Log In

Reviews

Review: Stargate Atlantis – Travelers

Pin it

Stargate Atlantis - Travelers
Série: Stargate Atlantis
Episódio: Travelers
Temporada:
Número do Episódio: 65 (4×05)
Data de Exibição nos EUA: 26/10/2007
Data de Exibição no Brasil: 8/5/2008
Emissora no Brasil: FX

Travelers causou curiosidade entre os fãs da série por aqui, mesmo antes de ser exibido nos EUA. De onde viriam? Seriam aliados ou inimigos? Após assistir ao episódio desfez-se o mistério. Travelers são um povo que, forçados a fugir dos Wraiths, acabaram por tornar-se nômades, vivendo nas próprias naves.

O episódio começa com Sheppard sendo atacado por uma aeronave que não pertence nem aos Wraiths, nem aos replicadores. Ele está sozinho no jumper e sem escolta, sendo facilmente capturado. A aeronave entra no hyperespaço e Atlantis perde o seu sinal. Na nave retiram uma amostra de seu sangue. Ele é interrogado brutalmente até conhecer Larrin, a comandante da nave.

A partir daí começa um jogo de sedução e ameaças onde Larrin buscará a cooperação de Sheppard. Começa também o maior número de situações inverossímeis (péssimos diálogos e falta de continuidade) que eu já presenciei em um episódio de Atlantis. Perdoem-me os senhores Joseph Mallozzi e Paul Mullie, produtores da série e que, coincidentemente, assinam o roteiro do episódio.

Larrin conta a Sheppard quem são (nem um flashback para conseguirmos vislumbrar a vida de seu povo nas naves: eles têm crianças? como se organizam?) e como o encontrou através de uma rede de satélites colocados próximos a vários portais, quando souberam de um povo que conseguia manusear tecnologia dos antigos. Sheppard diz que talvez não possa ajudar, ao que Larrin responde (contexto e frase dignos de um filme de quinta categoria):

Larrin:

Não se subestime. Há muitas coisas que você pode fazer por mim.

Neste momento eles saem do hyperespaço. Sheppard é levado até o hangar onde está o jumper, o campo de contenção é ligado deixando-o suspenso no espaço. Logo abaixo vê-se uma nave lanteana classe aurora, que fora abandonada pelos antigos após serem atingidos pelos Wraiths. É para isso que Larrin precisa da ajuda de Sheppard. Reativando a nave ela conseguirá solucionar o problema de espaço que seu povo enfrenta.

Sheppard, Larrin, e dois subordinados (Nevik e Silas) são transferidos para a nave lanteana para que ele a coloque em funcionamento. Ao fazê-lo, Sheppard retira a nave da inércia e todos são arremessados contra a parede. Ele assume o controle e entra no hyperespaço, apenas até Larrin ameaçar inundar a ponte com radiação. Sheppard se entrega não sem antes ativar uma mensagem de SOS, pelo subespaço.

Então temos outra daquelas situações inverossímeis: Larrin vai falar com Sheppard e diz que ele poderia ter matado a todos, ao que Sheppard responde que já havia pegado 11 Gs com um F-16. Larrin responde que o havia subestimado e nem sequer pisca, como se tivesse um perfeito entendimento do que seria um F-16 (!!!).

Em Atlantis, Rodney descobre o sinal de Sheppard. No espaço, os Wraiths também descobrem.

Larrin, vai até o confinamento transtornada com a aproximação da nave Wraith. Ela está sozinha com Sheppard. Ele não está amarrado. Ela o soca três vezes e então ele reage, certo? Errado. Ele fica lá apanhando… (!!!)

A nave Wraith chega ao local onde estão e começa a atirar. Sheppard então propõe que eles contra-ataquem com a cadeira de controle. Antes que Sheppard possa acioná-la, a ponte de comando é destruída e Nevik e Silas morrem. Sheppard descobre que existem Wraiths a bordo. A única maneira de se livrarem deles é utilizando a cadeira de comando para atingí-los dentro da nave. Larrin é a isca. Eles conseguem matar dois deles, mas um terceiro escapa e ataca Larrin.

Sheppard vai ao seu encontro. Ao chegar ao local vê o Wraith interrogando Larrin após ter se alimentado dela. Resta-lhe somente um pouco de vida. Ele quer saber quantos mais do povo de Larrin estão na nave. Sheppard carrega sua arma fazendo o maior barulho, mas o Wraith não ouve. (O cara está preocupado em saber quantos mais existem na nave e não ouve todo aquele barulho que o Sheppard fez?!!!)

