Log In

Reviews

Review: Smallville – Savior

Pin it

Smallville - Savior

Série: Smallville
Episódio: Savior
Temporada:
Número do Episódio: 175 (9×01)
Data de Exibição nos EUA: 25/9/2009
Data de Exibição no Brasil: 27/10/2009
Emissora no Brasil: Warner

Todos nós somos super-heróis por aguentar Smallville há nove anos. Entre altos e baixos, se você é fiel a série até hoje, pode vestir a sua capa e alçar voo, você será recompensado. A nova temporada está maravilhosa, e não precisa ser vidente para saber do que estou falando.

Na temporada passada, depois daquele final sem graça e sem nexo, eu não conseguia esperar muita coisa da série. Jimmy não era Jimmy, Lois foi para o futuro, Doomsday foi derrotado em uma luta de um minuto.

Esse ano tem mitologias toscas? Não! Tem Lana? Não! Tem milhares de freaks? Até agora não! Tem uniforme novo? Sim! Tem personagens da DC? Sim! Tem Zod? Sim! Tem o casal mais icônico do universo? Espero que sim! Então para o alto e avante, a nona temporada começou. Savior renovou a esperança há tempos perdida, e agora estou mais aliviada por fazer parte desse time de pessoas que ainda assistem as aventuras do Superboy.

A premissa de Savior é simples: Mostrar no começo o que deve ser alcançado no fim, e para Clark Kent, isso significa salvar Krypton. Será um ano bom, um ano maravilhoso. E já que não somos videntes, ao menos podemos acompanhar um pequeno trailer do que estar por vir pelo sonho da Lois Lane, mostrado no final do episódio. Mas espera aí, vamos ao início, guardarei o melhor para depois.

Ao de ter decidido abraçar seu destino kryptoniano, Clark Kent deixou para trás seus empecilhos mundanos e resolveu que a melhor maneira de passar seu tempo era salvando as pessoas de Metrópolis, enquanto isso, atormentado pelos erros do passado, outro herói fazia resoluções: deixar sua trilha de glória e cair de cabeça na gandaia. Oliver Queen e toda a Liga da Justiça desapareceu, deixando Chloe Sullivan sozinha, em sua Torre de Vigilância. Santa bagunça, Batman. O que aconteceu no mundo estranho do heróis?

Tenho que admitir, não sou fã da Chloe. O fato dela nunca morrer me assusta e devora meus pensamentos malignos. Mas se inventaram essa estória, que a sigam até o fim: A Torre de Vigilância precisa ser mais do que uma lembrança mórbida do falecido Jimmy. Aposto minha coleção do Superman AllStars como Chloe renderia bem mais na série se a personagem deixasse para trás o Karma de melhor amiga apaixonada.

Falando nisso, onde foi parar a Lois Lane? Eu já estava começando a ficar preocupada, achando que a Kelly e o Brian tinham batido a cabeça em algum lugar, e realmente tocado aquela teoria inconcebível de que a Lois não é a Lois. Mas para alívio geral, ela volta, e claro, arrebentando com tudo.

E foi um choque literal. Lá estavam eles juntos: Lois e o Borrão, cara a cara. Bastou isso para que os olhinhos de cachorro pidão do fazendeiro metido a herói voltassem a brilhar.

Sempre acho forçadas as relações em Smallville. Como por exemplo, alguém ama tanta outro pessoa por anos mesmo depois dessa pessoa ter o sobrenome Lang. Um jeito ótimo de definir obsessão. Mas de um jeito outro de outro, já que o tema é esse, vamos falar de uma obsessão bem mais icônica: Lois-Clark e seja-lá-como-o-chamam-hoje-em-dia. O triângulo mais conhecido que o das Bermudas parece ter lugar garantido no roteiro dessa temporada.

Outro gancho que pareceu ser a notocorda da estória é a vinda do Zod e dos Kandorians para a série. Um tom provocativamente curioso pairou sobre essa parte do enredo. Sabemos somente que algo muito grande acontecerá, ou já aconteceu, para que o exército do general Zod tenha aparatado na Terra como em um passe de mágica.

Por falar em magia, adorei a guerreira assassina Fiona. Em poucas cenas ela nos revelou ementos chaves sobre o futuro. Sabemos agora o quanto a Lois será importante para o Clark, sabemos também que algo acontecerá para que ele entregue o relógio de Jonathan para a visitante do futuro, e de um jeito um pouco mais explicito, ficamos na expectativa de descobrir como e porque Kal-El irá trair seu povo.

