Log In

Reviews

Review: Smallville – Vessel (episódio 110)

Pin it

cena de VesselSérie: Smallville
Episódio: Vessel
Temporada:
Número do Episódio: 110
Data de Exibição nos EUA: 11/5/2006
Data de Exibição no Brasil: 6/6/2006
Emissora no Brasil: Warner

E mais uma temporada de Smallville chega ao fim. Revelações, reviravoltas e os já famosos cliffhangers da série estão de volta para fazer a alegria (e o desespero) dos fãs.

Lex e Lana estão dormindo abraçados (a inveja é uma m#%*a…) quando de repente o pequeno Luthor começa a sentir uma espécie de irritação – podemos imaginar que seja uma variação do zumbido que Clark tinha temporada passada, quando um dos três cristais kryptonianos era descoberto – que o guia até um campo, no interior da cidade. Chegando lá, ele é abduzido pela nave kryptoniana de Brainiac. No final do “momento Arquivo-X”, vê-se o símbolo do General Zod se formar no solo. E Lana fica a ver navios…

Lionel oferece o seu jato particular para Martha e Lois viajarem até Washington. Parece que Mamãe Kent desconhece uma das regras mais elementares da série: NUNCA embarque em veículo algum numa season finale…

Lana conta para Chloe que Lex foi abduzido. Chloe repassa a informação à Clark. Ambos chegam à conclusão de que se trata de algum plano maléfico de Brainiac/Zod. Clark decide pedir ajuda a Jor-El.

Jor-El diz que à Clark que o hospedeiro de Zod deve ser destruído, para que danos maiores sejam evitados. E fornece para seu filho uma adaga kryptoniana para que ele possa realizar a tarefa. Ironicamente, o mesmo pedido que Jonathan (uma versão falsa dele, na verdade) pediu que fosse feito por Clark no episódio anterior, Jor-El faz agora. E ele está falando sério.

Clark vai até o Planeta Diário para contar à Chloe sobre sua conversa com Jor-El. Fica claro que o hospedeiro é Lex. O que não fica nada claro é como Lana consegue ouvir a conversa deles sendo que: 1– ela não parece estar próxima deles; 2– Clark e Chloe estão conversando em um volume razoavelmente baixo. Parece que ela está desenvolvendo superaudição.

Lionel mostra à Clark mais uma mensagem recebida por ele, através de Jor-El, que diz “Mate o Hospedeiro”. Clark pergunta se isso é válido, quando o hospedeiro é seu próprio filho. Ele responde:

O teste real de um herói é saber quando um bem maior será obtido através de um ato ruim.

Talvez seja até um pouco piegas, mas John Glover é um ator tão completo que mesmo se ele recitasse “Atirei o pau no gato”, o resultado seria algo perfeitamente assistível.

Lionel vai até o campo onde Lex foi abduzido e o encontra caído no chão. Ele tenta alertar seu filho sobre o perigo das escolhas que ele fez. Mas Lex parece não dar ouvidos e lhe aplica um belo de um empurrão. O problema é que Lex não dosou a força e Lionel acaba se chocando em alta velocidade conta seu carro. Embora eu adore Lionel como personagem, seria demais se ele morresse ali, sem motivo, morto pelo próprio filho. Seria uma morte completamente anticlímax. Mas serviria como uma metáfora clara sobre a natureza destrutiva da personalidade de Lex.

Chegando à mansão, Lex conta a Lana sobre seus novos poderes. O que é um paradoxo curioso. Por mais que Lex esteja se tornando o vilão da história, ele realmente conta a Lana tudo o que está acontecendo com ele. Ele realmente gosta dela. Por esse motivo, Lana retribui o gesto, contando a ele sobre os planos de Clark de matá-lo.

Enquanto embarcam no avião, Lois e Martha discutem sobre as reais intenções de Lionel. Será que ele quer ser apenas um bom amigo? (Abstenho-me de fazer mais comentários acerca do fato delas embarcarem em um veículo numa season finale – todo mundo sabe que isso nunca é uma boa idéia).

