Log In

Reviews

Review: Smallville – Sacrifice

Pin it

Smallville - Sacrifice

Série: Smallville
Episódio: Sacrifice
Temporada:
Número do Episódio: 193 (9×19)
Data de Exibição nos EUA: 30/4/2010
Data de Exibição no Brasil: 19/5/2010
Emissora no Brasil: Warner

Todo mundo tem preferências – chama-se “gosto”, e cada um tem o seu. Isso mostra que somos diferentes, e não é uma coisa ruim. Você fala mandioca e eu falo aipim. Não há certo ou errado, mas com certeza há uma lógica na formação de uma opinião.

Para defender sua opinião você precisa de argumentos, certo? E para isso, é preciso ter clareza, certo? Enfim, apesar de meus argumentos e a busca pela objetividade, acho que tenho falhado. E escrever sobre Smallville apenas me mostrou que você tem que seguir com a corrente e esquecer os argumentos.

Essa semana, resolvi tomar a pílula azul e ver como é bacana ser delusional. Então vamos lá.

Sacrifice foi genial! Esse episódio foi extremamente importante para a trama da nona temporada, dedicando 40 e tantos minutos para mostrar os conflitos internos da Chloe Sullivan.

Não sou de fazer recapitulações, mas com tantos momentos bons eu preciso seguir a ordem das cenas para provar que o que eu digo aqui tem fundamentos.

A rotina da heroína de cabelos loiros não deve ser fácil, salvar o mundo e ser quase namorada de Oliver Queen demandaria muito de qualquer pessoa, mas há sempre um tempinho para um café antes ou depois do expediente. Afinal, trabalhar para uma organização onde o objetivo é salvar o planeta deve ser seguido de alguma recompensa, nem que seja um latte frio. Aqui começa a saga do episódio, para mostrar ao mundo o quanto é sacrificante ser um herói, e que as vezes devemos abdicar aquilo que amamos em prol de algo maior.

Seguindo para mais uma noite de trabalho, Chloe não contava com a astúcia de Tess. Eu fiquei impressionada como Chloe Kasparov Lee deixou a víbora de cabelos vermelhos entrar na sua Torre. Ainda mais impressionada eu fiquei quando a baixinha deu um golpe de Muay-Thai na mestre em artes marciais que tinha uma arma nas mãos, mas o que me deixou de queixo caído foi a Torre de Vigilância ter sido ludibriada e se transformado em uma arma letal para sua criadora.

Muito impressionante o roteiro de Sacrifice. Parabéns, Justin Hartley! Bryan, você como sempre é excelente!

A dinâmica da trama continua com um debate acaloradíssimo entre Tess e Chloe sobre quem é melhor ser-humano e quem merece o coração do arqueiro. Uma mata em seu próprio benefício e não confia nos amigos, a outra mata em seu próprio beneficio e não confia nos amigos. Opa…

Mas eu acho tudo justificável, afinal Maquiavel dizia mais ou menos isso, não? A diferença é que Chloe é Chloe e Tess é uma rata! Ainda bem que a sucessora de Luthor já apanhou de todo o elenco da série! Minha próxima aposta seria Jimmy voltando dos mortos só pra dá uma surra nela, mas nenhuma série é perfeita.

Espero que Tess tenha aprendido a lição, quando Chloe sacrificou todo o seu trabalho para salvar a vida das duas. Por que isso é algo muito altruísta.

Ao poucos você vai percebendo, junto com a personagem central do episódio, que salvar as pessoas é uma coisa complicada. Para salvar o planeta, precisamos nos salvar primeiro. (Isso apareceu em algum outro episódio?) E salvando Tess, Chloe se redimiu dos pecados dela. Mesmo que depois ela tenha ameaçado o seu objeto de redenção.

E por falar em redenção, Clark não se emenda! Bad, Clark. No cookies for you! Aí, como é bobo esse cara! Nem sabe voar! Bem que poderiam não renovar o contrato do Tom Welling! Já que o personagem dele não faz muita diferença mesmo, ou se tem gente que gosta, a CW poderia pensar na possibilidade de um spin-off.

Falando em personagem que faz diferença, palmas pro Arqueiro Verde! Foi brincar com fogo, acabou se queimando. Mas se ele tinha algo para sacrificar, era aquele peitoral lindo e …

Precisa falar do Zod? Bom, vamos lá. Nas poucas vezes que eu entendo o que o Zod fala, ou quando eu não caio no sono em cada frase dele, eu consigo perceber que ele tá mais perdido do que bala em tiroteio, e como ele é mais rápido do que uma bala, ele está super perdido. Qual foi o propósito em matar a Faora mesmo? Ah, ele não tem super audição e não sabia que Faora estava grávida….dele!

