Log In

Reviews

Review: The Tudors – Episódio 2×01

Pin it

The Tudors - Episódio 2×01Série: The Tudors
Episódio: Episódio 1
Temporada:
Número do Episódio: 11 (2×01)
Data de Exibição nos EUA: 30/3/2008
Data de Exibição no Brasil: 28/8/2008
Emissora no Brasil: People+Arts

“Everything is changed” já adiantavam algumas das promos americanas no começo do ano, e é impossível dizer que elas estavam erradas. Desde o finale da temporada passada, as coisas realmente mudaram! Agora temos temos a reforma protestante a todo vapor, casamento a vista, tortura envolvendo caldeiras gigantescas (aquilo foi muito perturbador…), um “novo” Papa e até mesmo planos de assassinato!! Mas sobre tudo isso eu falo depois.

(Aos iniciantes em The Tudors, um “breve” resumo da ultima temporada: Henrique VIII, rei da Inglaterra, se depara com a possibilidade do término da Dinastia Tudor, sendo que ele tem apenas uma filha, com Catarina de Aragão – vários garotos seriam o ideal, já que ninguém em sã consciência alguém passaria a coroa para uma menina. Temos a chegada na corte da Lady Ana Bolena, por quem o rei se apaixona, mas que se recusa a ser a amante dele – ela quer ser rainha! Henrique tenta conseguir a aprovação do Papa para declarar seu casamento nulo/divórcio, mas não consegue. Com tendências luteranas se infiltrando na corte, o rei decide que isso é o melhor para ele. Ufa! Mas no meio de tudo isso tem muitas mais intrigas, mentiras, sexo, batalhas, conspirações e execuções)

Aos iniciados, voltemos ao review: Começamos o episódio com Thomas More batalhando com sua consciência, entre ajudar a Catarina de Aragão (que ele acredita que seja a verdadeira rainha da Inglaterra) e a sua obrigação com o rei (afinal, More é o chanceler do rei tem que mostrar lealdade a ele). Tem também o fato de que ele é católico, portanto é contra a reforma protestante na Inglaterra.

Henrique é declarado pelos arcebispos o Supremo Chefe da Igreja e Clero da Inglaterra, que dá poderes a ele até “onde a lei de Cristo permitir”.

Agora, ao novo Papa: Paulo III (interpretado pelo fantástico Peter O’Toole). Por razões óbvias, ele é contra o casamento do Henrique com a Ana.

Fiquei impressionada com o fato de ele querer se livrar dela tão rápido assim. Segundo ele mesmo tinha dito antes, o Papa não deveria “promover a beleza e a verdade”? Acho que ‘beleza e verdade’ variam muito nos interesses de alguém…

Comecei a ficar pensando “cadê a Ana Bolena?”, que seria o motivo de tudo isso?? Levar 20 minutos de cenas até que ela aparecesse valeu a pena. Natalie Dormer brilha naturalmente na tela como Ana.

O que realmente me deixou assustada foi o ‘Papai Bolena’, saindo por trás das cortinas, vigiando tudo. Realmente macabro!

Mas, porém o mais macabro ainda estava por vir: Papai Bolena contrata o cozinheiro do Bispo Fisher (aquele que se opôs, no inicio do episódio, a dar poderes ao rei) para envenená-lo. Porém, o bispo não morre, fica apenas doente, e seus companheiros são mortos pelo veneno.

The Tudors - Episódio 2×01Como é de se esperar, o caso é investigado por Cromwell, que prende o cozinheiro. Esse pobre coitado não quer a família destruída, e se nega a dizer qualquer coisa. Acaba fervido vivo numa caldeira gigantesca. Horrível e perturbador.

E temos, é claro, o fiel companheiro do rei, o Duque de Suffolk, Charles Brandon também (leia-se: fiel em relação ao rei, em relação a esposa dele na temporada passada, essa fidelidade era totalmente nula). Agora ele está um homem “crescido”, casado de novo com Catherine Brook. Espero que ele também tenha crescido quanto á relação de fidelidade com a nova esposa.

Mas é simplesmente impossível ouvir o Henrique falando de fidelidade matrimonial. Ele não tem moral para falar nada disso…

A próxima cena que deixou chocada no inicio: Ana e Wyatt, juntos. Choque total e completo!! Mas, tenho a felicidade de descobrir que era um sonho do Wyatt. Ufa! Aliás… ‘Sonho ou lembrança’?? Acho que essa era a intenção do Michael Hirst ao escrever essa cena. Será que eles já estiveram juntos?

Ana é tomada por um ataque de ciúme quando descobre que Catarina de Aragão ainda faz as camisas de Sua Majestade. Ela pergunta:

You cant have three people in a marriage. Why can’t you see that?

Ana Bolena infeliz definitivamente não deixa o rei feliz, por isso ele vai falar com Catarina.

