Log In

Reviews

Review: The L Word – Lobsters

Pin it

Cena de Lobsters
Série: The L Word
Episódio: Lobsters
Temporada:
Número do Episódio: 29 (3×03)
Data de Exibição nos EUA: 22/01/2006
Data de Exibição no Brasil: 30/07/2007
Emissora no Brasil: Warner

Diz a história, contada por Moira no momento climático deste episódio, que para cozinhar uma panela de lagostas fêmeas vivas não é necessário usar uma tampa: assim que percebem a água fervendo elas começam a puxar umas as outras para baixo, ao contrário da colaboração grupal para escapar dali que aconteceria em uma panela com lagostas machos.

A historieta é conhecida, e é mais uma daquelas utilizadas para perpetuar o velho clichê de que mulheres não são “amigas”, e vivem em constante competição. E não é estranho que Moira a tenha usado; afinal de contas, durante todo este episódio ela foi sutilmente rejeitada pelo grupo de amigas de Jenny. Moira vem de uma cultura diferente, uma cultura onde (como bem colocou Bette na cena do jantar) é preciso se definir forçosamente como uma coisa ou outra para poder sobreviver: héteros X gays; butches x femmes; democrata x republicano, sem direito a meios-termos; ao se colocar explicitamente como butch, e ao identificar o jeito andrógino de Shane como tal, provocou uma imediata antipatia em Carmen, que por associação foi rotulada como femme. (Também não ajudaram muito os testículos de touro servidos como petiscos para suas novas colegas de casa.)

Por isso é compreensível o desabafo de Moira durante o jantar, em um restaurante muito mais caro do que ela estava acostumada, e com códigos de comportamento impossíveis de serem adivinhados. A refeição e o comportamento de boa parte das meninas foram realmente ofensivos, embora possa-se argumentar que boa parte foi não-intencional. E para Moira (que como já vimos anteriormente se identifica mais como homem do que como mulher), nada mais natural do que revidar criticando justamente o que avaliou na situação:

Elas (as mulheres) vêem a mim como mulher e tentam me derrubar; eu (homem) percebo isso e caio fora.

Cena de LobstersPode-se argumentar com muitas cenas das duas primeiras temporadas que mostram exatamente o contrário, ou seja, que este é um grupo de amigas que costumam apoiar umas às outras, muitas vezes incondicionalmente. Pode-se argumentar que este é um grupo acolhedor aos forasteiros (Jenny que o diga: desde o início ela sempre foi bem-vinda no grupo, mesmo sendo uma desconhecida e — a princípio — hétero), mesmo que eles desapareçam sem deixar rastros (oi Marina!, tudo bem aí no limbo, Mark?). Pode-se argumentar que ao usar o paradigma de amizade entre homens como o único tipo de amizade aceitável vai SEMPRE excluir a possibilidade de “verdadeira amizade” entre mulheres, ou mesmo entre um homem e uma mulher (afinal, não existe “a amizade”; existem “amizades”, tantas quantas os tipos de pessoas que existem no mundo, e o tipo de vínculo que elas podem criar). Pode-se argumentar o que quiser, e deus sabe que a Bette até tentou fazer isso naquela mesa de restaurante (I loooooove Bette!), mas o fato é que Moira se sentiu machucada, e não sem razão, e respondeu do modo que lhe parecia mais apropriado no momento.

Agora, acreditar ou repudiar esta historieta, sem reflexão nenhuma, é uma escolha de cada um de nós que a escutamos.

(É, este episódio me deixou bem filosófica, mesmo. Ponto para Ilene Chaiken, que criou uma das minhas novelinhas guilty pleasures favoritas, mas que consegue ainda assim colocar as provocações certas nos momentos certos para alimentar meu pensamento).

Séries citadas:

é jornalista, professora de inglês e autora do blog Moda Fora de Moda. Fã de The Closer, The Office e How I Met your Mother, e viúva inconsolável de Arrested Development e Lost. Tem um gato chamado Tony Soprano.

