Log In

Reviews

Review: Situation:Comedy busca sitcom com ‘fator X’

Pin it

Sean Hayes e Todd MillinerHá uma certa crise das sitcoms que pouca gente se propõe a comentar, mas que todo mundo percebe que existe. O formato desse tipo de seriados de comédias, sempre de meia hora, com claques, pausa para o telespectador rir e piadas batidas, já não empolga mais como outrora. Ver uma sitcom tradicional ser lançada e fazer sucesso é raro acontecer. Não é à toa, portanto, que existem mais sitcoms sendo canceladas do que sendo lançadas. Essa crise pode ser no próprio formato ou na aceitação do público – ou os dois casos. E o que ocorre é que muita pouca gente está arregaçando as mangas com vontade de mudar a história.

A aposta do momento é em coisas novas, que surpreendam o telespectador pela sensação de frescor e de originalidade. No caso de uma sitcom, não basta apenas ter a boa piada – é preciso, além disso, ser criativo ao colocá-la no ar. Situation: Comedy, reality show que a Sony lançou no sábado, às 17h, se propõe a achar justamente essa novidade e ousadia que falta na tevê.

No primeiro episódio do reality, por exemplo, não foi raro ver Sean Hayes (de Will&Grace) e Todd Milliner (produtor da série, juntamente com Hayes) comentando, ao ver as propostas de sitcoms que os participantes apresentavam, que determinado personagem era parecido demais com um que já estava no ar, ou que a série podia ter uma piada só, ou que quando eles olham para a tevê todas as sitcoms são iguais. A prova de fogo foi o momento em que os participantes tinham que definir com qual série que já está no ar o projeto deles parecia. Não foi surpresa alguma ver que eles já tinham a resposta na ponta da língua.

Old Christine (que tem estréia prevista para o dia 18 de julho, na Warner) e Two and a Half Men são exemplos de sitcoms tradicionais que estão dando certo no momento. Há, sem sombra de dúvidas, uma grande diferença entre estas e o resto. Qual seria essa diferença? Talvez no elenco, talvez no foco, talvez nas piadas. Talvez a presença do enigmático e indescritível fator X. Fica por conta de cada telespectador. As duas duplas finalistas (e definidas já no primeiro episódio de Situation: Comedy) já tem a premissa em mãos. A tarefa agora, portanto, é executar: escolher os atores certos, trabalhar com os diálogos corretos e escolher os melhores cenários estão entre os tópicos da planilha de trabalho das duplas. Porém, não adianta apenas fazer tudo certinho; é preciso, além disso, ter um diferencial que conquiste votos após a exibição do piloto.

Situation: Comedy é extremamente competente ao mostrar o lado dos bastidores da televisão, que costuma ser bastante abordado, mas raramente tão aprofundado como no caso deste reality show. Talvez falte uma referência de apresentador ou narrador, o que aumenta a carga de trabalho da edição, que se torna o fio-condutor do programa – a princípio, porém, isso não parece ser um problema. A participação de Sean Hayes, que o telespectador conhece logo que o vê, é carismática o suficiente para criar uma identificação que o gênero dos reality shows anda exigindo muito. Hayes acaba sendo um porto seguro da série.

Outro aspecto muito interessante no programa é a abordagem da vida do roteirista de tevê. Essa classe, muito maior do que muita gente pensa, deve estar muito agradecida pelo processo de humanização que Situation: Comedy faz. O roteirista costuma ser o culpado indireto pela maioria das críticas que recebe: texto ruim, diálogos ruins, desenvolvimento ruim, personagens mal esboçados… tudo acaba sendo culpa do roteirista, mesmo que ele sequer seja mencionado. A culpa do cancelamento de séries costuma cair em cima dele também – quando, na verdade, é muito maior que isso. Uma das críticas que a NBC, canal da mesma família do Bravo, que exibiu Situation: Comedy nos EUA, vem recebendo ultimamente é a de que seus roteiristas estão com crise de criatividade. A presença do reality show vinculado ao canal é mais do que apropriada.

Infelizmente, porém, o programa foi cancelado após a primeira temporada, pelo eterno motivo da falta de audiência. O que Situation: Comedy busca com sua proposta é a mesma coisa que acabaria com a crise das sitcoms: o algo novo. E, se os telespectadores não se interessaram por isso, é de se ter medo que ninguém mais esteja com vontade de reinventar o gênero, cada vez menor na tevê. Uma pena.

10 Comments

  1. Paulo Antunes

    Infelizmente perdi esta estréia – não sei porque raios a Sony não colocou o programa no horário nobre no lugar da Boring People que já acabou ou de The Rub, que é um pé no saco. Nem reprise na madrugada o programa recebeu.

    Gustavo, parabéns pelo texto, muito interessante, e sério. Fiquei com mais raiva ainda de ter perdido a estréia.

  2. digo_haha

    Eu também não vi. Queria saber se tem reprise e quando… ;-[

  3. Anderson Vidoni

    Eu também perdi, estava louco para ver. Dai fui procurar pra ver se tinha reprise e nada, é foda.

    E Gustavo perfeito o texto, realmente deu mais vontade ainda de ter assistido.

  4. Roosevelt Barros

    Eu pude verificar a estréia e até comentei no blog do Gustavo, que a proposta do reality show foi muito interessante para entendermos o processo inicial de uma sitcom (no caso para leigos como eu). Vale a pena conferir neste próximo sábado como será feito a escolha do elenco, entre outras curiosidades.

  5. ALEXANDRE

    Estou também bastante chateado pois meu gravador de dvd deu problema justo na hora da estreia da serie 17:00 H, estou muito chateado e gostaria de pedir a intercessão do pessoal do Teleseries junto a Sony para que reprisem não só o epsodio de estreia como criem um horario de reprise para todos os epsodios.
    Espero que a Teleseries possa nos ajudar.
    Em relação ao texto é de fato muito bom e a raiva por não ter assistido a estreia de Situation: Comedy é grande.

  6. Lourdes

    Alguém comentou aqui e concordo plenamente, este reality poderia entrar no lugar do The Rub, q é um porre… assisti algumas partes e adorei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account