Log In

Reviews

Review: Veronica Mars – Papa’s Cabin

Pin it

Cena de Papa's Cabin
Série: Veronica Mars
Episódio: Papa’s Cabin
Temporada:
Número do Episódio: 59
Data de Exibição nos EUA: 27/2/2007
Data de Exibição no Brasil: 9/6/2007
Emissora no Brasil: TNT

Mais uma fase encerrada da saga de Veronica Mars e mais uma vez o desfecho ocorreu de forma brilhante. Tantos personagens já apareceram nesse universo que Rob Thomas criou e o mais fantástico é que por mais que este universo seja surreal, podemos identificar em cada personagem traços da nossa personalidade. Da rebeldia sem causa de Logan ao jeito introspectivo de Mac.

Landry e Mindy se despedem da série de forma melancólica. Particularmente, gostaria de mais participações do professor de Veronica – que, irônicamente, se dependesse de sua aluna estaria inocentado. O que me faz ficar mais uma vez perplexo com as sutilezas criadas por Rob Thomas – ele consegue nos dar pequenos detalhes em cada episódio e quando um ciclo se encerra, juntamos tudo e montamos um excelente quebra-cabeça.

No decorrer dos episódios, o perfil que podíamos traçar de Landry era que ele é uma pessoa fria, metódica e muito inteligente. Porém uma traição fez o emocional dele ficar a flor da pele e nessas horas é difícil manter a razão. A inteligência dele não permitiu que distinguisse o certo do errado, sendo traído por uma pessoa que ele não esperava. Retornando para a ironia: o casal que no final das contas era inocente acabou tendo um fim trágico. Um foi assassinado e o outro foi preso, apenas por não confiarem um no outro.

Cena de Papa's CabinE o assassino foi Tim, sempre subestimado assistente de Landry, sempre se esforçando para ter seus valores reconhecidos pelas pessoas e sempre sendo rejeitado por estas pessoas. Desde que o mundo é mundo, as pessoas nos surpreendem e nem sempre é de uma forma positiva. O crime não compensa, acredito que pensarei sempre assim, porém, existem mais pessoas como Tim por aí.

Tivemos pouquíssimas participações dos coadjuvantes, até mesmo Logan não apareceu como de costume. Porém o suficiente para mostrar porque o coração de Veronica balança por ele. Quando era Lana Lang, ops, quero dizer Duncan, que ficava com Veronica, esta sempre soube que teria ele nas mãos. E com Logan ela sempre terá dúvida. Por mais que ele mostre que a ame, ele não se curvará a ela e no fundo é isso que ela espera de alguém.

E o que falar do final do episódio? Alguém percebeu mais uma das sutilezas de Rob Thomas? Quando Veronica e seu pai estavam jantando, na TV o jornal dizia que havia sido encontrada uma pessoa morta – o que poderia ser o cliffhanger para o próximo crime da temporada – e Keith pede para Veronica desligar a TV dizendo:

Você sabe que eu não gosto de te expor para esses crimes e violências, isso vai corromper a sua cabeça.

Pode ser onda de minha cabeça, mas pra mim combinou perfeitamente com a proibição da CW de se ter crimes de temporada. E depois Keith diz:

A quem estou enganando?

Pra mim foi a resposta singela e inteligente de Rob Thomas.

Que se dane, o show vai continuar.

Infelizmente sabemos que faltam apenas cinco episódios e depois disso permanecerá apenas na memória. Eu não gosto de ficar fazendo comentários sobre episódios futuros, mas vou abrir uma exceção para dizer que a série encerrará de forma digna, polêmica e excepcional, como foi durante toda a sua jornada.

Séries citadas:

7 Comments

  1. Diego Cardoso

    Parabens Paulo, pelo review! Gostei muito de como o crime foi resolvido. Não posso deixar também de demonstrar meu desapotamento pelo excelence Patrick Fabian (Landry) não ter tido um maior destaque na série. Pena mesmo! Tenho certeza que o seu talento ainda será notado.

    A conclusão final, apontando o Tim como assassino, demonstra a linha que segue Rob Thomas, em suas mirabolantes reviravoltas finais. Nota 10!

    Também interpretei a fala de Papai Mars e Veronica como uma bela resposta a CW. Este havia sido o ultimo episódio exibido pelo canal antes do hiato, para a exibição das Pussycat Dolls.