Depois de tentar conversar com Lana em vão – o que é ótimo, conversinhas melosas só estragariam o episódio – Clark se encontra com Spike que diz que ele poderia ter sido o hospedeiro. Mas como Kal-El se recusa a trabalhar com os caras maus, Fine solta um vírus que aparentemente colocou todos os computadores do planeta em parafuso.

cena de VesselClark vai até o Planeta Diário ver como Chloe está. Graças ao pandemônio em que se encontra a cidade, um carro invade a redação onde ela trabalha (e olha que ela fica no subsolo!). Numa bela seqüência, vemos Clark salvando a moça. Quando ele vai embora, Chloe lhe tasca um beijo, que acaba sendo a melhor cena do episódio. Não necessariamente por ser um Chlark (Clark + Chloe, no jargão dos aficcionados pelo seriado), já que sou do time dos que acham que ela merece coisa melhor que Clark, mas sim por vê-la tomar uma atitude quanto a seus sentimentos pelo jovem Kent. Chloe se tornou uma personagem perigosamente desnecessária nessa temporada, servindo apenas de muleta para Clark desabafar e resolver seus deveres de futuro herói. Ver ela tomar uma atitude como essa, mesmo que seja num momento de desespero, é bonito de se ver.

Clark se encontra com Lex em seu celeiro. Antes de partirem pro quebra-pau, acontece um diálogo bem interessante. Vou destacar o final:

Clark:

Você não é você mesmo.

Lex:

Ou talvez eu finalmente esteja sendo.

Quando Clark está para usar a adaga em Lex, Fine aparece para colocar mais lenha na fogueira. Clark acaba por atirar a arma nele. O que ele não sabia é que era exatamente isso que deveria ser feito para libertar Zod da Zona Fantasma. Pelo jeito o futuro Supeman nunca ouviu falar em psicologia reversa. Zod acaba encarnando em Lex, criando assim…Zodlex (© Juliano Cavalcante). Ele, depois de um pequeno discurso, aprisiona Clark na Zona Fantasma sem dó nem piedade. O que significa que quando dois dos maiores vilões da mitologia de algum super-herói se fundem, o resultado é um belo chutador de traseiros.

Queria fazer um elogio à interpretação de Rosenbaum nessa seqüência. Ele consegue soar ameaçador sem ser caricato. E isso é mais difícil do que se imagina. A pergunta que fica é: Por quê Clark foi sugado tão facilmente para a Zona Fantasma? Em Arrival, vemos Clark lutando bravamente contra a ZF. Seria Zodlex (© JC) tão poderoso assim?

Martha e Lois percebem que estão não estão se dirigindo ao destino inicial delas. Parece que uma das 87.509 cópias de Brainiac está levando as moças em direção ao pólo-norte (para a Fortaleza da Solidão?). Elas até tentam dar um jeito na situação, mas o avião é despressurizado e ambas acabam desacordadas.

Chloe está caminhando nas ruas de Metrópolis, tentando desviar dos desesperados que estão nas ruas (tá, talvez a reação das pessoas esteja um pouco exagerada, mas isso foi necessário para atender aos propósitos da história) quando encontra o carro de Lionel. Ela tenta entrar no veículo, mas ambos são arrastados para fora e pisoteados. Isso é que é cliffhanger!

cena de VesselLana consegue, aos trancos e barrancos entrar no prédio da Luthorcorp. Zodlex (© JC) está esperando por ela no terraço. Eles se beijam e a câmera se afasta, mostrando (o que sobrou de) Metrópolis – adorei a fotografia dessa cena, bem dark, lembra os filmes do Batman – depois ela se afasta mais, mostrando que toda a Terra deve estar em apuros. E por fim, Clark, preso, impotente, na Zona Fantasma. E agora? O que acontece? Só em novembro…

Foi um bom episódio. Embora tenha sido provavelmente a finale mais fraca (ou menos forte) da série até agora. Como todos sabem, Smallville estabeleceu um nível altíssimo em seus finais de temporada, e atingir esse nível nem sempre é possível, como fica provado aqui.

Em Vessel é utilizado um artifício que já foi usado em Covenant (para muitos, a melhor season finale da história da série), chamado “vamos colocar todos os personagens em situações de quase morte”. Aparentemente, ninguém ali vai morrer. Mas nada como deixar os personagens em situações extremas numa finale, para ficarmos babando de curiosidade por cinco meses pra descobrir como tudo termina.

É curioso ver mais uma temporada de Smallville chegando ao fim. Fica aquela sensação de se estar cada vez mais perto do desfecho da série, que deverá ter, no máximo, mais duas temporadas.

Nota do episódio: 9.

