Log In

Reviews

Review: Ugly Betty – The Box and the Bunny

Pin it

Cena de The Box and the Bunny
Série: Ugly Betty
Episódio: The Box and the Bunny
Temporada:
Número do episódio: 2
Data de exibição nos EUA: 5/10/2006
Data de exibição no Brasil: 14/11/2007
Emissora no Brasil: Sony

Livre da necessidade de expor a premissa da série (o que foi feito no piloto), o segundo episódio de Ugly Betty se sai melhor no quesito “humor”, e aos poucos entendemos melhor por que essa série levou o Golden Globe para casa. Ao mesmo tempo, é interessante notar que a unidade temática com O Diabo Veste Prada não só continua, mas também é reconhecida na narrativa: quando Betty leva o boneco da próxima edição para casa, seu sobrinho Justin fica empolgado a ver que sua tia havia levado “The Book” para casa. Betty então lhe pergunta:

Você sabe o que é The Book?

e Justin responde:

Eu vi ‘Prada’ sete vezes.

(Aliás, um parênteses. Vi gente reclamando da tradução da Sony, que chamou The Book de “o boneco”. Bem, sinto informá-los, mas a legenda estava corretíssima: aqui no Brasil, chamamos o rascunho final de uma edição de jornal/revista, ou a versão impressa para última conferência de um anúncio, de “boneco”. Palmas para a Sony.)

(Mais um parênteses — eu adoro parênteses! — para dizer que eu chamo o boneco da edição de “The Book” aqui na review por dois motivos. Primeiro, como referência ao filme. Segundo, porque “The Book” resultou em um dos meus momentos favoritos do episódio todo, por causa do jogo de palavras em inglês: quando Daniel pergunta a seu pai de que “book” ele estava falando, Bradford responde: “Editor-in-Chief for Dummies”).

Achei bem interessante esse reconhecimento ao filme por parte da série. Até onde eu sei, o piloto e o filme foram feitos na mesma época, e acabaram sendo parecidos por uma daquelas coincidências cósmicas que acontecem na cultura popular de vez em quando; no entanto, o segundo episódio foi gravado bem mais tarde, quando o filme já havia sido lançado, feito sucesso, e as comparações entre ambos já haviam sido comentadas por todo mundo. Reconhecer essas semelhanças foi um gesto bem elegante da equipe de Ugly Betty.

Quanto à trama principal, com as fotos retocadas de uma atriz famosa que estava “acima do peso”, bem… é bastante irônico assistir este episódio hoje em dia. Para quem não sabe, há alguns meses a própria America Ferrera passou por uma situação que lembra muito este episódio. Ela foi capa da revista Glamour norte-americana, e as fotos (especialmente a da capa) foram visivelmente manipuladas para deixá-la menos roliça. O fato foi bastante comentado principalmente porque America Ferrera (que é uma gracinha quando não está vestida de Betty) é um dos principais ícones da “beleza real” nos EUA: latina, baixinha e voluptuosa, a presença da atriz na mídia supostamente tem feito maravilhas para a auto-estima de mulheres que não se encaixam no padrão rígido de beleza vigente. E de repente, estas fotos. America nunca comentou o assunto publicamente, mas me pergunto qual foi sua postura neste caso: será que ela ficou chateada, como Nathalie Withman ficou neste episódio, ou será que ela concordou com o ponto de vista de Wilhelmina de que as revistas de moda não são para vender o “normal”, e sim o “especial”? Bem, acho que eu nunca vou saber.

Para terminar, então, alguns dos meus momentos favoritos deste episódio, além da tirada de Bradford Meade sobre the book lá em cima (sinta-se à vontade para adicionar os seus ali no sistema de comentários).

* Slogan da Fashion TV: “Fazemos os outros se sentirem mal para você se sentir bem.” (Notaram que a apresentadora era Lucy Davis, a Dawn da versão britânica de The Office? Adoro essa menina!).

* Papá Ignácio, ao ver a bagunça que Betty fez no lixo da cozinha procurando por The Book: “Por isso eu não quero ter um cachorro.”

* Betty, agradecendo a Walter pelas pilhas que ele lhe deu de presente: “Elas serão bem úteis durante a temporada de furacões.”

Cena de The Box and the Bunny* E finalmente, o momento mais “Amanda” até agora na série: Betty: “(Eu e o meu coelho) estamos aqui para ficar, e vai precisar de muito mais do que isso para nos tirar daqui.” . Amanda: “Grande coisa, eu sou mais bonita”.

O que vocês acharam deste episódio?

Séries citadas:

é jornalista, professora de inglês e autora do blog Moda Fora de Moda. Fã de The Closer, The Office e How I Met your Mother, e viúva inconsolável de Arrested Development e Lost. Tem um gato chamado Tony Soprano.

