Log In

Opinião

Rodrigo Santoro e a gana por spoiler ou… Eu errei

Pin it
Cena de Exposé

Cometi um erro em meu blog, o Poltrona.TV. Errar nunca será meu objetivo, mas ninguém está imune a pisar na bola.

A mancada foi o spoiler sobre o destino de Rodrigo Santoro em Lost, divulgado no dia 22 de março. Tomei todo o cuidado em colocar um aviso de spoiler antes do começo do texto. No entanto, errei ao publicar o segredo no título, o que enfureceu parte dos meus leitores.

Passei dias pensando em como abordar este tema. Recentemente, meu colega Paulo Antunes, editor do TeleSéries, mandou o link de um artigo da Revista da TV do site O Globo Online. O texto “‘Spoiler’ na capa do Globo Online gera polêmica produtiva” foi a inspiração deste texto.

Editar sozinho um blog não é tarefa simples. Quando surge a idéia de um texto, não é possível discutir com o colega ao lado sobre como abordar o tema. Sou apenas eu e o computador. Não há mais ninguém. Isso não serve de justificativa para um erro. Mas é um elemento que não pode ser desconsiderado. Há também a frenética busca por novidades. Não tenho a pretensão de escrever o maior blog em português sobre televisão. Mas quero sempre apresentar um conteúdo interessante aos leitores.

Existem ótimos blogs sobre televisão na Internet brasileira. Cada um aborda o tema de uma forma. Alguns focam em gêneros, como novelas, séries e reality shows. Outros escrevem apenas sobre as emissoras abertas. Há também aqueles que fazem um mix de tudo isso. Todos esses blogs se complementam. Acredito que nenhum precisa engolir o outro para ser lido. Mas, mesmo nesse clima de harmonia, todo mundo quer oferecer novidades em primeira mão aos leitores.

Quando se trata de uma celebridade como Rodrigo Santoro, o assunto fica mais quente. O ator está na crista da onda. Participa de um dos seriados mais populares da televisão e está bombando nos cinemas com 300. Muita gente quer saber sobre os passos dele.

Recentemente a Rolling Stone teve acesso a uma notícia preciosa que saiu da boca do ator. Seu personagem ia morrer em Lost. Publicar ou não? Claro que sim. Não teve chamada para o fato na capa, mas estava lá no meio da matéria.

Quando abordei o mesmo tema há pouco mais de uma semana, meu erro foi não ter o devido cuidado na edição do conteúdo.

Isso, infelizmente, é algo um tanto recorrente na imprensa brasileira de entretenimento. Cadernos de cultura de jornais, revistas e sites gostam de revelar o destino de personagens de séries e finais de filme.

Nunca vou esquecer do lançamento de Os Suspeitos (The Usual Suspects, 1995), excelente filme de Bryan Singer. Matéria de capa da Ilustrada, da Folha de S. Paulo. Dizia a certa altura “se você não quiser saber quem é o vilão, não leia o rodapé desta matéria”.

Ok, há o aviso. Mas isso acaba aguçando a curiosidade do leitor. É quase uma manipulação. É como dizer a um viciado em álcool algo como “olha, não abra o armário porque está cheio de uísque”.

Este não é um caso isolado. Lembro de ter lido o final de O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999) em um site. Recentemente, li na internet que “fulano” de um determinado seriado teria um fim trágico. Dizia o nome do personagem e da série. Não é um spoiler gritante?

Um erro não justifica o outro. Mas toda esta questão dos spoilers deve servir para nós, que escrevemos sobre televisão, começarmos a refletir sobre a real necessidade deste tipo de informação. Há leitores que não se importam. Mas, pela minha intuição, há muito mais gente que fica incomodada.

A responsabilidade com os leitores é marca registrada de muitos blogs, como o Poltrona.TV, o TeleSéries e tantos outros. Devemos estar sempre atentos a isso para continuar informando e entretendo na medida certa.

Séries citadas:

29 Comments

  1. Thiago Sampaio

    Pra mim, o negócio é não colocar spoiler e fim de papo. Além de assistirmos com um grande atraso, temos que fugir das notícias nacionais? (pq os q não gostam de spoiler não vem sites dos EUA)

    Santoro falou o q tinha q falar na Rolling Stone? Bem, essa porcaria cresceu feito uma bola de neve e infelizmente se falou de maneira muito aberta. Eu consegui ver Lost sem saber de MUITA coisa. Pq não consegui com Santoro? Pq ele é brasileiro, aí qlqr um q nunca via seriado passava a falar dele. E não teve pronde correr.

