Log In

Reviews

Review: Star Wars: A Guerra dos Clones – Cloak of Darkness

Pin it

Star Wars: A Guerra dos Clones - Cloak of DarknessSérie: Star Wars: A Guerra dos Clones
Episódios: Cloak of Darkness
Temporada:
Número do Episódio: 9
Data de Exibição nos EUA: 5/12/2008
Data de Exibição no Brasil: 3/4/2009
Emissora no Brasil: Cartoon Network

Show! Este episódio poderia ter sido intitulado como “O Retorno dos Jedi” em seus primeiros minutos e “A Reviravolta dos Sith” nos seus momentos finais.

Depois do último episódio com Jar Jar e a prisão do Vice Rei por Padmé, nada melhor do que o retorno da Abusada, e com uma mestra Jedi.

E aqui com a mestra Jedi Luminara Unduli. Diferente dos outros Jedi, Luminara é uma mestra mais Zen. E ela serve como uma balança para a padawan Ahsoka.

Logo no começo do episódio, o Vice Rei está sendo interrogado de maneira bem amistosa por Luminara, até nossa padawan puxar seu sabre de luz – verde desta vez -, e partir para cima de Gunray. E até que dá certo.

Mas Luminara não aprova o modo que a pequena Padawan trabalha, principalmente seu modo impetuoso de ser, ou seja, bem ao estilo Skywalker.

Vale sempre destacar, que um Jedi não retira informações de seus inimigos através da força e do medo. Mas sim utilizando a “força” e a inteligência. O medo é o caminho dos Sith.

Mas vamos deixar estas curiosidades Jedi para uma outra ocasião.

Além do Retorno dos Jedi, temos também O Retorno de Asajj Ventress, a assassina que sempre se dá mal. Mas desta vez a história foi bem diferente. É um episódio interessante, pois somos sempre levados a crer que tudo dará certo. Que o Vice Rei ficará preso, que Ventress tomará uma surra de Luminara e Ahsoka irá aprender os valores Jedi.

Mas nada disso. Uma traição nada esperada de um dos guardas do Senado, Argyus, causa toda a reviravolta no episódio. Ele até se mostra uma pessoa sensata ao dizer para a Ahsoka que um soldado faz o que é necessário, quando ela está em dúvida se deve ou não ajudar Luminara, que foi atrás de Ventress.

E quando Ahsoka segue o conselho de Argyus, é que a reviravolta começa. Ele trai a todos, mata alguns Clones e entra em batalha com o Comandante Gree. E novamente somos enganados, duplamente. Na primeira quando o Clone vence a luta, e mais uma reviravolta! Santas reviravoltas, Batman!

Gunray ataca Gree pelas costas, deixando-o desfalecido. Enquanto isso… Ventress é que está dando trabalho para a mestra Luminara, que quase morre se não fosse pela Abusada ser tão abusada. E quem aprende uma lição é Luminara, que agradece a intervenção da jovem padawan.

No melhor estilo Episódio 1, quando Obi Wan e Qui Gon lutam contra Darth Maul, as duas cruzam sabres de luz contra Ventress. Uma bela coreografia de sabres, que sai com a vitória de Ventress. Não foi uma vitória como muitos esperam, no sabre. Mas no estilo Sith. Enganando e mentindo.

Star Wars: A Guerra dos Clones - Cloak of DarknessVentress segue para a nave da República e termina acabando com Argyus, para delírio dos fãs.

Este episódio tem pontos interessantes para a Saga. Um deles é o Comandante Gree.

Para os que não se lembram, a “primeira” aparição deste comandante Clone, foi em Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith, durante a batalha de Kashyyyk, lar dos Wookies. Ele foi morto pelo mestre Yoda logo após a famosa Ordem 66.

Outro ponto interessante é que podemos perceber que os Jedi não são assim tão poderosos como se mostram. Para os estudiosos e fãs mais antigos, isto é mais do que óbvio.

Mas para aqueles que apenas assistem aos episódios, podem ter ficado com aquele gostinho amargo na boca com este episódio, pois como uma aprendiz Sith pode vencer uma mestra Jedi em batalha?

E voltamos para nossa curiosidade Jedi. Cada mestre Jedi é forte em um aspecto da força. Obi Wan por exemplo, é forte no uso da mente, na persuasão, em fazer com que seus inimigos façam o que ele quer. O famoso passar a mão na frente dos olhos e… pronto.

Mestre Luminara se mostra mais tranquila no caminho da Força. Ela utiliza a calma e a tranquilidade para chegar onde quer. E isto muitas vezes, como visto neste episódio, pode ser fatal para um Jedi.

Mas em uma outro momento, colacarei um pouco mais sobre os “estilos” Jedi.

E que suba o letreiro! Até a próxima!

Frase Jedi:

Ignore your instincts at your peril.

Azhiel é editor do Aumanack.

Séries citadas:

3 Comments

  1. Cesar Adriano

    A Ventress me surpreendeu na solução do clone, ousada e ousado pra série.

    Azhiel, é interessante essa questão da limitação dos Jedi, isso explica a forma tão fácil como eles foram pegos com as calças na mão em Vingança.

  2. Sol

    Concordo com o Cesar. Sempre fiquei com um pé porque os Jedi foram pegos tão fáceis! Este episódio realmente foi muito bom. Não gosto muito da Ventress, mas neste epi!! Valeu mesmo

  3. Renato A. Azevedo

    Esse episódio foi sensacional! Ação do começo ao fim, e muita ênfase nas diferenças entre Sith e Jedi. E claro, comprova que o traidor nunca se dá bem.
    Clone Wars está cada vez melhor, assim como os reviews, amigo, parabéns!
    Abraços
    Renato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account