Log In

Especiais Notícias

Séries inspiradas em livros

Pin it
Conheça algums livros que deram origem a várias séries de sucesso.

Ler um livro ou assistir televisão? Há algum tempo, literatura e TV competiam pela atenção do público, agora já não se pode mais pensar em limites para essa parceria. Quando se fala em livros e seriados então, as conexões são muitas.

Inúmeras séries são inspiradas ou baseadas em um livro ou uma série de livros. São muitas, e para todos os gostos. Aqueles que curtem tramas sobrenaturais certamente lembrarão de Haven, The Dead Zone, Roswell, Flashforward. No campo do drama ou da comédia, os admiradores lembrarão de M*A*S*H, Pretty Little Liars, Sex and the city e Lipstick Jungle. E quem curte tramas centradas no fantástico pensará imediatamente em seriados como True Blood, Legend of the Seeker e Blood Ties. Isso sem mencionar várias outras.

Dentre todas as opções, selecionamos cinco séries de sucesso baseadas em livros. Curta a lista, e venha debater com a gente!

Gossip Girl, inspirada na série homônima de Cecily Von Ziegesar

Gossip Girl merece ser citada. Adaptado por Josh Schwartz e Stephanie Savage, o seriado estreou na The CW em 19 de setembro de 2007, e é inspirado na série homônima escrita por Cecily Von Ziegesar.  Ambas as séries têm como narradora uma misteriosa blogueira, e tratam da vida cheia de glamour de adolescentes nova-iorquinos.

Contudo, não há muitas semelhanças além das já citadas. Embora os personagens da telinha tenham sido inspirados nos dos livros, o enfoque dado aos mesmos, suas características e personalidades, e até mesmo o desdobramento de suas histórias segue rumo bastante diferente. Exemplos: o relacionamento de Dan e Serena nos livros é breve e passageiro, enquanto que na série televisiva eles são um dos casais principais; Nate é viciado em drogas nos livros, e inclusive frequentou uma clínica de reabilitação (na qual conhece sua futura esposa, Georgina), enquanto que na série seu pai que é o viciado. E alguns personagens secundários dos livros não aparecem na série, que introduz personagens inexistentes na obra original.

No entanto, essas diferenças não impediram que tanto a série como os livros fossem sucesso. O seriado vai para sua 5ª temporada, e é, costumeiramente, uma das maiores audiências da CW. Já a série Gossip Girl conta com 13 livros (todos publicados no Brasil), e dela se derivaram 2 spin-offs: Gossip Girl – The Carlyles e The It Girl.

Dexter, inspirada na série de livros de Jeff Lindsay

É impossível falar de seriados adaptados de livros sem falar de Dexter. A história do nosso serial killer favorito, que estreou na Showtime em 2006, é inspirada na obra de Jeff Lindsay, Darkly Dreaming Dexter.

James Manos Jr. inspirou fortemente a 1ª temporada do seriado no romance de estréia de Lindsay. Contudo, as temporadas posteriores se desvincularam quase que totalmente do conteúdo dos livros. São muitas as diferenças entre a obra de papel e a televisiva. Uma das principais é em relação ao perfil dos personagens, bem como ao seu destino. Um exemplo disso é o fato de LaGuerta ter assassinado Brian Moser nos livros. No seriado, ela nunca chegou nem perto disso.

Também são inúmeros os personagens inexistentes no livro que foram introduzidos no seriado, como Joey Quinn (que seria o substituto do Detetive Kyle Chutsky dos livros), Arthur Mitchell e George Washington King. Já personagens como Dr. Danco, o serial killer do livro Querido e Devotado Dexter, não apareceu ainda na série. É curioso notar também que enquanto nos livros Rita e Dexter tem uma filha (Lily Anne Morgan), no seriado a menina foi substituída por Harrison Morgan.

Por todas essas mudanças, Dexter é tida por muitos como uma das séries baseadas em livros que tem mais diferenças entre o original e o derivado. Mas isso não tira o brilhantismo de ambas as obras: a série vai pra 6ª temporada, e já foram lançados 5 livros (4 deles publicados no Brasil).

Bones, inspirado na vida e nos livros de Kathy Reichs

Outro seriado de muito sucesso baseado em livros é Bones (que está indo para a 7ª temporada). Poucos sabem, mas a série é livremente inspirada nos romances de Kathy Reichs- e em sua vida profissional, já que ela é especialista em antropologia forense, e uma das mais bem sucedidas escritoras canadenses da atualidade.

Os livros da Dr. Reichs são inspirados em suas experiências no campo da antropologia forense, o que faz com que sua protagonista, Temperance Brennan, seja um personagem bastante realista, assim como os casos apresentados nos seus 14 livros (o 15° deve sair em breve, e pouquíssimos foram publicados no Brasil).

