Log In

Reviews

Review: Smallville – Requiem

Pin it

Smallville - RequiemSérie: Smallville
Episódio: Requiem
Temporada:
Número do Episódio: 166 (8×14)
Data de Exibição nos EUA: 5/2/2009
Data de Exibição no Brasil: 17/3/2009
Emissora no Brasil: Warner

Requiem pode não ser o melhor que Smallville tem a oferecer, mas consegue finalizar o arco da volta de Lana Lang e Lex Luthor de maneira satisfatória enquanto introduz mais um personagem das revistas em quadrinhos na série.

Durante uma reunião no prédio da LuthorCorp para anunciar sua integração às Indústrias Queen, todos os executivos, exceto Oliver, são mortos por uma explosão. Suspeitando que Lex esteja por trás do ataque, Clark sai em busca de pistas e descobre que ele contratou Winslow Schott, um ex-funcionário de Oliver com uma paixão por bombas e brinquedos, para se vingar do rival. Esta reinterpretação do Mestre dos Brinquedos funciona extremamente bem e o ator Chris Gautier realiza um magnífico trabalho ao compor o doentio personagem, o que é evidenciado quando ele contracena com Oliver Queen no leito do hospital.

O fato de Lana estar “vestindo” a Power Suit lhe permite, entre outras coisas, acompanhar Clark por Metropolis, ajudando-o em sua função de super-herói e poder fazer sexo com ele. Bom, a piada da cama quebrada e da casa que treme foi legal na primeira vez, mas já perdeu a graça e agora apenas causa vergonha alheia.

Como assistente, Lana se sai bem até a metade do episódio, porém falha miseravelmente ao não conseguir encontrar uma bomba “escondida” no edifício do Planeta Diário. Como ela pode dizer ter “checado em todos os lugares” e não ter visto uma gigante bomba verde de kryptonita no topo do prédio? Não é preciso ter visão de raios-X para encontrar uma “bombinha” dessas, Lana. O verdadeiro problema é desativá-la.

Lana e Clark descobrem que a roupa e (consequentemente Lana) possui a habilidade de absorver kryptonita, o que provavelmente foi projetado por Lex como uma medida de segurança contra Clark. Como o Darth Vader careca explica, o mecanismo da bomba tem pedra de meteoro o bastante para explodir metade da cidade e a única maneira de impedir que isto aconteça é usando a habilidade da roupa para absorver a kryptonita, o que irá separá-la eternamente de Clark. Lana então deve escolher entre salvar Metropolis ou ficar com seu amado à custa de milhares de vidas. É óbvio que os amantes decidem se sacrificar em prol do bem maior numa cena um pouco melodramática, mas eficiente.

Furioso a se ver incapaz de se aproximar de Lana, Clark decide se vingar de Lex, mas Oliver foi mais rápido e acabou com o outro bilionário antes que o Homem de Aço pudesse fazer qualquer coisa. Chloe descobre tudo e tenta dar uma lição de moral no Arqueiro Verde, porém ele a lembra de seu dedo na morte de Sebastian Kane em Identity. Foi bom ver Oliver não deixar Chloe culpar Brainiac pela morte de Sebastian, pois isso mostra que a loirinha não é tão inocente e pura quanto diz ser.

Smallville - RequiemO episódio culmina na separação de Lana e Clark. Confesso que não sei dizer se gostei ou não desta cena. Apesar de se tratar de mais um adeus de Lana, toda a cena é extremamente tocante e caso a relação dos dois já não estivesse tão desgastada poderia ser considerada um dos momentos mais marcantes de toda a série. Ver Clark suportar a dor para se aproximar de Lana e ver seu rosto trincar e sua pele morrer à medida que ele a beijava me lembrou do romance dos dois nas primeiras temporadas e quase fez toda esta trama da Krypto-Lana valer a pena.

Quase porque eles mais uma vez se separaram por motivos exteriores. A decisão não foi deles. Seria bem melhor ver Clark e Lana escolherem seguirem seus próprios caminhos ao invés de serem forçados. Agora, mesmo que Clark fique com Lois, iremos sempre nos lembrar de que ela é apenas o prêmio de consolação, que ele só está com ela porque não pôde escolher a Lana.