    Espero ter a mesma impressão que você, quanto ao final de Veronica Mars. Me entristesse saber que uma série de tamanha qualidade termine sem ao menos um final digno…

    Não acredito muito que a campanha BARS FOR MARS irá causar efeito sobre o destino de Veronica Mars… mas vale a esperança! Quem sabe??? rsrsrsrs

  2. Paulo Fiaes

    Valeu Diego,

    fico contente em saber que minhas reviews e agradam.

    Landry poderia ser mais utilizado na série, mas como ja cansamos de discuti, os coadjuvantes estavam sendo deixado um pouco de lado.

    Eu acho dificil termos uma quarta temporada de Veronica Mars, senao me engano, jericho fazia 10 milhões, esse é um número que não se pode descartar. como bem sabemos, Veronica ficava na faixa dos 2 milhões. Mas, esperança é a ultima que morre.

    E o ultimo episodio, analisando friamente, não foi ruim, longe disso, mas também não foi como esperavamos para um fim de série. quando esse ep. passar falarei melhor.

  3. Paulo Antunes

    Que coisa chata este negócio de “os coadjuvantes não estão sendo bem aproveitados”. O Landry teve o espaço que lhe cabia na trama, bola pra frente. As circunstâncias obrigaram a série a encerrar este arco mais cedo, mas ainda assim foi bom. Ponto.

    Falando em coadjuvantes. A presença do Wallace foi pequena, mas foi ótima. A Veronica dando nos dedos dele, só por querer saber de seus sentimentos, gerou um dos diálogos mais engraçados da história da série – “estou pensando qual da Gilmore Girls você é”.

    Ainda sobre este episódio, foi legal, mas achei ele o pior finale de arco da série. Foi totalmente Scooby-Doo…

  4. Gard

    Gostei muito desse episódio… me fez lembrar um pouco da primeira temporada! E qto ao Tim ser o assassino, nota 10 para Rob Thomas! Eu estava meio assim, desconfiada de que tanto Mindy quanto o professor Landry não eram os assassinos pois o caso foi resolvido quando ainda faltavam uns 15 minutos para o fim do episódio… alguma reviravoltar ia ter com certeza…
    E quanto ao fim da série estou muito triste… primeiro pelo cancelamento e segundo porque não fizeram nem um episódio final… uma conclusão!!!

  5. Thiago FLS

    Fui só eu que saquei a identidade do assassino desde que o arco começou? O chato de a gente adivinhar o culpado antes de Veronica é que ela fica parecendo um idiota por nem suspeitar dele. E a resposta para mim era tão óbvia que eu estava torcendo para estar errado.

    Quando eu vi esse episódio junto com meu irmão, enchi tanto o saco cantando a bola de tudo que ia acontecer que ele achou que eu tinha lido spoilers. Rob Thomas me decepcionou nessa.

    Quanto a Patrick Fabian, sou fã dele desde que o vi em Joan of Arcadia interpretando o diretor Price, que eu tinha sérias suspeitas de que fosse o diabo em pessoa. Acho uma pena que esse tenha sido o último episódio dele em Veronica Mars, pois seu personagem tinha bastante carisma.

  6. Lígia

    Fiquei muito triste com mais este cancelamento, mtas perdas este ano! Esperava que o cancelamento de GG fosse a salvação de VM, tah fazer o q!

    Mas foi um otimo episódio,qnd estava assistindo falei praminha irma,nossa podia não ser o Landry,gostaria de ver mais ele. E achei legal ter sido o tim, como vc disse a mtos iguais a ele. Sempre achei q fosse ele, mas ontem qnd assistia mudei de opiniao qnd ele se engajou todo para salvar o Landry. Me enganaram direitinho… :P

    Otima review Paulo,gostei da sacada da ultima cena,n tinha pensado nisso.
    Bjuzz***

  7. Marcella

    Bem, não vou comentar de nada do episódio porque ainda não cheguei lá, mas preciso fazer um protesto.
    Por que o Logan foi chamado de Rebelde SEM CAUSA?

    -Os pais deles eram negligentes e infiéis.
    -Sua vida é praticamente pública
    -Seu namoro com Lilly era conturbado e ela tinha sempre mtos casos qndo os dois estavam terminados (se é que era somente nesses momentos)
    -Sua namorada foi assassinada pelo seu pai, ele foi antes da descoberta, acusado pelo seu novo amor de ser o autor do crime e de outras possíveis maldades, incluindo estupro.
    -Depois a nova mulher da sua vida o troca por seu melhor amigo.
    -Ele é acusado de assassinato após ser espancado, fenomeno que se torna bastante repetitivo na segunda temporada.
    Eu acho que ele tem mais motivos que a Maressa(ou seja lá como se escreve o nome dela) do O.C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account