32 Comments

  1. Kicha

    Menos filosófica, mas centrada na grande discussão do episódio, mesmo. Acho legal ver um personagem como a Moira no meio delas, pois sempre se viu isso, um bando de mulheres, nenhum clichê “sapatão” como conhecemos, sempre pessoas lindas e doces. Mesmo o Ivan, sensacional, além de personagem secundário é uma mulher linda (Kelly Linch) A Moira é uma quebra de paradigma com esse jeito de gurizinho, diferente até da Shane, que apesar de “machinho” consegue ser bem “fêmeazinha”. Consegui me fazer entender? :)

  2. Fer Funchal

    pois é, Kicha ;-) acho que essa é uma das grandes sacadas da temporada; pena que a Daniela Sea, que interpreta a Moira, é tão péssima atriz… em outras mãos, esse personagem floresceria bem mais.

    Keanny, “butch” é a lésbica masculinizada, “caminhoneira” e (alegadamente) a “ativa” do relacionamento. a “femme” é a mais “feminina” e “passiva”. note que eu coloquei várias aspas porque isso tudo é uma generalização, um esteriótipo. mas a idéia desse episódio é exatamente isso, as meninas sempre foram mais cosmopolitas, mais plurais, menos ligadas em rótulos, e de repente chega um personagem de outra cultura ali no grupo, onde se definir forçosamente como uma coisa ou outra não só é natural, como também é meio que questão de sobrevivência.

  3. Keanny

    desculpem a ignorancia. Seria tipo a posição que cada uma tem na cama? ou coisas assim? ou errei longe?

  4. Keanny

    era isso que eu achava estranho em TLW: naum havia nenhuma personagem masculinizada demais. Apesar de ser um esteriotipo, existem muitas(os), homossexuais assim…

  5. Keanny

    era isso que eu achava estranho em TLW: naum havia nenhuma personagem masculinizada demais. Apesar de ser um esteriotipo, existem muitas(os), homossexuais assim…

    Fer Funchal, desculpe a minha 2ª mensagem, naumtinha visto q vc jah tinha respondido.

  6. sil

    n axo muito legal esse lance de classificar as lesbicas por tipos,afinal o que empede uma butch de ser femme ou o contrario, mais concordo que a série presisava de uma mais machona por que afinal só tinhamos a shane pra desempenhar esse papel,esse personagen tinha tudo pra fazer muito sucesso na série,mas infelismente a Daniela Sea é muito fraca como atriz do contrario da Katherine Moennig que da um show na pele da shane….

    sempre achei que das atrizes da série as mais fracas são a Laurel Holloman(tina)Daniela Sea(moira/max).

  7. Stella

    Depois de assistir todas as 4 temporadas, estou adorando ler aqui os comentários de vocês. Como Keanny, também tenho uma dúvida, TLW descreve bem os relacionamento homossexuais femininos? Ou é um pouco romantizado como todas as novelas em geral?

  8. Platy

    acho q as vezes o L Word parece meio malhação demais … meio novela global demais….

    mas sempre tem algumas cenas q ficam BEEEEEEEEEEEEEM melhor q as novelas em geral, como a cena ja descrita da lagosta =D

    amo o max =3
    a cena dele chamando a shane pra carregar as malas e a cara da shane em resposta foi demais xD

  9. Fer Funchal

    Keanny, teoricamente isso se aplica a “cama” tbm. mas entre quatro paredes vale tudo, né? e essa coisa de finalmente colocar uma menina mais butch na casa era uma reclamação antiga da série, pra que ela ficasse mais com cara de vida real.

    Sil, não são só as lésbicas, mas todas os grupos humanos que são classificados em tipos. é um saco, mas é a realidade :-(

    ai, Stella, depende. eu acho que ele mostra um lado meio idealizado, mas ao mesmo tempo eu acho que aquela personalidade mais “dramática” confere, sim. mas pensa bem, isso é uma característica mais feminina no geral, né? imagina um bando de mulheres juntas, e ainda por cima se apaixonando por outras mulheres; é meio inevitável ficar esse clima, hehehe. como me disse uma vez uma amiga minha (lésbica), “são muitos úteros juntos, não tem como não ser esse drama todo” :-)

    Platy, totalmente novela global, sim. mas sabe?, acho que é por isso que eu gosto. sei lá, fazia tanto tempo que eu não assisto novelas brasileiras (acho que uns sete anos, por aí), então acho que eu sentia saudade daqueles personagens que mudam de personalidade no meio da narrativa, daquelas cronologias que não fecham nem a pau… hehehe. acho que eu já disse isso uma vez aqui, mas repito: eu não só aceito, mas tbm espero muitas “atochadas” de TLW que eu dificilmente aceitaria de outras séries. pra mim, é o charme dela ;-)

  10. Diana

    Poxa Fer, vc esqueceu de colocar a parte cômica do ep, a parte que a Helena vai na cartomante e por causa dela acaba indo atrás da Tina pra oferecer um emprego, toda a parte dela na cartomante foi hilária ……….

