Log In

Reviews

Review: Star Wars: A Guerra dos Clones – Defenders of Peace

Pin it

Star Wars: A Guerra dos Clones - Defenders of PeaceSérie: Star Wars: A Guerra dos Clones
Episódios: Defenders of Peace
Temporada:
Número do Episódio: 14
Data de Exibição nos EUA: 23/1/2009
Data de Exibição no Brasil: 17/4/2009
Emissora no Brasil: Cartoon Network

Calma caro fã! Muita calma nesta hora. Sabemos que muitos ficaram com a mente em frangalhos, procurando um erro no espaço continuum, ou se alguma nova arma separatista nos jogou no futuro.

Nada disto. Realmente o Cartoon Network pisou na bola! E que pisada. Pularam três episódios essenciais de Clone Wars. Entre eles A Captura de Dooku e Jedi Crash, episódio anterior ao Defenders of Peace.

Fica até complicado escrever um review, ou preview ou semiview para quem não view (viu) o episódio anterior.

Mas vamos nos focar em Defenders.

Neste episódio temos a dublagem de um dos maiores nomes trekkers que chega em Star Wars: George Takei, mais conhecido como o sr. Sulu. Uma pena que a voz nacional – com todo respeito ao dublador -, nem chegue aos pés do vozerão de Takei.

Takei dubla o General Lok Durk, o gordinho separatista e todo emplumado.

Além disso, outra curiosidade, é um erro no episódio.

Quando a nave separatista faz seu primeiro vôo sobre a vila Lurmen, percebemos que do pouso até a chegada na vila é algo bem rápido. Mas no dia seguinte, quando os Dróides marcham para a batalha, eles saem de noite e chegam de dia! Ops… falha de quem?

E realmente foi um erro, já que a própria produção pediu desculpas. Será que teremos cenas extendidas em breve?

Star Wars: A Guerra dos Clones - Defenders of PeaceNeste episódio, continuação do que algo que deverá ser passado (leia-se futuro e esperamos perfeito e não do particípio passado), temos a chegada da mestre Jedi Aayla Secura.

A primeira vez que a Jedi apareceu, foi em Star Wars: Clone Wars, no capítulo XX. Infelizmente ele foi morta pelo comandante Bly em Episódio III: A Vingança dos Sith. E novamente lados amigos, um dia se tornarão inimigos.

Para quem não consegue distinguir um clone de outro, o Comandante Bly é aquele que foi salvo pela Aalya na hora em que Durk joga a bomba.

O episódio é bom, e “entedível”, mesmo o CN tendo errado na sequência. Nossos heróis, Anakin, Ahsoka, Aalya e os Clones fazem um pouso forçado no planeta do Lurmen, um povo pacífico e neutro na guerra.

Logo de cara já percebemos que o líder do povo não aceita ficar ao lado de ninguém, o que nos remete ao começo do episódio ao “Fortune Jedi”, conhecido por nós como Frase Jedi: “When surrounded by war, one must eventually choose a side.” Ou seja, e o mais importante, “devemos escolher um lado”, como escrito no final da frase.

E é isto o que desejamos e queremos imensamente que os Lermum façam. E no final, logo após uma árdua batalha, eles fazem.

Mas somos lembrados pelo idoso – e para muitos ultrapassado -, líder, que “realmente devemos agradecer, mas a que custo?”.

Frase forte, principalmente porque sabemos que no final, Anakin irá trair a todos, matar jovens Padawans e exterminar várias raças, e quem não diz, que este povo?

Os episódios se tornam mais dramáticos a cada dia. E a cada nova aventura, ficamos com o pensamento “como Anakin, que foi escravo, lutou pela justiça, pode cair tão fácil no lado negro da força?”

Será este um Clone? Será que George Lucas irá beber da mesma fonte da editora Marvel que mata seus heróis, transforma-os em vilões e depois resolve explicar tudo dizendo que são Skrulls?* Será que o General Grievous irá dizer “Eu sou sei pai… cof cof cof… jovem Skywalker”.

Não, nada disso. Realmente a queda do jovem Anakin será mais dramática do que a vista em Episódio III.

Agora é aguardar que o Cartoon retorne sua programação normal.

E que suba o letreiro, ou melhor, que aguardemos os episódios anteriores! Até a próxima!

Frase Jedi:

When surrounded by war, one must eventually choose a side.

*A nova saga da Marvel, casa dos heróis como Homem Aranha, Homem de Ferro, Hulk (quantos Hs), se chama “Invasão Secreta”. Desta vez, os alienígenas metamorfos Skrulls estão, novamente, tentando invadir a Terra. Mas de uma maneira diferente. Eles tomaram o lugar de vários heróis e estão nos principais grupos. Acabamos descobrindo este segredo, quando Elektra é morta, e mostra sua verdadeira face: uma Skrull. Outro que se mostrou um Skrull, foi Raio Negro, rei dos Inumanos. Agora, a comunidade Marvel está em uma nova Guerra, mas de desconfiança. Em que confiar?

Azhiel é editor do Aumanack.

Séries citadas:

10 Comments

  1. Gilberto Guerra

    O CN estava indo tão bem! Tinham que avançar 3 episódios? Será que eles pularam ou erraram a sequencia?

    De qualquer forma tenho os Defenders of Peace gravado e só assistirei após baixar e assistir os 3 que o CN pulou.

  2. Sol

    Como diria o Chapolim… suspeitei desde o principio. Até parecia um resumo, de algo que aconteceu em outro lugar, outro tempo. Vamos ver se a Cartoon passa certo hoje.

  3. Renato A. Azevedo

    Realmente, achei estranho o resumo bem rápido no começo, mas acabei engolindo, só depois meu caro co-editor e Jedi de carteirinha me informou que os 3 episódios anteriores haviam sido movidos no tempo e no espaço Deve ser mais uma tramóia do Dookan… bom, dessa vez, acho que dele em seu nome original mesmo, pois a mudança ficou mesmo Dooku…
    Abraços revoltados

  4. Fernando dos Santos

    Hoje pela manhã a Globo exibiu Lair of Grievous décimo episódio e se continuarem exibindo inéditos, na semana que vem a emissora dos Marinho vai ultrapassar o Cartoon Network.Pode ser que este seja o motivo do CN ter pulado alguns episódios, assim ele tenta evitar pagar o mico de ser ultrapassado por um canal aberto.

  5. WampaOne

    Argh! percebi que tinha algo errado. Parei a gravação e conferi no site oficial a lista de episodios…Estou aguardando para que passe na ordem correta para eu poder assitir.

    Cartoon Network, the Dark Side I sense in you.

  6. Cesar Adriano

    Não percebi p** nenhuma….grande episódio.

    (momento American Pie) Que curvas tem a mestre Jedi Aayla Secura hein??!!!!

  7. Edvaldo

    O CN tá com alguem problema ou tá exibindo episódios inéditos em mais de um horário? porque o episódio de hoje foi uma coisa completamente tosca desconexa com o último episódio. Se o cartoon continuar a exibir pulando capítulos assim o jeito é começar a baixar -.-“

  8. Cscbeto

    Amigo, pelo que entendi, a questao do dia e noite no episodio, é porque o planeta e pequeno e eles voam e marcham de um lado para outro com facilidade. Nao pode comparar com dia e noite da terra, é outro mundon e outra galaxia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account