Log In

Reviews

Review: The L Word – Left Hand of the Goddess

Pin it
dvd+Kirshner

Cena de Left Hand of the GoddessSérie: The L Word
Episódio: Left Hand of the Goddess
Temporada:
Número do Episódio: 38 (3×12)
Data de Exibição nos EUA: 26/03/2006
Data de Exibição no Brasil: 29/10/2007
Emissora no Brasil: Warner

Diz a lenda que o escorpião queria atravessar o rio, mas não tinha como. Resolveu então propor ao sapo que o levasse em suas costas para o outro lado, proposta essa que o sapo recusou: e se o escorpião lhe ferroasse no caminho? O escorpião, então, argumentou que não poderia fazer isso, porque se o atacasse no meio da travessia, o sapo morreria, e ele afundaria junto e não conseguiria sobreviver. Convencido pela lógica do escorpião, o sapo concordou em levá-lo ao outro lado do rio. No meio do caminho, no entanto, o sapo sentiu uma ferroada em suas costas. Momentos antes de morrer, o sapo ainda conseguiu virar e perguntar, “por que?; ao que o escorpião, momentos antes de se afogar, respondeu “não consigo ir contra a minha natureza”.

Resumidamente, esta é a história do casamento de Shane e Carmen.

Neste episódio, Shane finalmente conhece seu pai. E aprende que as semelhanças são impressionantes: ambos são mulherengos charmosos e irresistíveis, ambos tem as mesmas covinhas quando sorriem, ambos tendem a fugir das situações desconhecidas, ambos ficam sempre acordados até às duas horas da manhã, e ambos serão ultimamente infelizes com uma vida monogâmica e “quadrada”, mais cedo ou mais tarde. E é quando Shane vê que seu pai é capaz de causar dor a mulher que ama porque não consegue ir contra a sua natureza, ela percebe que acabará fazendo a mesma coisa com Carmen. Mais cedo ou mais tarde. Paradoxalmente, é por amar tanto Carmen que ela decide que o melhor que ela pode fazer por ela é abandoná-la agora, e não no futuro. Na lógica de Shane, quanto mais tempo ela evitar a própria natureza, mais dolorido será para Carmen; quanto antes ela abandoná-la, mais rápido será para Carmen encontrar a felicidade com alguém diferente.

E é por isso que a lenda tem apelo até hoje; somos quase todos, de um modo ou de outro, sapos ou escorpiões. Escorpiões que recusam o auto-conhecimento, que vivem a se convencer que são quem não são; e sapos que não confiam no seu próprio julgamento e fazem burradas acreditando piamente que é possível mudar o outro lado. Não é possível, nem tampouco desejável. E lá vamos nós, cruzando vários rios com os companheiros de viagem mais improváveis de todos e torcendo para chegarmos ao outro lado sãos e salvos… Assim como essas duas.

********

Lembram do Gráfico do início dos episódios desta temporada, ligando vários personagens em mais de 30 anos de história? Pois é, a doce Marilyn (a dona de casa tímida do primeiro episódio) tinha ficado com ninguém menos do que Peggy Peabody, mãe de Helena (lembram na primeira temporada, quando ela diz para Bette que foi lésbica “uma vez, em 1974”?). E assim o Gráfico chega ao final da temporada, full circle, ligando todo mundo na série de um modo ou de outro.

Cena de Left Hand of the GoddessUma destas ligações do Gráfico causou inclusive uma certa polêmica aqui no sistema de comentários da semana passada: Alice e Lara. Sinceramente? Não acho que elas sejam um baita casal (e o fato de que elas aparentemente só conseguiam levar a relação para o lado físico é meio que evidência disto), mas não me surpreendi com o fato de elas terem ficado juntas, ainda mais levando-se em consideração a situação que as juntou. Sexo e morte são uma dupla com muito em comum, que vêm da mesma pulsão; não é de se espantar que um seja usado como consolo pela outra. (O orgasmo não é uma pequena morte?). Mas é a partir do momento em que Lara passa a querer algo mais que fica a dúvida: para onde essas duas vão? A resposta, infelizmente, vem só no ano que vem.

