Log In

Reviews

Review: The Amazing Race: Family Edition

Pin it

Família LinzNo início do ano, circulavam pela internet boatos de que uma emissora da rede aberta brasileira estaria planejando sua versão do reality show The Amazing Race, supostamente traduzida para Corrida Milionária. A Folha de Pernambuco chegou a confirmar a informação. Segundo o jornal, o prêmio seria de um milhão de reais – elevado para os padrões nacionais. Depois desses boatos, mais ninguém tocou na idéia de Amazing Race vir para o Brasil – e com certa razão. Esse é provavelmente o reality show mais caro já feito na tevê mundial – o custo de produção envolve o excesso de viagens, transporte de equipamentos e todo o resto, resultando em uma enorme quantia. Fica caro mesmo se o reality tiver localizações apenas no Brasil (o que os boatos de Corrida Milionária davam conta) ou em um só país – como é o caso do The Amazing Race 8, que o AXN estreou nesta sexta-feira.

Das nove edições de The Amazing Race (uma ainda inédita no Brasil), sete foram internacionais. Em um episódio, os participantes podiam estar em Pequim e em São Paulo. É uma dinâmica interessantíssima e que propicia ao telespectador conhecer as cidades com uma ótica mais real, sem a superficialidade dos cartões-postais. Mesmo que a oitava edição de TAR, a única gravada exclusivamente em solo norte-americano, não disponha dessa gama de locações, o simples fato de tornar possível ver Nova York de uma forma mais palpável que simples planos aéreos da Estátua da Liberdade e do Central Park, como no episódio inicial, já fazem valer a pena.

Aliás, a oitava edição de The Amazing Race mostra que a série, após sete edições de sucesso, resolveu se preocupar em um processo de renovação da fórmula para beneficio do próprio programa e do entretenimento da audiência. O que antes era uma disputa de duplas se torna uma disputa de quartetos com ligações familiares. O beneficio de TAR com isso é inestimável: a tensão entre parentes é muito mais interessante e rica em argumentos que entre amigos. Não se trata mais de apenas uma corrida/gincana ao redor do mundo em busca de um milhão de dólares; agora, os participantes vão ter que se acertar no âmbito familiar enquanto buscam um ganho coletivo.

American Idol já terminou sua quinta edição e tem mais cinco programadas – uma hora, mudanças vão ter que acontecer. O mesmo vale para The Apprentice, Dancing with the Stars e o inédito no Brasil So You Think You Can Dance? Survivor, um dos primeiros e mais bem sucedidos realities da história buscou mudanças minuciosas para sua fórmula não engessar – e deu certo. Mudar é um risco, mas uma hora é preciso.

A parte de The Amazing Race já foi feita. E é a prova de que nem toda mudança funciona: a maioria dos fãs da série acredita que essa oitava é uma das piores de todas. A nona temporada, que acabou há pouco tempo nos Estados Unidos, já tinha voltado à fórmula original. E voltou a agradar a todos.

Pelo menos, houve tentativa.

***

Família GaghanThe Amazing Race 8 é responsável por uma das participantes mais adoráveis que já passaram por um reality show: Carissa, a menininha da foto e da família Gaghan. Se alguém consegue ser simpática dizendo “eu engano quem me engana” e “eu sou criança, mas não estúpida”, é porque é muito fofa mesmo. E ela definitivamente é.

***

The Amazing Race 8, AXN, sextas, 20h00.

14 Comments

  1. Sergio

    Nunca tinha assistido a nenhuma temporada, apesar de sempre ter vontade (o horário nas sextas é terrível!). Por coincidência, vi uma propaganda e me programei para assistir, apesar de ter ouvido críticas a essa “Family Edition”, bem como por uma aparente queda na audiência.

    Pois, bem, eu adorei a série! O ritmo meio caótico, e os participantes bem diferentes, e com esses elos familiares que tornam as disputas ainda melhores. Virei fã, e não perco mais! Será que tem possibilidade de reprisarem as outras temporadas?

