Log In

Gastronomia

Saul e Mira, a sutil pitada de ‘Homeland’ para falar de amor

Pin it

Na agitada trama de Homeland, Mandy Patinkin e Sarita Choudhury nos fazem escapar, nem que seja por alguns segundos, do caos. Através de pequenos gestos, carregam a cumplicidade de toda uma vida. Eles nos guiam, com uma troca de olhares, por um grande amor que não é resultado apenas de juras, beijos e presentes. Veteranos nas telas, a dupla de atores dá forma ao maduro casal Mira (Choudhury) e Saul (Patinkin) Berenson.

Diferente de muitos relacionamentos explorados pelas séries, Choudhury e Patinkin interpretam o amor fora do padrão comercial, o sonho encantado dos companheiros perfeitos. Longe do apelo de paixões instantâneas e avassaladoras que dão o tom de muitos casais, como o próprio caso entre Brody (Damian Lewis) e Carrie (Claire Danes), também em Homeland, o relacionamento entre Saul e Mira é denso. É complexo. É bonito e ao mesmo tempo difícil. Não é baseado na perfeição. Na verdade, tem muitas falhas. Tem erros, carência e falta de atenção. E traição e desentendimentos. Mas tem reencontro. Tem marcas profundas, companheirismo e um porto seguro.

Fruto da juventude de Saul e Mira, a união dos personagens forma um dos núcleos dramáticos marcantes de Homeland. Criados sob culturas diferentes – ele americano de família judaica e ela indiana –, além de possuírem vocações profissionais bem distintas, em meio às diferenças Saul e Mira desenvolveram afeto e confiança.

Gastronomia_Homeland2

Uma crise no casamento foi a motivação de uma das cenas mais singelas do casal. Em A Red Wheelbarrow (s03e08), Saul, um tanto atrapalhado, leva o café da manhã para Mira na cama. Ela, então, serve as xícaras com o chá preparado por ele. A bebida, bastante tradicional na cultura da Índia, é o mote que deu ritmo para a aproximação entre eles na tentativa de entendimento. E é também a nossa inspiração gastronômica para o dia de hoje.

Chá ou Chai?

O clássico chá indiano aromático é muito conhecido como Chai. No entanto, Chai significa, simplesmente, chá. O nome do famoso chá é Masala Chai. Masala é como se chama a mistura de especiarias preparadas para a bebida que é composta também de chá preto, leite e açúcar. Revigorante, intenso e rico em sabores, o Masala Chai possui antioxidantes e é muito benéfico para o metabolismo. Também dá para dizer que é afrodisíaco devido aos seus potentes aromas.

O uso das especiarias, o toque principal do Masala Chai, tem origem ancestral na cultura indiana. No campo medicinal, por exemplo, elas fazem parte da tradição Ayurveda, ciência medicinal que entende a cura de forma holística através de terapias que integram o ambiente, o corpo, a mente e o espírito. No aspecto comercial, no século XX, o Masala Chai ganhou popularidade através da Associação Indiana de Chá, empresa inglesa que estimulou o consumo interno de chá na Índia. Ela desenvolveu uma campanha para que os funcionários de diversas companhias indianas tivessem intervalos para tomar chá, inicialmente servido à moda inglesa, apenas com leite e açúcar. Com o tempo, os indianos inseriram as especiarias, dando forma ao Masala Chai, que, atualmente, é exportado para todo o mundo.

Como fazer Masala Chai?

Ingredientes

– 1 unidade de canela em pau

– 5 dentes de cravo

– 1 colher (café) de pimenta preta em grãos

– 4 sementes de cardamomo*

– 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado

– 4 colheres (sopa) de chá preto a granel

– 2 xícaras (chá) de água

– 1/2 xícara (chá) de leite

– Açúcar (de preferência mascavo) a gosto

Modo de fazer

1. Leve a água para ferver.

2. Enquanto a água esquenta, moa a canela, o cravo, a pimenta e o cardamomo em um pilão até que se tornem um pó (este é o método tradicional, mas, se você achar muito trabalhoso, dá para adaptar com as especiarias já compradas em pó).

3. Quando a água ferver, adicione o pó de especiarias, o gengibre e o chá. Deixe ferver por cerca de um minuto.

4. Adicione o leite, misture bem, e deixe levantar fervura. Quando o leite chegar à borda da panela, diminua a potência do fogo até que a espuma do leite baixe. Aumente o fogo e deixe a espuma subir novamente. Repita este processo quatro vezes.

5. Adicione o açúcar (os Chaiwalas, comerciantes de rua indianos, adocicam bastante), misture bem e desligue o fogo.

6. Espere um minuto. Na sequência, coe o chá para servir.

*o Cardamomo é uma especiaria tradicional do Masala Chai, pois é muito comum na Índia. No Brasil, além de cara, é difícil de ser encontrada. Então, você pode optar por fazer o chá sem ela.

Foto: Guilherme Moreira

Foto: Guilherme Moreira

A porção é perfeita para aquecer dois corações :)

Séries citadas:

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account