Log In

Reviews

Review: The L Word – Lifeline

Pin it

Cena de LifelineSérie: The L Word
Episódio: Lifeline
Temporada:
Número do Episódio: 31 (3×05)
Data de Exibição nos EUA: 5/02/2006
Data de Exibição no Brasil: 13/08/2007
Emissora no Brasil: Warner

Sexo, senhoras e senhores. Para aqueles que reclamaram da pudicícia da terceira temporada até então, TLW centra um episódio inteiro em sexo. Sexo por amor, sexo por desejo, sexo triste, sexo feliz, sexo libertador, sexo culpado, sexo online, sexo manipulador, sexo desengonçado, sexo para relaxar, sexo para comandar, sexo para ser comandado. De acordo com um estudo norte-americano, existem 237 razões para fazer se fazer sexo; nossas meninas nos mostraram, neste episódio, que nem sempre a razão para se fazer sexo na ficção é “para excitar o espectador”.

Sexo pode ser uma manifestação de luto. Depois de quatro episódios que praticamente entregavam o destino de Dana nesta temporada, finalmente nossos piores temores com relação à saúde da tenista se confirmaram: ela tem câncer de mama. Ela tenta esconder de suas amigas a real extensão de sua doença, minimizando o problema e sonegando-lhes informação. Mas lá dentro ela sabe. Ela assiste o vídeo de seu último jogo e sabe que aquele é mesmo o seu último jogo. Ela não suporta a namorada tentando lhe encorajar. Finalmente, elas vão para a cama. Lágrimas pesadas rolam de seus olhos, longos soluços saem de sua garganta. Aquele é seu adeus: adeus às quadras, adeus ao seu relacionamento… adeus à vida? Dana se entrega; pela primeira vez desde o diagnóstico, ela se permitiu sentir alguma coisa, se permitiu trazer à tona o que tanto amassava seu peito.

Sexo pode ser um desejo de mudança. Foram sete anos de amor, paixão e vida em comum; mas às vezes o amor acaba. Ou muda. Ou esfria, para logo depois esquentar de novo. Quem sabe o futuro? Tina não está satisfeita com a relação burocrática entre duas pessoas que não conseguem mais se conectar que ela tem neste momento com Bette. E então, ela deseja. Ela deseja aquilo que por muito tempo não pensou a respeito: Tina quer um homem, quer o cheiro de loção após-barba, quer uma mão pesada, quer viver o outro lado de sua sexualidade. Tina leva sua fantasia um passo mais adiante, e se encontra com homens em chats online. É engraçado que nesta série, desenvolvida a princípio para mulheres lésbicas e bissexuais, a força destas últimas personagens foi caindo com o tempo: Alice teve apenas um caso com o “homem lésbico” na primeira temporada e nunca mais ficou com um membro do sexo oposto, e Jenny agora se identifica como lésbica. E de onde menos se esperava, justamente do “casal 20” da série, a história bi feminina finalmente voltou a ser contada neste seriado. Este arco é um dos mais controversos da série; me chamem ingênua, mas eu acho isso prova de que a série consegue provocar o debate, mesmo quando está em uma fase mal-escrita. E eu gosto disso. Arte com respostas fáceis não é arte, é auto-ajuda.

Sexo pode ser uma fuga. Dizem que quando os deuses querem nos punir, eles realizam nossos desejos. Eu iria mais longe: eles realizam qualquer desejo. Eles realizam um desejo dos outros e nos fazem crer que este é o nosso próprio desejo, sem qualquer questionamento interno. Então que Shane tem seu próprio salão (ou quase isso), tem um relacionamento estável, feliz e monogâmico, e nada disso garante sua felicidade. Mas como pode, não? Pois não é disso que a felicidade é feita? Não é amor e segurança o que todos procuramos? Pois nem sempre, ainda mais quando o amor e a segurança vêm às custas da castração do seu “eu” verdadeiro. E aí você pode se conformar, mentir mil vezes a si mesmo e finalmente se enquadrar e “ser feliz”, ou então você pode ser covardemente corajoso e ir atrás de uma vida interessante ao invés de uma vida feliz. Para Shane, isso significa deixar a “namorada perfeita” na festa e ir se encontrar com a ex, a mesma ex que provocou tanta dor no passado. E mais uma vez eu acho que Ilene Chaiken acerta ao provocar a discussão deste jeito, ao invés de simplesmente “jogar para a torcida”.

