Log In

Reviews

Review: Star Wars: A Guerra dos Clones – Lair of Grievous

Pin it

Star Wars: A Guerra dos Clones - Lair of GrievousSérie: Star Wars: A Guerra dos Clones
Episódios: Lair of Grievous
Temporada:
Número do Episódio: 10
Data de Exibição nos EUA: 12/12/2008
Data de Exibição no Brasil: 10/4/2009
Emissora no Brasil: Cartoon Network

Este é um dos episódios preciosos de Clone Wars! Principalmente para mostrar o começo da queda dos Jedi.

No final do episódio, isto fica bem claro na conversa entre Kit Fisto e mestre Yoda no Conselho Jedi. Como colocado na última matéria, nem todos os Jedi possuem o mesmo tipo de poder. Alguns são mais fortes no uso dos sabres, outros na cura, e assim por diante.

Mas todos possuem o mesmo tipo de fraqueza: a emoção. E isto fica bem claro com o mesmo mestre Yoda nos filmes, quando ele diz que os Jedi estão a cada dia mais confiantes em si. E novamente neste episódio, através do jovem cavaleiro jedi e ex-padawan de Kit Fisto, Nahdar.

O jovem cavaleiro Nahdar, em alguns pontos lembra a impetuosidade de Anakin, a mesma fúria, mas infelizmente não possui a mesma força no manejo de um sabre de luz, o que se torna fatal contra o General Grievous.

E aqui, que era para ser um episódio clássico mostrando o Lar de Grievous e quase a sua face, se torna um episódio focado nos problemas Jedi.

George Lucas vem mostrando isto em quase todos os episódios de Clone Wars. Seja através de Anakin, da jovem Ahsoka, e agora em Nahdar.

E é justamente aí que os Sith conseguiram sua vitória. Os Jedi se tornaram tão confiantes em suas habilidades no uso da Força, que ficaram cegos para um mundo que estava em constante modificações.

Tornaram-se conservadores, quando deveriam ter aprendido algo a mais com as Guerras Clonicas.

Mas esta queda dos Jedi ficará mais clara a cada episódio de Clone Wars.

A participação de Kit Fisto, foi muito comemorada pelos fãs da Saga. Ele é um mestre diferente. Não apenas na aparência, mas no seu modo de falar, de agir e lutar. Um mestre que na aparência, se mostra até jovem! É dificil para os fãs não gostarem de Kit Fisto, ficarem irritados e caírem para o lado negro da força ao se lembrar da morte burra e rápida que Lucas lhe deu nas mãos do Senador Palpatine em Episódio III.

Star Wars: A Guerra dos Clones - Lair of GrievousOutro aspecto positivo para este episódio. A casa de Grievous! Um verdadeiro castelo com passagens secretas que nos lembra até em certo ponto, algo no estilo ninja.

Uma pena que não conseguimos ver a verdadeira face do General. Mas pelo menos pudemos descobrir que ele foi um grande guerreiro no passado.

Mas como ele se tornou um arauto dos Sith, isto ainda é um grande enigma.

E que subam os letreiros! Até a próxima.

Frase Jedi:

Most powerful is he who controls his own power.

Azhiel é editor do Aumanack.

Séries citadas:

6 Comments

  1. Sol

    Bom é pouco! É magnífico. Não havia pensado desta maneira sobre os diferentes Jedi e principalmente sobre a queda em cada episódio deles. Tinha gostado do Nahdar. E não esperava que ele morresse. Pensei que ia acontecer igual com a Ahsoka. Os episódios estão ficando mais sérios.

  2. Juan Fisto

    Roendo as unhas! Foi assim que fiquei com este episódio. Sou fanático pelo Kit, tenho até a máscara. Um dos melhores personagens de SW. Espero que ele retorne nos próximos episódios. As matérias estão melhorando. Esta parte dos Jedi é legal. Agora, por que Lord Sith? Podem explicar na próxima matéria?

  3. Fernando dos Santos

    Esta semana a Globo começou a exibir Clone Wars e como eles exibem os desenhos de segunda a sexta, eu acho que logo a emissora vai estar exibindo episódios ainda inéditos no Cartoon Network pois ele só exibe a série nas sextas.

  4. Cesar Adriano

    Episódio clássico! Me surpreendi, pois não esperava algumas revelações sobre o Grievous e nem algo tão emocional entre os Jedi.

    Estou cada vez mais feliz com Clone Wars, mas fico triste ao imaginar o porque do Lucas não ter usado nos filmes, certos personagens como o Kit Fisto e certas situações mais dramáticas que ficariam muito melhores do que foi mostrado.
    Não da pra acreditar que o próprio Lucas supervisiona a série.

  5. Renato A. Azevedo

    Aí, grande Alan!
    O review me fez ver o episódio com outros olhos. Acho que ainda tinha na memória aquele episódio da animação anterior, com o Fisco lutando sob a água. Esses detalhes da lenta queda dos Jedi é que dão valor a uma história, e essa realmente foi bem legal.
    Parabéns por outro ótimo texto!
    Abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account