Log In

Reviews

Review: Star Wars: A Guerra dos Clones – The Hidden Enemy

Pin it

Star Wars: A Guerra dos Clones - The Hidden EnemySérie: Star Wars: A Guerra dos Clones
Episódios: The Hidden Enemy
Temporada:
Número do Episódio: 16
Data de Exibição nos EUA: 6/2/2009
Data de Exibição no Brasil: 22/5/2009
Emissora no Brasil: Cartoon Network

Dramático e Sensacional!

A cada novo episódio, Clone Wars se torna… chovendo no molhado, cada vez melhor.

Desta vez, Anakin e Obi-Wan estão no planeta Cristophsis. Logo de início, Obi-Wan é cercado pelos dróides de batalha e quase são mortos, se não fosse, novamente, a intervenção de Anakin.

Durante a discussão, o agora Capitão Cody, junto a Rex e os Jedi, suspeitam que existe um traidor entre eles. E este traidor é um Clone. E aqui começa nossa dupla história.

Dupla porque neste ponto, Any e Obi seguem para a base separatista, enquanto Rex e Cody ficam para descobrirem quem é o traidor. E esta parte da história é mais emocionante do que o encontro entre os Jedi e Ventress, sempre ela!

A luta entre os Jedi a aprendiz Sith até que é legal, bacana, e todos os sinônimos que encontrarem. Mas a discussão entre os clones é superior a tudo.
Saber que um deles traiu seus irmãos, como conseguir confiar novamente em um clone que pega peças de dróides para montar um colar, entre outros, foi fantástico.

Star Wars: A Guerra dos Clones - The Hidden EnemyAqui temos uma discussão clara em cima do que é a guerra. Choper, o Clone que pega as peças dróides, é uma referência clara aos soldados americanos durante a Guerra do Vietnã, que faziam colares com orelhas de seus inimigos. Os mais antigos que assistiram a Soldado Universal, com Van Damme e Dolph Lundgren, irão se lembrar.

Não é dificil matar quem é o traidor, no caso o sargento Slick. Mas o que ele diz no final para Obi-Wan e Anakin, quando questionado sobre a traição é um tapa na cara.

Claramente ele tem a certeza que os Clones são fantoches dos Jedi e da República. E realmente não deixam de ser. Cai um, faz outro. Fácil.

Mas nós sabemos que para a ordem Jedi os Clones não são marionetes. Isto é muito bem mostrado no primeiro episódio com Yoda, e durante os episódios seguintes com Anakin, que odeia ter um homem abatido em missão.

A cada novo episódio, uma nova surpresa nos aguarda. O interessante, é que este é realmente um único episódio. O próximo, já adiantando, será em Naboo, com o retorno de Padmé. O que fica faltando, é o Cartoon Network passar o 11º episódio, Dooku Captured.

Outro ponto positivo para a animação. Os detalhes.

Está ficando cada vez mais fácil saber que existem diferenças entre os clones. Não só pelos detalhes das roupas, mas no rosto e voz. E grande parte graças aos dubladores e equipe de animação. Agora não é somente apenas um Clone careca, outro com cavanhaque. Alguns possuem cicatrizes, outros são magros, mais fortes.

Os detalhes das roupas, com sujeira, ou apenas a iluminação do local. Jogo de sombras, o bólidos da batalha.

A equipe de George Lucas está trabalhando e muito em Clone Wars. Então, prestem atenção – e muito -, nos detalhes. Porque sem eles, Clone Wars seria apenas mais um desenho.

E que suba o letreiro! Até a próxima!

Frase Jedi:

Truth enlightens the mind, but won’t always bring happiness to your heart.

Azhiel é editor do Aumanack.

Séries citadas:

6 Comments

  1. Fernando dos Santos

    Até que enfim um episódio que não passou antes na Globo.Embora isto tenha ocorrido apenas porque a emissora tirou Clone Wars do ar após a exibição de Tresspass(que aliás também foi exibido primeiramente na Globo e só depois é que estreiou no Cartoon).

  2. Bruno

    Não vi a apresentação na Globo, porque estou em aula. Ela chegou a exibir todos os episódios?Já se tem ideia de quanto o IBOPE marcou para a globo com a serie?

  3. Fernando dos Santos

    Bruno,
    a Globo não chegou a exibir a temporada completa.Eles interromperam a exibição após Tresspass que é o episódio 15.Aliás se a emissora tivesse mantido a série no ar, teria terminado de exibir a temporada antes do Cartoon Network.

  4. Sol

    Esse episódio foi muito legal. Estou gostando de CW. E confesso que está me surpreendendo. Espero que tenha pelo menos mais duas temporadas.

  5. Jonathan Marx

    Estou gostando a cada novo episódio. Tb me surpreendi muito com esta nova cara da animação. Espero que continue assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account