Log In

Reviews

Review: Veronica Mars – Lord of the Pi’s

Pin it

Cena de Lord of the Pi's
Série: Veronica Mars
Episódio: Lord of the Pi’s
Temporada:
Número do Episódio: 52
Data de Exibição nos EUA: 21/11/2006
Data de Exibição no Brasil: 21/4/2007
Emissora no Brasil: TNT

“Graças aos Deuses chega mais um sábado e com ele mais um episódio de Battlestar Galactica“… e de Veronica Mars também! Peguei emprestado a frase que abre os reviews do Lucas e acrescentei a série da nossa loirinha apenas para dizer que atualmente no Brasil, essa é a melhor dobradinha passando na TV.

BSG dispensa comentários, é o melhor drama da atualidade, acho que apenas isso basta para entender o quão boa a série é. E o que eu posso falar de Veronica Mars? Das séries teens que já acompanhei em minha vida, nenhuma teve três temporadas seguidas com um desempenho tão espetacular como Veronica Mars. O dia em que a série passa é injusto (check), o horário podia ser outro (check) poderia ser em outro canal (check), a única coisa que não reclamo é que essas duas séries se completam: uma é tensa, dramática e filosófica, a outra é leve, dramédia e inteligente. Repetindo: é a melhor dobradinha passando na TV. Alguém discorda?

O episódio dessa semana foi bem confuso e esclarecedor ao mesmo tempo. Particularmente, gostei das reviravoltas no crime da semana, primeiro foi um seqüestro, depois foi um caso de amor lésbico e por fim foi um golpe dos 10 anos. Perfeito – me fez lembrar de Tom e Nicole. Este episódio começou parecendo que iria ser simples, mas foi nos envolvendo aos poucos, até nos deixar completamente ligado com tudo que estava acontecendo.

Mais uma vez, gostei da participação do reitor O’Dell. Ele se mostra ser um sujeito íntegro. Soube que alguma coisa tinha acontecido com a amiga, Selma Rose, e contou com a ajuda da família Mars para resolver o crime. Por falar em ajuda, ver Keith e Veronica trabalhando juntos foi muito bom, mas uma vez relembrou os bons tempos da primeira temporada. Dois momentos em especial coroaram esse trabalho em família: (01) quando os dois invadem a mansão para ver se Selma estava “presa” na própria casa numa cena muito hilária. Impossível não rir nessa hora com os diálogos e, principalmente, os gestos de Veronica. (02) a conversa de Keith e Selma, um simples comentário dela nos fez lembrar o quão diferente está essa família Mars desde que o seriado começou.

Selma:

Você já foi uma piada ambulante, Sr. Mars? Digo, em cadeia nacional?

Keith:

Na verdade…

E lembrar que essa família era desacreditada, e contava apenas com a gente.

Dick Casablanca deu as caras, como foi bom revê-lo. Vejo que as meninas o adoram, isso me faz relembrar de uma das minhas dúvidas existências “porque os caras legais não prestam?” essa pergunta, com certeza, o universo feminino sabe responder. Wallace também apareceu, porém os dois foram participações pequenas. Isso só comprova que por mais que a série seja sobre Veronica, os coadjuvantes foram deixados de lado e isso tem sido prejudicial para a série.

Tivemos Chip Diller sendo “estuprado” com um ovo plástico e um número romano que simbolizava a data 19/11/03, dia em que Patrice Pitrelli pulou do telhado. Esse problema envolvendo Chip na verdade nos fez descobrir que foi Patrice que motivou as feministas a lutarem contra as fraternidades. Segundo Claire e Nish, a jovem Pitrelli foi motivo de piada para o campus e com isso tentou cometer um suicídio e/ou dar uma lição nas fraternidades. Segundo Veronica, esse incidente, que provavelmente não foi isolado, foi um motivador para as feministas fingirem alguns estupros. Elas queriam, mais do que pegar o estuprador, fechar as fraternidades. Agora nos fica claro do porque elas se chatearem tanto com Veronica quando a mesma inocentou os Pi Sigs. Mas afinal, quantos estupros ocorreram de verdade?