No caso de Bones, fidelidade à obra original não é o ponto forte. Na adaptação de Hart Hanson, Temperance Brennan é mais jovem e socialmente desajeitada. Outra diferença está no cenário, já que nos livros a ação se desenrola no Canadá (no episódio piloto, há menção que o antropologista forense mais próximo estaria em Montreal), e no seriado a série se passa em Washington, EUA. Ainda, nos livros Brennan se envolve romanticamente com o parceiro, Andrew Ryan (tenho certeza que não demorou 7 anos para isso. Porque o Hart não aproveitou essa ideia antes?).

Já que a série da FOX não é tão fiel ao conteúdo dos livros, Hart Hanson arrumou outra forma para realçar a homenagem à Kathy Reichs: no seriado, Temperance Brennan, nossa amada Bones, é escritora de mistérios policiais, cuja protagonista é ninguém menos do que uma personagem chamada Kathy Reichs. Além disso, a antropóloga forense ‘da vida real’ já apareceu em Bones, no episódio intitulado Judas on a Pole (2×11), no qual interpreta a Professora Constance Wright. Reichs também escreveu o episódio The Witch in the Wardrobe (5×20) e trabalhou como produtora da série, segundo ela, ‘para manter a ciência honesta’.

As investidas de Hart Hanson na literatura parecem ter agradado ao roteirista. A próxima série de Hanson é baseada no livro The Locator e originou a nova série da Fox, The Finder.

Game of Thrones, inspirada na série A Song of Ice and Fire, de George R.R. Martin

Game of Thrones é a mais recente adaptação de livros em série na qual a qualidade da produção vem sendo muito elogiada. E mesmo se não fosse por esses motivos, a série mereceria estar nessa lista, pois é uma produção da HBO, a maga das adaptações.

A HBO já exibiu outras séries inspiradas em livros, só para citar algumas, Sex and the City, da obra homônima de Candace Bushnell; Band of Brothers, também originado do livro homônimo, baseado em fatos reais e escrito por Stephen E. Ambrose; e True Blood, adaptada da série de livros The Southern Vampire Mysteries, de Charlaine Harris.

Game of Thrones, que estreou em 17 de abril deste ano, surgiu a partir da fantasia épica A Song of Ice and Fire, escrita por George R.R. Martin. Originalmente planejada como uma trilogia, cujo primeiro volume foi publicado em 1996, atualmente a série conta com 4 livros publicados. O 5° livro da franquia deverá ser lançado em julho, sendo que ainda estão planejados mais dois volumes (ou seja, podemos ter esperança de 7 temporadas de “GOT”).

Ao contrário de outras séries, Game of Thrones tem sido elogiada por ser bastante fiel ao ‘seu original’ (é claro que não é a cópia exata). E para garantir tal fidelidade, Martin trabalhou junto com David Benioff e D.B. Weiss, que adaptaram sua obra. No entanto, sobram algumas críticas quanto ao excessivo uso de cenas eróticas na série televisiva (nos livros elas existem, mas não seria tão ‘apelativas’) e a ausências dos lobos em algumas cenas importantes, bem como o corte de algumas cenas que envolveriam um gasto maior no orçamento.

Já foram vendidos mais de 7 milhões de exemplares da saga épica ao redor do mundo. No Brasil, apenas os dois primeiros livros foram lançados. Contudo, dado o grande sucesso do seriado, espera-se que os demais sejam lançados em breve.

The Vampire Diares, inspirada na série de livros de L.J. Smith

Por fim, merece citação The Vampire Diares. A produção, adaptada por Kevin Williamson e Julie Plec, e cuja estréia ocorreu na CW, em Setembro de 2009, é baseada na série homônima de livros de terror e romance, escrita pela estadunidense L. J. Smith (ela também escreveu The Secret Circle, que estreará na mesma emissora em setembro deste ano).

As diferenças entre as obras (ambas bastante elogiadas) são muitas. Nos livros, a ação se desenrola em Fells Church, enquanto que na série todos os desdobramentos ocorrem em Mystic Falls. As composições das famílias de Elena e Stefan/Damon também são diferentes, bem como as origens de Stefan e Damon (Renascença Italiana, no original; e Guerra Civil, na adaptação).  Até mesmo a personalidade de Elena e o interesse de Stefan pela bela foram modificados. Contudo, tais modificações não tiraram o brilho das séries.

A trilogia original de “TVD” foi lançada em 1991. Devido ao sucesso dos livros, bem como à pressão dos leitores, um 4º livro foi lançado, em 1992. Após 17 anos foi lançada uma nova trilogia, intitulada The Return. E já foi divulgada uma nova trilogia, chamada de The Hunters. No Brasil, apenas alguns dos livros foram lançados, a partir de 2009. Espera-se que logo todos os volumes estejam disponíveis para venda. Quanto ao seriado, o mesmo foi confirmado para sua 3ª temporada.

