Log In

Reviews

Review: The L Word – Light My Fire

Pin it

Cena de Light My Fire
Série: The L Word
Episódio: Light My Fire
Temporada:
Número do Episódio: 30 (3×04)
Data de Exibição nos EUA: 29/01/2006
Data de Exibição no Brasil: 6/08/2007
Emissora no Brasil: Warner

Você assistiu o quarto episódio da terceira temporada de The L Word (Light My Fire) e ficou com a sensação de que nada havia acontecido durante cerca de 50 minutos? Parabéns; você é uma pessoa bastante perceptiva. A realidade é que este episódio, mais do que qualquer outro nas quatro temporadas da série, funciona como um longuíssimo teaser de praticamente todos os temas a serem discutidos na temporada. O que seria ok para mim se: a) fosse realmente um teaser, e não um episódio inteiro, e b) tivesse acontecido no início da temporada, e não rumo ao segundo terço deste grupo de episódios. Fica difícil defender esta temporada da série quando as produtoras decidem que aparentemente é uma boa idéia fazer um episódio de “enrolação” em uma temporada de apenas 12 capítulos. (Mas eu consigo defender esta temporada um pouco mais adiante, quando o melhor episódio da história da série for exibido. Aguardem).

Então, o que aprendemos com este episódio? Bette e Tina estão cada vez mais distantes; Carmen e Shane estão felizes, mas existe uma pequena nuvem negra pairando pelo ar; Helena conhece uma diretora de documentários e fica encantada; Alice demonstrar esta pronta para aprender a viver sem Dana; Moira foi confundida com um rapaz por Billie, e convidada para uma festa de transsexuais; “Crazy Eyes” Jenny menciona ter conhecido uma editora famosa, cuja filha também estava em sua clínica psiquiátrica; Kit e Angus tem se encantado cada vez mais um com o outro (apesar da diferença de idade, e do início de sua menopausa); e Dana mencionou pela septuagésima nona vez em apenas três episódios sua biópsia marcada para breve, e que “provavelmente não vai dar em nada”. Agora, eu pergunto: alguém tem alguma dúvida do que vai acontecer com cada uma das personagens no resto da temporada? I didn’t think so.

Isso não significa que este episódio seja de se jogar no lixo, na verdade. Vício é vício, e o meu amor pelas minhas meninas continua igual, mesmo que alguma delas mude completamente de personalidade de uma hora para a outra. Aliás, este episódio traz pelo menos duas cenas que fazem parte dos melhores momentos de TLW ever, ao menos para mim.

Uma delas é o discurso inflamado de Bette em uma audiência no Senado, sobre a liberdade artística. Um dos senadores prende fogo em um das obras, considerando-na “pornografia”. Bette mais do que depressa joga a peça ao chão e apaga o fogo com seu stilleto (provavelmente um Jimmy Choo):

Senador, o que o senhor acha que está fazendo? Anti-americano? Não é tão anti-americano como o que o senhor acabou de fazer. O senhor deveria se envergonhar! Sabe o que o senhor é? O senhor é apenas mais um auto-proclamado vigilante, o cão-de-guarda cultural do momento, dedicando incontáveis horas e recursos invejáveis nesta missão patética de congelar a expressão criativa em nome do patriotismo. E sabe o que mais, senador? Isto é apenas uma tentativa de desviar a atenção, uma distração leviana. Porque, vamos ser diretos e honestos sobre o que realmente é antipatriótico. A miséria profunda é antipatriótica. O fracasso no sistema de educação é anti-patriótico. As mentiras contadas por presidentes como justificativas para guerras são antipatrióticas. É antipatriótico que representantes eleitos pelo povo não consigam reconhecer, ou nem ao mesmo dialogar com o desespero real.

Cena de Light My Fire(Eu já disse esta semana que eu amo a Bette? Ai, ai, essa mulher é minha ídola… quem mais conseguiria fazer toda esta cena do alto de seu poderoso salto 9? Ela é tão chique que dá vontade de chorar num cantinho.)