20 Comments

  1. Gard

    Estou adorando Ugly Betty… dei muitas risadas nesse episódio… com certeza uma série que ainda têm muita coisa boa pra nos mostrar. Já está adicionada na minha lista de “novas séries que valem a pena”.

  2. Matheus

    Muito bom o episódio. Uly Betty é sensacional. Semana que vem tem o episódio mais engraçado da temporada que eu me lembre.

  3. Leon Marques

    To achando muito legal ugly betty, com exceção da trilha sonora. Mas isso não chega a atrapalhar.

  4. Ricardo

    Beeeem melhor do que o piloto. Eu comecei a assistir a série porque é tão comentanda que me senti nessa obrigação – e me surpreendi. America Ferrera está trabalhando muitíssimo bem.

  5. Marcio

    Vi a parte final desse episódio. Engraçadinho, mas nada excepcional. Nada que tenha me disposto a assistir regularmente, em adicional ao tanto que já assisto. Mas pelo menos não considerei como “tempo perdido” :)

  6. Rafael

    Se o certo seria chamar ‘The Book’ de boneco, por que no filme ‘O Diabo veste Prada’ é chamado de livro mesmo e também na chamada pro episódio a legenda (que não foi feita pela Sony) eles chamam de livro. Depois dessa fiquei sem entender nada. :(

  7. Victor Poroca

    Vi o episófio faz muito, muito tempo, logo quando descobri a série por acaso…

    E gosto bastante, e me fez lembrar que o novo episódio americano de “Ugly Betty” faz referência ao coelho, e também mostra as mudanças da Betty durante toda a série até agora.

    O próximo episódio será muito bom, mas o #104 (“Fey’s Sleigh Ride”) é o melhor dessa fase mais “ingênua” (Ela SEMPRE será, só que nesse começo, ela era ao extremo…), com direito a Justin na “Mode”, edição de Natal e tudo mais.

    Fer, seus comentários são ótimos, sabia?

    Abraços.

  8. Vivian

    Resolvir asistier’Ugly Betty’ mais pra ver por tanta gente gostava e falavão tão bem da serie,no começo achei que seria a mesma coisa da novela(que eu odeio),mais é muito diferente.
    Amei Ugly Betty e concerteza entrou pra minha lista de séries favoritas.

    PS:o que é aquele sobrinho da Betty??????
    morro de ri com ele.!!!

  9. Gilberto Dutra

    Muito legal, ágil e divertida….

    Mas o piloto foi muito melhor…. Esperemos esse tão comentado terceiro episódio.

  10. Mica

    Gostei muito do episódio, mas prefiro quando não abusam do humor. Nunca fui muito fã de comédias…mas a Betty é tão gracinha que não tem como não assistir.

    Imaginei que no Brasil fosse chamado de Boneco mesmo.

  11. Marcio

    Rafael(6), foi traduzido como Livro mesmo por desconhecimento do tradutor (ou tradutores: a legenda para cinema nem sempre é a mesma para DVD, e acho que na dublagem ficou como Livro também)

  12. Rafaelly

    Lembro de Lucy Davis como a Lucy de Studio 60…Ai q saudades da minha série!!!Acho muito engraçado o modo como ela fala.Já não basta o sotaque e ela ainda fala entre os dentes e tem uma cara de louca, sei lá…hehehe

    O melhor desse episódio foram todas as cenas relacionadas ao coelho.As fotos de tortura do coelho e as expressões da Betty ,foram hilárias…E é claro a cena em que ela sobe na cadeira e bota pra quebrar…hehehe

    O melhor da série até agora, além da prórpia Betty, é o sobrinho dela!!!Que garoto hilário!!!hehehe

    Mas ainda não vi a graça dessa Amanda e desse Marc que todo mundo anda falando…Só se é mais pra frente, né?

  13. juliano cavalca

    Por increça que parível, ‘boneco’ é o certo. É o termo técnico que uso aqui no Brasil.

  14. Fer Funchal

    gurizada: nao respondi aqui antes porque estou de ferias em outro pais (tah, eh a Argentina, do lado da minha casa praticamente, mais perto que Sampa, e talz, mas enfim…), soh hoje acessei o site. obrigada pelos comentarios! o episodio de quarta eh otimo, nao percam! e o Marc e a Amanda sao aqueles personagens que vao crescendo aos poucos na trama, podem esperar.

    beijos!!!

  15. Eudes Junior

    Tbm adorei esse episódio. Mto divertido.Assisti duas vezes. Ugly Betty é a unica série “nova” da temporada que estou assistindo e me interessou. Só assisto as antigas e naum sei porque Smallville(naum consigo parar de ver, mesmo naum sendo mais a mesma).

  16. Maria Isabel

    Olá, alguém sabe quando vai começar a nova temporada de The l word?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account