    O TeleSeries abordou o episódio de Santoro de maneira simples, sem entregar nada a quem não quisesse ler. Assim como em 24 Horas, House, Veronica Mars, The OC…

    Acho uma sacanagem colocar spoiler em título. Não vi isso em Sexto Sentido ou outros filmes. Não vejo isso em outras séries. A porcaria é q foi com um brasileiro.

    Negócio é ter julgamento criterioso e não contar final de roteiro em título. A imprensa quer contar? Tem todo direito. Mas o telespectador tbm tem o direito recusar spoilers

  2. Bruno Motta

    Também acho.

    Sem spoiler.

    EU perdoo porque TODOS – repito TODOS OS SITES (imbecis!) de TV no Brasil fizeram O MESMO.

    O UOL, o Terra, o Series ETC. Pra mim, só prova que…

    1. Quem escreve sobre TV nesse país, em sua maioria, não ve TV.
    2. Quem escreve não tem respeito e acha que o público engole.
    3. Estes portais não tem capacidade de comentar a nova `geração` de televisão no mundo. Acham que estão falando de novela, que ninguém liga de saber antes o que vai acontecer.
    4. Eu ja disse isso, mas é um desrespeito ao leitor e pronto. Basta por: SPOILER no titulo. SPOILER SOBRE LOST. Le quem quer.

  3. Marcio

    Tá mais que perdoado, levando em conta que vemos coisas como esta estampadas com letras garrafais na página de entrada do site :P

  4. douglas

    Hmm, eu perdôo porque os textos do blogue são muito bem escritos. Mas espero que isto não ocorra novamente.

  5. Dani

    Puxa vida, achei que esse assunto ja era passado.
    Se nao gostam de spoiler entao nem procurem saber o que pode acontecer nas series. E muito simples! Ou deixem para ler os assuntos relacionados so depois de assistirem. Tao simples e complicam tanto!

  6. André M.

    ae Ale… isso daí é pinto perto do que os os outros fazem… e pior… nem pedem desculpa, ou se mostram humildes, como foi seu caso…

    mas tá perdoado… desde que vocês aqui continuem escrevendo textos super legais que agente lê aqui… =D

  7. Maurício

    Ale Rocha

    Errar é humano. Quem nunca cometeu um erro, na vida pessoal ou profissional, que atire a primeira pedra.

    O que eu me revolto e não consigo perdoar é quando não se admitem erros e ainda ficam teimando que não erraram. Comportamento verificado em parte da imprensa e nos órgãos e autoridades públicas. Mas essa é outra conversa.

    Acho que a única saída viável é informar dos spoilers e quem quiser que leia. Acho muito correto o exemplo fdo alcolatra que você deu. E acho que tens razão. Não encontro argumentos para contestá-lo. Porém acredito ser um mal necessário em nome do direito a informação.

    Eu particularmente procuro não ler e não saber antes da hora. Nem vou mais aquele site da Globo (Séries etc). Porque lá eles revelam muita coisa antes da gente lêr o texto.

    Quanto ao Rodrigo Santoro. Acho que ele está numa posição privilegiada. Só o fato dele entrar para Lost. Ter inclusive episódio dedicado só a ele. Eu acho uma grande vitória. Quantos americanos e mexicanos e canadenses etc. Não dariam tudo para estar em seu lugar. Cito esses porque para eles é mais fácil do que para um brasileiro tendo em vista a distância do Brasil ser maiór, o nosso país não interessar para eles e o espanhol ser mais relevante para eles enquanto idioma. Por razões óbvias.

    Acho que ele não deu sorte em continuar na série talvez por erros que tenha cometido. Como a VEJA disse emana passada, a carreira internacional depende mais dele mesmo do que de outros fatores.

    Dizer que o público americano o rejeitou…não sei. Se isso ocorreu não acho tenha por causa dele em si. Mas porque o público tem sempre uma tendência a rejeitar novos personagens nas séries. Preferem continuar acompanhando os principais. Que atraem sua atenção desde o início da série. Não querem, talvez, dividir tanto sua atenção com um personagem que caiu de para quedas e que acham que talvez não dure.