Sexo pode ser liberador. Após meses obcecada por sua ex-namorada (e pior ainda, ex-melhor amiga), Alice finalmente volta a ser a presença que ilumina TLW após uma sessão de orgamos múltiplos com uma vampira lésbica. Uta Refson (“Nosferatu” ao contrário) muito provavelmente não será o grande amor da vida de Alice (quão pouco duas pessoas podem ter em comum?), mas desempenhou um dos maiores papeis na história da loirinha: por causa dela, Alice finalmente pôde relaxar e se despedir do amor de Dana.

Cena de LifelineMas uma das melhores razões para se fazer sexo ainda é o do desejo inesperado que surge entre duas pessoas e que faz com que o resto do mundo pareça não existir mais. E no momento em que Helena põe o olho em Dylan ela sabe que precisa ficar com a documentarista, não importa que ela seja comprometida (e ainda por cima com um homem). É palpável a tensão sexual entre as duas durante a visita que a milionária faz a seu apartamento / ilha de edição; e o fato de que seu encontro foi interrompido faz a promessa do próximo ainda mais excitante.

Sexo, senhoras e senhores. Sexo vende. Sexo chama a atenção. Sexo é proibido, sexo dá problemas, sexo engravida, sexo dá cadeia, sexo inspira, sexo relaxa, sexo embeleza. Sexo faz as pessoas cometerem suas piores burradas e seus maiores acertos. Sexo fez um dos melhores e um dos piores episódios de TLW até o momento. Quase sem querer.

Séries citadas:

é jornalista, professora de inglês e autora do blog Moda Fora de Moda. Fã de The Closer, The Office e How I Met your Mother, e viúva inconsolável de Arrested Development e Lost. Tem um gato chamado Tony Soprano.

19 Comments

  1. Mau,Mau

    adorei,simplesmente fantastico,concordo que ja tava na hora da Alice se liberta do seu amor obcessivo pela Dana e seguir em frete com sua vida,concordo que a traição da shane foi um meio de fuga pensem bem,ela nunca teve um relacionamento dese tipo com ninguem antes,e não sabe lidar com as cobranças que um relacionamento ezige,talves nem seja culpa dela,ela apenas não entender e isso é totalmente compreensivo.

  2. Paulo Antunes

    Gostei do episódio e concordo contigo: este arco da Tina e da Bette está bom. Não gostei da atração da Tina por homens ter começado justamente pelo lado sexual. Acho que a trama poderia ter sido desenvolvida de outra forma: ela observando um pai num parque ou numa creche, percebendo que falta algum tipo de suporte que a Bette não dá, algo que fosse crescendo aos poucos até, por fim, se transformasse em uma atração sexual. Acho que The L Word pulou etapas e por isto o arco parece irreal.

    Tivemos outra cena muito sexy nesta temporada: esta seqüência final da Shane com a personagem da Rosana Arquette foi demais.

    A Patricia que me perdoe, mas a Rosana é a minha Arquette favorita!

  3. Fer Funchal

    Paulo, vou te dizer que conheço MUITO de perto um caso parecido, só que com gêneros inversos (casal hétero com mulher bi, ela volta a se interessar por mulheres após muito tempo), e as coisas aconteceram EXATAMENTE assim: começando pelo lado sexual. pode acreditar, a decisão da Ilene fez muito sentido.

    e a Rosana é tudo de bom! ela é mais velha que a Patricia, mas a Patricia tá uma velha caída perto dela :-)

  4. Amanda

    Foi um episódio bom como poucos em TLW, antes era dificil ter algum tipo de identificação com as meninas e seu quase paradisíaco mundinho.

    Mas a série amadureceu e gostei do que vejo nessa terceira temporada, apesar de algumas coisinhas aqui e ali… espero que continue nesse ritmo!

    – Ótima resenha!

