Log In

Reviews

Review: The Tudors – Episódio 2×07

Pin it

The Tudors - Episódio 2×07Série: The Tudors
Episódio: Episódio 7
Temporada:
Número do Episódio: 17 (2×07)
Data de Exibição nos EUA: 11/5/2008
Data de Exibição no Brasil: 9/10/2008
Emissora no Brasil: People+Arts

Tudo o que eu posso dizer é “uau”! Devo confessar que eu estava esperando muito para que esse episódio, porque ele é definitivamente um dos melhores da temporada e também pelo fato de que pela ultima vez é dada uma chance de felicidade para o Henrique e a Ana.

A seqüência do sonho foi de tirar o fôlego. Lindamente filmada. Aliás, não só essa, mas muitas outras do episódio foram maravilhosamente filmadas.

Eu sei que sempre digo isso, mas não faz mal ser enfática: A Natalie Dormer dá um show de interpretação com a Ana Bolena, e ainda é um assunto muito confuso para mim como ela não foi indicada ao Emmy! Ela passa de neurótica ao extremo no começo, à feliz e saltitante no final do episódio com uma facilidade incrível! Anyway, Bravo Natalie!!

A Ana agora é completamente neurótica, tem sonhos estranhos e acha que vai acabar em uma fogueira ou envenenada por algum servente. Ainda bem que pelo menos o George mostra alguma simpatia com a Ana, mesmo que a mande agir mais como a Catarina.

Lembram que eu falei na semana passada sobre o Cromwell massacrar e destruir tudo o que ainda fosse ligado à Igreja Católica? Bom, nesse episódio o Cromwell manda vários mercenários para acabar com um monastério. O secretário da coroa é o tipo de cara que diz “quem não concorda comigo, eu esmago!”. E esmaga mesmo! Os mercenários levam até as ovelhas, e ainda por cima derrubam uma boa parte do lugar.

Preciso dizer: eu adorei a esposa do Cranmer!! O discurso dela foi o máximo, não só pelo fato de falar aquelas coisas, mas também por ser uma mulher falando aquilo!

Para mim, as praticas da Igreja Católica são más! A maneira com que o povo é mantido em total ignorância, e fazê-los se sentirem culpados pelos próprios corpos e pensamentos. E pior ainda, a idéia de que os ricos podem um lugar no céu para suas almas!

Adorei! Radical, sim, mas ela tem um ponto razoável.

Foi ótimo ver a Elizabeth e a Ana juntas. A Ana ama a filha acima de tudo e quer que ela seja rainha, mas dadas as circunstancias, ficava meio difícil de acreditar. Ela fica feliz de ver a filha, mas preocupada, afinal o que ia ser da Elizabeth se ela fosse embora? Uma mistura de lágrimas de felicidade com angustia.

“A volta”. Umas das cenas mais comentadas nessa temporada foi a dança entre o Henrique e a Ana. Henrique entra na festinha da Ana e ao invés de acabar com tudo, começa com uma dança tentadora na frente de vários membros da corte. Junto com isso, temos ainda intercalado os momentos “pós-dança”.

Vejam só a tensão entre a Ana e o Henrique:

Olha que isso é só a dança… sou só eu ou realmente está ficando MUITO calor? Uma cena de puro angry hot wild sex! Obviamente ela estava no controle, e eu achei o máximo ela dando uns tapas e arranhando o Henrique!

The Tudors - Episódio 2×07Depois da diversão, vemos a Catarina de Aragão. A primeira coisa que veio a minha cabeça quando ela apareceu: o tribunal em Blackfriars na temporada passada. Como é que uma mulher daquelas vira um resquício de gente? Na época, não se sabia o que era câncer, só séculos depois foram descobrir que a Catarina sofria de câncer (câncer de ovário se não me engano). Mas pessoalmente, eu acho que o fato de estar longe da filha e ter sido jogada de lado daquele jeito só fez a condição dela piorar. Mesmo eu não sendo a maior fã da Catarina, vê-la sonhando com a filha foi de cortar o coração. Depois de muita angustia e muito sofrimento, Catarina de Aragão se vai. Requiescat in pace.

O episódio estava ótimo até agora, mas a história diz que as coisas acabam mal. Henrique vai caçar e fica hospedado na casa dos Seymours. E o momento mais sem sal e entediante que eu já vi na série: Introdução da Jane Seymour. Linda, loira, vestida como um anjo, cheio de velas… Aff dá um tempo! A Jane era tão sem sal que, na corte ela era chamada de “Plain Jane”, ou “Jane sem sal”. É claro que o Henrique não perde tempo e mais tarde manda o pai da garota levá-la para servir a rainha na corte. *modo “ironia” ligado* É… Só para isso mesmo… Ele não tinha nenhuma segunda intenção…

A Ana desafiando o Cromwell não foi uma coisa muito esperta para se fazer. Na verdade, quem era muito mais interessado em Reforma e em políticas religiosas, não era o Henrique, era a Ana, daí se espera o fato dela questionar o Cromwell sobre o lucro que se fazia com a venda (!!!) das casas religiosas. Não foi esperto ir contra o secretário, mas ela realmente acreditava numa Reforma espiritual e não queria que dinheiro fosse mais importante.

O caso do vestido amarelo é algo que eu adoro! A ambigüidade da situação é altíssima. No dia depois da morte da Catarina, a Ana usou um vestido amarelo. A ambigüidade vem agora: Na Espanha, amarelo é a cor do luto, mas na Inglaterra, é uma cor alegre. Hehehe ;D

Pessoas felizes, Henrique brincando com a Elizabeth (super cute!), tudo está bem. Até que chega papai Bolena para perguntar o que diabos a Ana fazia discutindo com o Cromwell:

I did not bring you up to have opinions or to express them or to quarrel with those closest to the crown!