    Me alonguei demais….como sempre!

  8. Paula

    Um que nunca esqueço foi como estragaram o suspense da Nina, em 24horas. Duas semanas antes do episódio ir ao ar no Brasil, eu adorava a personagem, mas vi sem querer um quiz sobre surpresas das séries e tinha a revelação… super inocente, mas foi uma facada ver na internet. E isso há 5 anos, quando downloads nem eram comuns. Hoje eu acho impossível se manter totalmente sem spoilers. Só se eu não ler sites, blogs, página do yahoo, não ver chamadas nos canais a cabo…ou seja, daria muito mais trabalho.

  9. Rafa Bauer

    Um dos motivos de eu baixar seriados, e não esperar chegar na TV aqui no Brasil é o fato de spoilers serem publicados diariamente no Brasil. Os jornais, revistas e sites – com raras exceções, como o teleseries – não se preocupam e publicam spoilers mesmo.

    Tomei raiva do seriesetc justamente por colocar um baita spoiler a respeito do episódio do Santoro, quando eu ainda não havia visto. Aliás, sites como o terra e o msn acabaram com toda a surpresa que o episódio trazia. Esses três sites, somente no título dos textos, contaram a essência do episódio e me deixaram puto. Atitudes como essa estimulam o downloads de episódios.

    A solução é o aviso de que o texto contém spoilers e absolutamente nenhuma informação a respeito do conteúdo do episódio no título.

    O problema é que a gente acaba sabendo spoilers indiretamente, como as notícias sobre negociações de contratos, que muitas vezes revelam quem vai sair e quem vai ficar na série. Por exemplo, acho que sei um spoiler de 24 horas justamente por causa disso (*a seguir, segue um possível spoiler: falaram antes de começar a sexta temporada de 24 que a Kim Raver iria voltar. No último episódio ‘revelam-nos’ que ela morreu. Mas será que morreu mesmo? E aquela notícia de que ela estaria nessa temporada?).

    Enfim, spoilers hoje são questão de etiqueta. Qualquer meio de comunicação que trabalhe na área de televisão, especialmente seriados, tem que avisar se o texto contém spoiler. Ou vai perder leitores, como o seriesetc já está perdendo.

  10. Carla

    Ale, com todo o respeito, acho que esse texto foi mais para fazer propaganda do seu blog… Mas é uma boa discussão.

  11. Cristiano (Highlander_Master)

    Porra, esse spoiler foi foda. Me abro a sessão de tv do jornal “O dia” e tá lá gigante as fotos, e o que aconteceu com o personagem de Rodrigo Santoro. Nada contra o Santoro, que eu até acho um bom ator, mas espero que nunca mas um ator brasileiro apareça em série americana, senão vai ser essa numero infinito de spoilers, isso foi uma droga, deu raiva…

  12. Cristiano (Highlander_Master)

    E outra, por essas e outras, que eu larguei todos os meios de comunicação que falem sobre séries, exceto o teleseries, que é o unico que respeita a gente e avisa quando vai ter spoiler. A imprensa brasileira inteira deveria aprender com vcs do teleseries…

  13. Barbie

    sabe de uma coisa??? eu gosto de spoiler.. Não me incomodo! Sabe o que vai acontecer me deixa com mais vontade de ver!
    Todo mundo comete erros! :)

  14. BH

    Ale,que bom vc ter escrito isso e dar satisfação aos que se indignaram ao ler aquilo no seu blog (inclusive EU).Quem escreve sobre séries e programas estrangeiros tem que considerar que a GRANDE MAIORIA NÃO é nerd suficientemente pra ficar baixando episódios ou comprando pirata na esquina e espera pacientemente vê-los na tv por assinatura ou alugar o box qdo oficialmente lançado nas locadoras…

  15. Rubens

    Bah! Ja eu ate gosto dos spoilers, e adoro os sites Series Etc, Dude We Are Lost e Lost In Lost porque estao lotados de spoilers sempre quentinhos… Quem nao gosta, simplesmente deveria nao acompanhar os sites de noticias sobre seriados!!! (agora mesmo estao todos com noticias quentes sobre a proxima morte em Lost, antes do final da terceira temporada — ja sabemos ate em que episodio vai acontecer, está faltando apenas o “como”…). ;-)

