Log In

Reviews

Review: Veronica Mars – Welcome Wagon

Pin it

Cena de Welcome WagonSérie: Veronica Mars
Episódio: Comitê de Boas Vindas (Welcome Wagon)
Temporada:
Número do Episódio: 45
Data de Exibição nos EUA: 3/10/2006
Data de Exibição no Brasil: 3/3/2007
Emissora no Brasil: TNT

Não sei se fico contente ou triste por Veronica Mars ter estreado aqui no Brasil. Quem acompanha a série, sabe que a maior inimiga dela é a pequena audiência que tem conseguido até agora e a verdade é que dois fatores fizeram com que não fossa cancelada ate agora:

1º – A critica adora a serie, os atores, o produtor enfim, Veronica Mars é cool e a série, mesmo com os seus problemas, quase conseguiu emplacar Kristen Bell como candidata a melhor atriz no Emmy no ano passado (ok, admito, esse “quase” foi mais por minha parte do que pelas chances reais de Kristen, mas a verdade é que se ela fosse indicada ninguém contestaria).

2º- Os fãs da serie podem não ser um número expressivo, mas são leais a série e isso pode importar na hora da decisão sobre o cancelamento ou não.

O problema é que a CW esperava mais de Veronica Mars e ela vem mantendo um rating muito irregular. Rob Thomas anunciou há alguns meses atrás que iria fazer episódios independentes, por imposição do canal. E o que ele quis dizer com isso é que o canal quer renovar, mas a série precisa atrair mais publico e até agora não foi visto um resultado de público em termo de audiência. Mas a qualidade da série continua ótima e os executivos da CW devem esta com uma enorme dor de cabeça.

Mas não é apenas de notícias ruins que essa coluna será feita. Veronica Mars estreou aqui no Brasil e isso por si só já é muito bom. A expectativa era grande pelos fãs da série e a season premiere com certeza foi além das expectativas.

A começar pelo começo (essa foi para irritar vocês), a cena de Veronica na aula de criminologia foi hilária, típico dela. Um pouco depois, ela conversando com o seu pai.

Keith:

Como foi o seu primeiro dia na faculdade? Fez amigos?

Não!

Inimigos?

Mmmmmmmmmmmmmmmm

Ok, então foi mais um dia normal!

Temos que aplaudir as referências ao mundo pop que Veronica faz como poucos. É tão bem feito, que você pode ate não perceber que entre uma ironia e outra, entre um sarcasmo e outro, mas estão lá as referencias. Para quem não percebeu – e nem eu percebi todas – tivemos referências a Arnold (vocês sabem de quem estou falando ne?), Clint Eastwood, Superamigos, Guns and Roses e Battlestar Galatica.

Vou comentar duas dessas referências: o Vinny falando super gêmeos ativar foi super verossímil, mostrou a inteligência e perspicácia de Rob Thomas, pois o personagem Vinny já tem seus 30 e poucos e papai Mars já deve estar com seus 40 e poucos e nada mais justo de fazerem uma homenagem a um desenho antigo e muito famoso na época que passou. Seria estranho se esses dois personagens fizessem uma referência a Naruto ou algum outro animê da atualidade, não concordam?

A outra referência bacana foi para a série que vem revolucionando a ficção cientifica (não, não estou falando de Lost). Citaram Battlestar galáctica e, de certa forma, duas grandes séries se encontraram. Frak.

Resumindo um pouco o episódio, tivemos um novo personagem, o Piz (colega de quarto de Wallace) que teve todas as suas coisas roubadas e com isso ele precisa da ajuda de uma certa loirinha, que estamos cansado de conhecer.

Enquanto isso, Keith Mars vai buscar Cormac na cadeia e levá-lo até Kendall. Foi a primeira coisa que fiquei sem entender do episódio. Pelo que conhecemos de Keith Mars ele não faria negócios com a Kendall, mesmo que ela pagasse muito. Mas como conhecemos Rob Thomas, tenho certeza que ele explicará melhor no futuro os motivos que o fizeram a fazer negócios com a Kendall.