E provavelmente, mais uma vez estejam todos os fãs da série odiando Veronica, dessa vez eu estou com vocês. Não é justo o que ela faz com Logan, se não gosta então termina, ele errou em colocar alguém pra vigiá-la sem dizer nada, mas quantos erros Veronica têm cometido? A conversa entre os dois abaixo deixa claro que se tem alguém errando muito nessa relação, provavelmente esse alguém seja Veronica.

Veronica:

Isso tudo é lindo e maravilhoso, mas não é assim que funciona. Não é como se isso fosse uma nova faceta de minha personalidade. Você sabe quem eu sou, sabe o que eu faço.

Logan:

E…?

Veronica:

E… não vai mudar. E se você não aceitar isso, não vai dar certo.

Logan:

Você sabe quem eu sou. E você constantemente espera que eu mude. E mesmo agora, enquanto você pensa “droga, ele tem um argumento”, você ainda pensa que está certa no fim das contas.

Cena de Lord of the Pi'sPreciso dizer mais? Isso define a relação dos dois. Há quem pense que quando ela disse que o amava, na verdade ela mentiu, mas eu vi de forma diferente, eu vi que ela estava com medo. Ela ama Logan, mas ela nunca vai controlá-lo e ela sabe que ele não vai se deixar controlar. Ela tem medo de perder o controle, de sair do seu mundo seguro e ficar vulnerável, acredito que seja assim com a maioria de nós, esperamos muito amar alguém e ser amado, mas quando existe a real possibilidade disso acontecer, a maioria das vezes nos apavoramos. Oscar Wilde diz que só há duas tragédias na vida: uma é não conseguir o que seu coração deseja; a outra é conseguir. Isso resume Veronica e boa parte dos seres humanos. Preciso realmente dizer mais alguma coisa? Até o próximo review.

Séries citadas:

20 Comments

  1. Paulo Antunes

    Grande review, Paulo.
    Episódio fantástico, o melhor da temporada, com gostinho de season 1. Achei que exageram um pouco demais nos diálogos cômicos entre a Veronica e o Keith – teve hora que ficou parecendo sitcom – mas de resto o episódio foi perfeito.

    Agora não creio que tem gente discutindo seriamente que a Veronica está sendo ruim, cretina, bitch ou afins com o Logan. Bah, que desperdício de debate. Acho muito bacana como a relação dos dois vem se desenvolvendo e esta dança entre eles – que quanto mais se envolvem e mais dependem um do outro, mais eles decepcionam um ao outro e sabotam a relação. É brilhante e é típico de 9 entre 10 jovens. Até este episódio eu não estava entendendo qual era o objetivo da série para os dois e agora caiu a ficha e… uau!

    Você citou Oscar Wilde, eu vou citar Nelson Rodrigues: “Jovens, envelheçam!”

  2. Maikon Rafael

    Eu discordo. Acho a seguência Medium-Lost-Grey’s Anatomy nas segundas imbátiveis.

  3. Darth Cesar

    Muito bom seu rewiew Paulo e concordo contigo, as tardes de sabado estão otimas.
    Não conheço a Veronica desde o inicio da serie, ela não me parece uma pessoa q foge dos problemas, então por que ela não esclarece as coisas c/ o Logan? aquela cena do celular me lembrou do Ephram e a Amy.

  4. Mica

    A Veronica as vezes dá os seus chiliques, mas que ela tem demonstrado uma atitude estranha (a ela mesmo) com o Logan nesta temporada, ah..isso tem.
    Mas gostei do episódio. De onde eu conheço a loirinha que fez a amante da mulher mas na verdade amante do homem?
    Não sinto falta do Wallace. Eis um personagem com o qual eu nunca simpatizei. Sinto bem mais a falta da Mac ou do próprio idiota do Duncan (desculpem-me, mas nunca gostei do personagem)do que das cenas com o Wallace.
    E falando em Wallace, a mãe dele simplesmente desapareceu da vida do Keith como fumaça? eu sei que eles brigaram pq ele havia furtado o dossiê sobre o pai do Wallace, mas…foi por isso que eles pararam de se ver? Assim, sem nenhuma segunda conversa?

