Log In

Reviews

Review: Stargate Atlantis – Outsiders

Pin it

Republicado. Texto postado originalmente no dia 7/11

Stargate Atlantis - OutsidersSérie: Stargate Atlantis
Episódio: Outsiders
Temporada:
Número do Episódio: 92 (5×12)
Data de Exibição nos EUA: 17/10/2008
Data de Exibição no Brasil: 5/11/2009 12/11/2009
Emissora no Brasil: FX

Outsiders funcionou bem na primeira metade do episódio. Todos os elementos de uma boa história ao estilo Stargate estavam presentes:

• uma aventura off-word;
• a equipe de Atlantis tendo que lidar sozinha com uma situação extrema (o iminente extermínio, pelos espectros, de uma vila com cerca de 700 pessoas);
• dilemas morais que permeiam a história influenciando o rumo dos acontecimentos;
• algumas surpresas que evitam a linearidade e a monotonia do enredo;
• alguém da equipe, no caso Beckett, tendo uma atitude heróica,;
• Mckay resolvendo uma situação impossível;
– • a solução do conflito com a equipe voltando para Atlantis em segurança.

Porém um roteiro que poderia ter rendido um episódio épico, foi ofuscado por uma coleção de cenas e seqüências que tornaram sua segunda metade simplesmente inverossímil.

Beckett consegue livrar-se do comandante da colméia em que ele e Mckay estão presos, eliminando, na saída, dois espectros que montam guarda na porta da sala. No entanto quando o corpo do comandante é descoberto os dois guardas já não estão mais lá, em seu lugar aparecem outros dois totalmente conscientes, montando guarda como se nada de grave houvesse acontecido! Para completar, ao fugir e tentar desestabilizar as armas da colméia, Beckett e Rodney ficam sob ataque; Beckett consegue eliminar mais ou menos meia dúzia de soldados e os dois não sofrem sequer um arranhão!

Os momentos finais também foram implausíveis A vila possuía cerca de 600 a 700 pessoas que deveriam passar pelo Stargate e fugir do ataque dos espectros. Mas o que se viu, a partir do momento em que Teyla discou o Dhd, foi apenas uma dúzia de pessoas correndo para o portal sendo imediatamente atacadas pelos caças. Para onde foram as outras aproximadamente 600 pessoas?

Até a conclusão do dilema moral proposto foi sem precedentes na história de Atlantis!

Os espectros chegam à vila, onde Sheppard, sua equipe e Beckett já se encontravam e exigem que os sobreviventes provenientes de Balar que receberam abrigo ali e estão contaminados com a droga hoffana, lhes sejam entregues, caso contrário toda a vila seria dizimada. Um dilema então é imposto: até que ponto as pessoas conseguem se solidarizar com o outro? A solidariedade é capaz de sobreviver se o preço a pagar é a desistência da própria vida como a conhecemos?

Stargate Atlantis - OutsidersAparentemente não, já que o que se observou a seguir foi um jogo de traições tanto de um dos balaranos que entregou Becket e Rodney esperando ser poupado, quanto dos líderes da vila que apesar de não terem cedido à exigência dos espectros, logo a seguir sacrificaram em uma emboscada, deliberadamente, algumas pessoas de seu próprio povo. Pior do que a ação em si, foi o plano aparentemente ter sido da autoria de Sheppard!

Não sei se esse resultado foi conseqüência da direção de William Waring que se sai melhor em episódios onde a dimensão dos conflitos são potencialmente menores, ou do corte nos custos de produção que impediram que algumas seqüências fossem desenvolvidas de forma a dar-lhes maior credibilidade.

No final, nem a volta de Carson Beckett e David Hewlett e Paul McGillion dividindo várias cenas no episódio, o que é sempre certeza de muitas situações cômicas, salvaram Outsiders.P

Séries citadas:

Historiadora e professora não praticante. Adora uma boa história, seja ela escrita ou encenada. Atualmente, em seu coração, dividem espaço Person of Interest e Once Upon a Time. A Guerra dos Tronos? Prefere o livro.

10 Comments

  1. João da Silva

    Este episódio ainda não passou no Brasil. O episódio que passou foi “inquisition”. O FX, para variar, exibiu os episódios na ordem errada.

  2. Sandra W.

    Pode ter errado de episódio, mas concordo plenamente com a ‘saída moral’ encontrada.. sim, sem precedentes em Stargate.
    E sempre quis saber o motivo do cancelamento de SGA, foi o orçamento alto, é?
    E o Stargate Universe… então, o orçamento é mais baixo, mesmo com estrelas nos elenco? Alguém sabe?

  3. João da Silva

    Marcio escreveu em 07/11/2009
    “Errou de episódio, filho :)”

    Você quer dizer “Errou de episódio, filha :)”, não é, Márcio? Afinal, quem escreveu o review foi a Regina.

    De qualquer forma, o FX só fez trapalhada na quinta-feira passada. Exibiram tanto Dollhouse quanto Stargate Atlantis 20 minutos adiantados, e ainda exibiram o episódio errado de SGA, já que pularam o episódio “Inquisition”.

  4. Regina Monteiro

    A única coisa possível de minha parte é pedir uma grande desculpa e dizer que Stargate Atlantis eu já vi e revi faz muito tempo, ou seja concomitantemente à sua exibição nos EUA.
    O que eu geralmente faço é toda quinta certificar-me de que é o episódio certo que está sendo exibido pelo FX. Infelizmente nas duas últimas quintas-feira não me foi possível conferir. Então… mais uma vez mil desculpas.

    Por outro lado fico muito triste porque Inquisition era um ep. que eu aguardava anciosamente para comentar já que foi o episódio da última temporada pior avaliado pelos fãs da série e me pareceu mais uma prestação de contas da equipe de produção.

  5. João da Silva

    Está tudo bem, Regina. Quem errou foi o FX, que não respeita o consumidor.

  6. João da Silva

    O ideal é este review ser postado de novo, após a exibição do episódio. E colocarem se possível o review do episódio certo.

    É uma pena que o FX é um canal tão mal administrado.

  7. João da Silva

    O que aconteceu com a Novo e os outros outsiders que foram capturados pelos Wraiths? O episódio não deixou claro o que aconteceu com eles.

    Este é mais um episódio que mostra como os Wraiths se tornaram uma raça patética.

  8. Regina Monteiro

    João
    Também acho que faltou continuidade. A Novo e uma parte dos balaranos que foi pega junto com o cara que entregou o Beckett e o Rodney foi morta ali no planeta mesmo ou foi levada para a colméia para ser estudada?

  9. Fernando dos Santos

    De fato não foi um episodio de resultado totalmente satisfatório pois o roteiro deixou alguns furos já comentados no review e nos posts.

    No entanto o jogo de traições deu a trama um ar mais verossímil.Aquelas pessoas estavam numa situação extrema e nessas horas muitas pessoas deixam vir a tona o pior de sua personalidade para poder sobreviver.

    Gostei das cenas com o Mackay e o clone do Beckett.Na minha opinião a interação destes dois ainda rende momentos engraçados.E gostei também da cena em que o doutor já inoculado com o vírus deixou o wraith se alimentar dele.

    Mudando um pouco de assunto, eu li que os dois próximos longas de SG-1 já tem roteiro pronto, no entanto o estado de quase falência em que a MGM se encontra está dificultando a realização de vários projetos do estudio incluindo estes dois filmes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account