Uma das melhores premieres, se não a melhor, de Smallville.

Confesso que por diversos anos seguidos eu amaldiçoei Kelly souders e Brian Peterson pode serem uns imprestáveis sádicos destruidores de mitos. Mas desde a última Comic-Con eles parecem mais empolgados com o fato de estarem escrevendo uma série sobre o Super-Homem.

Direção decente do Kevin dói excelente. Com destaque para a cena entre Zod e Tess, na qual o general quase mata a discípula de Lex.

Smallville - Savior

Para o Alto e Avante

A recapitulação da oitava temporada me fez quase sentir saudades daquele metade pesadelo-metade sonho. E também me fez sentir esperança no mundo novamente.

O uniforme novo do Clark. Podem chamar ele de Neo, mas eu gostei. Melhor isso do que nada. E sim, meu copo está sempre metade cheio.

Zod.

John Corben, promissor e sempre interessante ter personagem dos quadrinhos na série.

Telefones, conversas, meu coração acelerando.

E o que foi aquele sonho da Lois? Kandorians? Mortes? Lutas? Cetim, cetim, pele, pele… Essa temporada promete (e me faz desejar que a HBO compre Smallville).

Coquetel de Kryptonita

Como que a Chloe é uma super hacker e ex-jornalista e não consegue rastrear o Oliver?

Savior levou 9 lençóis de cetim (de 0 a 10).

Escrito por Kelly Souders e Brian Peterson.

Dirigido por Kevin G. Fair.

Séries citadas:

30 anos, é formada em jornalismo pela Unesp e em Letras Inglês e Literaturas pela UFRN. No "TeleSéries", já foi colaboradora e editora de Notícias, agora é Editora de Conteúdo e escreve a coluna mensal "Sintonia". Já passou pelo Vírgula e pela Rede BomDia, do DIário de S. Paulo. No tempo livre, vê Bones, Hot in Cleveland, It's Always Sunny in Philadelphia, entre muitas outras séries. Fã do Clark Kent e música country.

Website: http://naliteral.blogspot.com.br/

26 Comments

  1. Vinicius Godoi

    Acho que vou baixar pra conferir , visto que a warner só gosta de reprisar friends. Uma coisa chata é o fato de reaproveitar vilões entre outros presonagens, visto que o zod já foi o lex?! e a pseudokara já havia aparecido em uma finale. Enfim, bom mesmo eram as 3 primeiras, eu adorava.Será que acaba esse ano afinal? Dai a CW pode fechar de vez.

  2. rodrigo

    otimo texto, parabens, mesmo eu nao concordando muito. achei a primiere chata e todos os episodios seguintes (ja esta no 6)chatos e parecem mais encheçam de linguiça. assim nao acho q lana e clark foi só obsessão e nao amor.. adoro chloe mesmo ela estando meio de lado nessa temporada e acho bacana lois e clark, mesmo o casal nunca me convencendo que serao um casal, apos tantos anos de lana.

    mas gosto é gosto né, eu to achando essa temporada uma das piores. ta fraca, sem graça e eu ja nao entendo mais nada (rss)

    só queria perguntar uma coisa q vc citou. que estoria é essa de salvar krypton? o planeta ja nao acabou?

  3. Thiago

    o Zod do Lex foi o General Zod, já após a destruição de Krypton, presos na Zona Fantasma, esse é o MAJOR ZOD, antes dele se tornar GENERAL, alguma coisa acontece para Kandor do passado aparecer no futuro e a resposta apenas nos será apresentada no decorrer da série!1

  4. Diego Cardoso

    Parabéns Clara! Excelente texto! Assm como vc, sou um dos “super heróis” que acompanha Smallville desde o pilot pela Warner. A season premiere me empolgou bastante, mas prefiro esperar o decorrer da temporada para ter uma opinião formada! Se a temporada for boa como parece ser, ficarei na torcida pela 10ª temporada, afinal, se já chegou a 9, pq não fechar na 10?!! rs
    Ao menos a season premiere tirou aquela sensação broxante da season finale passada. Doomsday sendo derrotado em meio minuto depois de tanta expectativa lançada dentro da série… poutz… achei que nem com viagra iria dar para empolgar novamente!!! rs.

  5. Luly*

    Bom texto, mas não achei isso tudo desse episódio não. Tá forçado demais, pq tá sem história mesmo. E achei a temporada passada mt boa comparada à terrível 7ºtemp.