Aliás, falando em ano que vem, acho que deve ser no mínimo curioso ver Helena Peabody pobre. Claro, isso faz com que ela se distancie tanto, mas tanto da personagem da segunda temporada, que eu me pergunto por que o nome continua o mesmo, mas enfim. Veremos como Helena lidará com a pobreza, e como Kit lidará com a gravidez (!). Falando nesta gravidez, quando a trama foi introduzida, eu pensei “whaaat???”, porque afinal de contas, ela estava entrando na menopausa; mas depois eu me lembrei que uma tia minha tem dois filhos graças a duas falsas ameaças de início de menopausa e relevei. É um desenvolvimento interessante para os personagens Kit e Angus; tanto se eles resolverem ter a criança como se eles resolverem tirá-la o resultado vai ser curioso de assistir.

E finalmente, os dois melhores momentos da finale (depois de tudo que envolveu o fiasco do casamento, é claro). Primeiro, quão estranhamente irresistível foi ver Crazy Eyes Jenny encontrar outra Crazy Eyes no Canadá? É quase como um eclipse, você não quer olhar diretamente para o evento como medo de ficar cego, mas ao mesmo tempo uma fascinação atemporal toma conta e não é possível desviar o olhar deste encontro “cósmico”, por assim dizer. Descobrir que existem outras Crazy Eyes no mundo, e que aparentemente elas se atraem entre si, deve ser uma emoção semelhante a que toma conta dos grandes exploradores, descobridores e inventores quando testemunham algo único. Minha única tristeza, no entanto, é saber que não existem mais Danas no mundo: essa sim traria alegria para a humanidade se pudéssemos cloná-la. Oh, well…

Cena de Left Hand of the GoddessE por último, mas não menos importante: o grande cliffhanger para a próxima temporada é o destino de Bette e Angelica. O que eu acho meio “blé” porque, no final das contas, a gente sabe que é algo que vai ser resolvido logo. Ou alguém acha mesmo que Bette vai se desfazer de todas as suas posses mundanas e viver perambulando pelo mundo com a filha, de cidade em cidade, sempre fugindo da lei? Na hora da cabeça quente até é possível de se pensar que sim, mas logo as cabeças esfriam de ambos os lados e sabemos que um acordo será celebrado entre elas. E sabemos disso porque por mais que existam casos de mães (e pais) que se separam e dão um jeito de afastar os filhos do(a) ex-cônjuge, nós conhecemos Bette e Tina suficientemente bem para saber que isso sim seria um péssimo desenvolvimento de roteiro e personagens. E por mais que as roteiristas desta série tenham a capacidade de conceber e executar histórias que beiram o sofrível de vez em quando (e partes dessa temporada serviram como evidência disto), nem mesmo elas conseguiriam estragar essas personagens e sua trama desse jeito.

Até o ano que vem, pessoal!

Séries citadas:

é jornalista, professora de inglês e autora do blog Moda Fora de Moda. Fã de The Closer, The Office e How I Met your Mother, e viúva inconsolável de Arrested Development e Lost. Tem um gato chamado Tony Soprano.

74 Comments

  1. silvered

    A Sarah Shahi(carmen)ta fazendo outra série,chamada LIFE então fica dificil ela voltar para the l word,na minha opinião nada q um bom dim dim n resolva n é.

    E eu concordo com vç MAI….eu sempre gostei da shane pegadora,mais com a carmen era diferente,adorei elas,pra mim é e continua sendo o melhor casal da série…..seguido por Tibette…. são os 2 melhores casais q a série ja teve…

  2. Mai

    Olha Angelica fiquei sabendo q com essa greve dos roteristas muitas séries incluindo TLW teria estréias adiantadas para fevereiro ou março.Eu espero q issso seja verdade tô doida pra ver as meninas de novo.Quero conhecer essa Jodi e a Papi q me falaram q tá afim da Kit.

    Mas vamos combina bem q a Warner poderia colocar a reprise só pra matar a saudade…tudo bem q essa temporada foi deprimente concordo q alguns episódios como a morte da Dana eu ñ assitiria de novo.Mais ai bate o maior vazio nas noites de segunda e nas madrugadas de sábado.

    PESSOAL POR FAVOR ME ADD NO ORKUT: KIARAASSIS@BOL.COM.BR

  3. My

    A 3º temporada esta iper Dall, porem a 4º esta mais apimentada, com uns climas entre Bette e Tina independente de ambas estarem fazendo o tipo (o que fica é a amizade) e outra senas deliciosas.
    Acabei de assistir a 4º temporada e mal posso esperar a 5º.

  4. andréa

    Também estou louca para que volte logo este seriado tão
    gostoso de si ver.só que espero que a Beth e a Tina voltem
    logo pois,são o casal mais bonito da série(por mais que esse amor seja ficticio pois, amor assim não existe né gente?)