A próxima season premiere já está sendo escrita por Steven S. DeKnight. Ele já nos deu coisas maravilhosas como Mercy e Onyx. Mas também escreveu Thirst e Ageless. Eu queria é que Alfred Gough e Miles Millar aproveitassem a deixa do cancelamento da série do Aquaman e se dedicassem mais aos roteiros da série que fez deles o que eles são hoje.

E o que fazer nesses cinco meses que nos separam da próxima season premiere? Bem, a Warner é a única emissora que já encerrou sua temporada. Tem diversas séries maravilhosas ainda em exibição. Eu recomendo:

– Battlestar Galactica
– 24 Horas
– Lost
– House
– Grey’s Anatomy
– The Office
– Prison Break (quando retornar do hiatus)

São apenas algumas sugestões. Série boa é que não falta atualmente. A criatividade está em alta na TV americana. Acho válido fazer esse tipo de propaganda, pois conheço pessoas que só assistem Smallville e que acham que mais nenhuma série merece ser acompanhada. Uma lógica completamente estúpida, a meu ver.

E claro, não se esqueçam das reprises de Smallville. Eu prometi a mim mesmo rever toda a terceira temporada até a sexta começar. Espero cumprir a promessa.

E claro, mês que vem temos Superman – O Retorno, que promete ser um dos melhores filmes de 2006. Quem viu algum dos trailers sabe do que estou falando.

Segue agora o meu painel de notas da quinta temporada da série, que resume o que achei de cada episódio da série. Comentários são sempre bem-vindos:

5×01 – Arrival – 9
5×02 – Mortal – 8,5
5×03 – Hidden – 9,7 (o melhor episódio da temporada, como já havia falado no meu review. Poderia ter sido season premiere ou finale)
5×04 – Aqua – 8
5×05 – Thirst – 7
5×06 – Exposed – 8
5×07 – Splinter – 8,5
5×08 – Solitude – 8,5
5×09 – Lexmas – 8
5×10 – Fanatic – 7,5
5×11 – Lockdown – 8
5×12 – Reckoning – 9,5
5×13 – Vengeance – 9,0
5×14 – Tomb – 8,5
5×15 – Cyborg – 8,5
5×16 – Hypnotic – 6
5×17 – Fragile – 7,5
5×18 – Void – 7
5×19 – Mercy – 8,5
5×20 – Fade – 6,5
5×21 – Oracle – 8,5
5×22 – Vessel – 9

Escrevi sobre todos os 22 episódios do quinto ano da série. Nada como um descanso para recarregar as baterias, não? Até a próxima temporada!

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

34 Comments

  1. Victor Regis

    Não gosto de Smallville, acho uma série forçada bla bla bla… mas vim aqui p/ te parabenizar por ter escritos todos esse reviwes ao longo da temporada.Isso mostra que você realmente gosta da série e respeita os leitores sempre entregando ótimos reviews.
    Parabéns!!

  2. Sandra Saldanha

    Maravilhosa sua análise, digna de ser lida e relida!
    Parabéns pela sutileza, não tenho nada à acrescentar,concordo em número, gênero e grau, mas cá p/ nós…por que Lana não morre logo???

  3. Anderson Vidoni

    Juliano todos os reviews foram excelentes e mostram tudo que vimos e o que nos passou despercebido. Quanto a eles e em especial esse aqui não tenho nada o que falar. A única diferença de minha analise sobre a sua é que alguns defeitos que para vc tiram 2 pontos do episódio(assim ele levando 8), pra mim tiraria uns 4 ou até mais de vez em quando, mas a analise que vc faz é perfeita. Eu tenho que dizer que a partir do Cyborg pra frente quase que deu uma vontade de parar de ver, porque estava ficando muito ruim, mas season finale realmente foi boa.

    Finalmente Clark e Lana se separaram (deus ouviu minha preces) e tomará que a Chloe tenha mais destaque na proxima temporada.

    Por último queria destacar a interpretação de Michael Rosenbaum, quando se transforma em Zodlex(boa Juliano), perfeita.

  4. Raphael

    bem legal esse finale…

    dá pra v que lex é o vilão da história!

    que pena que lana naum acaba com Clark…

    mas espero que ocorra uma ligação bem legal entre ele e lóis…

  5. Mônica

    Oi, Juliano, adoro suas análises dos episódios, pois você, apesar de ser fã da série, não acha que tudo é maravilhoso e aponta os defeitos, que são muitos. Também sou fã da série, mas reconheço que às vezes acontece cada furo…Mas gostaria de saber onde encontro as outras reviews pois procuro no site e só aparece do Vegeance em diante.

