Log In

Reviews

Review: Star Wars: A Guerra dos Clones – Mystery of a Thousand Moons

Pin it

A Guerra dos Clones - Mystery of a Thousand MoonsSérie: Star Wars: A Guerra dos Clones
Episódios: Mystery of a Thousand Moons
Temporada:
Número do Episódio: 18
Data de Exibição nos EUA: 13/2/2009
Data de Exibição no Brasil: 5/6/2009
Emissora no Brasil: Cartoon Network

Antes de começarmos este review, uma observação. A data de exibição nos EUA realmente foi no dia 13 de fevereiro, ou seja, junto com Blue Shadow Virus. Episódio duplo, é episódio duplo!

E estamos chegando ao final da temporada. Faltam agora quatro episódios (não estou contando Dooku Captured – que ainda continua inédito no CN nacional).

E não podia deixar de mencionar isso. Já foram 18 episódios. Dentre estes, ótimos, bons e ótimos para esquecermos. É impossível agradar a Jedi e Sith. Mas infelizmente Clone Wars ainda peca no principal personagem: Anakin Skywalker.

É impossível não ficar irritado com o personagem, principalmente com a quase morte de sua padawan neste episódio e a única coisa que ele faz é gritar, ficar irado, gritar, ou seja, ter piti.

Este não é de forma alguma o futuro Darth Vader, ou aquele que matou crianças e traiu os Jedi. Está longe disso.

Na opinião de muitos fãs americanos, e até mesmo brasileiros, este foi um episódio “ridículo”.

Primeiro pela falta de lógica. Any aponta um sabre de luz para o doutor Nuvo na frente de Obi-Wan. O ameaça, e NADA! Obi simplesmente diz “paciência Anakin”.

Opa, tem coisa errada! Esta era para ser uma daquelas cenas onde Obi-Wan seria mais enérgico com seu aprendiz. Ele até fica com rosto de irritado com o Dr. Nuvo, mas só isto. Não queria uma luta de sabres, mas uma luta de príncipios Jedi, onde Anakin começa a colocar em xeque o que é ser um cavaleiro da Ordem.

Segundo, Obi-Wan e Anakin viajam para um planeta “mítico no estilo Lego” na esperança de encontrar a cura para Ahsoka, Padmé… e os clones que morrem? Tá, tá certo. Eles que tem que morrer mesmo. Mas como diria mr. Spock, é ilógico!

Como guerreiros com genes tão avançados, retirados de um dos maiores caçadores podem sucumbir tão fácil? Tudo bem, deixemos isto para lá.

Mas o tema ilógico continua. Como um garoto conseguiu reprogramar os dróides de batalha no planeta? Está certo que ele é inteligente, mas espere, o planeta é de sucuta ou os separatistas deixaram uma base no lugar?

Não é explicado, é tudo jogado. Outro ponto é a menção aos “anjos”. Tá, e aí? Não explica como os separatistas chegaram, porque partiram, se os tais anjos foram exterminados, ou se apenas aquela “anjo” que aparece é a única que sobrou.

A Guerra dos Clones - Mystery of a Thousand MoonsInfelizmente, este que deveria ser um ótimo episódio, tornou-se um show de aberrações no roteiro.

Toda parte emocional de poder perder Padmé e Ahsoka, foi para o buraco negro.

Não gosto de escrever um review criticando um episódio, mas infelizmente, este realmente é para ser esquecido.

Mas nem tudo está perdido. Clone Wars consegue ficar até o momento com uma nota 7. Não leva os 8 a 10 pelo próprio Anakin.

Ao que parece os roteiristas estão meio travados em mostrar todo o lado negro do personagem, principalmente por causa das crianças que assistem ao show. Mas se George Lucas quer chegar até o derradeiro momento através de Clone Wars, é melhor a começar a rever seus conceitos.

Ou será que ficaria para a série de TV? Será que Clone Wars terminaria em algum ponto crucial em sua trama, deixando um lado mais sombrio para o seriado com atores em carne e osso?

Não sabemos. Apenas podemos torcer para que os episódios Storm Over Ryloth, Innocents of Ryloth e Hostage Crisis, possam fechar com chave de ouro esta temporada.

E que suba o letreiro! Até a próxima!

Frase Jedi:

A single chance is a galaxy of hope.

Azhiel é editor do Aumanack.

Séries citadas:

7 Comments

  1. Bernardo SA

    Bom, o lado mais sombrio tá no Episódio 3, eles ñ podem simplesmente fazer o Anakin abraçar de vez o Lado Negro quando eles mostraram isso no filme – e os filmes são o principal canon de SW, independente de tudo que foi criado no Universo Expandido (e que foi adotado ou ñ ao canon).

  2. Fernando dos Santos

    Concordo com o Bernardo.
    O desenho Clone Wars cobre o período que antecede o Episódio 3, portanto não será possível mostrar o Anakin passando para o lado negro nesta série.

  3. Eduardo

    Não há para levar Anakin ao lado sombrio sem trair Mace Windu e executar a ordem 66. O desenho é sobre a guerra dos clones e a exploração dos personagens em meio a esse período.

    E é um programa voltado mais para o público infantil. Mas isso não dilui o impacto dramático das histórias sendo contadas.

  4. WampaOne

    Estou de volta depois de baixar Dooku Captured e ver um monte de episodios gravados no decodificador. Besteira! Poderia ter visto na boa fora de ordem. Tem um episodio (The Hidden Enemy) que se passa logo antes do filme – no resumo do site oficial eles falam isso e inclusive já avisam que isso vai acontecer bastante no segundo ano da serie.

    Sobre Blue Shadow Virus, eu estava feliz de saber que iria conhecer “the moons of Iego” e seus anjos (mencionados pelo próprio Anakin em Episódio 1) que nem liguei para as aberrações citadas.

    Gosto muito dos episódios onde predominam taticas de guerra, batalhas etc, gosto também quando eles estão focados em personagems não centrais dos filmes (Kit Fisto por exemplo). Tem tambem uns episódios muito legais onde predomina uma espécie de lição e alguma filosofia (aquel do Yoda, e o dos Talz no planeta de neve) que são do caralho tambem. Mas os episodios onde eles tem que resgatar Padme, ou Anakin, ou Obi-Wan etc…acabam ficando um pouco maçantes e repetitivos.

  5. Jorge

    Pois é…
    Vamos deixar tudo de lado porque essa série não tem relação certa com os filmes.
    O cara ainda não é mestre Jedi, mas tem a Padawan…
    É ‘O CARA’ pq tem a profecia, mas ninguém fica de olho nele…
    Todo aquele exército de clones em produção em série, feitos de um caçador de recompensas que tentou matar Obi-wan, mas os Jedis confiam neles…
    Pois é…
    Vamos deixar tudo de lado porque essa série não tem relação certa com os filmes. E vou assistir como seu eu fosse mais um espectador de 5 anos do cartoonnetwork.

  6. Jorge

    Como já disseram, seria melhor não ter os principais nesta série… assim, nós não ficaríamos tentando relacionar os episódios com os filmes.

  7. Francisco Kenobi

    Não digam besteiras a série se relaciona mto bem com os filmes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account