  5. Bel

    É um dos meus episodios favoritos, principalmente quando a Shane volta as origens, tá bom que ela e a Carmem são um belo casal, mas a Carmem ultimamente está estressante em relação a Moira e Jenny. O fato que a quimica entre Sherri e Shane é bem mais gostosa de vê e sentir doque o romantismo belo de Shane e Carmem.

  6. mini.

    concordo que exista quimica entre a shane e sheri,mais não se compara a dela com a carmen e apesar desa cena ser relmente sex ainda não supera a cena do strip tease feita pela carmen..

  7. sil..

    A partir dese episodio ja podemos a ver ou ate imaginar que a temporada vai nos levar a um final tragico e inesperado,com grandes supresas e desepcões.
    Quanto ao texto muito,muito bom.
    Sim existe quimica entre a cherri x shane, mais nâo supera carmen x shane,e apesar delas estarem meio melosas é totalmente normal afinal todo começo de namoro é asim,a traição da shane foi mais por raiva do que por qualquer coisa,ela viu a carmen la se insinuando pra caras e apesar dela negar fica bem claro que ela pela 1 vez na vida sentiu cilmes de alguém, e como ela nunca avia sentido isso antes a sua 1 reação foi pega a primeira que apareceu na sua frente no caso a cherri…

  8. Carla

    Eu queria conversar com outras pessoas com relações ao seriado.Após assistir eu estou com dúvidas com relação a minha sexualidade.Tenho 25 anos e gostaria que vcs me ajudassem a saber como descobrir se sou homosexual ou hetero.Meu email é moongirlse@hotmail.com

  9. Carla

    Carla escreveu às 27/08/2007 às 07:23 pm
    Eu queria conversar com outras pessoas com relações ao seriado.Após assistir eu estou com dúvidas com relação a minha sexualidade.Tenho 25 anos e gostaria que vcs me ajudassem a saber como descobrir se sou homosexual ou hetero.Meu email é moongirlse@yahoo.com.br

  10. Fernanda

    Nossa depois desse texto não tenho nem palavras para escrever alguma coisa aqui. O texto fala tudo! Mas infelizmente vão acontecer coisas nessa 3a temporada que me deixaram muito triste…muito mesmo!
    Uma delas é a Tina deixando a Bette de lado, exigindo, cobrando e acabando com a minha durona Bette.

  11. Fer

    Fernanda, hehehe
    Concordo com vc… essa TINA é uma …, não acredito que ela ta fazendo isso com a Bette, no começo da Serie a Bette era indiferente pra mim, + agora adorooo ela, ela manda muito bem em TUDO q. FAZ e FALA. Eu acompanho o seriado so pela Warner então to assistindo agora a 3º Temporada e muitaaa coisa não to gostando tbm… 1º essa situação da Tina, 2º a DANA coitadaaaaa, muito triste ve ela mal, 3º que o casal Carmem (linda D+) e Shane estão muitooo fraquinhos, cade aquelas cenas das suas de tirar o folego hehehe, 4º A Moira e o Billy juntos NÃO gosto msm… hahahaha msm com esses “probleminhas” eu AMOOOOO a serie e não perco por nada…
    E Realmente o TEXTO ta otimo… muito legal ter um espaço desse pra gente comentar a serie…
    meu e-mail é fefa_87@hotmail.com se alguem quiser pode me mandar e-mail… So Hetero, + como já falei AMO o sereiado e não me canso de falar sobre ele…
    Bejooooooo

  12. Carla

    Olá FER,

    Tva vendo os scraps no blog da Bette e vi o seu lá.Sou a Carla, tenho 25 anos e queria saber se dava para vc me ajudar.Comecei a assistir pela primeira vez ao seriado The L World tem umas duas semanas e pelo visto acho que pelo que li se trata da terceira temporada.Queria saber se vc poderia me ajudar a conseguir as temporadas anteriores além de te fazer mais um pedido,se não fosse incomodar muito.

    Tô com uma série de dúvidas e acho que só consigo as respostas com vcs porque não dá para falar sobre isso com amigas…O problema é que eu sou hetero,nunca tive nenhum tipo de envolvimento homosexual,mas depois que eu comecei a assistir a série,eu adorei e não sei se agora eu virei lésbica,sei lá,essas duvidas.gostaria de saber se vc poderia me ajudar a identificar se eu sou ou não.além de fazer novas amizades.
    Se mais alguém quiser conversar comigo,me ajudar nessa busca do meu eu(kkkkkk)eu agradeceria.

