Log In

Reviews

Review: Veronica Mars – Of Vice and Men

Pin it

Cena de Of Vice and MenSérie: Veronica Mars
Episódio: Vícios e Homens (Of Vice and Men)
Temporada:
Número do Episódio: 51
Data de Exibição nos EUA: 14/11/2006
Data de Exibição no Brasil: 14/4/2007
Emissora no Brasil: TNT

No final do ano passado o Editor pediu que nós, colaboradores do TeleSéries, escrevessemos o que esperávamos desse ano de 2007. O Juliano, que escreve os reviews de Smallville, falou que gostaria que Veronica deixasse de ser nitch. Bom, senhoras e senhores, este episódio é justamente quando a srta. Mars começa (ou chega ao auge de) sua fase insuportável, pelo menos para a maioria dos fãs.

Sou um pouco contra os que atiram pedras em Veronica, mas pelo menos nesse episódio eu pude entender os motivos deles, enumerando:

1- A mãe dela, Liane, traiu Keith com o pai de Duncan. Isso foi um baque para a família e eles precisaram de um bom tempo para se recuperar. Não vejo Veronica como falsa moralista por achar errado o pai dela fazer o que fizeram com ele. Tanto é verdade que Keith acaba terminando com Harmony por saber que sua filha tinha razão. E deve ter doído quando ela falou que tinha pelo menos uma pessoa que mantinha as esperanças dela. Uau, admito, Veronica pegou pesado, mas isso não a torna chata.

2- Eu acho errado a forma como ela vem tratando Logan. Sempre me pareceu que ele se esforça mais no relacionamento e, lembrando de como Logan era, dá para notar que ele mudou e está tentando mudar e esse processo é lento. Agora também acho errado ele não contar para a sua namorada o que aconteceu. Olha, eu não vou aqui dizer se foi certo ou errado o que ele fez, não sou dono da verdade, mas em um namoro tem que haver confiança, e se ele cometeu um erro, ela mais do que ninguém, deveria ficar sabendo. Tudo bem, ele parecia esta arrependido, também concordo com isso, mas ou esses dois param e conversam seriamente sobre o relacionamento ou o fim do mesmo está muito perto de acontecer.

O crime da semana foi um jovem, Sully, que deveria encontrar sua namorada, Meryl, mas sumiu sem dar noticias. A garota vai para frente do quarto dele ficar esperando e depois acaba sendo ajudada por Veronica. Esse é o típico caso onde a trama do episódio coincide com a vida do personagen principal, coisa que tem acontecido muito em Grey’s Anatomy, onde um paciente chega com algum problema e com uma maneira de viver e, no desenrolar da trama, suas atitudes acabam surtindo efeito na vida dos personagens envolvidos. Vejam bem, Veronica estava brigada com os dois homens que ela ama, e o crime da semana foi uma namorada que acreditava firmemente que havia ocorrido alguma coisa com seu namorado, mas que não cogitava que ele a tivesse traído. No final, quando Veronica descobre que Sully tinha ficado bêbado e foi usado pelos Fitzpatrick para comprar coisas para eles, Meryl diz a Veronica que entende o porque dela ter agido daquele jeito. Segundo Meryl, Veronica nunca se apaixonou. Nem preciso dizer o quão atônita a garota ficou diante dessa afirmação.

Além desse crime da semana, tivemos o estuprador de Heast. Mercer foi inocentado depois que Veronica descobriu que algumas das datas do estupro coincidiam com as datas que ele apresentava o seu programa de rádio ao vivo. Veronica faz chantagem com Logan e, nessa hora sim, ela perdeu as estribeiras. Não é porque ele está errado que ela deva fazer o mesmo, um erro não justifica o outro.

Cena de Of Vice and MenO grande ponto desse episódio foi no seu final, quando dopam a nossa detetive e ela por pouco não é estuprada novamente, mas dessa vez Logan chegou a tempo. Foi uma cena forte e angustiante, e por ser Veronica Mars, eu dou crédito suficiente a série para me surpreender. Logan mais uma vez foi o seu herói, mas do jeito que ela tem tratado ele, não sei ate quando ele ficará com essa função. Mo final, quando Veronica percebe que justamente os dois homens com que ela estava brigando são os mesmo que estão cuidando dela, ela diz:

Então, o que Stan Marsh diria nessa ocasião? Acho que todos aprendemos uma grande lição sobre confiança. Você dá as pessoas que você ama. Mas aquelas que realmente merecem, são as que estão presentes mesmo quando você não as ama o suficiente.

Frase enigmática essa, não sei se ela quis dizer que não ama Logan o suficiente, ou se ela quis dizer que as pessoas que amamos são aquelas que estão lá pra gente mesmo quando estamos aborrecidos com elas. O que tenho certeza que foi mais um ótimo episódio, podemos conhecer Veronica mais um pouco e a verdade é que com tanta coisa que já aconteceu na sua vida, ela tem medo de se machucar, de confiar e ser traída, de ser enganada, de se desapontar. Por isso ela tem agido assim. Oensamos que Veronica é alguma Mulher Maravilha, mas na verdade ela é tão humana quanto as Merediths e Kates da vida.

Séries citadas:

13 Comments

  1. Carol S.

    Adorei o episódio!!! Concordo contigo… A Veronica anda meio mala com o Logan! Mas fala sério, se levássemos para a vida real, quem diria para o namorado/namorada que estivesse nesta situação: tudo bem, não precisa contar! Eu confio em ti!!! Jura, né?! Acho que a reação dela dá um pouco de realismo no relacionamento deles!

  2. Paulo Fiaes

    galera, desculpa os pequenos erros de português.