  5. lu

    gente pra mim a bette tinha q ficar com a jodi.pelo amor de deus a mina comeu o pão q o demo amassou nas duas ultimas temporadas.tina cobrou a traição da s1 com juros.me disseram q elas voltam na quinta temporada mas assim é a vida,nem tudo é perfeito.se a carmen ñ voltar q a shane fique sozinha.

  6. Tatiane Fernandes

    Olá meninas!!!!
    Somente hoje assisti o episódio da morte da Dana, e foi lamentável. Vcs sabem dizer pq a autora cometeu esse “crime”? Pq ela não matou Jenny?
    É a primeira vez q entro nesse site, e adorei. Entrarei sempre de agora em diante!

  7. Mai

    Olha eu até hoje ñ sei o q a autora estava penssando quando matou a Dana e deixo a mala sem alça e sem rodinha da Jenny viva…mas de uma coisa eu sei quem ñ gosta da Jenny(eu sou uma dessas pessoas)vai gostar muito menos na temporada 4…me falaram q a mina esta INSUPORTAVEL.tipo está se achando a última bolacha do pacote

  8. Tatiane Fernandes

    Olá!!!
    Realmente a Jenny conseguiu se superar, pois na 4ª temporada, ela está muito chata e mais louca.
    Estou assistindo agora a 4ª temporada e não tô gostando muito. Acho que tá rolando muita ficção, como a personagem Papi. Quando os acontecimentos eram mais realistas, a série era melhor. MAs td bem eu AMO a série mesmo assim!!! Não vejo a hora de conferir a 5ª.

  9. Mai

    Ai pessoal q parada é essa da Bette fumando maconha na temporada 4 me falaram e eu até agora ñ cosigo acreditar. Tentei vê no youtube só q ñ achei se alguém souber o nome do video me fala

    PS:To tão viciada em The L Word q vejo os videos em internet discada

  10. sany

    OLA PESSOAL EU AMEI A4 TEMPORADA. A BETTE SE APAIXONA PELA JODE E A TINA FICA CHUPANDO O DEDO CHEIA DE CIUMES. MAS ELA MERECE ISSO PELO TANTO QUE ELA HUMILHOU A BETTE DURANTE TODA A 3 TEMP. POR MIM A BETTE FICA CIM A JODE QUE É OTIMA ESTOU TORÇENDO MUITO PRA ISSO. A BETTE ESTA OUTRA PESSOA, MUITO MAIS ALEGRE E FELIZ.

    TIBETE JA DEU O QUE TINHA QUE DA AGORA TEM QUE SER JOBETE

  11. Mai

    Ai Sany a minha irmã a mina do comentario 57 vai adorar ler isso ela acha isso q vc falou e um pouco mais…eu acho q a Bette tem q ser feliz apesar de achar o casal jobete muito bunitinho

  12. lu

    achei este spoiler da temporada 5 no orkut e quis colocar aqui pra os fãs de tibete.essas cenas já foram gravadas então aproveitem:5×04 – TiBette Kiss – SPOILER!!!!!!!!
    by B&TF from thelword.com

    O grupo inteiro foi ao SheBar, para a grande abertura e Tina foi com Brenda (a loirinha dos Spoilers), um tipo de namorada com quem ela se encontrou no OurChart e tem saido por menos de uma semana (Brenda é uma médica cardica, ela e Tina fizeram sexo após o primeiro encontro no episodio 5×03).

    Bette está com Jodi mas fica com ciumes quando se encontra com Brenda e Tina, que parecem se dar bem, dançando e se divertindo (acontece logo após a ida ao lago onde Bette se encontra com os amigos de Jodi, o que não foi mt legal pra Bette). Mais tarde no partido Jodi e Kit querem ir embora mas Bette diz a Jodi que prometeu permanecer e esperar por Shane. Shane esta com dificuldades para permanecer longe do sexo. Assim que Jodi sai, Bette está procurarando por Shane que está tendo 3-some com as donas do Shebar, na área VIP fechada.