    Obrigada pela atenção

    Carla

  13. Carla

    Olá FER,

    Tva vendo os scraps no blog da Bette e vi o seu lá.Sou a Carla, tenho 25 anos e queria saber se dava para vc me ajudar.Comecei a assistir pela primeira vez ao seriado The L World tem umas duas semanas e pelo visto acho que pelo que li se trata da terceira temporada.Queria saber se vc poderia me ajudar a conseguir as temporadas anteriores além de te fazer mais um pedido,se não fosse incomodar muito.

    Tô com uma série de dúvidas e acho que só consigo as respostas com vcs porque não dá para falar sobre isso com amigas…O problema é que eu sou hetero,nunca tive nenhum tipo de envolvimento homosexual,mas depois que eu comecei a assistir a série,eu adorei e não sei se agora eu virei lésbica,sei lá,essas duvidas.gostaria de saber se vc poderia me ajudar a identificar se eu sou ou não.além de fazer novas amizades.
    Se mais alguém quiser conversar comigo,me ajudar nessa busca do meu eu(kkkkkk)eu agradeceria. Meu email é moongirlse@yahoo.com.br

    Obrigada pela atenção

    Carla

  14. Fernanda

    Oi Carla.

    Respondendo sobre as temporadas: Vc pode comprar os boxs ou mesmo baixar todos eps viu internet, tem vários sites, mas esse em particular é muito bom: http://www.torrentreactor.com, mas é necessário instalar o UTorrent ok?

    Sobre ser ou não lésbica…é natural vc se excitar com as cenas de sexo, beijos apaixonados e muito carinho entre as nossas meninas, mas isso não significa que vc seja ou não. Existe uma boa forma de descobrir: Ficando com alguem, não estou falando para vc sair correndo atrás de uma mulher e ir fazer sexo, converse sobre, veja se vc se excita com a conversa, imagine, fantasie, sinta…

    Meu msn é: dana_tardoque@hotmail.com estou online todos os dias.

    Beijos
    Fer

  15. sandrinha

    quem tem mais cilmes os homens ou as mulheres??
    e pq os homens não consegue ficar com uma mulher só??
    pq tanta briga ne um namoro??
    pq um namoro de jovens a caba tão rapido??
    me respondão urgentimente estou a bera de uma locura…

  16. Eugênia

    Por favor Sandrinha, antes de enviar um texto faça as correções ortográficas. Pelo amor de Deus!!!!
    Gente será que ninguém costuma observar o que está escrevendo???
    Que Horror!!!!
    Correções (Comentário Sandrinha)

    Cilmes (Errado!) Ciúmes
    não Consegue (Errado!) Não conseguem
    ne um namoro (Errado!) Nenhum namoro
    a caba (Errado!) Acaba
    rapido (Errado!) Rápido
    respondão (Errado!) respondam
    urgentimente (Errado!) urgentemente
    a bera (Errado!) à Beira
    locura (Errado!) Loucura

    Resumindo (9 erros em um texto com 5 linhas) é quase impossível compreender!!!!…rs

  17. elaine

    olha eu nunca tinha ouvido falar deste seriado eu descobrir emalguns videos e amei os videos que vir todos eles mas o que mais gostei foi da shane e carmem elas sao lindas juntas um casal perfeito.

  18. Amada

    Olá, Boa tarde!
    Gostaria de saber como faço para baixar a 4 temporada com legenda em português do seriado the l word?
    Obrigada.

  19. Carla

    Gostaria de agradecer a este site que me ajudou a encontrar o que tanto procurava, o GRANDE AMOR DA MINHA VIDA…Postei o meu recado em Agosto de 2007, e 1 mês depois eu entontrei a pessoa mais maravilhosa que o meu DEUS poderia mandar para mim, que no caso é uma mulher. Estou hoje realizada em todos os sentidos. E agradeço a vcs do telesérie por terem me ajudado a achar o meu amor…Te amo meninaaaaa!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account