Parabéns, Justin! Novelas para sempre!

Ah! Já sei! O samba do criolo doido foi uma preparação para os MUITOS episódios que estão por vir. Agora (e só agora) os Kandorians se juntaram ao seu general e Chloe ficou mais Chloe.

Mas não posso deixar de comentar sobre a brilhante atuação em Sacrifice.Cassidy estava ótima fingindo que a Tess é inferior a Chloe. Tom esteve maravilhoso fingindo que a série é sobre ele. Callum é quase um lorde inglês do teatro, Shekespeare people! Justin não precisa falar nada, só a presença dele salva o show! E Allison, o que eu posso dizer sobre ela? Bom, sem dúvidas ela consegue interpretar arrogância e desespero como ninguém.

Kevin Fair, sua direção faz qualquer coisa parecer estupenda! (Até Roullete)

Para mim, Sacrifice foi demais! Além de tudo isso, ainda vimos o desperdício de Amanda Waller e pasmem! Stuart brincando de gente grande! Graças ao roteiro arrojadíssimo, toda a ligação que ele tinha com Chloe foi para buraco dos roteiros perdidos.

Para o Alto e Avante

– Tess apanhou! Êêê!

– Zod matou Waller? Êêêê!

– Kandorians agora voam! Êêêêê!

– Não teve Lois Lane! Êêêê! (Porque isso é um motivo para elevar o nível do episódio)

Coquetel de Kyptonita

Será que teve alguma coisa ruim em Sacrifice? Tudo foi tão justificável.

Smallville - Sacrifice

Acho que eu já disse o bastante. Memorável. Melhor do que Pandora! Como dizem os meus amigos esse episódio “fluiu com bastante naturalidade, as cenas foram geniais, e justifica as ações da Chloe.” Para mim, o que resume a espantosa maravilha de Sacrifice é aquela cena que mostra Clark e Oliver conversando sobre Chloe na sede da Luthor Corp. Por quê? Ah, para falar sobre essa cena eu teria que tomar a pílula vermelha.

Sacrifice salvou 9,5 heróis (0 a 10).

Escrito por Bryan Miller, Walter Wong e Justin Hartley.

Dirigido por Kevin Fair.

Séries citadas:

30 anos, é formada em jornalismo pela Unesp e em Letras Inglês e Literaturas pela UFRN. No "TeleSéries", já foi colaboradora e editora de Notícias, agora é Editora de Conteúdo e escreve a coluna mensal "Sintonia". Já passou pelo Vírgula e pela Rede BomDia, do DIário de S. Paulo. No tempo livre, vê Bones, Hot in Cleveland, It's Always Sunny in Philadelphia, entre muitas outras séries. Fã do Clark Kent e música country.

Website: http://naliteral.blogspot.com.br/

23 Comments

  1. João da Silva

    Pobre Faora… Foi um erro matá-la. Ela era sem dúvida a melhor personagem kandoriana depois do Zod.

    E a Tess sempre apanha mesmo.

  2. Mica

    Clarinha, eu comentaria à sua ironia, mas confesso que não lembro lhufas do episodio, então nem posso falar nada XD (mas provavelmente já te disse o que senti quando vi e mais provavelmente ainda, você deve lembrar mais do que eu as minhas impressões….este negócio de memória curta é um saco).

  3. Maria Clara Lima

    Hahaha, Mica. Eu, irônica? Nada haver! Estou me juntando ao povo feliz.

    Mas eu lembro sim, lebro de suas palavras. Elas eram intercaladas por “perfeito” e “maravilhoso” depois tudo ficou preto e não lembro do resto.

    =p

  4. Mica

    Hahahaha….não foi para tanto. Lembro que me irritei com algumas coisas. Foi neste que a Tess morre a Chloe a traz de volta? Se foi, eu fiquei indignada com a capacidade médica da Chloe (ela pode ser multifuncional e inteligentíssima, mas abusar também não vale) e também com o lance dos scans no elevador (quero dizer, a Watchtower fica lá no alto, mas o restante do prédio é sei lá, comercial ou residencial).
    Também me irritou um pouco a fixação do cara com a Tess a ponto de abandonar sua missão. E…estou comentando o episódio certo? (hohoho)
    De resto não falarei mais nada, senão seria só repetir o que você já lembra XD

  5. antonium

    chloe foi abduzida por brainiac que fez um upgrades para windows 98 permanentes nela e assim ela pode acessar em tempo real toda a wikipédia e com isso fazer desde procedimentos medicos de anbulatorio de alta complexidade até se trancar no seu proprio sistema de segurança e sem ter uma copia de sua chave….os roteristas estão vendo muito a alice no pais das maravilhas e acham que a chloe é o coelho que sempre anda apressado para atingir o seu objetivo de ter paciência com o publico que quer coerência..o último episodio da temporada promete ser o começo do fim onde já sabemos o que vai dar,em algum bar kriptoniano mais perto de sua casa…:)….enfim episodio-que-é-apenas-para-esperar-o-último ou Loisville-sem-estar vestida-de-coelhinha-infelizmente….

