Log In

Reviews

Review: The L Word – Last Dance

Pin it

Cena de Last Dance
Série: The L Word
Episódio: Last Dance
Temporada:
Número do Episódio: 37 (3×11)
Data de Exibição nos EUA: 19/03/2006
Data de Exibição no Brasil: 22/10/2007
Emissora no Brasil: Warner

Se ainda restava alguma dúvida de que a terceira temporada da série é a mais irregular de todas, este episódio serviu como prova definitiva para o público indeciso. Ensanduichado entre o episódio da semana passada (talvez o melhor da história da série) e o da próxima semana (talvez a mais controversa season finale de TLW), nós temos este aqui. Que é fraco, fraco!, com cenas forçadas demais, e que só melhora um pouco porque é mais curto que os demais (44 minutos, contra uma média de 53 minutos dos demais episódios), porque ter que agüentar mais nove, dez minutos disso ia ser tortura.

Não que eu esperasse um episódio cheio de emoções e reviravoltas, pelo contrário. Com o baque emocional que foi o episódio 10, e tendo ainda um episódio final pela frente, era óbvio que as roteiristas iam escolher um tom menos intenso para este episódio. Saber “encher lingüiça”, neste caso, é uma qualidade, e não um defeito. O problema foi como elas resolveram encher esta lingüiça.

Primeiro de tudo, eu acho problemático (dramaturgicamente falando) o papel reservado à família de Dana nesta temporada, principalmente neste episódio aqui. Entenda uma coisa: eu simplesmente adoro o tom soap-opera empregado na série, e acho que poucas “novelas” sabem tão bem ser exageradas e over como TLW hoje em dia (uma das únicas que me vêm à mente no momento é Ugly Betty, mas essa tem a vantagem de beber diretamente da fonte das telenovelas). Então, eu não reclamo quando personagens sofrem transplantes de personalidade (como no caso da Helena entre a temporada anterior e a atual), quando personagens somem sem explicação (afinal de contas, que fim levou o Mark neste temporada?), quando situações se resolvem em tempo recorde (pela cronologia, a Tina conheceu o Henry, se apaixonou e resolveu constituir família com ele e os respectivos filhos em menos de duas semanas — e depois dizem que são os casais lésbicos que fazem isso com essa rapidez!), ou quando cada personagem vive em um contínuo espaço-temporal único simultaneamente (tá, isso você não vai entender muito bem agora, mas é mais ou menos isso que ocorre no primeiro episódio da quarta temporada. Falarei sobre isso no ano que vem). Mas as mudanças ocorridas na personalidade e comportamento da família de Dana passam do limite campy das novelas, e evidenciam apenas preguiça por parte de Ilene Chaiken e companhia.

Senão, vejamos. Durante boa parte da primeira temporada, Dana esteve no armário. Tenista famosa, ela não queria arriscar patrocínios e nem tampouco enfrentar a família conservadora ao assumir-se publicamente como lésbica. Mais tarde, por ironia do destino, ela acaba assumindo-se graças ao empurrãozinho dado pelos próprios patrocinadores; a situação familiar, por outro lado, continuava tensa, porque seus pais não a aceitaram como lésbica.

Já na segunda temporada, Dana esteve noiva de Tonya. Agora, pode-se falar qualquer coisa daquela criatura doida (sério, eu tenho medo daquela mulher. Aliás, tenho medo de qualquer pessoa que venha forçando intimidade na minha vida; já aprendi na prática que esse é o pior tipo de pessoa para lidar comigo), mas ao menos uma coisa boa ela causou na vida de Dana: através de Tonya, seus pais aprenderam a aceitá-la como ela era. Aliás, não só abençoaram a ligação das duas, como ainda vimos a mãe de Dana feliz da vida na festa de despedida de solteira da filha, jogando dinheiro para as strippers e tudo mais. Tão boa ficou a relação entre Dana e a família que Howie, seu irmão mais novo, finalmente se sentiu encorajado a também sair do armário.

Pois bem: essa evolução dos personagens na segunda temporada foi jogada completamente no lixo quando as roteiristas decidiram que os pais de Dana deveriam impedir Lara e Alice de verem sua filha quando ela foi hospitalizada, no episódio 5. E regrediram ainda mais na história quando fizeram com que eles ignorassem completamente as amigas íntimas da filha no velório, e aceitassem que o padre falasse que Dana “morreu antes de encontrar um bom marido” (aliás, eu acho essa cena ainda mais incômoda porque não era de uma qualquer que o padre estava falando, mas sim de uma figura pública, sempre presente na mídia como homossexual assumida; é um pouco como se, adaptando para a nossa realidade, um padre falasse o mesmo de Cássia Eller durante seu velório).