    Carol,

    é complicado dizer o que fariamos ou não em uma situação dessa. é o tipico caso de so acontecendo para ter certeza. provavelmente eu contaria, n foi culpa de Logan, talvez de Mercer, mas eles ja tinham conseguido se livrar. entao foi pior Veronica descobrir da forma que descobriu. mas como disse, so passando por uma coisa dessa para saber.

  3. Darth Cesar

    Comecei a acompanhar a serie na temporada atual e estou começando a gostar, a narrativa realmente é otima e tem essa coisa de noir q é interessante.
    Aquela parte do estagio no FBI ja seria a indicação do futuro da serie?

  4. Anderson Vidoni

    Adorei rever o episódio. O final é maravilhoso. E tivemos o Vinnie também, sempre bom ter ele em cena.

    Eu entendo quando algumas pessoas falam que a Veronica está exagerando, sendo muito bitch. Mas entendo também a situação dela, não discordo de nada que ela fez no episódio, caramba, ela conseguiu até se segurar com a garota meio mala. Ela poderia ter se segurado mais, pensar um pouco antes de falar. Mas como bem falou no último paragrafo, ela também é humana e erra.

    E a situação extrema que ela passou no final do episódio, pode significar um ponto de mudança.

    Sobre essa frase que destacou no final, sensacional por sinal. Pra mim simplesmente é que ela não estava no momento que mais estava adorando os dois e demostrou isso perfeitamente. E disse que é nessas horas, mesmo os tratando “mal”, que vemos quem realmente se importa conosco.

    Muito bom o review. Mas não poderia terminar sem falar em como a Kristen Bell estava linda nesse episódio, meu deus.

  5. Lourdes

    Parabéns pelo review, sempre excelente como a série… q final foi aquele? adorei, e adoro esta série pq me surpreende sempre, cada mistério, cada sentimento da VM é tão tocante, q mesmo ela sendo uma bitch com o Logan a gente perdoa e quer ver sempre mais!! Ele já sacaneou muito nos anos anteriores, então ela está perdoada …rsrs
    Mas ele sendo o herói dela foi *suspiro* muito lindo!!

  6. Paulo Fiaes

    Anderson

    obrigado pelo elogio. tb penso que seja por ai, ela gosta dos dois, mas estava chateada e ela passou um grande risco e ela pôde perceber que mesmo magoada com os dois, eles estão lá para quando ela precisar. Kisten Bell é linda, curto o estilo dela.

    Lourdes

    obrigado, fico feliz por vc gostar das reviews. o final foi tenso né? eu penso q veronica ama Logan, porém ela n sabe lidar com um relacionamento. com Duncan era mais facil, porque ele fazia as vontades dela, mas Logan é um personagem forte, assim como ela, por isso existe essa tensão sobre os dois. eu torço pelo casal, espero q terminem juntos.

  7. Lucas Barreto Gomes Leal

    cara me viciei na série!!!eehheeh realmente mto boa!
    pena que eu to tendo pouco tempo pra ver…mas já vi os 3 primeiros episódios e to pegando um atrás do outros só ainda não tive tempo de ver!

  8. Mari

    nossaa esse epi foi perfeito!! o final me deixou totalmente sem folego, com akele ar de “nao acredito que vai acontecer isso com ela again!” a veronica soh está sendo humana, e reage como todos nós reagiríamos no lugar dela.

  9. Mica

    Eu sempre amei a Veronica, mas nesta temporada ela está difícil de lidar. Vejam bem, não estou criticando a série, estou é levemente bronqueada com as atitudes da Veronica. É como se ela tivesse de repente retrocedido no tempo e voltasse a ser adolescente…pq ela tem agido com menos maturidade e cabeça do que há dois anos, quando a melhor amiga foi assassinada, o pai deposto e a mãe desapareceu. Mas serei longânime e darei a ela o seu tempo de teen, pois acredito que ela voltará a crescer mais cedo ou mais tarde. (vai ver está tendo uma crise de adolescência tardia, como teve a Rory Gilmore em Gilmore Girls em dado momento)
    Quanto ao Logan…eu o amo, mas estou cansando dessa carinha de cachorro pidão que ele adotou nesta temporada. Eu quero um Logan mais cínico e agressivo que combina mais com ele. Não precisa ser rebelde sem (ou com, depende do ponto de vista) causa, mas um pouco menos de cara de abandono já me faria feliz.
    Seja como for, gostei do episódio e acho que foi bom para a Veronica as duas coisas que aconteceram no final: o pai largando alguém que aprendeu a gostar por amor e respeito à filha, e o Logan todo preocupado com ela….e a garota lá dizendo que ela nunca amou ninguém. Pegou pesado, mas foi na veia.A Veronica já amou e ainda ama…mas por algum motivo ela se tornou um ser totalmente incapaz de confiar e se entregar desde a última temporada. Espero que ela consiga se resolver logo, senão a vida dela vai acabar afundando.

  10. Paulo_Fiaes

    Mica,

    essa “raiva” q vc vem tendo de Veronica é geral, quase todos os fãs da série vem tendo, e com razão, eu só observei que Veronica passou por muita coisa desde que a série estreou e essas coisas tem consequencias. acho que falta a Veronica alguém para ela dividir os problemas, orienta-la, pois Keith é um exemplo, mas ela esconde mtas coisas dele e ela e Logan não tem um relacionamento onde ha muitas conversas. então acho q nesse momento Veronica precisa confiar em alguém, conversar com alguém e aprender a superar os traumas da vida.

    é um seriado excelente e esses problemas q citei sao muito dificeis de serem notados, talvez seja viajem minha, mas enfim, vamos ver o que o futuro reserva para Veronica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account