  6. João da Silva

    Smallville melhorou muito desde que a Cassidy Freeman se tornou parte do elenco.

  7. TB

    Modo irônico explodindo pelo teto, resultado da escolha da pílula azul. Até que eu gostaria de ver mais detalhes pela pespectiva da pílula vermelha, mas devo dizer que adorei o texto, ficou mto bom, gostoso de se ler.

    Rachei de rir com o seguinte trecho: “Mas se ele tinha algo para sacrificar, era aquele peitoral lindo e …”, isso pq conheço umas 2 ou 3 garotas que só assistem à série para ver o Sr. Queen sem camisa, coisa que para o Sr. Hartley é bastante espontâneo, algo do tipo “Vamos tirar a camisa, Justin?!” “Opa.”[sem camisa em 1,5s]. Contudo, nós já vimos um outro peitoral ser marcado a fogo lá na 3ª temporada, e no final das contas tudo voltou ao normal. Então garotas, não desistam da série ainda.

    Credo, não acredito que gastei um parágrafo todo para discutir sobre homem sem camisa. Pffffff

    Quanto ao episódio, gostei, e já manifestei minha opinião. Acho complicado julgar esse episódio como sendo ruim quando episódios ruins mesmos contavam com a participação de uma tal Srta. Lang. Aliás, seria bem difícil achar um episódio ruim nessas 2 últimas temporadas se a compararmos com a 6ª temporada, por exemplo.

  8. juninho

    po depois dessa dia e horario ridiculo que a warner boto smallville,a 4 semanas que nao vejo a serie e fogo,vo te que esperar sair o dvd pra ver os epis que perdi

  9. Pingback: Tweets that mention Review: Smallville – Sacrifice » TeleSéries -- Topsy.com

  10. André

    Tirando as ironias da Clara (adorei-as), a melhor coisa do episódio é a Tess.

  11. Maria Clara Lima

    @TB Eu dei 9.5 ao episódio! Ele não foi ruim, foi MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!

    Sacanagem sua citar Lana aqui. Da quinta temporada em diante ela foi um exemplo de decadência humana. Aff…

    E acho que tu tem uma queda pelo Justin. Hm…

    Falando sério, não foi ruim, foi simplesmente forçado, quase tanto quanto Hostage.

  12. vinicius

    – Não teve Lois Lane! Êêêê! (Porque isso é um motivo para elevar o nível do episódio
    Concordo

    Finalmente.

  13. Cristiane Martins

    É Clara acho que nesse episodio vimos as verdadeiras intenções de Zod, mesmo com toda carga emocional que sofreu descobrindo o seu tão sonhado filho que foi morto pelas suas mãos, bem estilo Shakespeare.
    Esse foi um episódio que mostrou que Chloe é capaz de tudo, quando tem um objetivo, mesmo salvando a vida da bruxa da Tess, é deve ser muito duro ela ter perdido a sua torre de vigilância, mas viu como Oliver é importante para ela.
    Ver o Clark com aquela cara de bebê chorão quando viu todos os Kandorianos voando, que nem foguete da Nasa, não tem preço.
    Ótimo episódio, que deixa o terreno preparado para o gran finale, e bom review Clara.
    Me desculpe não ter sido muito inspiradora, mas estou em luto por Lost, preciso digerir……..
    Beijos e para o Alto e Avante.

  14. Léo

    “Jimmy voltando dos mortos só pra dá uma surra nela” foi ótimo,kkkk.
    Sem dúvida um dos melhores episódios da 9° season e agora é só esperar o final.

  15. João da Silva

    A Tess não é bruxa, ela apenas toma decisões que outros não teriam coragem de fazer.

  16. Natachi

    Olá… Maria
    Bem, eu adoro smallville… é emocionante… a personagem que mais gosto e de Chloe… bem na historia em guadrinhos Clark fica com Lois… bem gostaria que Clark ficasse com ChLoe… mas ….as vezes acabo perdendo alguns capítulos, aí corro na net, para assisti-los…acho que deveriam colocar mais ação na Chloe, como tb fosse uma heroina…

    Obrigada

  17. Josefa

    “Tom esteve maravilhoso fingindo que a série é sobre ele

    Bem que poderiam não renovar o contrato do Tom Welling! Já que o personagem dele não faz muita diferença mesmo, ou se tem gente que gosta, a CW poderia pensar na possibilidade de um spin-off.”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Acabei de me tornar sua fã! :p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account