Log In

Reviews

Review: Veronica Mars – Witchita Linebacker

Pin it

Cena de Veronica MarsSérie: Veronica Mars
Episódio: O Jogador de Whitchita (Witchita Linebacker)
Temporada:
Número do Episódio: 47
Data de Exibição nos EUA: 17/10/2006
Data de Exibição no Brasil: 17/3/2007
Emissora no Brasil: TNT

Em 2004 dois novos seriados foram ao ar e eu fiquei completamente viciado neles com o passar do tempo. Um desses seriados é nada mais nada menos que Veronica Mars.

É engraçado que esta série tem apenas três temporadas e tanto ela quanto Lost (a outra série pela qual me viciei) estão recendo criticas por causa dessa temporada. Será uma crise de terceira temporada? Como não cabe a mim falar de Lost, irei tentar entender porque Veronica Mars está recebendo este olhar de desconfiança.

Analisando agora o terceiro episódio da série fico me perguntando, será que ela se perdeu? Essa é conversa dos fãs na comunidade de Veronica Mars no orkut. Minha humilde resposta é que Veronica Mars apresenta erros, mas esta longe de ter perdido a sua marca registrada. Continuando com a minha humilde opinião, noto que Veronica Mars esta tentando se readaptar novamente, esta tentando crescer e esses primeiros episódios têm servido para isso.

Sei que analisei em outra coluna que a série deveria ser mais dinâmica, mas revendo os meus conceitos, acho que Rob Thomas não quer meter os pés pelas mãos e por isso esta caminhando vagarosamente, mas com certeza com uma idéia clara do que pode fazer para o programa voltar a nos dar aquela sensação que dava antigamente e provavelmente ele está segurando isso para a hora certa.

Neste ep. Tivemos a Veronica ajudando Piz, que estava tentando “ajudar” o namorado da sua futura chefe. O caso girava entre torno de um jogador de futebol americano e perdeu o livro com as anotações das jogadas que o seu técnico lhe deu.

Enquanto isso, Veronica ainda era chamada pelo reitor da Universidade para revelar a fonte da matéria sobre a maconha que era cultivada em uma fraternidade. Veronica se nega a dizer quem foi a responsável e é ameaçada de expulsão.

Weevil retorna a série. Ele conseguiu transformar a acusação de assassinato em agressão e agoea está em liberdade condicional. O problema é que, como ele mesmo diz, ele não perdeu as suas listras. Depois de ser demitido do lava rápido, Veronica acabou arranjando um emprego para ele como assistente de Keith.

Uma das coisas que eu notei nesse episódio foi o fato de todos estarem de certa forma vivendo ao redor de Veronica. Eu sei que a série é sobre ela, mas há personagens que já ganharam vida própria e por isso mereciam receber uma nova abordagem. Rob Thomas tentou isso com o Logan nesse episódio. Ele, apesar de esta apaixonado pela namorada, está descobrindo outras coisas divertidas na faculdade e percebendo coisas que não tem em comum com a namorada e que para ele são chatas.

Veronica admite que seja difícil confiar nos homens – ao redor dela teve muita traição e ela teme se deixar apaixonar por uma pessoa e depois acabar sendo traída.

Tentando resolver o caso da semana, Veronica viu que basta fazer uma besteira para perder a pessoa amada. E quem fez essa besteira foi a namorada do jogador de futebol, que pegou o livro com as anotações com a intenção de que ele fosse expulso do time. O problema é que ela tem um ex-paquera que ainda gosta dela, que acabou roubando o livro dela e, para piorar as coisas, em parceria com um colega de quarto entregou o livro para o time adversário, com a intenção de ganhar dinheiro com apostas. O jogador de futebol descobrindo toda a verdade, conta para o seu técnico o que aconteceu e acaba sendo expulso do time. Ele resolveu voltar para a sua cidade e, com isso, se separasse da namorada, que apenas tentava ajudá-lo.

Quem também teve um momento de fraqueza foi Eli Navarro. Trabalhando para o senhor Mars, ele novamente se mete em encrenca, ao agredir uma pessoa que estava espancando uma criança – quando ele devia apenas fotografá-la, juntando provas. Ele teve que ser demitido e correu mais uma vez o risco de voltar para a cadeia. Mas Veronica mais uma vez tenta ajudá-lo: ela lhe entrega o carro do reitor, que havia sido supostamente quebrado por vândalos, para que o conserte. Ela aproveita a situação para revelar para o reitor o que realmente aconteceu com o carro e como forma de pagar o conserto, pede que ele contrate Eli para trabalhar na faculdade.