  11. Fer

    Nossa gente, não sei se alguem viu o episodio hj na Warner tava muitooooo bom… adoreiii… so não to curtindo a Tina, ta mandando muitooo mal com a Bette, e genteee me ajudem a intender quem é aquela mulher que a Shane ficooo??? como assim??? amor do passado????
    Bejooooo

  12. solange

    Estou prestando mais atenção nesse seriado agora, e confesso que esse universo homossexual sempre me interessou. Acho muito bem abordado o tema, de maneira bem singular. Já agora na 2° temporada, estou percebendo um tom mais ousado,so´acho uma pena ser um seriado básicamente de lesbicas, porque fala sério, vai dizer que o casal de gays mais atraentes da TV a cabo não deixou saudades? (Chris Keller e Tobias Beecher- OZ) SOLANGE.

  13. solange

    Diana, essa mulher que a shane ficou foi um grande amor do passado. Foi a primeira pessoa pela qual a Shane realmente se apaixonou. Ela sofreu bastante e talvez por isso não levava nenhum relacionamento a sério. Ela não ficou com a Shane por que era casada com um ricaço.Tenho a impressão que a Carmem apesar de ser gatisssima e super sexi vai dançar.

  14. Fer

    Caramba… sou muitoooo mais a Carmem…
    * Solange vc viu a serie ontem na Warner?

  15. dea

    Solange,
    Só pra lembrar que a filha dessa tal mulher também se envolveu com a Shane e como todas as mulheres, ela também se apaixonou.
    Na verdade as cenas da Shane com essa mulher no passado foram um verdadeiro delírio. Vocês lembram…. Como ela provocava a Shane!!!

    Bom, eu também sou mais a Carmem!!! Mas acho que ela se precipitou em brigar com a Shane (ela ainda não havia feito nada!!!).

    Fer concordo com você o episodio dessa segunda tava ….
    DELICIOSO!!!! RECHEADO DE CENAS MARAVILHOSAS!!!

    E realmente também acho tem a Tina tá mandando muito mal com a pobre Betty.
    Que a meu ver poderia ter ficado com aquela tal senadora…
    Seria justificado depois de toda essa indiferença passada por Tina.
    Vocês não concordam!!!!

  16. m

    eu odeio a Cherie Jaffe…. mais a carmen tinha que ter se controlado um pouco,mais a shane tambem é demais não é?na primeira briga trai logo a coitada,mais a carmen tambem não ajudou muito, ficar pasando a mão naquele bando de homens bem na cara de shane não foi nada legal.

  17. m

    outra coisa a TINA é muito+ muito idiota meu,fica jogando toda hora na cara da coitada da BETE que é ela que ta pagando as contas não é nada legal a BETE tinha é que ter traido ela com a senadora mesmo pra ver se ela se liga…odeio a tina tambem

  18. solange

    Bom também prefiro a Carmem,mas acho que pelo fato da Shane ser bastante volúvel e a Carmem ser extremamente passional, vai rolar uma separação. Concordo que a Tina tá um porre, mas tenho a impressão, é somente uma impressão de que a Bete vai ficar com a Helena(lidissima ex da Tina).
    Estou prestando mais atenção nesse seriado agora, e confesso que esse universo homossexual sempre me interessou. Acho muito bem abordado o tema, de maneira bem singular. Já agora na 2° temporada, estou percebendo um tom mais ousado,so´acho uma pena ser um seriado básicamente de lesbicas, porque fala sério, vai dizer que o casal de gays mais atraente da TV não deixou saudades? (Chris Keller e Tobias Beecher- OZ) SOLANGE.

  19. Fer

    Oi Gente… Quantos capitos tem a 3 temporada?
    Alguem de novidades da 5º

    bejooo

  20. Giovanna

    Meninas, para quem anda perguntando sobre os demais episódios, saibam que a 3ª Temporada em português já está sendo vendida na Livraria Cultura e na Amazon.