Stargate Atlantis - TravelersSheppard rende o espectro, pega sua arma, informa que somente existe mais uma pessoa na nave, e lhe propõe devolver a vida de Larrin. Em troca ele poderá ir embora no dardo que utilizou para chegar ali. O espectro aceita, devolve a vida da moça e vai embora. (o cara nem titubeia, nem se esconde e volta, simplesmente vira-se e vai embora?!!! Era John Sheppard ou John McClane quem estava ali?).

Larrin volta ao normal. Faz aquela cara de donzela em perigo. Eles se beijam e… ela rouba a arma de Sheppard e o atinge. É… como já diz aquele ditado chinês: o peixe morre pela boca. Já Sheppard…..

No final, o povo de Larrin os encontra e a equipe de Atlantis também. Os jumpers estão camuflados e Mckay não consegue descobrir em qual das naves Sheppard está. Do episódio todo salvam-se somente três coisas: as expressões de Larrin quando encontra os espectros, a expressão de Teyla no final e este diálogo entre Mckay, Ronon e Lorne:

Ronon:

Em qual delas Sheppard está?

Rodney:

A suposição lógica é que está a bordo daquela que transmitiu o sinal.

Lorne:

E qual seria?

Rodney:

Não faço idéia.

Sheppard faz um acordo com Larrin. Os Travelers entram o hyperespaço e o deixam para trás. A equipe o encontra e eles voltam para Atlantis.

O episódio termina comigo torcendo para que no futuro os produtores de Atlantis se limitem a produzirem a série e deixem os roteiristas fazerem seu trabalho.

Séries citadas:

Historiadora e professora não praticante. Adora uma boa história, seja ela escrita ou encenada. Atualmente, em seu coração, dividem espaço Person of Interest e Once Upon a Time. A Guerra dos Tronos? Prefere o livro.

7 Comments

  1. Mica

    Concordo em gênero, número e grau, Regina.
    Em Stargate (nas duas) sempre me incomodou o fato deles terem acesso aquelas armas silenciosas que só tonteiam ou matam se quiserem, e mesmo assim ficam usando metralhadoras hiper barulhentas e sempre mortais.
    Neste episódio o que mais me incomodou foi a relação Sheppard/Larrin. Eu sei que o John é gostoso e tal, mas a interação entre os dois foi no mínimo ridícula.
    Só serviu mesmo para apresentar os Travelers para serem usados em alguma próxima oportunidade (que, esperemos não seja tão ruim assim).
    Mesmo assim não é o pior episódio da temporada. O pior é o da rainha-mirim.

  2. Darth Cesar

    O episodio com certeza não é um dos melhores da serie, mas discordo das senhoritas/senhoras!?, a Larrin foi uma baita protagonista, a legitima, faca na bota! Me lembrou um pouco a relação Han/Leia, sem comparação é claro, mas os dois mandaram bem, fazia tempo que não surgia um interesse romântico pro Sheppard e não podia estar num corpinho melhor.

  3. Mica

    Eu não desgosto da Larrin, só não gostei da forma como conduziram sua personagem e o John. Fico clichezinho demais.

  4. Regina Monteiro

    Mica, eu não acho o Sheppard assim nem uma Brastemp não. E olha que entre o David Hewlett e o Joe Flanigan, eu sou mais o Hewlett.
    Mas é isso aí. O problema foi o desenvolvimento do episódio. A Jill Wagner é uma boa atriz. Suas expressões de pavor/medo quando se deparava com os expectros, inclusive, na minha opinião, devolve os caras ao seu lugar. Afinal são seres que podem se alimentar da sua vida simplesmente colocando a mão em seu peito! Medo aliás que eu não vejo mais na própria equipe de Atlantis.

  5. João da Silva

    Episódio bem fraquinho, mas a Jill Wagner estava epsetacular.

  6. Sandra W.

    EU AMO STARGATE ATLANTIS MAS, REALMENTE ESTE EPISODIO DEIXOU A DESEJAR. PENSEI QUE SÓ EU TINHA ACHADO FRACO… JÁ QUE O NOSSO COLEGA JOÃO DA SILVA SE REFERIU À BELA CAPITÃ COMO ESPETACULAR.. VOU NA DEIXA.. SÓ VALEU PELA PRESENÇA DO LINDO E MARAVILHOSO E SEXY JOE FLANIGAN!!!
    APROVEITANDO: CADÊ A SEÇÃO COLÍRIO??? TAÍ UMA DICA! :) :) :)

  7. SPOK

    Concordo realmente é ridículo o uso de metralhadoras
    a coisa é pior no SG-1.

    Quanto a capitã, concordo com o joão da silva ela é maravilhosa.

    No passado comprei por um fornecedor da internet
    que desapareceu ( Enterprise a origem antes do Kirk / SG-1 / Atlantis .
    porem não completei a serie
    Alguem pode me ajudar a indicação de fornecedores para compra das ultimas series ?/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account