Voltando a falar sobre besteiras, Veronica fez uma e depois quase fez outra. Primeiro ela localizou o namorado através do GPS que ela colocou no celular dele. Os dois brigaram porque Veronica desconfiava de Logan e ele achava que estava sendo vigiado pela namorada, citando neste momento o livro 1984. Depois, Veronica ainda iria colocar uma escuta no carro do rapaz, mas acaba dando um voto de confiança para o namorado. No final, Logan desiste de viajar com Dick para o México e acaba se acertando com a namorada.

Por fim tivemos as feministas brigando com o Casseta e Planeta da faculdade. O que no final acabou acabando com mais uma garota sendo estuprada.

Cena de Veronica MarsAnalisando friamente até aqui, este foi o episódio mais fraco da temporada. Mas tivemos coisas positivas neste episódio, especialmente com o casal LOVE ganhando mais destaque.

O que está faltando a série até agora é nos prender aos outros personagens. Assim como antes gostávamos de Wallace, Mac, Duncan e Logan, agora temos que gostar de Parker, Piz, e outros novatos que possam vir a parecer na serie. Eu particularmente gostei da Majorie, que apareceu no primeiro episódio. E tá faltando na série isso, nos prender aos coadjuvantes como nos prendíamos antes, assim como também nos prendermos aos mistérios da temporada.

Mas ainda assim não acho que a serie esteja perdida ou, como dizem, perdendo o seu encanto. Apenas acho que Veronica esta se enquadrando, de forma devagar, mas consistente. Então para aqueles que estão perdendo a esperança com Veronica Mars, digo que eles devem dar mais um crédito para ela: hoje quem está criticando pode ser surpreendido amanhã.

Séries citadas:

11 Comments

  1. Pedro

    Até aqui VM não tem me empolgado como nas temporadas anteriores, mas sempre merece crédito. E o tal de Piz é totalmente dispensável,parece que está na série errada.

  2. Kravis

    Nós não rodamos ao redor do Sol, nós rodamos ao redor de Marte. Nesse caso, Mars. Veronica Mars.

    Uma forma fácil de fazer o Weevil continuar empregado com o pai da Veronica era o Keth só dar a ele casos dos quais se pudesse ter distância emocional, como o do roubo no qual ele se saiu tão bem.
    Mas acabou que ele arranjou um emprego “melhor”, de qualquer forma…

  3. Rafa Bauer

    Eu vi os 15 primeiros episódios e não vejo o porquê de tanta crítica em cima da série. Isso é coisa de fã saudosista, que quer que a série se prenda à estrutura do começo, não se adaptando a mudança.

    Rob Thomas tem que mudar a série, e um dos motivos é a pouca audiência. Para angariar novos fãs, ele não pode fazer tantas auto-referências, como na segunda temporada. Confesso que essas auto-referências eram brilhantes e mostravam como a série era bem planejada. Mas para que novos espectadores assistam ao show, é necessário deixá-las de lado.

    A minha maior crítica à nova temporada é a que você fez: a perda de expressão dos coadjuvantes. Suas histórias pessoais praticamente desaparecem, ou perdem expressão. A história fica muito focada em Veronica e em seu relacionamento com Logan.

    Acho que outro motivo de tantas críticas é que Veronica fica bem chatinha nessa temporada. Mas aos poucos ela vai aprendendo com as burradas que faz.

    Torço muito para que a série seja renovada. Acho que se Gilmore girls for cancelada (e torço para que isso aconteça), VM tem mais chances de ser renovada, pois deixaria um espaço na programação direcionada ao público feminino, que não poderia ser completada totalmente com séries novas. E acho que a CW deveria colocar Veronica depois de Smallville, porque acho que ela reteria um substancial público masculino e aumentaria muito a sua audiência.

  4. Rodrigo Riscado

    Concordo com praticamente tudo que a Rafa disse.