Ana:

But I’m closest to the crown, I am the king’s wife.

Thomas Bolena:

And you should remember how you got there!

Ana:

I know how I got there and it wasn’t all you! It was not all you, or Norfolk, or George or any man that you want to name! It was also me. He fell in love with me; he respected me and my opinions.

Anyway, a Ana está gravida, e agora com a Catarina morta,ela diz a frase é a melhor da segunda temporada:

We are on the edge of a golden world!

Eu realmente queria que a série terminasse agora. Tudo ficaria bem, Ana e Henrique seriam felizes para sempre,o mundo dourado viria à tona. Infelizmente, a parte do “para sempre” acaba muito rápido e a parte do “felizes” acaba mais rápido ainda.

Séries citadas:

10 Comments

  1. Bernardo

    Eu perdi o episódio >_< . Alguém sabe quando reprisa?
    Obrigado desde já :)

  2. Mica

    Acho que o único momento do episódio que eu simpatizei com a Ana foi no início. A angústia dela durante o sonho..fiquei realmente com pena. De resto, ela parece estar enlouquecendo. Não vejo a suposta alegria dela no final como felicidade, mas como histeria. Ana sabe que está por um fio e está fazendo o possível e impossível para garantir o seu futuro. Mas todo mundo sabe que o desespero acaba fazendo as pessoas meterem os pés pelas mãos.
    E suas damas cada vez mais desconfiam que Ana estejam traindo o rei. Tadinha….

    Pergunta: desde o início foi dito que o George era gay? Ou foi só explicitado nesse episódio? Quero dizer, eu sabia, ficava claro pelas atitudes e tal, mas não lembro de ter sido mencionado propriamente dito antes.

    Fiquei super triste com a morte da Catarina. Embora eu não concordo com seus ideais religiosos, ela era uma mulher de fibra e por isso ela tem o meu respeito.

    Gostei muito da aparição da Jane, embora a cena em si tenha sido meio forçada. Gosto muito daquela atriz (é série que será outra a interpretar Jane na próxima temporada?) e a acho lindíssima. Mas parece mais velha que a Natalie Dormer.

    Eu já fiz esta pergunta no outro tópico, mas não vi se foi respondido, por isso eu refaço aqui: o que foi feito do personagem do Callum Blue? Não lembro como ele saiu da história.

  3. João da Silva

    Excelente review, Ana Luiza Córdova!

    Ótimo episódio. A atuação da Natalie Dormer foi brilhante.

    A Anita Briem estava muito bonita no papel da Jane Seymour. Pena que apareceu tão pouco.

  4. Bernardo

    “Fiquei super triste com a morte da Catarina. Embora eu não concordo com seus ideais religiosos, ela era uma mulher de fibra e por isso ela tem o meu respeito.”[2]

    Sinto o mesmo pelo Thomas More tb.

  5. Ana Boleyn

    Mica,
    Historicamente falando, não se quase nenhum registro da vida do George, muito menos se ele era gay. Mas na série, o Michael Hirst vai usar como recurso para explicar uma coisa mais tarde, e para não estragar a surpresa, eu só posso falar no episódio 9!
    Tinha até mais explicito antes – No ultimo episódio, na festa do casamento o Mark pergunta “But she… is a girl!!!”

    Não é essa a atriz que vai interpretar a Jane na 3ª temporada (Graças à Deus!!). Rola ai o boato fortíssimo que a Anita Briem saiu porque não queria tirar a roupa no set (Crianças não chegam em repolhos!).

    O Callum Blue e o Henry Czerny pularam fora dessa temporada. O Callum provavelmente porque não ia ter “espaço” e o Henry (que era o tio “do mau” da Ana) porque tava a fim de sair mesmo. Uma pena, porque na season 4 vão ter que escalar alguém novo, por causa da Kitty Howard.

    “E suas damas cada vez mais desconfiam que Ana esteja traindo o rei.” A Ana sempre foi muito próxima do George, mesmo que não tenham mostrado muito na season 1, e coisas patéticas do tipo abraçar o irmão era visto com maus olhos. Eram tão patéticas as acusações de incesto(!!!!!!!!!!!) e traição que nem mesmo o Henrique acreditava direito!

    (ok, texto gigante, mas se é pra explicar, vamos explicar direito!)

  6. João da Silva

    Parece que vai ser a atriz Annabelle Wallis que vai interpretar a Jane Seymour na próxima temporada.

  7. Mica

    Nada pessoal, mas eu acho legal ela não querer tirar a roupa no set. Nem todo ator precisa ficar nu para ser ator. É claro que restringe os papéis, mas…sei lá, cada qual tem seu limite de sacrifício a fazer pela arte.

    Callum Blue está nesta temporada de Secret Diary of a Call Girl.

    Imagine se me vissem com meu irmão então! Como tem 12 anos menos que eu, não tenho a menor vergonha dele…acho que morreria se tivesse que ficar cheia de dedos com a pessoa que tenho mais carinho no mundo.

    Vixe, nem lembrava do tio mau da Ana!!!

  8. Letícia

    Vocês vão me perdoar, mas eu acho ótimo o fim que levou a vadia da Ana Bolena, mastralmente intepretada por Natalie Dormer.

    Eu queria mesmo é que a história tivesse sido favorável a Rainha Catarina de Aragão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account