    Não vou mais acrescer mais…estou desinspirada hoje.

  5. Diego Cardoso

    Paulo, parabéns pelo Review! Fantástico, como sempre!

    Porém, a exemplo do Maikon, discordo de vc!! Não que ache a sequencia Medium – Lost – Grey’s melhor (n suporto Medium! Acho essa série um porre! Sou muito mais Ghost Whisperer, apesar de ser canastrona!)

    As tardes de sábado pra mim são uma pedra no sapato. Não posso sair pq tem Veronica Mars no meio da tarde de sábado. Este eps, por exemplo, assisti na segunda feira (pela primeira vez), já que aqui no Rio de Janeiro foi feriado! Senão, gravaria para dps editar para o DVD da série. A trilha que fiz no sábado me parecia infinitamente mais convidativa do que ficar em casa esperando Veronica Mars passar!! Sem contar que no mesmo horário, deixei o recorder programado para gravar Night Stalker!

    Sou muito mais o horário da primeira temporada, as terças a noite, com reprise no final de semana. Isso sim é o correto. Claro que, preferiria ver VMars na Warner do que na TNT, mas antes Vmars no ar pela TNT do que em nenhum canal!

    Gostei mto tb de ver Veronica trabalhando ao lado de seu pai neste eps. Realmente nos reportou a 1ª temporada!! Show!!

    Tb concordo com vc Paulo, no que diz respeito ao envolvimento do eps. Ele começou fraquinho, e, ao final, já havia tomado nossa atenção! Não foi o melhor da temporada, mas foi muito interessante!

  6. Carol S.

    Achei o episódio bárbaro, mas não ando muito fã da Veronica não… O que ela faz com o Logan, como bem lembrou Darth Cesar, é coisa de Everwood! A cena do telefone foi igual! Outra coisa que achei péééééssima foi a cena da Veronica e o pai invadindo a casa… a Veronica parecia ter alguma espécie de retardamento mental… horrível! Patética!
    A história tá bacana, mas acho que a nossa heroína deveria amadurecer em vez de ficar mais infantil!
    Mica: acho que a loirinha era a namorada do Jack em Jack & Bob, certo? Fez tb uma participação em Seventh Heaven e CSI, até onde me lembro!
    Diego: concordo contigo!!! Ainda se fosse no final da manhã de sábado, mas no meio da tarde ninguém merece, né?! Eu tenho que fazer um esforço absurdo para conseguir assistir! Da reprise às segundas à tarde não vou nem comentar…

  7. Clara

    A loira da fraternidade é a Keri Lynn Pratt, que fez Jack & Bobby, como a Carol disse.

  8. Marcos

    Todo brasileiro é técnico de futebol, e agora especialista em séries. É incrível como algo que deveria ser mero entretenimento , se tornou uma verdadeira busca aos defeitos e falhas.

    O curioso é que isso vem de gente sem cátedra, gente que prefere Ghost Whisperer a Medium. Gente que não consegue aceitar – sim , eles sabem , mas se recusam a admitir – que não existe nada além de factóides por trás de Lost; os mesmos que assistem GG semanalmente em busca de falhas.

    Uma série jamais terá uma segunda temporada decente por esses mesmos, detonaram as segundas de Medium e das Housewives, o mesmo com VM. A atual de Gilmore Girls é vista como se estivesse sendo escrita pelo Manoel Carlos… Ok, todas essas temporadas têm falhas , mas existe uma necessidade de execrar totalmente descabida.

    Exceções: House e Lost. Todos amam! Putz, e são tão simplórias…… Dexter 2 está vindo aí, não tardará a todos começarem a dizer que a série não tem a mesma ” força” da temporada anterior.

    Isso tudo é muito chato.

