Log In

Notícias

Roteiristas podem entrar em greve esta noite

Pin it

Termina à meia-noite desta quinta-feira o contrato do sindicato dos roteiristas com os produtores nos Estados Unidos, que pode dar início a maior paralisação da TV e do cinema americano em 20 anos.

O sindicato da categoria, o Writers Guild of America, exige da Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) a participação nos lucros das vendas de DVDs e da transmissão de seriados pela Internet. As negociações não avançaram ao longo desta semana.

Uma reportagem publicada nesta quinta-feira pela Reuters estima que o impacto de uma greve pode ser gigantesco para a economia de Los Angeles, o principal centro de produção dos Estados Unidos. A última greve, em 1988, durou 22 semanas e provocou um prejuízo estimado em US$ 500 milhões. O prejuízo poderá ser ainda maior desta vez em razão do crescimento da indústria.

A primeira vítima da greve, se sair, deverá ser o humorístico Saturday Night Live. Em depoimento a Daily Variety, a comediante Amy Poehler comentou:

Bum – nosso programa vai sair do ar. É o que terá que ser feito. Não existem roteiros sobrando.

Outras vítimas deverão ser os talk shows, como o Late Show with David Letterman, que mantêm atrás das câmeras uma numerosa equipe de roteiristas que abastecem os apresentadores de piadas.

Np horário nobre, o impacto poderá demorar a ser percebido. A maioria das emissoras já mantém um estoque de episódios de suas séries para exibir até janeiro ou mesmo fevereiro. Uma emissora que pode até crescer durante a greve é a Fox – é o canal que mais mantém reality shows no ar. A Fox americana atualmente possui seis programas sem roteiros e em janeiro ainda terá uma nova temporada de American Idol, que pode até vir a ser esticado para três noite por semana.

A imprensa americana também já observa que algumas emissoras já buscam alternativas. Comenta-se que a NBC poderá vir a colocar no ar versão inglesa de The Office.

Já a produtora Warner Bros. quer aproveitar a oportunidade para fazer dinheiro – ela está oferecendo aos canais os direitos de exibição de reprises de The Closer, drama líder de audiência da TV paga.

11 Comments

  1. João da Silva

    Desastre!!!! Tragédia!!!!!!!!!

    Vamos torer para a greve não acontecer.

  2. Thiago Sampaio

    Já pensou aquelas séries com roteiros já prontos… 24, Lost.. os reality shows… Meu, se rolar mesmo, o cenário muda legal.

    Fora q tem séries com elencos MUITO caros. Elas não vão ficar pagando os atores até os redatores voltarem. Já pensou se for assim q ER vai pro saco? Sei mais, nem menos?

  3. Paulo Antunes

    Thiago, não entendi o que você quer dizer com séries com roteiros já prontos. Se 24 Horas começasse as gravações com os roteiros da temporada inteira já prontos, ela não teria tantos furos como geralmente tem. 24 Horas vai sendo construída ao longo da produção. Os produtores mesmo já admitiram que quando começam a série eles não sabem como ela irá terminar.

    Os analistas estão dizendo que Lost e 24 Horas podem ser ainda mais prejudicadas que as séries que estão no ar, porque dependem da continuidade e não podem ter interrupções.

  4. Victor Hugo

    Eu li que vai aconteçer mesmo… amanhã vai ser oficializado o inicio da Greve…………

  5. Thiago Sampaio

    Não me expressei tão bem, Paulo. É que… as gravações dos seriados que começam no fim de setembro nos EUA, são iniciadas mais ou menos no início de agosto. Apenas uns 5 epis em diantes.

    Lost já tá em ritmo de gravação do 4ª ano, mas a série só vai ao ar em fevereiro. Assim como 24 horas. Não quis dizer que a temporada já estaria pronta, mas… que vários episódios já estariam escritos até lá. Mas dependendo da duração da greve, realmente pode ser problema pra até essas que começam mais tarde.

    Mas mesmo que o sindicato seja unido, acho a coisa mais improvável do mundo que alguns roteiristas não fiquem pipocando idéias durante a greve, escreva uma coisa ou outra na baixa, e quando todos chegarem num acordo, vários roteiros vão aparecer da noite pro dia. Quem sabe?

  6. Manuel Reis

    Isto vai ser muito giro. É uma excelente oportunidade para vermos como as pessoas estão dependentes da ficção televisiva.

    E sinceramente, concordo com o que é pedido pelos guionistas. É totalmente justo.

  7. Pingback: O que anda acontecendo nos blogs da Sociedade « Sociedade dos Blogs de Séries

  8. Rubens T

    Nada mais justo que eles também sejam pagos pelas vendas de DVDs, reexibições e transmissões pela internet.

    Eles são parte importante do sucesso de um programa.

    Muitos atores e atrizes devem seu sucesso pelos roteiros, e não por seus talentos.

  9. Manuel Reis

    Pessoal, a greve foi convocada e começa na segunda-feira, às 00h01.

    Isto é o espelho do sucesso actual das séries de TV nos EUA e no Mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account