    A qualidade da série obviamente decaiu a partir da segunda temporada, mas não são muitas séries que são capazes de manter o mesmo ritmo da temporada de estréia. Claro que existem casos de séries que até melhoram depois, mas, infelizmente, não foi o caso de Veronica Mars. Não digo isso por ter deixado de gostar da série, pelo contrário; pelo que vi até agora nesses 15 episódios, talvez a 3ª temporada acabe ainda melhor do que a segunda, cujo maior problema, na minha opinião, foi não ter desenvolvido o grande mistério tão bem quanto na primeira. Claro que tem uma coisa aqui, outra ali que não me agrada, mas isso é normal com todas as séries. Depois de ler uma entrevista recente do Rob Thomas, onde ele explica TUDO em relação à produção da série, roteirização dos episódios, porque de seguir um caminho ou outro (a série, justamente por ter baixos índices de audiência, sofre muito de interferência da emissora) aceitei bem melhor algumas coisas. Caso alguém ainda não tenha lido e tenha interesse, o link tá aí embaixo. Atenção pra spoilers da 3ª temporada (a maioria só até o 15º ep)!

    http://www.televisionwithoutpity.com/articles/content/a12755/

  5. Thomaz Jr

    Comecei a aocmpanhar a série agora Sò vi esse e o episódio anterior.
    Gostei do formato da série. Ela foge totalmente da formula de séries com jovens. Não tem melodramas. A linguagem da série é mto dinámica.
    Q arrepemdimento de só ter descoberto a série agora.
    Fiquei curisoso para ver as outras temporadas q vcs falam q é melhor.

  6. Paulo_Fiaes

    é impressionante que para quem acompanha a serie, percebe os mesmos problemas nessa temporada, fico feliz de ta falando e ser entendido pela galera. olha, pelo menos, as coisas começam a engrenar agora e como alguem falou acima, V Mars pode n ta perfeito, mas esta longe de esta ruim. e claro, v mars so n continuou com o mesmo nivel devido a grande interferencia que a emissora faz. acredito q seja esse o problema do coadjuvantes. enfim, agora resta torcermos por uma nova temporada, eu acredito e vcs??

  7. Rafa Bauer

    Eu acredito. E com o fator “Gilmore-girls-provavelmente-ser-cancelada”, acho que aumentam as chances de Veronica ser renovada.

    E quero que ela seja exibida depois de Smallville! rs

  8. Rodrigo Riscado

    Pelo que andei lendo, o elenco fixo é muito grande e a série tem grandes problemas orçamentários. Assim como é o drama de menor audiência da CW, tenho quase certeza que é o de menor custo de produção por episódio (sei que um episódio de One Tree Hill é mais caro do que de VM), então eles não podem ter todos os atores em todos os episódios. É chato mas compreensível.

    As chances de VM ser renovada vai além do cancelamento de GG. Claro que GG sendo cancelada, pode ajudar um pouco na decisão, já que não seria muito inteligente tirar várias séries veteranas do ar de uma vez, até porque as novas podem ser pior de audiência do que VM é atualmente (que foi o que aconteceu com Runaway, o único drama estreante da CW nessa temporada, que se não me engano tinha menos de 2 milhões de espectadores por semana).

  9. Pedro Schmitt

    Sim, seria legal se Weevil continuasse a serviço de Keith Mars mas desconfio que ele como empregado da faculdade irá auxiliar veronica em varios casos, além de criar conflito com alunos e alunas esnobes, o que sempre pode render bons momentos

  10. Anderson Vidoni

    Mais um bom episódio. E é incrivel, mas acho que só eu acho a segunda do mesmo nível da primeira e até um pouco superior. E não estou vendo problemas nessa também, que pra mim está mantendo no nível das outras duas temporadas. Há alguns problemas, mas nas outras temporadas também tinham. É tudo uma questão de entendimento e aceitação.

  11. Lourdes

    Gente, eu gosto tanto da série q não consigo ver qual temporada é a melhor ou pior, só consigo ver a VM um pouco chatinha, mesmo chatinha acho q este tipo condiz muito com o cenário da Faculdade.
    As tramas estão bem boladas só falta pegar um pouco de ritmo, ou seria nós pegarmos ritmo para acostumar com as tramas rápidas, afinal a primeira temporada foi um longo mistério… continuo achando a série inteligente e excelente e fico arrasada qdo falam q esta é a última temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account