Mac está fixa na série, nada mais justo, e com ela veio Parker, a sua colega de quarto. Muito bonita, muito popular, praticamente nada na cabeça, enfim é uma garota popular norte americana. O fantástico de Veronica Mars é esse universo coadjuvante que aumenta a cada episódio, essa é uma das grandes características e qualidade da serie.

Sobre o crime da semana, Piz é enganado enquanto achava que estava sendo recebido pelo comitê de boas vindas. Veronica descobriu que havia um grupo de ladrões e acabou percebendo isso porque notou que o grupo ficava lhe dando informações falsas, fazendo-a ir para outra direção. No final ela acaba descobrindo a armação e recuperando as coisas roubadas.

Como sabemos, essa temporada será dividida em dois crimes ou mais e dois mistérios já apareceram no final do episódio. O estuprador da faculdade atacou novamente e Keith se meteu em uma enrascada quando percebeu que Vinny o grampeou, provavelmente a mando de Liam Fitzpatrick. E Cormac, que era o amor de Kendall, acaba traindo ela e a matando, deixando Keith em uma má situação. Essa temporada promete.

Cena de Welcome WagonSobre Dick, gostei das cenas dele, foi tão Dick e ao mesmo tempo fez entender que tinha sentimentos pelo irmão – por mais que ele fosse um pé no saco com o irmão. Dick no final se mostrou humano e a cena final dele com Logan foi boa e provavelmente o torna suspeito do estupro.

Por último, deixei para falar de Logan, mas antes vou falar um pouco da nova cena de abertura. Muito bem feita, ela mostra que a série amadureceu e mostra também que Logan é o ator principal da série. Mesmo sendo a série sobre a família Mars, Logan é a estrela masculina. Mas ele foi mal aproveitado nesse episódio piloto. Não que as cenas deles tenham sido ruim, tivemos bons diálogos dele, como este, onde Veronica diz:

Não foi culpa sua o Cassidy ter pulado.

E Logan responde:

Nada nunca é culpa minha.

A ironia estava lá, em pequeno grau, mas estava e o que me chamou atenção de forma negativa foi o certo desinteresse que Veronica mostrou pelo relacionamento. Eu sei o que é gostar de alguém, e não conseguir ficar muito tempo junto dessa pessoa, porém a primeira temporada terminou com Logan e Veronica juntos e logo no primeiro episódio eles desmancharam. Agora ficou no ar que a historia pode se repetir, Verônica pode fugir de Logan logo no inicio e se isso acontecer sem um motivo justo a série de certa forma vai esta se repetindo. E Veronica Mars não é de utilizar repetições de fórmulas.

Curiosidade: no Orkut eu li que o personagem que faz o Tim neste episódio é o mesmo ator que interpretou o Lucky, o zelador. Enfim, alguém sabe me confirmar essa historia?

Séries citadas:

13 Comments

  1. Diego Cardoso

    Parabéns pelo texto Paulo!!!

    Infelizmente não pude acompanhar a segunda temporada, por total falta de tempo. Uma hora antes da estréia da terceria temporada, baixei o final da segunda temporada e assisti… fiquei surpreso com a historia do Cassidy…

    Concordo tb com vc… Veronica Mars teve uma season premiere além das expectativas! Discordo daqueles que vem comentando que a série deveria terminar por aqui, devido as mudanças sofridas nesta temporada…

    VM teve que se adaptar a realidade na nova emissora onde estreava. A CW, impôs mudanças na série, mas não acho que estas mudanças irão desmerecer a qualidade da série! Fiquei impressionado com o season premiere e torço muito por uma quarta temporada, mesmo com toda a torcida contra, dos fãs de Everwood (que depois de verem a série ser injustamente cancelada, torcem contra Veronica Mars, como se ela fosse a culpada pelo cancelamento do programa! Torçam contra 7th Heaven!)