    Mas é akilo, há nove anos acompanhando, não é agora, quase no fim que vou largar. “Para o alto e avante” mesmo!

    P.S. Tom Welling tá lindo demais! Socorro! Tô doida pra ver ele com Lois!

  6. Luciano Cavalcante

    O episódio que iniciou a temporada passada foi muito melhor que esse, pena que a temporada de “chabum”.

  7. fernando

    Eu achei o episódio muito bom, mesmo deixando o clark de lado quase o episódio todo mas enfim, ache o zod meio sadico psicopata, sei lá, das lois gostei apenas das cenas do futuro, pois não gosto da personagem, e não acordo q o amor de clark e lana era obsessão, era sim amor mesmo oras, gostei do fato de finalmente ele estar com um uniforme, vamos ver se iremos chamar ele de superman,e quero mais destaque pra cloe sendo q ela é a 2 personagem na aparecer nos creditos.

  8. Mônica A.

    Sua review ficou ótima, Clara! Estou adorando essa temporada e achei Savior muito bom.

    Vi até o 6º episódio e Smallville está se mantendo num nível bem legal. Que continue assim.

  9. Clara Lima

    Obrigada pelos comentários.

    @Rodrigo. Eles estão lidando com uma realidade diferente. Pois aqui, o Zod ainda é general, então provavelmente estamos falando do passado.

  10. juninho

    e essa tempo tempo ta mto show,ja teve bjo clois,ta indo de ventyo em polpa,tomara que continue assim,ta mto show,a audiencia ta boa,e eu ja sinto cheiro de 10º tempo no ar ein hehehe

  11. Cyssinha

    Gostei do episódio e da review.
    Não gostei da Warner e seus problemas com as legendas.
    Na reprise da madrugada, a cada retorno dos comerciais, as legendas demoram para surgirem na tela. Ficaram falas sem tradução.
    Sem contar os erros toscos: a Lois está no vaguão do trem perguntando em que dia eles estavam. Ouve-se “25 de setembro” e na legenda aparece “26”. Close na página do jornal. Está lá “25 de setembro” e na legenda, “26 de setembro”!

  12. Vinícius

    Tanto Zod só me confundiu, se é o mesmo simbolo do outro como não é o mesmo zod?

  13. Clara Lima

    Olá, Vinicius.

    É o mesmo Zod, mas uma versão mais nova dele.

  14. fabio

    nao sei da onde essa foi umas das melhores premieres, porque esta temporada esta muito chata. lana e clark, uma obsessao? nao mesmo.
    lois e clark cada vez mais chatos nessa temporada, num chove num molha infernal. alias falam mal da lana, mas lois é muito chata.
    quem viu ate agora continua vendo mas essa temporada esta muito ruim, zod e tess sao otimos personagens, mas essa pira de trazer zod sei la da onde, salvar krypton, e bla bla bla. caindo nessa de espaço-tempo. enfim, nao é a toa que a audiencia ta ruim, smallville fazia quase 4 milhoes as quintas, as sexta vem sofrendo para fazer 2,5 milhões.

    vc escreve muito bem clara, o texto foi otimo. mas eu nao concordo muito, pq acho q essa temporada ta muito ruim.

  15. Eversmann

    Clara Lima, torço pra que essa seja a última temporada de Smallvile, já é um vicio, passo o episódio inteiro só vendo defeitos, mas, como vocês, não quero abandonar o osso, gosto dessa cambada, especialmente a Tess, que está honrando os Luthor.
    Eu achei o inicio da temporada com a Super girl muita mais interessante, aquela loira faz uma falta danada e infelizmente, quanto ao casal, acho que os roteiristas só trocaram a parceira, pois a enrolação dos tempos de Lana continua a mesma.
    Coleção do Superman AllStars hein?! Só tenho aquele que o Super salva a emo, ótima história.

  16. Mica

    Clara, amo seus textos e é claro adorei este aqui também.
    Estou amando esta nova temporada. Perfeita não é, mas é Smallville melhor do que víamos há muitos anos.
    Graças a Deus a obsessão Lana Lang se foi e deu espaço para o Clark ser o Clark Kent de verdade. Senhor! Aquela mulher conseguiu empatar 8 temporadas! Mas agora a coisa engrenou. Bom, pelo menos até aqui (digo, até o episódio 9×06 que foi o último que vi).
    Ainda não me decidi se adorei o Zod porque o personagem está fantástico ou porque o Callum Blue é genial, mas o fato é que este Zod é um personagem fascinante.
    Quanto ao uniforme…cá entre nós, este uniforme é muito mais crível e interessante do que o uniforme ridículo (embora icônico) do Superman. Mas ser chamado de ‘Borrão’ não é lá muito bom para a moral do herói. Está na hora de darem um apelido melhor para o coitado.

