Log In

Notícias

‘Seinfeld’ completa 25 anos

Pin it

Há 25 anos chegava às televisões dos Estados Unidos uma das maiores séries de todos os tempos: a sitcom Seinfeld. Criada por Larry David e Jerry Seinfeld, a série revolucionou a TV norte-americana com 180 episódios, entre 89 e 98, em que Jerry, George, Kramer e Elaine trouxeram muito riso para a mítica cidade de New York, a partir de um pequeno apartamento em Manhattam.

Para James Poniewozik, crítico de televisão da revista Times, a série que nos últimos tempos pode ter chegado mais perto do estilo de Seinfeld foi Always Sunny in Philadelphia. Apesar da influência em séries, como Friends, Sex and the City, além de ter inspirado séries mais recentes como How I Met Your Mother e Modern Family, o crítico acredita que Seinfeld é única, autêntica. “Existirão sempre muitos poetas desvairados, mas só existe um único William Blake”, ilustrou. Ele ainda diz que a série “transcende gerações e o próprio tempo”, por isso ele acredita que não seria possível imitá-la.

Matt Zoller Seitx, crítico da revista New York, afirma que a série inspirou gerações de roteiristas e até mesmo influenciou Família Soprano, por sua inquietude com formato, ritmo e a obsessão pelo meta-humor.

Expressões

As expressões do seriado foram incorporadas pelo vocabulário dos americanos e não é a toa que “No soup for you”, “Master of your domain” ou a mítica “yada, yada, yada” são repetidas por eles, e por muitos outros, por elas trazerem um pouco da gênese da série – em que pessoas banais falavam sobre banalidades.

Prêmios e números

Ao longo de nove temporadas, a produção conquistou três prêmios no Globo de Ouro e outros 10 Emmys. Mesmo depois da série sair do ar, Seinfeld continuou ganhando dinheiro com receitas de retransmissão, que somavam mais de U$ 3 mihões (R$ 6,7 bilhões) até 2013.

Por onde andam os atores?

jerry seinfeld

Jerry Seinfeld, 60 anos.

Fez aparições na TV e retornou ao stand-up comedy. Em 2007, ele foi responsável por escrever e produzir Bee Movie e, em 2010, Seinfeld assumiu a produção de The Marriage Red, reality show que teve duas temporadas. Já em 2012, Jerry Seinfeld lançou a web-série Comedians in Cars Getting Coffe, que estreou a 4ª temporada em junho.

michael richards

Michael Richards, 64 anos.

No ano de 2000, ele tentou emplacar a sitcom The Michael Richards Show, que não teve sucesso. Depois de Seinfeld, Richards continou fazendo stand-uo comedy, mas ele se aposentou em 2007, depois de ofender um espectador negro em um de seus shows. No início deste ano, atuou em Kirstie.

U.S. actor Jason Alexander attends a news conference in Jerusalem

Jason Alexander, 54 anos.

Ele fez pequenas pontas no cinema, muitas delas em dublagens, e também em séries, como Friends Strak Trek: Voyager. Jason Alexander tentou voltar à televisão com as sitcoms Bob Patterson Listen Up!, mas nenhuma das duas passou da 1ª temporada.

The Paley Center For Media's PaleyFest 2014 Honoring "Veep"

Julia Louis-Dreyfus, 53 anos.

Foi protagonista de The New Adventures of Old Christine (2006-2010). Agora, a atriz está à frente de Veep, como Selina Meyer, a vice-presidente fictícia dos Estados Unidos – papel pelo qual ela venceu o Emmy em 2012 e em 2013.

Com informações do Times (aqui e aqui) e da Folha (aqui e aqui).

Séries citadas:

22 anos, jornalista formada pela Unesp de Bauru. Suas primeiras séries foram: Lois & Clark, Veronica Mars, Gilmore Girls e Smallville. Atualmente acompanha: The Big Bang Theory, The Middle, além dos Top Chefs e Master Chefs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account