  6. sandra wolga

    sempre acompanho suas críticas e queria fazer uma sugestão: que tal a crítica de Bones? A série está melhorando a cada dia, o único problema é quem faz as legendas da tradução, não sei que portugues é, nem de Portugal, talvez de Cabo Verde? Quem não sabe nada de ingles fica boiando.
    Bem, a série é interessante, com roteiros bem elaborados e as sub-tramas dos personagens principais, fazendo papel de “novelinha” fazendo lembrar Arquivo x.
    No aguardo, beijos a todos voces.

  7. Claudio

    Não perco um episódio da série,so q assistio pelo sbt que ainda esta reprisando a quarta temporada,ja li os epis´dios da quinta temporada escrito por vc,obrigado!espero q comesse logo a 5º logo no sbt e q vc dentro da possibilidade nos enforme quando comessara.

  8. Juliano

    Obrigado pelos comentários, gente.

    Mônica: os reviews dos episódios antigos não estão aparecendo pq o Paulo ainda não trouxe ainda todo o material pro site novo. Mas nas próximas semanas/meses ele deve fazer isso.

  9. Rita

    eu adoro esmalville,só ficar olhando o clark já vale a pena .mas desse episodio não gostei , achei tudo muito exagerado! Sei que o exageiro e esmalville andam de maõs dadas mas tudo tem um limite. A única coisa que gostei foi o beijo que a Chloe deu no Clark.

  10. Aldo

    Posso fazer uma critica construtiva ao autor!? É muito dificil, especialmente no Brasil, saber os nomes do episodios. Então qdo mencionar os seus melhores ou coisa do tipo, poeria ter algo do tipo: “aquele que acontece isso”. Nos ajudaria a lembrar.

    No mais, feliz férias!

  11. Kravis

    E o que não fica nada claro também é: 3 – Como o Clark não sentiu/ouviu a presença da Lana ali? Se ela está desenvolvendo superaudição, parece que roubou a dele, que não está funcionando nada bem!

  12. Kravis

    Aquela hora o Lionel tinha q ter morrido mesmo. Foi um golpe desmedido do Lex, que tá com uma força equivalente a do Clark. E todo mundo sabe que basta o Super-Homem PEIDAR em alguém pra essa pessoa morrer. Ao contrário, ele saiu dali quase intacto, andando, quase como se nada tivesse acontecido.

    Clark, se tivesse sido rápido o suficiente, o que É, poderia ter impedido a dissiminação do vírus. Mas é um tapado…

    O beijo da Chloe foi a melhor cena do episódio e se bobear, da temporada! Beijaço!

    Nem… O Zodlex num é poderoso assim não. O Clark que é seriamente lesado mesmo. Talvez não soubesse que aquilo era o portal pra Zona, mas mesmo assim, ficou lá, parado, feito uma besta, esperando ser sugado. Bem merecido.

    Que isso, esse foi um dos melhores season finales, se não o melhor!

  13. Andreia M. Ogata

    Adoro a série SMALLVILLE e aguardo
    anciosa para ver os momentos finais da quinta
    temporada. Eu particulamente não gosto da
    personagem LANA LANG , essa já devia ter batido
    as botas há muito tempo( aliás ELA e LEX se
    merecem ), é enrolar demais. Acho que quem
    merece o amor do CLARK é a CLOE.

  14. Juliana

    eu adoro smallville, e não estou acreditando que só tera a outra temporada em novembro….é muito tmepo, td bem q vc merece férias Juliano, + cinco meses é d+…eu adoro grey´s anatomy tbm, mas ela naum ocupa o lugar d smallville…enfim…ate a 6ª temporada…ah o episódio foi meio chato, fiquei entediada em algumas partes, e to doida pra que aconteça logo Clark e Lois