  17. Clara Lima

    @Mica.

    Até que enfim alguém entendeu que cueca em cima de um colante ficaria Rêêêêdiculo! -todo meu respeito ao uniforme do Super.

    Por favor, vamos evitar o nome daquela-que-não-deve-ser-nomeada. Ela pode voltar.

  18. Lucas

    Pelo menos teremos a capa no futuro .. só nao sei a cueca .. rsrs .. no sonho da Lois ele ate voava !!! E outra Chloe está morta no sonho dela … adoro a Chloe, todos adoramos !!! Mas para termos uma 10 temporada digna .. só mesmo ela morrendo … e com isso Clark começar a voar … ai acho que até Luthor volta para fechar a 10ª com chave de ouro !!! Quero ver q explicação vão dar para o fato de Kara ter ido atrás de Kandor .. e agora esse monte de kandarianos????? Sendo que ela não volta nesta temporada !! Ela (a atriz) esta em outra serie … e a temporada começou falando dela .. ??? As vezes essa ida dela atras de Kandor e que gerou toda essa confusao desse povo do passado .. e outra .. se esse Zod é mais novo … ele ainda nao foi pra Zona Fantasma e no maximo só pode ter tido uma “rixazinha” com Zor-el .. pois se ele é do passado ele ainda nao odeia a fanmilia “EL” !!! Kandor nao era uma cidade que ficava dentro de uma “garrafa” de vidro na fortaleza da solidao ??? Estou me lembrando dos desenhos superamigos …. o que ja foi dito sobre Kandor em Smallville? Como fica Clark Kent? Triangulo? Com a roupa de Neo? ele vai enganar a Lois? Ou o amor pelo “Borrao” vai ficar so no telefone ? E o planeta diário? Lois ainda é funcionária, com a Tess de chefe? Passou da hora de pelo menos o Oliver comprá-lo e colocarem aquele ator q fez o Perry White a mil anos atras …. como editor !!! Ai Clara nao tem jeito Small é Small … ruim ou boa estaremos lá …. parabéns !!!

  19. juninho

    anda tenho esperanças de lana voltar e sv ter um fim clana hehehehe

  20. Aline

    Achei essa season premiere uma porcaria (pra não usar outra palavra u.u). Extremamente boring.

    …Zod com sotaque britânico = #fail
    …Clark enchendo a porcaria do saco desde o começo da temporada.
    …Chloe mais uma vez sem receber os créditos por ser a melhor amiga existente no mundo das séries.
    …Paixão súbita do Clark pela Lois.

    Tom Welling pode não ser o melhor ator do universo mas pelo menos ele entende seu personagem; adorei quando ele disse que não concordava com a idéia dos produtores do Clark estar apaixonado pela Lois assim, de repente. Até a temporada passada ele beijava o chão que a Lana pisava e agora a Lois tem todo esse crédito na vida dele?!?! Tinham que fazer uma coisa gradativa e real.

  21. Nanda

    Zod sempre teve sotaque britânico… É uma homenagem a Terence Stamp. E por favor, shipper wars aqui não. Se liga.

  22. Mônica A.

    O sotaque britânico do Callum “Zod” Blue é suuuuuuuuuuuuper sexy.

  23. Diogo

    Claro que quem escreveu a review é Clois fã. Pq não ver que Clark ter parado o treinamento por estar pensando na Lois não foi forçado é demais.

    Clark ainda não ama Lois dessa forma, e Requiem aconteceu a poucos episódios de Doomsday. Clark já superou aquilo que aconteceu com Lana e já está extremamente apaixonado pela Lois?

    Ao ponto de dizer que “Clark Kent morreu” por ela ter sumido?? É, pq é isso que ele vai falar em um episódio futuro dessa temporada.

    Esse relacionamento Clois de Smallville está ridículo, estou me decepcionando muito com a série depois de 9 anos assistindo.

  24. Nat

    Eu não sou uma fanática nem entendedora de Smmaville como vocês, mas, por favor, alguém pode me explicar porque o Superman agora é chamado de Borrão no seriado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account