  16. Gisele

    Ale

    Parabéns pela humildade em reconhecer um erro e pedir desculpas.
    Para ser bem sincera com vc, não vi seu spoiler pq não nunca li seu blog, não sabia da existência dele… Porém, infelizmente li vááááários outros spoilers em outros sites, ainda que involuntariamente.
    E vc deve saber que está rolando outra polêmica sobre o mesmo caso Santoro em um blog do SériesEtc. A diferença é que a jornalista de lá não reconheceu o erro, sequer o admitiu, que dirá pedir desculpas. Ao contrário, usou justificativas vazias e sem sentido.
    Por isso, reitero: PARABÉNS! Errar é humano. Admitir é perfeito.

  17. Lucas Barreto Gomes Leal

    acho que quando o spoiler é pura especulação ele é valido!!!(e eu até leio e gosto) depois que passou o episódio e vc conta…eu acho ruim…tem que contar mas pra quem quiser ler!!!e não fazer que nem o Terra (e pelo jeito o que vc fez tb) botar no titulo…e depois dentro da matéria “se vc não quer saber o que vai acontecer não leia essa matéria” e continua falando o que aconteceu…sendo que já contou o mais importante no titulo!
    mas se vc assume que errou é valido, errar é humano!…o que não pode é se repetir ;)

  18. Marcos Almeida

    Tirando um ou outro seriado onde a surpresa é o ponto chave do seriado, saber o spoiler da maior parte deles não faz o menor efeito em mim. Leio o spoiler, imagino o que vai acontecer e fico com ansiedade pra ver aquilo que li realmente acontecer. Até acredito que faça parte da cultura do telespectador brasileiro, acostumado a ler as sinopses semanais de suas novelas prediletas e mesmo assim tá lá cativo, assistindo a cada capitulo. (Por favor, não venham me dizer que são públicos diferentes, que isso é balela).

    Não acho um grande problema assim divulgar um spoiler assim no titulo (alguns ficam chateados, mas dificilmente deixarão de ver o episódio). Num mundo cada vez mais competitivo, é natural que os sites especializados (ou não) em seriados venham a competir entre si e pra ter um retorno razoável, utilizam-se de artificios que atraiam o maior número de pessoas e titulos chamativos são apenas um deles. Mas concordo que informar demais um leitor desavisado acaba prejudicando o seu entretenimento e por causa disso sou favorável as frases do tipo “se você não quiser saber quem é o vilão, não leia o rodapé desta matéria” citadas na matéria. São apelativas, são…mas só vai ler quem quer e diga-se de passagem: muitos querem! :)

  19. Patricia

    Ale Rocha…

    Sua humildade me impressiona, mesmo nao sendo necessario vc esta ak dando satisfações a todos q assistem Lost, eu particulamente nao assisto, mas nao pude deixar de ler, e qro parabeniza-lo por isto, e mais…
    Não acho q tenha sido um Erro, afinal… Em todos os lugares estava estampado tal noticia, e vc foi o unico que pediu desculpas…por algo q nem é culpa sua!
    Mas pra quem acha q esse foi sim um erro, como estão dizendo…gravíssimo, bom, somos humanos passivos de erros, e me perdoem akeles que nunca erraram, que obviamente não existe!!!

    Parabéns Ale…
    Sou sua nova fã, atitude comon a sua nao se ve em qlqr lugar!!!

    Bjos

  20. Eliseu

    Eu acho que existe, sim, o interesse em se saber o que acontecerá aos personagens, por parte de quem acompanha uma série como LOST.

    Dizer o que não foi ao ar, ainda, não é uma falha, é um favor impagável.

  21. gabriel

    primeiramente parabens pela atitude humilde de pedir desculpas
    outor dia estava conversando com um amigo q tambem assite seriados sobre essa questao dos spoilers
    ele nao liga , eu nao gosto de ver
    na minha opiniao uma noticia deve avisar q contem spoiler, qm estiver interessado leia.
    um caso de spoiler frustrante tb foi o da morte da marissa em THE OC, anunciada pelo UOL no dia seguinte da exibicao nos EUA, por mais q alguem defenda nao ser influenciado pro spoilers, ter assistido aquele episodio no qual ela morre sem ter a minima ideia teria sido totalmente diferente

  22. Paulo Fiaes

    Ale,

    excelente texto. serio mesmo. como sempre, teleseries inovando. aqui, nesses 23 votos, deu para ficar claro que a maioria não é contra os sites q contam spoilers e sim contra os sites q contam os spoilers sem avisar. parabéns mesmo.