  2. Diego Cardoso

    PS: Battlestar Galactica??? Acho que alguém ficou tão emocionado com a referência à série feita em Veronica Mars que acabou até torcando o nome da série no Review!!! rsrsrsrsr Se ao menos fosse “Battlestar Veronica”… rsrsrsrsr

  3. Lucas

    Com certeza Veronica vem com força total, só que pelo jeito reprise só na segunda, ou seja sábado está sendo o melhor dia de ver mesmo !!! Será que sem chance do ultimo episodio ser reprisado antes do novo, igual antigamente?
    A história do aeroporto, ficar esperando o Keith rendeu um carrinho novo para nossa heroina, mas essa história com Logan não sei não !!! Tá certo ele é novo astro … mas pelo que li nem sinal de Duncan até o episódio 16??? Morreu? Será que “Vegan” (Veronica + Logan) não entram em um novo triângulo??? E olha que o Piz comentou algo da Lily com a VM, ou seja alguma referencia ao passado foi feita. E nossa eterna “Cordélia” teremos pelo menos mais flashacks dela explicando o porque do Keith ter aceitado sua oferta???
    Sei que a série está bem diferente, mas VM é VM e assitimos de qualquer jeito!!! E torçamos por uma 04 temporada mais reveladora … vamos aproveitar a 03 !!!!

  4. Paulo Antunes

    Diego Cardoso, o erro foi meu! Corrigido! Valeu pelo toque e pelo bom humor.

  5. Lígia

    Hum não sei quanto a renovação de VM, a CW paree estar com o pavio curto, tipo a fox, cancelando tudo e sem doh! hashaiuhsiuhahs
    Engraçado, este ano definitivamente parece que vou ficar orfã, as primeiras series pelas quais me apaixonei estão sendo canceladas, ou definitivamente estão no meio de fogo cruzado…

    Mais tá, eu adorei o primeiro episódio de VM, e tbm tinha ficado mto feliz por estrear aqui no Brasil até ver o horárrio, que n me agradou em nada! Acabei tendo de fazer o download mesmo… e adorei esse primeiro episódio, e os dois novos personagens!

    Mas realmente o ponto fraco do episódio foi o relacionamento do Logan e da Veronica, a falta de entusiasmo dela realmente fez parecer que a história vai se repetir. E isso não me agrada nem um pouco esse vai e volta e cansativo e desgasta o relacionamento, como aconteceu com o Ryan e a Marissa em The OC…

  6. Anderson Vidoni

    Bom, excelente premiere. Diferente do resto do pessoal, o relacionamente não me incomodou. E sim que o Logan pareceu bem mudado na premiere, meio apagado. Mas com relação ao interessa da Veronica, não vi nada de mais.

    Essa foi a impressão que tive quando vi o episódio há algum tempo, já que não revi o episódio, o que pretendo fazer com o 2° sábado agora.

    No mais, no nível de sempre de V-Mars.

  7. Paula

    Veronica Mars tem que se adaptar ao público. Séries boas assim não merecem ser canceladas e, mesmo com mudanças internas (como pequenos mistérios ao invés de um grandããão) a gente confia na capacidade de Rob Tomas e de Kristen Bell para colocar VM no topo. Onde merece estar

  8. paulo fiaes

    Ligia,

    é pouco provavel a serie continuar, o rating dela esta mto baixo, porem a cw n vai cancelar todas suas series, creio eu, e a maioria das series da cw estao com rating baixo. entao por isso ha chances pra v mars e tree hill. agora resta esperar pra ver

  9. Édio

    Muito bom o texto! Viva Veronica Mars! A temporada está realmente ótima. Preparem-se para o “mid-season finale” que se não me engano é o episódio 9. Fantástico. Devíamos fazer uma macumbinha pra essa audiência aumentar hehe

  10. Vicente Filho

    A abertura está bonita mas a antiga versão da música-tema era melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account