    Bjs.

  21. Giovanna

    Meninas, para quem anda perguntando sobre os demais episódios, saibam que a 3ª Temporada em português já está sendo vendida na Livraria Cultura e na Submarino.

    Bjs.

  22. georgia

    Adoro as personagens moira e shane da serie the l word. Elas são deliciosas.Gostaria de saber mais sobre essas atrizes. Se são lésbicas ou hetero.

  23. De

    A atriz que interpreta a Moira, no bonus do dvd fala em uma namorada, ou sejá ela é. Já a Katherine(Shane) se diz bi. A Karina (Marina) se diz bi e a Leisha( Alice) é gay.

  24. sil

    ate onde eu sei a Katherine Moennig não fala sobre a sua vida pessoal,ela não confirma nem desmente se ela é lesbica ou não,apesar de vista sempre com mulherres,até ouvi um boato que ela e a sahan shahi tinham um lance mais isso nunca foi confirmado,na minha opinião ela é gay mais como as aparências enganão temos que espera pra ver se ela sai do armario..
    ja a daniela sea(moira/max) é lesbica sim..

  25. Evan

    Ual.
    Nem sei de quando são esses tópicos,estou na busca de mais informações e chequei até aqui.
    Confesso que a gramática foi assassinada por demais aqui.No mais,vamos deixar claro que a Daniela Sea é realmente um transsexual e não existe ‘péssima’ atriz no seriado,é uma questão de exploração por parte dos roteiristas e diretores do projeto.

  26. sara

    Nossa, adorei esse seriado, descobri há pouco tempo. A cena de Bette e Tina são tão reais q será q elas são lez na vida real??

  27. Laura

    Aaaaaah, eu não resisti depois de ver que a 3ª temporada acabou… Vim na net (programa Ares)e já estou assistindo os capitulos… baixando o episódio 7. É ruim assistir no computador, mas o suspense e curiosidade não me deixou.. hesitation!!!! oh god! hahaha

    Fer, ano que vem já estréia a 5ª temporada… enquanto para nós, estaremos na 4ª. É uma pena estarmos atrasados… devíamos ter um SHOWTIME Brasil, shouldn’t we? :P

    A melhor atriz nova da 4ª temporada pra mim, é a JODI FOSTER! Achei demais. E li por aí que ela já conhecia a BETTE de tempos atrás! Aí vc imagina…

  28. Ta

    Olá pessoal
    Será que alguem poderia me dizer aonde encontro a 4 temporada ?
    Alguem tem como me mandar ??
    aonde posso baixar ??
    Nossa esse seriado é d+

    Saudades da Dana

    Beijos

  29. Talita

    Ei gente, eu tenho as 4 temporadas!Quem kiser é só dar um tok ok?
    E quem conseguir a quinta temporada compartilha com as amigas tá rs!Eu gostaria de saber quais das atrizes são lesbicas mesmo rs!A Shane tá na cara rs!
    Bom, pra falar cmg add aí talitapolaka@hotmail.com
    Qro novidades e amigas novas!
    Bjus

  30. Kaka

    Oi, alguem pode me dizer onde posso baixar as 3 primeiras temporadas da serie? se alguem puder me socorrer, agradacerei eternamente, rsrs.
    bjs.
    se souberem me mandem um e-mail
    chavesmacedo@hotmail.com

  31. hanna

    sempre bom saber que encontrei esta reflexao apos acabar de ver o episodio e ter vindo apurar se a historia das lagostas e mesmo verdade ou se foi apenas algo do momento, ou uma historia para, como dizes, perpetuar um clichê…. esperava que me dessem a resposta…
    e um assunto realmente filosófico nao? as mulheres nao sao amigas… nao o diria assim… as mulheres comem se e lixam se.. muito verdade. nao as censuro, nao me censuro… afinal, se nao o fossemos, seriamos apenas seres completamente maquinizados, santos talvez, sem puder cometer erros, aprender com eles. em parte e bom, faz nos seres apenas razoavelmente influenciados pelos valores da sociedade…. o que espero nao ser mau.
    faz nos pensar a serie, concordo. nao e apenas uma serie com sexo, mulheres despidas, tabu… e uma serie que relaciona tudo… pergunto se sao elas a obra, ou se somos nos… quando penamos, reflectimos….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account