    Marcos,

    por favor, vc querer comparar novela com seriado doeu, não criticando a novela brasileira, mas a expectativa em torno do seriado é diferente da novela, por favor, você mesmo começa falando q evita spoiler de uma ou outra serie. entao vc mesmo sabe o quanto é desagradavel ler spoiler, pra vc, são so de algumas series, para mim, são de todas as series q assisto. ou você também concorda em contar o final do filme?? acho q a relação seriado-filme tem mto mais haver.

    Gisele,

    olha, o pessoal do teleseries ja sabe disso e vou abrir agora, uma vez cheguei a mandar um email para o legendado(series etc), nao sei se eles leram, nao me considero importante assim, mas acredito q nao fui o primeiro a tentar chamar a atenção deles sobre esse assunto dos spoilers, entao fico chateado em ler nesse mesmo blog desse site, a colunista negar que solta spoiler. por favor, como Gisele disse, admitir seria mto mais facil. errar é humano, eu n acho que o site seja ruim, na epoca de everwood, foi o site que mais deu apoio aos fãs da serie aqui no Brasil, gostei da atitude deles e olha que pelo visto everwood nem era assistida por eles, pelo menos n via citações sobre a serie no blog, mas enfim, o site tem a sua qualidade, agora tem esse grande defeito de soltar spoilers e tem um defeito maior ainda, nao admitir q esta errando. so para constar, o blog sobre lost desse site, existe inumeros spoilers, mas todos, pelo menos todas as vezes que eu acessei, todos os spoilers estavam com aviso que haveria spoiler, eu simplesmente pulo essa parte e leio o comentario do episodio que vi, simples assim, o mesmo site, blogs diferentes, sera que é dificil fazer de uma maneira q agrade a maioria??

  23. Leon

    Concordo com todo mund que simplesmente disse : Sem spiler e fim de papo, pois penso exatamente como o Ale Rocha no exemplo do alcólatra com o armário de uisques. Hoje tá difcil você procurar notícias sobre as séries que você gosta sem se deparar com lago como : Veja o que acontece com fulano no final de tal série, ou até mesmo : Morte do epi fnal de tal série.

  24. Marcos Almeida

    Paulo, entenda bem, eu não comparei seriados com novelas (embora muitas estejam bem novelescas) e sim o público delas, no que diz respeito a fazer parte da cultura do telespectador brasileiro ler as sinopses semanais de novelas e mesmo assim assistí-las posteriormente. O mesmo ocorre com os seriados, dai se explica o sucesso dos sites que despejam spoilers para os leitores…eles possuem um grande público, ávidos por noticias quentinhas de seus seriados prediletos.

    Além do mais, a expectativa a que tu te referes é apenas em relação ao tempo: a espera pelo próximo capitulo/episódio, que numa é no dia seguinte e noutra 1 semana depois.

    Outra, eu não me incomodo nem um pouco com spoilers…como disse antes eu fico é mais ansioso pra ver determinado episódio depois que leio o spoiler, pois quero ver concretizado aquela cena que venho imaginando. Um ou outro seriado que não vejo os spoilers me referi àqueles que em cada episódio tem começo, meio e fim, episódios únicos, sem o TO BE CONTINUED no final. Mas mesmo estes, quando descubro algo, ainda assim assisto e me divirto.

    Ahh, e quanto aos filmes, eu sou cinéfilo. Mesmo quando já sei o final do filme, eu vou lá assistir…hehehehe. :)

  25. Pingback: Rodrigo Santoro e a gana por spoiler ou… Eu errei · Poltrona.TV | O blog sobre televisão

  26. Pingback: Rodrigo Santoro e a gana por spoiler ou… Eu errei

  27. Dighshabs

    I’d prefer reading in my native language, because my knowledge of your languange is no so well. But it was interesting!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account