Tá, eu até entendo que fosse uma boa idéia fazer com que Alice sentisse a necessidade de roubar as cinzas de Dana para que as amigas fizessem uma despedida íntima, no estilo da despedida neste episódio. Mas não às custas de ter um núcleo de personagens mudando de comportamento ao sabor das necessidades do roteiro; isso, para mim, é sinal inequívoco de poor writing.

Além disso, temos duas cenas completamente apelativas e fora do tom da série. A primeira foi a tal da “foto de família”. Aquilo foi muito falso. A fala do menininho saiu muito “decoradinha” para aquilo ser uma situação natural. E para que, aquela cena? Sério, qual foi o objetivo dela, além de fazer a Bette sair como coitadinha daquela situação toda? Simplesmente ridículo. Como, por sinal, boa parte do episódio o foi.

Cena de Last DanceE finalmente, temos a cena da “Dana-Ninfa-da-Água”. Por favor. Eu devo ter jogado umas três almofadas na tela depois daquilo. Além dos meus chinelos. E se bobear, também joguei uma das minhas gatas. Que. Coisa. Ridícula! E olha que a homenagem para Dana até que foi bem bacana; eu ficava assistindo aquelas cenas e pensando como seria bom se a Dana realmente existisse na vida real, e como eu gostaria de ter conhecido alguém como ela, e como eu e ela seríamos grandes amigas (e nessas horas, quando pensamos exatamente isso sobre um personagem de TV, é que sabemos que testemunhamos uma grande criação deste meio. Quer dizer, eu acho que “pensamos”; espero não ser a única aqui que sonha em ter amigos vindos da televisão, do contrário eu estou pagando um mico terrível na frente de um público de respeito), mas aquele Espírito da Cachoeira foi demais para mim.

Por favor, depois dessa, prossigamos à próxima semana, porque eu quero ver o casamento da Shane e da Carmen. E a situação entre Tina e Bette com relação à guarda de Angelica. E a Jenny encontrando outra Crazy Eyes (medo!). E finalmente, para que serviu aquela linha de relacionamentos que abriram os dez primeiros episódios da temporada. Até lá!

Séries citadas:

é jornalista, professora de inglês e autora do blog Moda Fora de Moda. Fã de The Closer, The Office e How I Met your Mother, e viúva inconsolável de Arrested Development e Lost. Tem um gato chamado Tony Soprano.

22 Comments

  1. Pingback: Last Dance « Stuff I’ve Been Watching

  2. Fernanda

    Fer…como sempre seus textos são sensacionais… realmente o episiodio de ontem foi terrível!!!! E como vc quase joguei chilenos, almofadas e celular…rs

    Mas a 4a é bem melhor, graças a Deus!!!!!!!!!

  3. michelinha

    Olá…virei leitora assídua de Fer…adoro a forma como expressa os multiplos sentimentos contidos na série..realmente essa 3ª temporada é cansativa e desanimadora…mas a 4º está maravilhosa e pelos comerciais que anunciam a 5º temporada será melhor ainda…parabéns pelo talento literário Fer…adoro passar por aqui e ter o capítulo visualizado pelas suas escritas…

  4. Prue**

    Oie….acho q é a primeira vez q comento um texto seu, e devo dizer q adorei seu modo de expor sua ideias hahahahahaa, olha vc nao está sozinha na turma q ja pensou em ser amiga de um personagem de series….eu ja pensei!!!!! entaum se vc pagou mico…pagaremos juntas hahahaha
    Olha vejo TLW desde o inicio e com certeza concordo com vc,alias nao soncegui derramar uma lagriam, e me emocionar um segundo nesse episodio…e olha q sou chorona!!! mas realmente o lado escolhido pelos roteiristas foi no minimo estranho…mudar tanto assim a personalidade dos pais dela foi fatal, mesmo pq nessas horas é q afloram os melhores sentimentos…mas fazer o q?
    a cena da agua foi força mesmo…mas acho q foi uma forma simbólica de mostrar q ela ainda ficará viva,na mente e no coração da Alice…afinal uma era og rande amor da outra…agora..q cena foi aquele final??? com a Lara? nao acreditei!!!! tudo bem uma consolar a outra…mas daquela forma????
    A cena da foto em familia foi ridicula…sou bem dividida entre a Bette e a Tina,mas nessa hora eua chei q a Tina deveria ter saido fora, desconversado e nao tirado a foto…mesmo pq a situação alem de a jato, ta estranha…ela aprece desesperada a encontrar a felicidade e ta apostamdo em tudo….
    To pronta p/ a Finale…..vamos ver no q da!:))

  5. Sandra

    Nossa!!!!!
    Concordo com tudo que vc escreveu. Foi depois do episódio final que quase desisti da série. A pas- sagem de tempo não é bem definida no show e este problema volta a ocorrer na season 4. São muitas situações para apenas 12 episódios, sem falar que acho o elenco gigantesco.