Séries citadas:

Editora Chefe do TeleSéries, gasta boa parte da sua semana com séries. Sua estréia foi com ER, e atualmente assiste - entre várias outras - Grey's Anatomy, Game of Thrones, Suits, Castle e Rookie Blue. Ainda assim, arrumou um tempinho para maratonar Friends, The X Files e Chuck - pela qual se apaixonou, recente e irremediavelmente. Está saindo da crise de abstinência de Fringe graças à Orphan Black.

17 Comments

  1. Maria Clara Lima

    Eu sempre gostei desse tipo de parceria entre literatura e televisão. Adorei o post, Mari!!! Bones realmente é muito diferente nos livros, mas eu adorei os livros, comprei 3 até agora. Já Roswell eu preferi os livros, mas não ficaria legal para a televisão. Ainda quero ler esse do GOT, parece ser muito bom. 

  2. Lara Lima

    Eu baixei os livros de Pretty Little Liars. Gostei mais do que na série….

    Os outros não li, tenho uma dificuldade muito grande pra ler depois que vi o filme/seriado. Parabéns pelo post Mari!

  3. Mariela Assmann

    Então, não tinha espaço para todas as séries que gostaríamos de falar. True Blood foi apenas citada. Outras importantes nem citadas foram. Infelizmente, espaço é um problema em posts desse tipo! Quem sabe não fazemos uma segunda lista com as séries ‘mais queridas’ que ficaram de fora!?

  4. Lara Lima

    Tinha até me esquecido Flávia. Maravilhosa série e também foi baseada em um livro.

  5. Mônica Almeida

    Também senti falta de True Blood nessa lista. Deveria estar no lugar de The Vampire’s Diaries. A série é muito melhor e os atores são bons. Já TVD, tirando o Ian Somerhalder, que é bonzinho,o resto é uma porcaria.
    Tenho vontade de ler os livros que inspiraram Bones, mas não acho na minna cidade. Vou procurar na internet.

  6. Juliana Baptista

    Adorei a lista! Comprei os cinco livros do Dexter, mas não tive tempo de ler ainda =/ 
    Comecei o primeiro e até onde eu cheguei, estava idêntico com a série. Mas agora que eu li que a LaGuerta que mata o Brian Moser, fiquei pasma! Preciso ler todos!
    Parabéns pelo post!!

  7. Maria Eduarda

    (…) Nate é viciado em drogas nos livros, e inclusive frequentou uma clínica
    de reabilitação (na qual conhece sua futura esposa, Georgina), enquanto que na série seu pai que é o viciado. (…)

    Georgina? Futura esposa? Não sabia disso não.

    E realmente existem muitas diferenças entre os livros de Gossip Girl e a série, tal como The Vampire Diaries. Por exemplo, a Bonnie dos livros é super legal e, na série, a Meredith não existe. Uma pena.

  8. MicaRM

    Desses citados, só não li o livro que deu origem à Bones, o restante li todos. Bom, pelo menos um de cada série de livros, heheheh. The Vampire Diaries e Gossip Girl eu só li o primeiro volume porque achei muito ruim (embora goste muito do seriado de TVD. GG eu abandonei após a primeira temporada). Game of Thrones com certeza é a adaptação mais fiel até o momento. Eu estou no segundo livro e gostando muito.
    Dexter só li os dois primeiros livros até agora. Estou com o terceiro na minha estante me esperando. Muito bons, melhor até que o seriado, que eu já amo. Mas acho que a maior diferença até agora está no fato da irmã do Dexter saber o que o irmão é na verdade. O seriado deveria ter seguido por este caminho, teria facilitado algumas coisas.
    Das séries televisivas acho que a única que eu li mais livros do que a tv já mostrou, foi a série da Charlaine Harris (que deu origem à True Blood). Já li todos os livros lançados (muito bons, bem melhores que a série de tv) e este mês reli os que já saíram em português como uma preparativo para a nova temporada que começa amanhã nos EUA.

  9. VLMA

    É MUITO BOA ESTA HARMONIA PRA QUEM NÃO TEM INTERESSE EM LER  AO ASSISTIR ,VAI TER UMA OPINIÃO COMPLEXA  .SE GOSTOU VAI EM BUSCA DA FONTE INTEIRA JÁ QUE QUANDO VAI PRA TELA É TUDO RESUM….
    E PRA QUE NÃ GOSTOU PACIÊNCIA ;POR ISSO É BOM TER OPÇÕES  
    BJS A TDS 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account