    Quem nunca viu, tentem pegar uma reprise, vale a pena!

    OT: Alguém sabe se tem alguma maratona de Project Runway. É outro reality do qual tenho ouvido só elogios, mas não quero acompanhar sem ter visto o começo.

  2. Lucas R.

    Reprises:

    Domingos: 15h00

    Segundas: 10h00 e 15h00

    PS: As reprises de segunda eu preciso checar, para ver se o horário não mudou, mas acredito que permaneçam o mesmo horário.

  3. Thiago

    Cara, se tem um reality show q merece ser visto, é esse! Muito, muito bom! Tem akelas babaquices de as vezes mostrar como é a família (como no início da temporada) mas no mais, é conflito, acidente, intriga… muito, muito bom!
    E ótimo q tenha review desse show =)
    Se vc disse q os americanos não foram muito com a cara dessa edição, esperam q tejam errado. Já me matei de rir com os italianos apesar de ter gostado muito da outra edição (e única). E eu tenho medo das tipo Dakota Fanning. Essa Gaghan parece personagem de filme de terror =p

    Sorry, escrevi demais. Mas ótimo texto, Gutsavo

  4. Anderson Vidoni

    Eu assisto Amazing Race a muito tempo, e posso dizer que sempre foi bom e esse parece estar no mesmo nível dos outros. O que pode diferenciar, além de serem familias, é que se passará só na America, sem irem em outros continentes, mas vamos ver.

    Tranquilamente um dos melhores reality shows já feitos.

    E já estou torcendo pelos italianos e a familia da menininha: “Eu engano quem me engana”. demais!

  5. Goncalves

    Só um detalhe: esta edição não se passa apenas nos EUA, tem dois episódios que eles vão ao Panamá e a Costa Rica.

  6. Raphael

    Assisto The Amazing Race desde sua segunda edição. É sem duvida alguma o melhor reality show. O unico que mesmo depois de 9 temporadas ainda me prende, não deixando de ver um único episodio.

    Sugiro para os que não conhecem dar uma chance a esse programa. O horário não é dos melhores mas tem a reprise aos Domingos as 15hs ou então grave o programa. Apesar desse TAR8 ser realmente o mais fraco (por mais que a interação entre os membros da familia sejam no mínimo interessante) a permanencia no continente americano tira a graça do programa que é de viajar pelo mundo.

    Gostaria de saber se o AXN não vai repriser as temporadas anteriores. Paulo, voce não conseguiria entrar em contato direto com a assessoria do canal e ver a disponibilidade de uma maratona ?

    Obrigado !

  7. Thiago

    Raphael, tbm queria muito ver as outras temporadas. Não uma maratona, talvez uma exibição diária sei lá. Se for desde a 1ªtemporada, eu assistiria sem problemas todo dia (o programa é legal mesmo)

  8. Fernanda

    Eu participei como Diretora de Edição do programa piloto da versão nacional do The Amazing Race – A Corrida Milionária, e asseguro que nos brasileiros podemos fazer um programa ainda melhor que o americano!!!

  9. PAULYNHA

    EU NUNCA TINHA ASSISTIDO ESSA SERIE, MAS UM DIA PASSEANDO NOS CANAIS PAREI PARA ASSISTIR E FOI AMOR A PRIMEIRA VISTA.

  10. Dighshabs

    I’d prefer reading in my native language, because my knowledge of your languange is no so well. But it was interesting! Look for some my links:

  11. marcia cristina gonzaga

    gostaria de saber como possofazer para me inscrever

  12. Brian

    essa family edition eh a pior das ediçoes, pq nao foi em mtos paises, ii pq as tarefas tiveram de ser adequadas até para as crianças, e tambem teve uma injustiça: O Phil considerou-em um episodio q eskeci agora- q so 1 da familia fosse p o pit stop e continuar no jogo!! mas foi boa, sim! a melhor temporada p mim foi a all-stars!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account