    Lembro que achei a abertura só com a Erin Daniels uma homenagem bacana, aí depois veio a cena do funeral que não deu para entender. O lance delas jogarem as cinzas onde a Dana queria foi ótimo, a reação da Shane tb, mas foi um episódio estranho. Mas quando o vi eu chorei, só não lembro onde.

    Bom, o que digo aos que podem ter vontade de desistir de TLW, pois eu tive e muita após o episódio da semana que vem, é que dêem uma chance à 4ª temporada. Pra mim, ela foi a 2ª melhor e deixou um gancho para uma 5ª muito boa, mas tem a IC que pode estragar tudo, porém fico na torcida para que isso não ocorra.

  6. Camilla

    Concordo com tudo que você escreveu!!!

    Agora, a cena da água, acho que foi muito clichê… era de se esperar que aconteceria algo do tipo…

    Mas se tiveram duas cenas que mataram de vez o episódio foram o da “família” com a Bete (cena totalmente sem fundamento) e a pior de todas, a final, o que tem a ver a Alice e a Lara se beijando???? 0o

    Assisti alguns episódios da 4ª temporada e para me consolar ela é aparentemente bem melhor que essa…

    Season Finale vinde à nós…!!!!

  7. Fer Funchal

    gurizada, valeu pelas mensagens! a quarta temporada é realmente bem melhor, pena que não tem mais a Dana :-(

    Sandra, bem lembrado, a reação da Shane foi o melhor momento do episódio, eu deveria ter comentado. mas é que foram tantas coisas ruins no mesmo episódio que a gente até esquece o que ele teve de bom… hehehehe.

  8. thais cassia

    OIE FER
    CONCORDUH COM TD Q V6 FALARAM
    O FO…DA É Q EU FIZ UM A BESTEIRA
    JOGUEI “THE L WORD” NO YOUTUBE E VI O Q IA ACONTECER NA SEASON 4
    HUUUUUUUUUUUUUUUURRRRRRRRR
    ME ARREPENDI AMARGAMENTE DE TER FEITUH ISSUH

    É …RALMENTE FOI PESSIMO O BEIJINHU TOSCO DA AL
    E DA LARA
    OOOO FALTA DE CONSIDERAÇÃO AO CORPO Q ESFRIAVA
    SOH FALTOU APARECER TBM O FANTASMA DA MINHA KERIDA DANA :(
    BJUS FER
    VC TAH ARRAZANDUH NOS COMENTÁRIOS

  9. vivian

    Concordo em parte com a Sandra …..quando ela fala das passagens de tempo e do elenco gigantesco pra poucos episodios..

    Vou contra a maioria não gostei da 4 temporada a sim como não gostei da 3.
    Tinha decidido larga a série mais de tanto falarem que a 4 era otima decide da uma 2 chance a série,vçs falam da lavagem cerebral que a helena sofreu da 2 pra 3 e na 4????????????
    e a shane???????sem conta o a pagada geral que fizeram na kit e no max,e os novos personagens a ic ja não ta dando conta dos que tem ai então mais 5 que no geral eu gostei, menos da peige, que eu não pra que diabos entrou na séire.O mais ridiculo foi o que fizeram com a papi que começou tão legal e depois se perdeu na série sem fala do resto aff.

    Não pensem que eu não gostei da 4 por que eu ri muito,muito mesmo e amei a bette,alice e jenny,só não achei que foi essa maravilha toda,acredito muito mesmo que a 5 temporada pode ser a melhor feita ate hoje,vamos esperar

  10. Amanda

    Realmente… a cena da queda d’agua foi ruim demais e coroou a ruindade do episódio inteiro, que terminou com o beijo da Alice e Lara que para mim foi MUITO previsivel… meu deus!!!

    Mas achei interessante as cenas de flashback da Dana cliche, mas legal…

  11. carlinha

    genteeeeeeeeeeeeeeeeeee, onde posso pegar alguma resenha de episodios da 4º temprada????
    to suuuuuuuuuuuuuuuuuper curiosa!!!