    Bette vagueia em um dos bares q esta vazio e isolado da área de dança, por algum tipo de material. Tina esta lah, sozinho e vê Bette. Aqui segue o dialogo:

    Bette: Hey (quando Tina olha pra ela)
    Tina: Hey
    Bette: Que vc esta fazendo aqui sozinha?
    Tina: (ri um pouco) Eu n sei… o q vc faz aqui?
    Bette: Eu estava apenas procurando Shane. Desapareceu e eu prometi n sair sem ela…
    Tina: (olha pra sua bebida e ve Bette andar ao redor, saindo, então Tina olha de volta pra ela) Eu estou me escondendo.
    Bette: (voltando) Que?
    Tina: Eu estou me escondendo da Brenda (Bette anda lentamente para Tina e se senta perto dela) Ela é legal e tudo, mas…oh meu deus, ela é louca. Eu não posso continuar com ela. Eu n sei onde está, deve estar dançando.
    Bette: Eu pensei que vcs dois estavam se entendendo
    Tina: Nós estavamos apenas nos divertindo… Este não é meu local, estes bares..

    continua… 8 jan Rob’s
    Bette: Eu sei, é apenas…(balançando sua cabeça, então eles ficam se olhando em horas diferentes, como em um dos promos)
    Tina: Vc tem sorte (Bette a olha questionando), vc tem realmente sorte de ter Jodi
    Bette: Sim, eu tenho (mas disse isso tipo pensando “Eu realmente não acredito nisso”)

    Tina faz uma cara como se dissesse tipo “Eu não preciso ouvir isso” e se levanta, saindo. Bette agarra seu braço, a puxa mais perto e então começa a beijar, Tina resiste no início com os braços mas enrola-o em Bette e beija sem parar e então elas param para alguns segundo e Bette começa tipo a chorar baixo quando Tina beija sua testa e então começam a se beijarem outra vez e é o fim do episódio.

  13. marilia

    bom ate agora assistir ate a 3 temporada.
    nao gostei da morte da dana, e nada a ver a alice com a lara,e a minha gatona shane que lindo deixando a carmen no altar rsrs, estava ate com ciumes rsrs.e a betti e a tina demorou para se acertarem,e a tina como hetero nao tem graça.ate hj nunca conheci um ex-homosexual.

  14. Drica

    Oi, meninas. Perdi o endereço de um site do The L Word (virus sabe como é), onde o fundo dele é preto, é de uma menina onde coloca todas as temporadas para baixar, etc…
    Se alguém souber, por favor.

  15. aryanny

    Oi, bom sou lesbica e encontrei uns videos das teleseries do L word e gostaria de saber mais …saber onde posso ver, como posso baixar…

    alem de adorar as meninas…rs…..

  16. sany

    lu é verdade o que vc escreveu ai? ou é so imjinaçao.
    eu me recuso a acreditar q bete vai deixar a jode depois de fazer aquela loucura toda, que eu acho so se faz por amor. entao pra que aquela palhaçada toda do final da 4 temp
    a tina nao sofreu um deçimo do q a bette sofreu. ela nao mereçe a bette que odiooooooooooo
    bjos a todos

  17. selma cabral

    Estou ansiosa esperando a nova temporada da serie, e fico torcendo para que a Bette seja mais feliz, principalmente se for com a Tina, pois formam um lindo casal, e particularmente a Bette é minha personagem favorita,assim espero ter muitas emoçoes na nova temporada de The L Word

  18. Bru

    Alguem sabe oq a Lara ia falar pra Alice quando elas tao brincando com aquela lã? tipo ela fala “Alice eu queria te falar uma coisa” mas bem nesse momento a Tina chega com o namorado,,,

  19. lila

    Sany, Gostaria de saber se tem como você me passar a letra e tradução da música que a carme fez de presente de casamento para a Shane na 3º temproadadar, mesmo a letra sendo um pouco pornográfica. Ficaria muito grata e desculpe pelo abuso do pedido.

  20. Jacky Tequila

    ahiuahauihauhaiu
    adoro seu apelido carinhoso pra Jenny rsrs
    Ela melhora na quinta temporada pelo menos…
    mas até lá eu também achava ela pirada demais..
    agora ela só é meio disfuncional ahuiahauihai

    ooooh tão triste pela saída da Shahi…
    =/

  21. hanna

    sinceramente, nao acho que seja esse o ponto do episodio, todos somos escorpioes ou sapos… ser escorpiao ou sapo vai tudo dar a mesma coisa nao? o escorpiao faz sempre o mesmo, o sapo tambem… nao significa que nao se revejam a si mesmos, ate se revem e muito. nos somos assim, mulheres, homens, pessoas, humanos… Deus apenas nos disse, nao na maçã… o pecado original e convertido em tudo na nossa vida…
    “nao faças isso! “dizem nos
    “porque nao?” respondemos
    sempre foi, sempre sera… somos quem somos, e por muito que o tentemos negar, esonder, dissipar…. voltamos sempre ao inconfundivel EU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account