O outro grande momento do episódio não chega a ser uma cena em si, é apenas uma resposta. Mas levando-se em consideração que a Jenny é a Jenny, e o quanto eu sofri com as intermináveis cenas retiradas dos seus contos na segunda temporada, não deixa de ter seu valor. Durante a festa na casa de Billie Blaikie, um dos convidados pergunta a Jenny qual o assunto de seu livro, e esta responde (vai ter que ser em inglês mesmo, para ser ainda mais fiel ao tom da resposta):

My novel is about some bullshit about my childhood.

Palavras mais verdadeiras poucas vezes foram ditas nesta série.

Séries citadas:

é jornalista, professora de inglês e autora do blog Moda Fora de Moda. Fã de The Closer, The Office e How I Met your Mother, e viúva inconsolável de Arrested Development e Lost. Tem um gato chamado Tony Soprano.

45 Comments

  1. m

    podre é essa 3 temporada isso sim….poucos coisas se salvarão nessa temporada…
    ainda mais depois daquilo(não vou falar,por que tem gente que ainda não viu),mais meu quero matar a ic….
    odiei os 3 ultimos episodios finais…

  2. sil..

    alguem tem alguma noticia da 5 temporada, me refiro os personagens,quem saiu,quem ficou,quem volta …..etc

  3. bruna

    na quinta temporada quem sai é a payge ela só faz dois eps, a tasha e a jodi continuam até pelo menos metade da temporada

  4. Denise

    Tenho me antecipado aos episódios através da net, pelo pouco que vi estou cada vez mais enojada da Tina. Se não bastasse a tonta não ter perdoado a Bette logo de cara, o que ela vem fazendo dá vontade de degolá-la. Estou torcendo para que apareça alguém que realmente valha a pena para a Bette e que ela fique chupando o dedo.

  5. ri

    a unica coisa que esta serie mostra é que pelo geito não existe lésbica fiel.

  6. Denise

    Também não é pra tanto. Já viu serie policial sem crime? Uma serie que fala de relacionamentos logicamente vai falar de infidelidade, dor, perdas, voltas…

  7. Fernanda

    Sinceramente quem acha essa série podre são um bando de preconceituosos!
    A terceira temporada ainda vai dar muito o que falar, posso falar que foi a temporada que eu mais chorei! Então aguardem os próximos eps.

    Ps: EU AMO A BETTE…AMO A JENNIFER BEALS
    T++
    Fer

  8. ma

    pessoal, afinal de contas a Carmen volta ou não volta na 5 temporada?

  9. Kravis

    É verdade que a terceira temporada, até agora, e com aquilo acontecendo, é inferior as outras duas anteriores, especialmente a primeira, que primorosa, mas está longe de ser “podre”.

  10. sil..

    andei lendo que a (CARMEN) não volta para a 5 temporada mais não sei se é verdade….alguem pode confirma isso ai pra mim??????
    a PAPI naõ vai estar na quinta não é????por que???? afinal a chata da tasha vai estar pelo que diseram e a papi,não que injustiça meu!!!!!!

  11. Mah

    Na minha opinião a 3 temporada não foi das melhores…..jah a 4ª arrebentou do começo ao fim…….
    É parece que a papi pode não voltar…assim como a Paige..jah q a Kristanna Loken agora está em Painkiller Jane..os roteiristas vão tem q inventar uma boa desculpa para o sumisso dela…tbm houvi sobre uma possivel volta da carmem…mas acho q é tudo spoiler dos fans lah fora…

  12. sil..

    a Kristanna Loken eu sei que não volta ja dei uma sondada por uns sites e é verdade,mais não sei se ela aparesi na 5.
    ja a papi nossa vai ser muita injustiça se ela sair,eu nem gosto dela mais se vam trazer a tasha de volta deveriam trazer ela tambem afinal ela é bem mais interesante do que a tasha.