  12. dei

    Olá adoro demais esta série e perdi varios episódios quero muito ter os dvds de todas as temporadas mas nos sites de venda eles estão muito caros infelizmente não tenho como comprar.
    Se possível (de repente é muito abuso) eu daria os dvds e alguem que possua todas as temporadas legendadas em portugues gravaria para mim eu ficaria muito agradecida meu e-mail é deibast@gmail.com

  13. inha

    Só não gostei da parte do casamento da shane com a carmen, deixar a carmen estupidamente lindaaaaaaaa e desistir do casamento em cima da hora foi demais, elas tinham que ter casado, pra mim a serie so tem graça se elas ficarem juntas e felizes.

  14. ma

    Fer, vc tem resenhas da primeira e segunda temporadas tb? se tiver, onde posso encontrá-las?

  15. Adelice

    Gostaria de saber quando aqui no Brasil, especificamente em Salvador-Ba chega a quarta temporada? Concordo com tudo que vc comentou! Que absurdo a Moira/Max achei ridícula como também desprezível a postura da Tina ( aparentemente um personagem frágil) na reviravolta transforma-se num personagem mesquinho, egoista e agora em crise homofóbica é demais para minha cabeça! construiram um personagem adulto com 8 anos de relacionamento estável a ponto de constituir família e depois de tanto sofrimento da Bete e suas perdas ela ( Tina ) se transforma nessa imbecil!/? Realmente quero ver o que vai rolar nessa quarta temporada, pois concordo com todos os comentários da terceira temporada! Responda porfavor qdo chega a quarta temporada para vender?ESpero Fer, Bjs

  16. taft

    Então galera, percebi que vcs não entenderam o pq do pessoal da serie colocar a lara com a alice naqele momento.

    Cara.. Pensa, ninguem melhor q a Alice pra entender EXAAMENTE oq a Lara tava sentindo e vice-versa.
    Mesma coisa qdo vc passa por uma situação ruim ou boa e no mesmo momento toca uma musica de fundo, oq acontece? Todo sentimento q vc teve ali foi passado para a musica q estava tocando e cada vez q ela tocar vc irá lembrar daqele momento e sentir tudo aquilo outra vez.
    A necessidade de conseguir expressar a dor q elas estavam sentindo foi resumida a nada qdo uma olhou pra outra, pq nao precisavam dizer nada, se entendiam perfeitamente. Todo o sofrimento e desespero. É como se elas pudessem encontrar a Dana uma na outra, como se o toque entre elas fosse diminuir o vazio pq elas eram tudo pra Dana. A Dana tava ali.. impregnada nas duas.

    Cara… Eu achei lindo, pqp! Expressou exatamente o desespero de encarar o vazio, a ausencia… Foi tudo de bom e qeria de verdade q tivesse dado certo e a temporada acabou sem dar mais detalhes, mas pelo q jah procurei, acho q miou =/

    Agora… OQ FOI a idiota da Shane largando a Carmen no altar? Gente… q rancor profundo dela eu to neste momento!
    1º – Quem em sã consciencia largaria alguem como a Carmen? hauhauha =B
    2º – Palhaçada agir por impulso e depois fazer todo mundo passar por ridiculo.

    Espero q na 4 temporada ela se foda muiiiiiito ;]

  17. Flávia

    Gente alguém sabe pq a Warner tirou TLW do ar… esse episódio foi o último? Alguém viu outro? Respondam!!!!

  18. Glaucia

    Por favor alguem me diz pelo amor de DEUS…qual canal ta passando TLW…se alguem souber manda para o meu e-mail… bjs..obrigado!!!!

  19. LANIA

    olá também assistir a 1,2,3 temporada gostei da primeira pois tina era sensivel amorosa, com bette tudo bem bette pisou na bola quando ficou com candace, mas ela fez tudo pra tina não saber mas tina exagerou, ficou com helena , agora com esse henry poxa ela é o que afinal les, ou hetero ou bi acho que bette na 4 temporada tem que ignorala pra ver se ela se toca beijos adoro seus comentarios fer

  20. aninha

    a 4ª temporada será exibida amanhã, ou seja, dia 07 de abril…no canal Warner mesmo, acho q eh de 23 horas.
    quero q a shane se foda tbm, ela é muito galinha vadia, nunca gostei dela. andei lendo por ae q na 5ª temporada a shane vai trair a jenny, q até então a shane se diz amiga dela…a jenny confessa q encontrou um amor, ae a vadia shane faz o q? passa o rodo na jenny, comendo a namorada dela.
    essa shane nunca me enganou.

  21. Jacky Tequila

    ahauihauiahui tenho que concordar…não foi um episódio muito bom…
    mas eu não deixei de gostar..e tbm fiquei ávida pelo season finale..mesmo sabendo já o que iria acontecer…
    =/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account