  9. Paulo Fiaes

    Paulo Antunes,

    eu acho que esse ep. foi o q teve a melhor narrativa na hora certa. o drama, a comedia, o suspense, todos esses estilos estavam bem dividido no ep. concordo contigo, uma das falhas que apontam para essa temporada é o relacionamento de Keith e Veronica. o fato deles ficarem fazendo piada a maior parte do tempo, tem deixado o relacionamento superficial. mas a cena invadindo a mansão, achei divertida.

    os dois grandes debates que vejo na internet sobre V Mars é a questão dos coadjuvantes e o relacionamento dela com Logan. concordo contigo, o relacionamento deles tem sido o mais real possível, e provavelmente quem odeia Veronica agora, deve fazer exatamente igual a ela, mas sem se dar conta.
    mas o amadurecimento tem seu tempo Paulo, e ao tempo certo, cada um vai amadurecer, até mesmo Logan e Veronica.

  10. Paulo Fiaes

    pessoal, quando falei sobre a dobradinha, eu n quis dizer sobre o horário, e sim q essa sequencia pra mim é a melhor sequencia da semana, lógico q o horario não ajuda, mas as duas séries são sencacionais

  11. Lucas Barreto Gomes Leal

    poh começou o review achei até que era o meu!
    hehehe valeu a citação!!!eu gosto dessa coisa dos “bordões” acho que acaa ficando meio caricato
    mas é legal!!!
    e poh eu to no episódio 6 da primeira temporada e to adorando…o 7 eu to com dificuldades pra conseguir então parei de ver…por um tempo!
    e realmente BSG e Veronica são tão distintas que acabam se tornando uma ótima dupla…eu não conseguiria ver outra série sci-fi logo depois de BSG e nem outra série teen depois de Veronica no mesmo dia…então ver uma e depois ver a outra é a dobradinha perfeita mesmo Paulo!

    Paulo considerações sobre o review
    1- como sempre otimamente escrito, pena eu não estar acompanhando o episódio junto com vcs então me perco bastante…mas prometo que na quarta temporada (se tiver) acompanhar junto!
    2- “Isso só comprova que por mais que a série seja sobre Veronica, os coadjuvantes foram deixados de lado e isso tem sido prejudicial para a série.” poh isso é o que eu mais gosto na primeira temporada…alguns personagens secundarios aparecendo bastante…claro o foco é TOTALMENTE em cima da Veronica afinal ela que da nome a série, mas outros personagens aparecem bastante!!! (outra diferença com BSG uma não tem um personagem principal propriamente dito e a nave da nome a série, a outra tem uma protagonista definida a qual da nome a série)
    3- “Tivemos Chip Diller sendo “estuprado” com um ovo plástico e um número romano”
    não sei pq esse estuprado está entre aspas…se eles fizeram com o ovo plástico o que eu penso que eles fizeram a denominação correta é atentado violento ao pudor ;) (só pra ser mala estudante de direito é assim mesmo!) por sinal…homem não sofre estupro somente atentado violento ao pudor…e mulher só sofre estupro com penetração penis-vagina se o coito forçado for anal a denominação correta é atentado violento ao pudor!(as penas são identicas só muda o nome mesmo heehhe)
    4- “uma é não conseguir o que seu coração deseja; a outra é conseguir. ” brilhante citação…e brilhate o review

    e poh to com o Paulo Antunes essa relação dos dois é típica de jovens…e de muitos adultos hj em dia (por isso esse casa-separa-volta-casa-com-outro(a))
    a frase do Nelson Rodrigues é ótima mas hj o melhor séria “pessoas, amadureçam” pq agrande maioria dos adultos envelhecem mas não amadurecem em nada

    e pra fechar Medium-Lost-Grey’s Anatomy essa eu vou ter que discordar mto…eu vi medium apenas mudando de canais e tal…mas a série não me prende a atenção…a premissa me lembra mto Dead Zone e eu gosto mto da série…então nem assistir Medium
    Lost decaiu TOTALMENTE e nem de longe é o que era…continua sendo excelente mas deixou de ser a série genial que era
    Grey’s Anatomy tem suas qualidades mas eu particularmente detesto a série!