  13. ma

    pessoal, alguem tem as temporadas em dvd para vender? estou procurando mas esta difícil de achar, quem tiver e quiser vender eu agradeço

  14. Fer

    Oi Gente, nossa to achando essa 3º temporada muitoo triste, credo… ontem (warner) foi bem foda, coitada da Dana… pq resolveram mata ela =(
    Ai to bem curiosa pra ver a 4º, vcs falam tão bem…

  15. Fernanda

    A 4a temporada é simplesmente d+++++!!! Acho que a Papi volta apenas para alguns eps e depois sai e não sei pq, estou procurando que nem louca spoilers, ontem assisti um video da figurinista e ela falou de todas menos da Papi. Mas que seria bem legal a Carmem voltar seria, além de linda adoro ela com a Shane. E ae alguém acha que Tibette voltam? Depois daquela ultima fala no telefone e a Bette quase chorando…nossa quase morri junto! Mas adoro a Jodi, acho que ela tá fazendo muito bem pra Bette.
    Bjão,
    Fer

  16. juliana

    Meuuu………
    eu qru saber se a carmen voltaaa!?!?
    eu adoruu elaaa!!!
    e A sHaNeEeE!!!
    se vcs souberem me avise por favor!!!

  17. Fer

    Genteee queria muitooo saber como acaba a 3 temporada, eu se algumas coisas, tipo Dana Morre, shane e carmem terminam (coisa + horrivel que podia acontecer)… Tina larga a bette, muito idiota ela… e oq. + ??? So acompanho pela Warner… queria saber + + + + …
    Bejooo

  18. sil..

    eu acho q TIBETI volta,só espero que não seja no ultimo episodio,seria muita sacanagens da IC se fizer isso com os fans delas se bem que eu só mais JOBETI vou ficar muito triste se ela e a BETTE acabarem(eu odeio a tina)…ja a carmen eu não sei,muitas pessoas falam que ela volta outras falam que não,alguem ai sabe se ela volta ou não???????????????????????????????????????

  19. Bete

    Nunca houve uma série ou filme tão espetacular do genero como e TLW.

  20. zili

    assisti a 1º e a 2º temporada, confesso q me apaixonei poe este seriado…Nao pude acompanhar mais..se alguem tiver tds as temporadas para vender ou indicar onde comprar com segurança gostaria de saber.Valeu

  21. zili

    Amo a Bette Poter é a minha atriz preferida….
    Linda inteligente maravilhora chiquerrima….

  22. Fer

    Olha meninas,infelizmente acho q. a Carmem não volta não, em tudo que eu leio por ai, sites, blog, o pessoal tah falando q. ela não retorna na 5º temporada, OQ é a PENA…

  23. cecilia

    gente ainda estou na primeira temporada ai eu adoro o casal bette e tina pelo o q eu to lendo ninguem mais vai torcer p elas ficarem juntas pq? a tina vai ficar chata? e elas n vao voltar?

  24. cecilia

    e alguem me responda se a marina vai voltar please akela mulher é de mais como foram tirar ela ? e pq?

  25. Fer

    Cecilia… Então eu estou acompanhando a Serie pela Warner, esta na 3 Temporada, e eu acho q. a TINA tah uma chata sim hehehe, e não quero que elas fiquem juntas a Bette merece coisa muitooo melhor… e Sobre essa MARINA não sei te dizer…

  26. sil..

    Cecilia a marina sai na 1 só volta na 4 temporada, e mesmo asim pra uma perticipação ela os motivos eu não sei….e sobre o casal TIBETE particulamente eu detesto a tina,eu só mais jobeti,mais tambem não é meu casal preferido eu só mais sharmen aquilo sim é que é casal…..

    AMO SHANE E CARMEN

  27. Giovanna

    Meninas, para quem ainda não sabe, a 3ª temporada em português já está a venda na Cultura e Submarino.

    Bjs.

  28. Carla

    Eu queria conversar com outras pessoas com relações ao seriado.Após assistir eu estou com dúvidas com relação a minha sexualidade.Tenho 25 anos e gostaria que vcs me ajudassem a saber como descobrir se sou homosexual ou hetero.Meu email é moongirlse@yahoo.com.br

  29. Heloísa Rogéria

    Acompanho a série desde q estreou na Warner. Tb sou fãzona da Bette e da Shane + carmen. Estou odiando o q a Tina está fazendo c ela e torço p q a Bette seja feliz. Detesto qdo a Warner começa a repetir os episódios, é uma falta de respeito c os telespectadores. É uma pena q a Dana morre e a Carmen sai.Quero saber + informações sobre esta série e gostaria de receber e.mails caso alguém queira enviar.É heloisarogeria@yahoo.com.br. Bjs

  30. jaqueline

    oi galera pra p galera q ja sabe q vai acontecer q ja asistiu enfim os q estao mais adiantados ..me diz uma coisa the l so passa na WARNNER?aqui no Brasil? ou passa em outro lugar tbm ?