Por falar em Lois, a boa notícia é que ela estará de volta no próximo episódio e que o arco Lana finalmente acabou, que pode dar uma chance de seu relacionamento com Clark se desenvolver.

Texto publicado originalmente no weblog TV em Série.

Séries citadas:

27 Comments

  1. luly*

    Ah, eu acho que a Lana nem devia ter voltado! E essa forma de acabar a relação deles foi a coisa mais ridícula que já vi. Esse episódio foi tão ruim quanto o anterior e acreditar que Lana Lang é heroína por aí, me dá medo.
    Concordo plenamente com seu comentário no final, sobre Lois parecer ser o ‘prêmio de consolação’ de Clark.
    Tbém acho que a cena de despedida dele com a Lana poderia ser emocionante, linda, se não fosse insuportável toda a idéia da Lana em cena. Tom Welling tentou, mas não tirou um suspiro meu.
    Que triste. Ainda bem que ela se foi, e que desta vez seja pra sempre. E que Lois volte e traga vida de novo à essa série, depois de dois episódios de calamidade pública que foram esses.

  2. André

    luly concordo com tudo que vc disse e também detestei essa ideia de que a Lois é a 2ª opção ou prêmio de consolação, isso não é jeito de mostrar a Primeira Dama dos Quadrinhos, enfim ao menos Lana is gone e que Lois Lane volte com seu jeitinho “delicado” de ser (adoro esse jeitinho dela).

    O Fernando tá chorando ainda?

  3. Gilberto Guerra

    Hhahaha, pensei que só eu tinha percebido a semelhança do Lex com o Darth Vader.

    Ótimo review, concordo plenamente com tudo que foi dito, parece até que eu ajudei a escrever, hehe.

    Mas creio que essa não será a participação final da Lana na série. Pra reduzir esse erro, Lana terá que perder o seu traje (algo q nunca deveria ter ganho) e dar um ponto final na relação com o Clark no quesito sentimento.

  4. Mônica A.

    Achei esse episódio chato, meloso e sem graça. O pior da temporada.

  5. Mica

    Ela não vai perder o traje…a moça lá do futuro disse que todos ouviram falar da Lana e que ela tem grandes feitos no futuro.
    Nem me importo dela ter virado super, o que me irritou mesmo foi eles terem terminado por fatores externos. Por isso eu tinha gostado do término com o vídeo no final da temporada passada, porque tinha deixado implícito o fato da Lana perceber que não era para ser os dois juntos. E o Clark havia superado. Parecia ter superado, estava muito mais relaxado e tal. Agora ele vai para sempre chorar o leite derramado, não importa que se apaixone futuramente pela Lois. Isso me deixa irritada.

    E cá entre nós, preferia que o Lex não tivesse aparecido nessa trama.

  6. Sara P. G.

    Depois de tanta coisa ridícula dos últimos episódios, colocaram a cereja em cima do bolo de b…. . Pra continuar assistindo a série, só me convencendo que isso aconteceu num universo alternativo ou (como li num fórum), que esse cara aí não é o Clark, mas o Bizarro. kkkk . Delírios..
    Estou começando a achar que essa série não se trata do passado do Superman, mas de algum outro herói que não conheço ainda. É de doer.
    Entendo que não é fácil satisfazer todos os fãs (sejam do Super ou de Smallville), mas mudar todo o passado de um herói que já está na mídia há 80 anos é, no mínimo, perigoso. Só espero que a saída da Lana (desta vez) seja definitiva. Já que os produtores gostam tanto dela que façam um seriado só pra ela e pros seus ‘seguidores’, até onde sei Smallville deveria tratar a adolescência do Clark e não lançar uma nova ‘heroína'(daquelas de contrabando, claro) no mercado. Torci tanto pra que a nova sempre livre explodisse depois de absorver toda aquela kriptonita….
    Vou seguir assistindo como se depois do episódio Bride pulasse direto pra Infamus.
    Já, já, vai ter gente aqui me xingando kkkk

  7. Alessandro

    Sara,
    acho que ninguém vai te xingar não! Pelo contrário, todos vão é concordar com você! Também acho que esse arco de episódios focados na Lana deveriam ser desconsiderados… Faz de conta que não aconteceram, é melhor assim!!

