete que o review anda tao fraco e inconsistente quando a série.

  17. Cris

    Concordo com o Leandro,essa comparação entre Clark e Amy foi extremamente absurda.Até porque everwood era um drama que tinha personagens excelentes e bem contruídos,ja smallville ta devendo nessa parte,os unicos q estão salvando são Chloe e Lois.

  18. Darth Cesar

    Só mencionei a evolução da Lana, porque comparando ao longo da serie, ela era uma garota de segundo grau com aquele ar todo ingênuo e hoje se transformou numa empresária e esta muito forte nas suas decisões, por exemplo, confrontando o Lionel de igual pra igual.
    Mas é claro que sua evolução, na minha opinião, é em relação aos outros personagens de Smallville, portanto não é coisa pra ser aplaudida.

  19. Cyssa

    A volta do Arqueiro Verde, isso sim, valeu neste episódio. Muito boa a participação do Justin Hartley e a química entre ele a Erica Durance. Adoraria que ele tivesse uma série!
    Cada frase que o Arqueiro dizia ao Clark, resumia meus pensamentos: “egoísta eu?”, “existe um mundo lá fora”. Já passou da hora do Clark parar de ficar preocupado só com a Lana e a fazenda!
    Uma saída para a série é voltar à idéia inicial: a passagem do Clark menino/jovem para o Clark adulto/jornalista e determinado em ajudar a todos. Seguir os passos dados pelas estórias dos quadrinhos, também ajudaria.
    Para os próximos episódios, fico no aguardo de mais participações do James Marsters (Brainiac).

  20. João da Silva

    Smallville fica tão sem graça sem a beleza da Laura Vandervoort. Quando tem a Laura, mesmo que o episódio seja ruim, ao menos ela torna o episódio um pouco mais assistível.

  21. Luly*

    Ai, eu realmente não entendo como essas pessoas que consideram Smallville um “LIXO” ou reclamam de cada episódio ainda continuam vendo…
    Não tem vontade própria pra parar de ver o que não gosta ou é preguiça? deve ser mais fácil chegar aqui e falar mal da série…

    E porque ainda tem reviews da série se aparentemente o autor destes não gosta da série? só pra ter o gostinho de criticá-la?

    Gosto da série desde que começou, e sei que ela pode ter perdido um pouco de seu brilho, mas sei reconhecer o seu valor! nem por isso vou chegar criticando cada cena do episódio, eu hein.

    Acho que pra escrever reviews, deveriam ser pessoas que entendem que nem a melhor série de todas pode ter todos os episódios perfeitos.

    Gostei muito desse episódio. não conheço essa personagem canário negro e tô pouco me lixando pra como ela é nos quadrinhos. dá pra ver que a série nem segue exatamente os quadrinhos.

    Adoro os episódios do Arqueiro. Adoro o sorriso dele. Não é uma grande atuação, mas é melhor do que muitas por aí. Acho que ele merecia uma série só sua, só pra tentar e ver como ficaria.

    Nunca fui fã da Lana e do Clark juntos. Ela é um pé-no-saco eterno na vida dele. sempre reclamou de sua personalidade. eu hein, parecia que ela queria saber até quantas vezes por dia ele ia no banheiro! tomara que essa relação termine logo, deu uma vez por todas!

    Gostei da cena lex-canário-arqueiro, principalmente quando clark deixou lex se machucar pra salvar a mulher. finalmente.

    Concordo com o Superboy:
    “Alguns criticam, muitos adoram, e todos assistem. Mais uma prova de que a opinião expressada na internet não reflete a opinião geral. Por isoo que séries criticadas nesse site “mediano”, são as de maior sucesso mundial e mais rentaveis aos seus respectivos estudios. Ex: Smallville, Heroes, Prison Break.”

  22. kaique

    Eu sempre torci que Clark e Lana ficassem pelo menos uma temporada juntos, coisa que nunca aconteceu, e nem vai mais acontecer. Talvez por isso que a maioria dos fãs não gostão da Lana, se Clark tivesse confiado nela desde o inicio não teria este chove não molha, então não é a Lana que deveria ser odiada e sim o Clark.
    E agora que Lana vai sair ( e vai deixar muitas saudades ) espero sinseramente que ela tenha grandes participações nos próximos episódios ( com Clark ou sem Clark ) Bizarro tratava Lana muito melhor que o Clark, isso prova que a Lana merece coisa melhor.

  23. Josefa

    Toda vez que Clark e Lana estão em cena, parece que sugam toda a energia boa do episódio. Até nas cenas que Clark divide com Chloe ele só fica se lamentando, agindo todo deprimidinho

    Falou tudo!

  24. cynthia

    Fala serio aquela canario negro e muito feia, nao tinham uma atriz mais bonitinha para colocar no seriado nao , deveriam ter investido mais na heroina canario negro . porque aquela ta mais para pata do que para canario.

  25. Monique

    O smallvile de uns tempos pra ca só tem piorado é claro tirando o Justin Hartley que esta fazendo um otimo papel alem de ser lindo. Mas(lenga, lenga)Lane Lang e Bostaa é uma das piores atrizes que eu ja vi mas só perde para a horrorosa da (merreca negra) a Alaina Huffman ela pula parece com o corcunda de notre dame só que mais feia,e a boca parece de um jacare sem contar com o cabelo que terror e o principal que nem sabe fazer cara de mal mais o que salva o seriado e o oliver aquele gato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account