Catarina é o contrário da Ana. Em todos os sentidos: muito mais submissa e calma, porém tão teimosa e determinada quanto a futura rainha. Ela trata o Henrique muito bem, considerando a situação dela, porém ela só recebe ataques e acusações do marido. Ela deixa a corte, sendo a “rainha do povo.”

Mas não posso terminar a review antes de comentar sobre a misteriosa figura encapuzada com planos homicidas. Quem é essa figura, que afirma que a Ana é uma bruxa e tudo mais, dizendo que iria matá-la! Brandon? Wyatt? Ou é alguém que não conhecemos? Podem começar o bolão! Hehe (e quem souber, faça o favor de não estragar a surpresa daqueles que não sabem).

Bom, pelo primeiro episódio, já é possível ver como esta temporada tem tudo para ser muito superior à primeira. Tramas mais densas, ainda mais intrigas, mentiras, sexo, batalhas, conspirações e execuções.

Dá para sentir que os personagens são desenvolvidos de uma forma muito mais fluida, que os atores se sentem melhor na pele dos personagens. Vejo essa mudança principalmente no Jonathan Rhys Meyers, que fui do garoto mimado da primeira temporada ao rei tirano da segunda muito facilmente.

Posso garantir que os episódios só melhoram daqui em diante e espero que vocês tenham gostado desse episódio tanto quanto eu ;)

Séries citadas:

12 Comments

  1. Mica

    É claro que eu perdi a estréia :-(
    Mas pelo menos assisti os últimos minutinhos, mais precisamente a Catarina indo embora e o rei socando o coitado do mensageiro. Graças a Deus pelo seu review, agora posso assistir o próximo episódio sem dor na consciência (mas ainda tentarei assistir a reprise).

    Quando a Ana morre? Ainda nesta temporada?

  2. Paulo Antunes

    Oi Ana,
    Seja bem-vinda ao TeleSéries, cada vez mais garotas, cada vez mais e melhores pontos de vista!

    Sobre o episódio, eu achava que iria me desinteressar de Tudors após a saída do Sam Neill e da Maria Doyle Kennedy (esta mulher é demais!). Mas eis que o Peter O´Toole arrebentou em sua primeira cena.

    Anotem aí: mais uma ou duas aparições como esta ao longo da temporada e ele certamente leva uma indicação ao Golden Globe como “Best Performance by an Actor in a Supporting Role”. E já sai como franco favorito ao prêmio – a HFPA gosta dele e com a indicação tem a chance de se exibir pro Emmy, que deixou ele de fora dos indicados a Guest Star em Drama.

  3. ANA PAULA

    nunca tinha visto a série, mas gostei. gostaria de ver a primeira temporada.

  4. Ana Boleyn

    Tábata,
    The Tudors reprisa nos domingos ás 22h (sem cortes) e ás quartas ás 21h (com cortes)

    Mica,
    A morte da Ana (:( ) é o season finale!

    Paulo,
    Obrigado por me deixar ter esse espaço aqui!
    Sim,mais garotas! Girl power de volta! hehehe
    A Maria Doyle Kennedy não tem muitas cenas nessa temporada. 1º por que a Catarina estava longe e 2º ela estava grávida na época das filmagens.
    Começe a adorar a Natalie Dormer tambem, ela merecia o emmy esse ano!!

  5. Sawyer

    Realmente, o Jonathan Rhys Meyers está só crescendo interpretando rei. Ele mostra as várias facetas de Henrique VIII, a cena dele e da Ana Bolena discutindo sobre as camisas foi uma das melhores do ep.

  6. Mica

    O que me faz lembrar…esses colaboradores novos precisam participar do grupo do teleséries. Caras novas, votos novos, opiniões novos.

    Ontem assisti Elizabeth – A Era de Ora. Só hoje, lendo sobre ela (não lembrava do motivo de ser chamada de ‘bastarda’) é que me dei conta que Elizabeth foi filha de Henry VIII e Ana Bolena.

  7. evelin

    O primeiro episódio foi demaisssssssssss
    Agora… Não sei se é impressão minha, mas a personagem Catherine Brook não lembra a falecida mulher de Charles Brandon?!
    Se lembrar… isso pode ser o motivo pelo qual ele pretende se manter fiel a nova esposa..

  8. Ana Boleyn

    Abelardo,
    Só é spoiler se você andou matando as aulas de história!
    Aliás, achei estranho o P+A não ter colocado em nenhuma das promos uma “insinuação” disso, o que aconteceu nos EUA, no Showtime. Nas promos americanas havia sempre esse “clima tenso” com o final da Ana.

  9. Abelardo

    puta spoiler sobre a morte da Ana nos comentários ein.. não sabia q ela morria nessa temporada nao.. hauahuahaua..

    Quanto ao episódio de ontem, foi demais. Já estava com saudades de The Tudors.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account