    Infelizmente, o próximo episódio (Infamous) também é muito ruinzinho. A Tori Spelling é péssima, horrível (em todos os sentidos)… Já o seguinte melhora um pouco pois tem bastante participação da Tess (adoro ela). Enfim, Smallville sempre foi assim: muitos episódios sofríveis, alguns bons e poucos ótimos!

  8. Joelma

    HAHAHAHAH, concordo com vc Sara P.G.! eu tb pensei isso, esses dois episódios foram deletados da minha mente!

  9. Nêssa

    Amei o adeus….Adeus Lana Forever , e que não retorne mesmo, detestava esssa songamonguisse dos dois………….agora Clark ficará mais soltinho e sem essa palhaçada, de não me toques……E Fizeram bem sim de mostrar esse adeus forçado…pelo menos deram uma satisfação mais ou menos prá ida da Lana para sempre, que nem apareça no futuro….Amem…..

  10. André

    Farei de conta que Bulletproof, Power e Requiem não existiram, hehehe.

    Por enquanto tá todo mundo concordando com vc, Sara. LANA R.I.P.

  11. André

    Pois é, kkkkk.

    Mas ele não pode dizer que eu não avisei!
    Foi cair nessa ilusão, vai chorar vários dias.

  12. Alex

    o epi foi uma droga,mais o final foi lindo,eu como sendo um fa do casal clana,fiquei emocionado,mais que a lana nao volte mais.

    ameii a perte que diz que a lois e o premio de consolaçao do clark heheheheheheh,nao gosto dela.

  13. Fernando Ricca

    O episodio foi muito bom foi emocionamente, eu sinceramente não entendo vcs, acho q fãs de verdade de smallville q acompanham a serie a 8 anos gostam e muito da relação clark e lana, eles realmente se amam e isso ficou muito claro, no eposido gostei de ver lana e clark investigando, claro teve alguns erros o fato da lana não achar a bomba mas era esse o arco pra eles se separarem enfim, e lex todo machucado muito bom, duvido q ninguem se emocionou no final do episodio, foi muito triste, mesmo tudo ficou claro, lana é o grande amor da vida do clark não a lois,doe a quem doer

  14. Rodrigo

    Na boa, eu concordo, em partes, com o Fernando…
    Primeiro pq, como já disse num outro post sobre o Lost, eu ando me irritando com esse senso comum que já venho testemunhando a um bom tempo…eu odeio senso comum, opinião em massa… e parece que todo mundo agora deu pra criticar a relação dos protagonistas das séries… mais precisamente de Lana/Clark, Kate/Jack e Dan/Serena… e ai, todo mundo começa a eleger relações instáveis e díficeis (ou até impossíveis) como as relações legais, que valem a pena, como Chloe/Davis, Sawyer/Kate, Blair/Chuck… daí tb começam a individualizar e falam que, além do casal, o personagem tb é chato e tal…to mentindo???
    Td bem, acho que gosto é gosto e não se discute e respeito quem acha isso, mas respeito quem realmente acha isso…e tenho a impressão de que muita gente vai mais na onda das opiniões dos reviews do que ter sua própria opinião, sua própria análise do casal, personagem, cenas, episódios…
    Enfim, o episódio é, na minha opinião, muito bom, visto que a série passou por uma imensa turbulência. Acho que o arco Lana teve um final digno e emocionante, o que é justo depois de uma história de anos de paixão… ou alguém aqui iria se conformar com a desculpa dela naquele vídeo, caso fossem o CK??? Acho que agora ele deverá se conformar com a perda e seguir em frente, que significa amadurecer mais ainda…pois não importa um motivo, uma desilusão sempre traz aprendizado e acho que é isso que ele vai fazer…
    Bom, pra não deixar isso (mais) longo, só queria discordar sobre o premio de consolação… CK é jovem, amores vão e vem e com certeza quase todo mundo aqui ja teve uma grande perda e depois se recompos, deu rumo a vida e encontrou alguem que lhe fizesse feliz, um novo amor, uma nova(o) companheira(o), que talvez tenha feito vc até mais feliz e apaixonado… e isso não é um troféu de consolação…
    Enfim, acho que é SÓ….hehehe
    abraço a todos…

  15. André

    Eu assisto Smallville desde o primeiro episódio e até a terceira temporada eu queria ver Clark e Lana juntos, mas essa minha fase passou assim que a icônica Lois Lane apareceu na série.