    Marcos concordo com vc mta gente só critica por criticar e pra chamar a atenção…mas eu acompanho futebol desde os meus 6 anos de idade (hj tenho 23)e me julgo entender mto bem sim e séries, não fico caçando falhas mas quando as encontro eu aponto, acompanho séries desde os meus 11, 12 anos…no meu “top” de séries favoritas tem séries que muita gente aqui duvido que tenha ouvido falar como Quantum Leap e Early Edition (traduzidos para Contratempos e Jornal de Amanhã respectivamente) então me acho no direito de dizer o que eu julgo bom e ruim, acho que faço uma analise mais crítica das séries que não gosto e consequentemente puxar sardinha pras que eu gosto…mas sempre tento ser imparcial e analisar os pqs eu acho bom e os pqs eu acho ruim e sempre procurando argumentar e demonstrar isso!!!e acho que House tá LONGE se ser simplória…a fórmula é batida, simples e até certo ponto cretina, porém os diálogos e os acontecimentos na série pra mim são divinos e dificeis, praticamente impossiveis, de se encontrar em outra série
    já Lost eu não estou entre os que todos amam…já estive hj me desgastei gosto MTO da série ainda acompanho com fidelidade canina porém não tenho mais o ‘tesão’ que tinha ao ver a série…critico pq me desaponto e pq vejo falhas…mas ainda assim acho uma série mto boa e que ainda pode render muito!
    e desculpa mas acho que série não deveria ser mero entreterimento…eu me desaponto quando as pessoas falam isso como falam do cinema, acho que essas artes tem papel fundamental pra mostrar fatos, debater acontecimentos, levantar polemicas e mostrar muitos erros que acontecem na nossa sociedade!claro algumas séries são e devem ser somente entreterimento se não seria um tédio se todas as séries fossem só como BSG por exemplo…mas se faz necessario ter BSG por exemplo, pra que as séries tenham uma plenitude e uma importancia e não somente um entreterimento pois seria um disperdicio enorme de uma mídia que pode alertar e debater temas de relevancia absurda pra nossa vida!

  12. Gard

    Não assisti esse episódio… e qdo li a coluna vários elogios!!! Ai esse horário da série é horrível!!!

  13. Paulo Fiaes

    Lucas,

    eu pensei no que responder pra Marcos, mas vc foi perfeito na resposta, é bem por ai. eu penso em trabalhar nessa área(cinema e tv) e penso em fazer coisas em que se pára pra pensar. penso que um filme ou seriado pode mudar a vida de uma pessoa, porque quando paramos pra pensar, podemos mudar a nossa mentalidade e com isso, as nossas atitudes. uma série mto boa q me fazia refletir era everwood. ela lidava com questões de procurar a felicidae, a redenção, nos tornarmos pessoas melhores, amar os nossos familiares e amigos, q são dois grandes valores da vida. Em um mundo cada vez mais egoísta, everwood era uma tentativa de voltarmos a dar valor as coisas simples e importante da vida. era perfeito. Então n acho q cinema e tv deva ser só entretenimento, claro que considero V Mars e Lost puro entretenimento, e dos bons. E assim é valido também, porque as vezes queremos apenas nos divertir, e devemos as vezes dá um descanso a mente.

    Obrigado pelo elógio Lucas.

    Gard, uma pena que vc não assistiu. vc n tem como baixar os eps?? se quiser, te dou os links para baixar via torrent. ou vc pode procurar no emule. minhas reviews não detalham o q houve, mas acho que dá pra entender o q se passou. enfim, se precisar de ajuda, é só pedir. abraços

