Log In

Reviews

Review: Star Wars: A Guerra dos Clones – Trespass

Pin it

Star Wars: A Guerra dos Clones - Jedi CrashSérie: Star Wars: A Guerra dos Clones
Episódios: Trespass
Temporada:
Número do Episódio: 15
Data de Exibição nos EUA: 30/1/2009
Data de Exibição no Brasil: 15/5/2009
Emissora no Brasil: Cartoon Network

Frase Jedi:

Arrogance diminishes wisdom.

“A arrogância diminui a sabedoria.” A frase Jedi deste episódio resume tudo.

Diferente dos outros episódios com cenas de ação de tirar o folego, Trespass é mais diplomático.

Com uma participação séria de C-3PO, um R2 e os cavaleiros Jedi apenas como coadjuvantes, o grande destaque ficou para a senadora Riyo Chuchi.

Uma senadora que lembra um pouco Padmé, apenas lembra. Porque falta para ela a impetuosidade da ex-rainha de Naboo. Mas ela é encantadora e ao mesmo tempo polida em sua análise da situação. Diferente do presidente Chi Cho de Pantora.

Temos muito neste episódio de nossa realidade. Um líder que não aceita de forma alguma a existência de outro povo em seu território. Chama-os de animais e selvagens. Mas quem não aceita a paz, é justamente o presidente de Pantora.

E é aí que a frase Jedi se mistura com as sábias palavras no final da senadora:

Morrer por um povo é um grande sacríficio. Viver por um povo, é um sacrífico ainda maior.

A senadora, mesmo jovem, se mostra mais sábia, diferente da arrogância do finado presidente, que mesmo na hora da morte, não aceita a convivência pacífica entre os povos.

Como deu para perceber, não há nenhuma referência a outros episódios da saga. Lembrando que o planeta, mesmo de gelo, não é Hoth.

Muitos veem apenas aventura e efeitos especiais em Star Wars. Mas os fãs enchergam mais além.

Lucas conseguiu mostrar de forma maestral em Trespass os perigos do racismo e da arrogância de uma pessoa que se diz representar um povo.

Podemos observar que os episódios de Clone Wars, além dos Clones em si, mostram e muito o trabalho dos senadores. Já tivemos logo de início mestre Yoda, Jar Jar, o próprio Obi-Wan tendo que ser um diplomata, Padmé e agora Riyo Chuchi.

Star Wars: A Guerra dos Clones - TresspassTrespass é um daqueles episódios para serem vistos mais de uma vez. Com um conceito que muitas vezes machuca, pois mostra o que somos interiormente: muitas vezes frios e calculistas. Mesmo que não sejamos racistas, arrogantes, ainda assim não aceitamos de bom grado uma outra visão das coisas.

E em quanto não aprendermos que somos nós que devemos lutar nossas batalhas e dar fim a nossas guerras, como a senadora no final do episódio, não conseguiremos almejar outros desafios.

E parabéns a equipe de George Lucas!

E que suba o letreiro! Até a próxima!

Azhiel é editor do Aumanack.

Séries citadas:

6 Comments

  1. Sol

    Não havia levado para este lado este episódio. Acabei assistindo novamente e tenho que concordar. Confesso que esperava umas palhaçadas do C3PO. E no entanto, foi o contrário. Gostei. Não é um dos meus favoritos, mas gostei. Boa a matéria. E parabéns ao teleséries. Não vejo em nenhum lugar um review de Clone Wars.

  2. Fernando dos Santos

    Trespass foi o ultimo episódio de Clone Wars exibido pela Globo, duas ou três semanas atrás.Depois disto, a emissora tirou a série do ar.

  3. Sol

    Por que será? Ou melhor, por que nada dura na Globo? Ou foi por quebra de “decoro” no Senado? Acho uma pena que CW não tenha um horário descente na TV aberta. Lembro que na década de oitenta, o SBT, ou melhor, TVS, passava as séries de segunda a sexta em um horário ultra legal, 20 horas, 21 horas. Dava pra gente assistir na boa.

  4. Natan Sklywalker

    bom episódio. mas o carton está cortando algumas partes, bem na hora de entrar o comercial. isto é muito chato!

  5. Renato A. Azevedo

    Aó, bródi, outro grande review para um excelente episódio, parabéns!
    E ainda tem gente que acha que Star Wars não tem conteúdo, né?
    Abração

  6. Francisco Kenobi

    Bom episódio com a melhor coadjuvante até esse ponto de clone wars.
    Realmente gostei mto da senadora chuchi, que diferente dos d personagens “de um episódio” não é sem graça, infantil ou irritante.
    Clone wars mto bom =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account