Log In

Sintonia

Sintonia – O que vamos ouvir no Natal?

Pin it

Nada diz Feliz Natal como os especiais de dezembro para TV. À décadas que os seriados de TV dedicam episódios de Natal para seus sedentos fãs. Além das luzes, presentes e agasalhos vermelhos a trilha sonora destes episódios é o personagem principal.

Não poderia mencionar especiais de Natal sem citar O Natal de Charlie Brown (A Charlie Brown Christmas) de 1965. Este episódio conseguiu emplacar um Emmy devido sua popularidade. É transmitido todo dezembro desde seu debute. Tamanha sua influência o especial tornou a canção “Christmas Time is Here” popular, replicada em inúmeras produções para TV nas décadas seguintes.

Outro especial para TV Americana que carrega o título de filme de Natal mais exibido nos Estados Unidos é A Felicidade Não se Compra (It’s a Wonderful Life) de 1946 que ajudou a popularizar a canção “Hark! The Herald Angels Sing”. O filme também foi escolhido pela American Film Institute – AFI como um dos 100 melhores filmes de todos os tempos.

Demorei para escolher o especial de Natal que merece destaque para 2011 e escolhi o 9º episódio da 3ª temporada de GleeExtraordinary Merry Christmas. Apesar de todos preconceitos e altos e baixos que a série já sofreu, seu especial de Natal está repleto do que mais se vê nos episódios de Glee, música. Dirigido pela primeira vez por Matthew Morrinson, o querido regente e professor Will Schuester no seriado, o especial homenageia os especiais musicais para televisão em preto e branco com canções clássicas de Natal que ganharam novas roupagens. Para o episódio especial lançaram o álbum “Glee: The Music, The Christmas Album Volume 2”  com 12 canções que aparecem neste episódio.

Mas para quem gosta das canções mais clássicas deve escutar Bing Crosby. Crosby foi responsável por criar o estilo que Frank Sinatra seguiu em sua carreira e foi responsável por várias patentes que colaboraram com a evolução da televisão e do rádio. – Sabe aquelas risadas que escuta nas séries de comédia? Então, a empresa de Bing Crosby foi responsável pela criação do “canned laughter” sistema que é usado até hoje. – Mas sua contribuição mais lembrada são suas diversas canções de Natal, com destaque para “White Christmas” de Irving Berlin. Segundo o Guinness é um dos singles mais vendidos da história da música.

Os especiais de Natal da TV são grandes responsáveis por manter a conexão da comemoração do Natal com suas canções. Cada dezembro os fãs recebem uma surpresa de Natal de seus seriados favoritos e será assim durante um bom tempo, espero.

Segue uma lista com 25 canções de Natal separadas pela Sociedade de Compositores Americanos como as canções mais populares de Natal presentes nos seriados de TV e filmes. Um feliz Natal e um próspero ano novo repleto de séries novas e renovadas!

The Christmas Song (Chestnuts Roasting on an Open Fire) – Mel Tormé, Robert Wells
Santa Claus Is Coming To Town – Fred Coots, Haven Gillespie
Have Yourself A Merry Little Christmas – Ralph Blane, Hugh Martin
Winter Wonderland – Felix Bernard, Richard B. Smith
White Christmas – Irving Berlin
Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow! – Sammy Cahn, Jule Styne
Rudolph The Red Nosed Reindeer – Johnny Marks
Jingle Bell Rock – Joseph Carleton Beal, James Ross Boothe
I’ll Be Home For Christmas – Walter Kent, Kim Gannon, Buck Ram
Little Drummer Boy – Katherine K. Davis, Henry V. Onorati, Harry Simeone
Sleigh Ride – Leroy Anderson, Mitchell Parish
It’s The Most Wonderful Time Of The Year – Edward Pola, George Wyle
Silver Bells – Jay Livingston, Ray Evans
Rockin’ Around The Christmas Tree – Johnny Marks
Feliz Navidad – José Feliciano
Blue Christmas – Billy Hayes, Jay W. Johnson
Frosty The Snowman – Steve Nelson, Walter E. Rollins
A Holly Jolly Christmas – Johnny Marks
I Saw Mommy Kissing Santa Claus – Tommie Connor (PRS)
Here Comes Santa Claus (Right Down Santa Claus Lane) – Gene Autry, Oakley Haldeman
It’s Beginning To Look A Lot Like Christmas – Meredith Willson
(There’s No Place Like) Home For The Holidays – Bob Allen, Al Stillman
Carol Of The Bells – Peter J. Wilhousky, Mykola Leontovich
Santa Baby – Joan Ellen Javits, Philip Springer, Tony Springer
Wonderful Christmastime – Paul McCartney (PRS)

Séries citadas:

6 Comments

  1. Maria Clara Lima

    O especial do Charlie Brown é o clássico dos clássicos de Natal para mim. Vejo todos os anos e adoro as músicas. Eu adoro também ‘Have yourself a merry little xmas’, toca em todos os epis de Natal que eu gosto. 

  2. Anônimo

    eu só fui assistir ao especial do charlie brown ontem! *shame on me*

    uma curiosidade: o autor das tirinhas não gostava de jazz, mas achava que o compositor compreendeu perfeitamente o espírito da história.

    adorei a coluna nova.
    :o)

  3. Paulo Serpa Antunes

    Só pra avisar, bloquearam para o Brasil o vídeo de Glee. Por isto troquei por outro, com a música do episódio, mas sem as imagens. Mas a música é linda, vale a pena ver…

  4. Pingback: Domingueiras « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account