    Porque querendo ou não, eu sou primeiramente um fã de Superman, então para mim, o clássico é Lois e Clark.

    Eu nem sei se quero vê-los juntos em Smallville, mas a história da Lana sofreu twist demais e isso me fez cansar do relacionamento deles.

    Não me emocionei nem um pouco no final. E Fernando, a Lana é o grande amor da vida do Clark (por enquanto, hehehe)

  16. Sara P. G.

    Também sou fã da história original do Superman e mesmo assim torci pelo casal Lana/Clark até a 4ª temporada. Depois disso, o que fizeram com ela é de doer: foi possuída por uma bruxa, se associou com o pior inimigo do Clark, forjou a própria morte, teve mais passagens pelo Hospital de Smallville do que qualquer outro personagem. Mas isso não é o principal: se ela realmente amasse o Clark, não o trocaria pelo Jason, depois pelo Lex, e sempre dando o mesmo motivo: que ele escondia algo dela. Tenha dó, poleiro mais sujo que o do Lex, impossível. Acho que houve uma superexposição do personagem, cansou. Ela mudou de personalidade várias vezes durante esses 8 anos (e isso não significa amadurecimento). Sem contar que, mudaram a história original do Superman. Acho que há três tipos de fãs: os de Smallville (que não conhecem ou não ligam pra mitologia original), os do Super (que muitos chamam de xiitas, kkkk) e os que gostam dos dois universos (me incluo aqui), mas que não gostam que se mudem todo um passado de um herói que já está na lembrança do mundo há 80 anos. A Lana podia ter sido melhor aproveitada.
    Sobre a Lois em Smallville: na época não gostei que inseriram a personagem dela tão cedo na história, apesar de adorar a personagem; depois comecei a gostar muito da participação dela. Se um dia a série chegar até o Superman não imagino como vão resolver o problema da dupla personalidade. Que foi o que me preocupou na época.

  17. Fernando Ricca

    Concordo plenamente com o Rodrigo, todo mundo critica memso os protagonistas da séries de alguma maneira
    nunca nada esta legal, acredito q se um dia haver o casal clark e lois vão fazer igual, e Sara o q fizeram com Lana todas essas indas e vindas, dela acredito q foi pra ela durar na série, olha com os outros personagens ou morreram ou abandoram a série, vide Pit, Marta entre outos, eu acredito q tudo foi feito por roteiros enfim, mas concordo com a Sara pela maneira q enfiaram a lois na 4 temporada do nada, por isso q eu não gosto dela, e até hoje eu não vi nenhum episodio realemnte relevante com a lois acho q o unico foi aquele q ela era possuida por Faorah de resto desnessaria na série.

  18. Sara P. G.

    Nas histórias em quadrinhos (se eu estiver enganada, alguém me corrija por favor), o Pete casa-se com a Lana e eles têm um filho, que chamam de Clark, depois separam-se e ela some.
    Em Lois e Clark (dos anos 90), ela é citada na série (Clark quer convidá-la para o casamento dele com Lois), e graças a uma ‘viagem’ com Tempus, ela conhece Lana num universo paralelo, onde Lana é noiva de Clark, não existe Superman e a Lois está morta, nem vou comentar como termina a história porque o papel da Lana não é nada bonito e só quer ‘atrasar’ o lado herói do Clark e tê-lo só pra si.
    No Superman III ou IV (com Chris Reeve), ela também participou, mas não lembro bem da história (se eu não estiver enganada: só a título de curiosidade a atriz que faz a Marta de Smallville foi a Lana daquela época).
    Também acho que muitos personagens foram prejudicados por roteiros mal feitos ou por quererem manter um personagem que já não fazia sentido manter. Acho mesmo que no caso da Lana, só durou tanto tempo para que os fãs dela não deixassem a audiência, na tv grana é tudo. Apesar disso tudo, respeito a opinião que diverge da minha, só não posso concordar quando se muda o passado de um herói em prol de bolso cheio. Os fãs não têm nada com isso.

  19. André

    Sara, eu gosto dos dois universos, mas as vezes meu lado fã xiita do Superman se sobrepõe. Hehehe.