  15. Emagna Santos

    bom sou fã, desmallville, amo todos os personagem ,,,mais sinceramente Clark tem que fica mesmo e com a Lois e pronto, para ter ligação com o Surpermem,,, rrrs eu ainda não assistir a quinta temporada, não tenho tv a cabo, e e por isso que sempre passo por aqui para me adiantar rsrs,, mais que pena que vai ter só atá a nono temporada.. bom e não pinta umas promoções para ganhar fotos, dvds sei lá sei que vc faz tudo para deixar todos aqui bem informados mais, que tal uma promoção sei lá invente qualquer coisa para que eu ganhe uma porça de fotos de todo bjs fica co Deus e falo serio rsrsr

  16. Amanda

    Olá Juliano,

    É a primeira vez que leio uma coluna sua, e encontrei uma grande identificação com elas, não só porque também escrevo sobre Smallville, mas porque temos em comum esse olhar meio cômico sobre a série. Te convido a ler alguns de meus texto no site http://www.seriados.com.br no forum de Smallville. Também concordo com muitas de suas notas, principalmente com Fade, um dos piores episódios dessa temporada.

  17. FRANCIELLE

    OLÁ.ADORO SMALLVILLE E GOSTEI MUITO DE LER O SEU “RESUMO”.ESTOU ESPERANDO PARA VER A 5ª TEMPORADA NO SBT, MAS PARECE QUE O SILVIO SANTOS RESOLVEU BRINCAR COM A GENTE.TUDO BEM.EU AGUARDO.PRO ALTO E AVANTE.

  18. Isabela

    Olá Juliano! Quero muito de ler seu review sobre o episódio Hidden.Não consegui achar aqui…
    Seus comentários e seu senso de humor são perfeitos! Abs, Isabela

  19. Diego

    Cara! Parabéns pelo seu texto! Eu odeio spoilers, ainda nao vi Vessel, mas eu li tudo aqui, só porque adorei suas palavras! Você “zoa” – digamos assim – de maneira inteligente fazendo com que sua opinião seja forte para os fãs da série.

  20. Angela

    Adorei a forma como você escreve, pena que conheci esse site há pouco tempo… vc fez review de todos os seriados da 5 temporada, como faço para ler todos, pois no site só tem do 101 ao 110… vc fez comentários sobre as temporadas anteriores também? obrigada desde já, Angel.

  21. Jefferson

    Cara é pór existirem pessoas determinadas como vc que podemos nos manter sempre á frente de qualquer informação. adoro sta serie e vc é d++++ ..

  22. Bruno

    Gostaria de saber se existe previsão para o Lançamento da 5a temporada em DVD.

    Obrigado.

    Bruno

  23. Victor Hugo

    Como é o espisodio 5.03 Hidden??? assisti só que me esqueci o que acontece…..

  24. André Braga

    Adoro Smallville, especialmente as personagens Chloe e Lois, é uma pena que quem não tem Tv Paga tenha que aturar os cortes do SBT.
    Porque as review anteriores a Vengeance sumiram?

  25. Carlos Eduardo

    Acho a série Smallville muito legal to esperando a nova temporada ancioso

  26. Amanda

    Uauuuuuuu, esse bjão q CHLOE deu no CLARK foi D+; nada de Lois piorou Lana é a Chloe mesmo, não tem jeito eles formam o melhor casal de Smallville sem dúvidas.

  27. Isabella

    Meu Deus, eu qria tanto q a chloe fikasse com o clark eles iam se dar muito bem juntos eu qria q ñ existisse lois nem lanna nem lex nem nada oooo… aí jah eh exagero rsrs… + qria q eles fikassem juntos…

  28. weslei

    A lana è demais è a mulher mais bonita da sèrie, ela è simplismente linda.

  29. julili

    Ai vcs nem imaginam quanto eu torço para Chloe e Clark sempre quis q eles ficassem juntos e acho q ela mecere por todo o tempo de dedicação a Clark e por guardar seu segredo!!
    Bom esse beijo nem se fala lindo, até q enfim a chloe tomou uma atitude né!!!

  30. stephany

    adoro esmalville, acho esta seria muito bem feita, nao perco nenhum capitulo

  31. stephany

    esta serie e muito bem feita, bolada demais, amo de paixão o clark a lana, não perco nhenhum capitolo dessa serie fany de ubatuba

  32. Rodrigo

    olha só Smallville só tem graça se a Lana e o Clark ficarem juntos!!!!vcs nao veem q eles sao alma gemeas?????

  33. Francisco Sousa Barreto

    Adoro essa serie, pra mim uma das mais complexa já exibida no Brasil, só poderia ter colocado mais seus poderes em evidencia…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account