Log In

Reviews

Review: Smallville – Turbulence

Pin it

Smallville - TurbulenceSérie: Smallville
Episódio: Turbulence
Temporada:
Número do Episódio: 168 (8×16)
Data de Exibição nos EUA: 19/3/2009
Data de Exibição no Brasil: 31/3/2009
Emissora no Brasil: Warner

Turbulence começa a colocar a oitava temporada de Smallville de volta nos eixos depois do baque sofrido a partir de Power. O episódio apresenta duas tramas paralelas que funcionam muito bem: a interação entre Clark e Tess, e ressurgimento do triângulo Jimmy-Chloe-Davis em meio a assassinatos e alucinações.

Tess encarrega Clark de acompanhá-la a uma coletiva de imprensa em Los Angeles e os dois partem em um jato particular. Tudo não passa de um plano de da empresária para pressionar o rapaz e fazer com que ele revele seu segredo. Após todas as suas tentativas de extrair qualquer informação do repórter, Tess, com a ajuda do piloto do jato, forja um acidente aéreo, o que obriga Clark a usar seus poderes em uma cena satisfatória, considerando o orçamento da série.

Durante todo o episódio temos a impressão de que Tess já sabia tudo sobre o Homem de Aço, mas desejava ouvir a confirmação de sua boca. Ela menciona que Lex mantinha um diário sobre Clark e que agora o mesmo está em sua posse, porém nunca fica claro a quantidade de informações contida nele.

Foi bom ver Clark agir um pouco fora do seu padrão moral habitual. Primeiramente ele tenta embebedá-la a fim de descobrir o quanto a moça sabe sobre seu segredo, depois ele corta seu oxigênio para deixá-la inconsciente, enquanto salva o dia. O Clark de algumas temporadas atrás nunca faria isso.

Também descobrimos mais sobre o passado de Tess e seus traumas de infância, o que apesar de não ser nada original, contribui para o desenvolvimento da personagem. A todo o momento ela alegava ser diferente de Lex, mas suas ações provaram exatamente o contrário. Parece que Tess estudou direitinho o diário de seu antigo chefe, pois seu plano do falso desastre aéreo poderia muito bem ter saído da cabeça careca de Lex. Além disso, ela demonstra a mesma obsessão por Clark que Lex possuía. Obsessão essa que contribuiu para sua queda ao lado sombrio e sua eventual morte.

Enquanto isso, Jimmy, que recentemente havia sido transferido para o hospital de Metropolis, testemunha Davis Bloome cometendo um assassinato. Após a morte de Linda Lake, Davis descobriu que consegue impedir sua transformação desde que mate alguém. Ele, então se torna um vigilante noturno, caçando e eliminando criminosos. Isso cria um interessante paralelo entre Davis e Clark, que agora realizam o mesmo trabalho, com abordagens diferentes.

Smallville - TurbulenceJimmy tenta avisar Chloe e as autoridades sobre a verdadeira natureza de Davis, no entanto o paramédico assassino faz com que todos acreditem que Jimmy estava alucinando sob efeito de medicamentos, inclusive Chloe. Irado pelo ciúme e pela falta de apoio de sua esposa, Jimmy a abandona, entrega um dossiê sobre Davis para Tess e vai embora.

Confesso que o retorno do triângulo amoroso entre Jimmy, Chloe e Davis me pegou de surpresa. Depois dos eventos de Bride, pensei que o caso entre a loirinha e o paramédico estivesse acabado. E mesmo Jimmy sendo quase sempre chato, torci muito por ele dessa vez. Pena que Chloe ficou do lado da pessoa errada de novo. Pior para ela, mas bem melhor para Davis, pois parece que o toque da loirinha é capaz de reverter a transformação do paramédico.

Turbulence foi um episódio acima da média e que voltou a desenvolver a trama da temporada; Aaron Ashmore e Allison Mack apresentaram boas atuações durante o todo o episódio, principalmente em uma emocionante cena de despedida no final do episódio. Além disso, foi revigorante ver Clark se divertir como o Borrão Azul e Vermelho, “posando” para as câmeras de trânsito e se gabando para Chloe da rapidez com que veste seu uniforme.

Texto publicado originalmente no weblog TV em Série.

Séries citadas:

8 Comments

  1. João da Silva

    Ótimo episódio, especialmente porque a linda Cassidy Freeman teve grande destaque, ao contrário do que normalmente ocorre (geralmente ela é subaproveitada).

  2. Bernardo SA

    Tb gostei desse episódio – apesar de ter gostado do retorno da Lana, aquele arco com ela foi totalmente “porra louca”, na falta de um termo melhor.

    Só discordo em uma coisa do review:
    “Foi bom ver Clark agir um pouco fora do seu padrão moral habitual. Primeiramente ele tenta embebedá-la a fim de descobrir o quanto a moça sabe sobre seu segredo, depois ele corta seu oxigênio para deixá-la inconsciente, enquanto salva o dia. O Clark de algumas temporadas atrás nunca faria isso.”

    O Clark já deixou o Lex inconsciente (ou pelo menos atordoado) p/ conseguir realizar um salvamento – sem contar que os roteiristas sempre deram uma colher de chá, já que toda vez que tinha algum personagem que ñ deveria vê-lo em ação (Lana/Lex/Chloe/Lois/etc.) na cena, o mesmo sempre ficava desacordado(a) por conta de alguma pancada, etc.. Como aquela velha piada da série, a Lana vira e mexe tava no hospital, hehehe.

  3. André

    Concordo como João, a Tess é subaproveitada na série, é ótimo vê-la interagindo com o Clark e a Lois, é certeza de embates.

  4. Mica

    Mas eu não gosto dela estar traçando o mesmo caminho do Lex. Essa obsessão toda não pode acabar bem, e eu gosto demais da Tess para vê-la se tornar uma vilã de verdade ou então se dar mal no final.

  5. alex

    gostei do epi,pelo menos mostrou que sv esta saindo da uti,a tess estava um colirio o clark melhorou,mais oq mais me agradou no epi foi o triangulo davis-chloe e jimmy,d o rex entao foi hilario hahaha

  6. João Dias

    A nona temporada precisa do retorno de Lex, ele é tão importante que mesmo fora da série seu nome sempre é comentado!

  7. Marcia

    poxa..queria tanto que a Lana voltasse…ela sempre esteve junto com clark!!!Lana Volta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account