    Também achei estranho colocaram a Lois Lane na vida do Clark antes dele ser o Superman, mas depois me acostumei, principalmente porque ela é um personagem que dá leveza aos episódios.

    Smallville também tem os seus momentos de humor e a Lois está presente em quase todos eles desde a quarta temporada. Ela consegue trazer um lado do Clark que nem ele conhece.

    O que eu gostava era dos momentos Lois e Martha, elas tiveram muitas cenas legais juntas.

    1. A Lois estava lá para impedir o Clark de se vingar da morte da Alicia.

    2. A Lois ajudou os Kent quando da segunda chuva de meteoros e na campanha do Jonathan.

    3. A Lois ajudou a Lana a decidir se casar com o Clark em Reckoning, antes da Lana morrer no futuro que o Clark alterou.

    4. A Lois ficou do lado da Lana quando ela e o Clark se separaram na quinta temporada.

    5. Várias e várias vezes a Lois visitou o Clark no celeiro para “consolá-lo” depois de brigar, separar da Lana.

    Se essas coisas nunca foram relevantes ou ajudaram o Clark ou qualquer outro personagem, então não mais o que dizer.

  20. Rodrigo

    Eu concordo com a Sara em relação ao que fizeram com a Lana, foram mtas indas e vindas e tal…mas isso não tira sua importância na série e nem a torna uma personagem chata e sem sentido… prefiro aceitar o fato dela ser imatura em certos pontos, mas acredito sim que tudo que ela passou na série fez com que ela crescesse em diversos pontos… é só comparar a mocinha teenleader da primeira temporada com a guerreira nanotrajada da temporada atual, mto mais forte, e não quero dizer fisicamente, mas sim psicologicamente… afinal, não é fácil abrir mão do amor de sua vida depois de 8 anos de luta para ficar juntos, para o bem maior…aposto que mta gente pensou na hora: ah não, eu ficaria com ele!!!
    Enfim, a discussão é longa, mais eu defendo a personagem, acho que ela foi importantíssima em toda a série…
    Em relação a Lois, gosto mto dela tb… na realidade o único personagem que eu não gosto mto, do atual elenco, é o Jimmy… mto sem graça e forçado, talvez pq até agora a abordagem sobre ele tenha sido mto superficial…
    Abraços a todos…

  21. Sara P. G.

    Também achava o Jimmy forçado. Mas depois de assistir Turbulence isso mudou. Adorei ele nesse episódio. Mas isso vai ser assunto pra quando a Wanner passar (acho que na próxima terça).

  22. Cesar Adriano

    Resumo da ópera: Fizeram caca no começo e agora ta dificil de limpar.

    Sara: Smalville não conta mais para o universo do Superman desde que a Lois pisou em smallville, tudo isso já é parte de um universo alternativo, querendo ou não.
    As diferenças são tantas que dariam um livro (exagero), mas coisas como toda a trupe do Planeta diário conhecer o Clark em Smallville, do pessoal da liga (talvez eu esteja enganado) se conhecer ainda na fazenda e da Lois morar no rancho com Clark??? olha, esse barco já saiu do rumo e está perdido faz tempo.

  23. l.michelon

    a fala serio a lana e tudo de bom ela que fez a historia ter graça…ela e muito mais linda que a a loiruda lá…e meus queridos eles tinham quimica coisa que ele não tem com aquela loira…afff pra mim acabou…….

  24. l.michelon

    quem esta falando que achou bom q a lana saiu fora..são uns ridiculos de plantão…que assistiram a série pela metade…e não viram o quanto a lana foi importante,eu exijo mais respeito com o personagem dela.

  25. gui

    esse episódio foi maravilhoso! quem fala mal é quem não acompanha a série,sinceramente que criticas riiculas!!!

  26. Andreia Amorim

    Bem, a Lana foi o primeiro amor do Clark. É logico que tenha certa importância na vida dele. Mas acho que com o tempo ele acabou por se apaixonar pela Lois. Primeiro porque ela não ficou – meia – malvada quando adquiriu (acidentalmente) os poderes do Clark como aconteceu com a Lana e talvez porque a Lois é que sempre esteve destinada a ele. Mas essa é só a minha opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account