  31. michelly

    Eu assisti todas as temporadas, até agora a melhor foi a primeira….eu sou completamente apaixonada pela Marina……….não sei se voltará na quinta temporada, mas depois dela………..nenhuuma outra mulher vai combinar com a Jenny, não adianta!!!!
    Com a Betty eu casaria……inteligentíssima……….e docê….

    Eu realmente amo essa série………..só não gostei da persanagem Moira………não por ela ser transex………….mas me digam.como alguém tão lésbica pode transar com um gay??? foi nojento admito.

  32. helo

    Oiee
    eu i minha irma somos muito vidradas em the l word e queremos sabe se carmem volta na 5ª, responde aiii……(por que nos acompanhamos pela WARNNERai e mo xato )valeuuu bjssss

  33. patricia

    ganda série pois mostra como a sociedade devia aceitar os homosexuais…tenho pena q a sara Shahi (carmen) tenha saido pois acho devia ter ficado com katherine Moenning (shane)…puis axu k fikadu…um bom final para ambax…enfim…
    kurtu bex a shane….
    kntinuem axim….
    bjx

  34. Mirian

    Eu acho q The L Word tem seus prós e contras,na visão das pessoas.
    Acho exelente q se possa “mostra” as pessoas q lesbicas tbm amam,sofrem,tem vida conjugal,erros, acertos etc.
    The L word está de parabéns!

  35. Lorena

    gente… e aí, será q Tibette voltam???

    Eu acho q sim viu pessoal, eu andei pesquisando por aí, e a resposta a minha pergunta por algumas vezes foi positiva.

    Só q eu gosto tanto de Jodi e Bette juntas…

    será q tem volta pra Tibette?

  36. pantera

    em que canal é que dá a série, agora? se é que ainda dá…

    quando e que volta a dar na rtp2?

  37. Patrícia Ubert

    Espero que a Jodi e a Bette fiquem juntas…Fazendo uma análise das temporadas, acho que a dúvida da Bette reside no fato de ter tido uma relação tão boa com a Tina, o que ela não percebeu, espero que perceba é que aquela pessoa não existe mais…Ela quer algo que se transformou. Muita sacanagem gratuita por parte da Tina. Ela se revelou alguém sem caráter, não conso de repetir que ela tá muito mais para a Helena, ou algo que o valha, do que para alguém como a Bette.

  38. Plínio

    Minha análise é de que foi um erro a mudança radical da personagem Tina, ficou meio irreversível…A Bette foi bem mais retilínea, apesar de alguns tropeços, o que aliás, faz com que ela seja mais real, mais humana. A Tina, ao contrário, se distanciou muito da parceira apaixonada e leal que era. Acho que com o rompimneto ela poderia ter se tornado mais independente, mais arrojada e até ter tido algumas aventuras, mas houve excesso em vários aspectos, ela praticamente se ofereceu, foi meio Shanne dos velhos tempos, só que com o agravante da crueldade, coisa que a Shanne não tem de modo algum. Pouco provável que as coisas possam se reverter, vai ficar irreal mesmo. Penso que a Bette poderia conhecer alguém e a Tina deveria terminar reconhecendo que está perdida e se juntando a algum grupo para fazer terapia, algo assim. A Bette merece uma pessoa mais bem resolvida e mais íntegra.

  39. Magi

    Olá pessoal! As mudanças na personagem da Tina foram propositais…Elas não terminam juntas, porque para a sexta temporada (última) está prevista a entrada de um atriz que fará o papel de ex da Bette (paixão de adoslescência)que deverá continuar com ela, já que haverá um Programa derivado da série,com esta novata e uma atriz protagonista da série (óbvio pelo andar da carruagem que Beals). Portanto era preciso detonar com a Tina mesmo, até criar uma certa mágoa por parte de quem assiste para que essa nova atriz pudesse toamar seu lugar, espero que haja quimica, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account