  14. Lucas Barreto Gomes Leal

    Paulo na primeira temporada é discutido aborto em everwood…foi uma das abordagens mais serias e bem feitas que eu já vi na minha vida!
    e é um tema dificil de ser discutido…eu não vejo lugar nenhum que tenha debates sobre isso hj em dia…na MTV que é um canal de baixa audiencia esses temas são levantados muitas vezes em programas como “Barraco” e agora no novo programa do Cazé que me falta o nome (cazé esse que sempre gostou de ir pra esse lado mais cerebral da tv)
    enfim eu admiro esse lado da tv e fico feliz que vc goste de Everwood pq eu gosto mto tb ;)
    e poh mesmo Lost e Veronica discutem algumas coisas legais, claro numa esfera muito menos importante, mas ainda levantam temas…por exemplo em Lost os flashbacks a coisa de bem vs mal a questão dos relacionamentos com outras pessoas e o que é valido na luta pela sobrevivencia…enfim são temas interessantes que são levantados em Veronica Mars é claro que pela série ser mais teen levanta questões mais amorosas, familiares e outras coisas do tipo mas é sempre interessante ver as abordagens e claro descansar a mente pq se não é fod@ hehehe

    e poh eu não faço elogios eu faço constatações ;)
    acho que vc escreve super bem e é sempre bom estimular as pessoas pra sempre continuarem escrevendo fazendo criticas construtivas ou constratando as qualidades do texto!eu que escrevo tb me dou mto conta disso hehehe

  15. Paulo Fiaes

    Lucas,

    Concordo contigo, acho que não me expliquei direito no outro post, quando se quer fazer uma série q seja apenas entretenimento, mesmo assim, deve ser feito de uma forma q agente pense, ou veja, como as coisas são e como as coisas deveriam ser. que é o caso de Lost e V Mars, não são séries para serem analisadas como everwood ou BSG, mas o entretenimento delas nos fazem refletir, mesmo sem nos darmos conta. V mars trabalha com um elemento interessante, o noir, que no caso são os personagens complexos. uma coisa é quase certa para você que está assistindo a primeira temporada: personagens que você pode odiar agora, pode começar a gostar nos proximos eps. e isso se deve a complexidade da série, chega a ter momentos em que você se ver no lugar de personagens completamente diferente de vc. Isso, pelo menos, aconteceu comigo nesta série, aconteceu assistindo Dexter tb. e nenhuma dessas duas séries discute questões filosoficas. é genial isso, costumo chamar de entretenimento dos bons.

    Concordo contigo em apreciar uma coisa quando se gosta, eu estou aprendendo a ser assim também, aqui no TeleSeries tem otimos colunistas, tem sido um bom trabalho para mim ler as reviews e procura uma forma de escrever que não seja imitação, mas que saiba aproveitar as coisas boas que cada um que escreve para esse site. A homenagem que fiz nessa review a seu jargão foi isso, foi a forma que encontrei de homenagear a sua excelente coluna. é bom saber que escrevemos para um site onde se tem otimos redatores.

  16. Géssica

    concordo com vc sobre a melhor dobradinha da tv… otima review alias!!
    queria colocar o logan no colo naquela ultima cena qdo a veronica não atende o cel…judiação!!!

  17. Lucas Barreto Gomes Leal

    Paulo_Fiaes concordo plenamente…é eu tb tento tirar coisas das outras colunas que eu vejo de bom!!!
    fiquei feliz pela homenagem que vc fez, muito feliz por sinal, e principalmente pq pessoas que gostam de V Mars podem passar a ver BSG tb!!!
    e quando eu diz da série eu entendi sim o que vc quis dizer eu só quis complementar hehehe ;)
    Dexter eu acho fantastica por falar nela!!!heeheh é uma série dessas que vc pode achar que é só entreterimento mas acaba discutindo MTA coisa relevante (como pena de morte por exemplo) mesmo que de forma indireta
    mas entendi o que vc quis dizer Paulo!!!bom sigo na primeira temporada adiando o Logan hehehe quando eu chegar ai espero ter “transformado” a minha antipatia por ele!

  18. Anonimo

    Oscar Wilde diz que só há duas tragédias na vida: uma é não conseguir o que seu coração deseja; a outra é conseguir.
    Desculpe,mas acho que quem disse isso foi George Benard Shaw

    George Bernard Shaw once wrote, “There are two tragedies in life. One is to lose your heart’s desire. The other is to gain it.

    ‘Existem 2 tragédias na vida. Uma é perder o que o seu coração deseja. A outra é conseguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account