Log In

Reviews

Review: Smallville – Quest

Pin it

Smallville - Quest
Série: Smallville
Episódio: Quest
Temporada:
Número do Episódio: 151 (7×19)
Data de Exibição nos EUA: 8/5/2008
Data de Exibição no Brasil: 27/5/2008
Emissora no Brasil: Warner

Aff! Até que enfim um episódio que realmente me fez ter vontade de ver o próximo! Claro que será a season finale, e eu veria de qualquer jeito, mas o lance é que esse episódio me fez sentir uma adrenalina (comandada por Lex, sempre) que há muito tempo eu nem sentia em Smallville! Que bom né? Não sei se vocês compartilham da mesma opinião, mas, como cada um tem a sua, enfim.

Mais uma vez, o Clark foi o destaque negativo! É só eu que estou achando ele um bebê chorão e reclamão??? Às vezes eu esqueço que a série é sobre ele, e me perco na brilhante atuação do Michael Rosenbaum, cada vez melhor e mais longe da série, já que na próxima semana será seu último episódio, pelo menos fixo, na série. E já estou com saudades, mesmo sabendo que o ciclo “Lex” já está chegando ao fim. Aff!

O episódio girou na história do Lex tentando descobrir o que significa aquele trequinho, criptógrafo (!), e Clark choramingando. Bem, aquele cara que matou a assistente do Lex retorna e agora marca nele um símbolo que parece ter tudo a ver com Clark. Aliás, não só parece, mas tem tudo com ele, é uma mensagem! Pow, não tinha um lugar melhor para colocar? Alow, tinha sei lá, a testa da Kara?!

Bem, sabendo desse tal símbolo em Lex (pela bem informada Chloe, dessa vez teve ajuda de Jimmy) Clark finalmente acorda e solta uma frase que me fez rir:

Então, estamos atrasados?

Porque me fez rir? Bem, o cara não fez nada para impedir Lex! Preferiu procurar a priminha e Brainiac para salvar… Lana!! Depois, ao invés de salvar sua vida na Terra, preferiu deixar para lá acreditando que o mundo seria bem melhor sem ele, até ver que estava enganado. Vem cá, cadê o Jor-El para dar umas palmadas no filho?? Já que não adianta dar sermão, eu hein, o Clark consegue me irritar, francamente!

Em relação ao símbolo no peito do Lex, significa algo como “viajante” e “salvador”. Logo, Clark acha outro símbolo dentro do símbolo, que significa “santurário”. Juntando tudo, a conclusão dele e da Chloe foi de que se relaciona com “o santo protetor dos viajantes”, que é São Cristóvão. E ao saber de uma Catedral em Montreal, Clark corre para lá. Nessa hora, quem tá descobrindo sobre a tal Catedral é Lex! Parece que o criptógrafo tem algo a ver com as obras de um artista alemão, que uma época se refugiou para fazer uma encomenda – para uma sociedade secreta de ricaços (hum) – que tinha traços parecidos com o criptógrafo de Lex! Agora ele vai direto a Catedral ver se encontra o relógio, que foi doado pelo Dr. Swann para lá! Caramba! Aí eu já comecei a ficar ansiosa!

Pelo menos, Clark chegou por lá antes do rival, e um monge o surpreendeu dizendo que estava a sua espera, para lhe servir! O monge é Edward Teague, o último membro vivo do Veritas!!! Só para recordar, ele era esposo daquela mulher da 4º ou 5º temporada e pai do Jason (o Dean em Supernatural). Bem, o cara fala da missão de Clark de salvar o mundo, e que Lionel matou a todos para tê-lo só para ele. Clark não quer saber de ser reverenciado e só quer descobrir o que pode controlá-lo. Aí o monge comenta que a dica principal para se chegar ao segredo, está bem ali, mas nem ele sabe onde. Ao ver o comportamento anti-salvador de Clark, o monge perde a paciência e questiona o porquê dele não ter impedido Lex de chegar tão perto, porquê não viu a maldade dele! Clark fica com aquela cara de sempre e acaba sem forças, já que o cara pegou uma pedra de meteoro, falando que ele é uma ameaça!! Ih…. isso que dá teimosia com um cara doido!

Enquanto Clark tá tomando uma lição do monge, como sempre a Chloe está um passo à frente, mas desta vez com a ajuda de Jimmy (que finalmente serviu para alguma coisa na série!) ela descobre mais sobre os desenhos na caverna (aquela que nunca mais apareceu) e sobre um indicando “sacrifício humano”, que parece ser o que o tal monge quer fazer com Clark. O cara marca o peito dele com um símbolo! Ai! Doeu!

Clark tá lá sendo cortado e Lex tá chegando a Catedral e de cara já encontra a tal dica, ou seja, o relógio! Nossa, sem comentários né? No que ele mexe, saiu uma chavinha, e o monge chegou falando que não há mais viajante, mas óbvio, que Lex não acreditou e só queria saber quem é. Os dois até lutaram! Nossa, o monge entende de luta hein?! Quem chega misteriosamente rápido lá é Chloe. Ela salva Clark que salva o monge, mas não se salva. O legal da cena foi ver Lex e Clark lado a lado, mas o primeiro nem percebeu, mas já sabe que não estavam sozinhos.

Em mais um momento “sou o culpado por tudo”, Clark choraminga com a paciente amiga Chloe, sobre achar ser uma ameaça para todos, e Chloe tentando mais uma vez enfiar juízo naquela cabecinha oca do amigo. Isso que é ser uma “super-amiga” mesmo! Aff! Lex tá é feliz da vida, cada vez mais perto da verdade, descobre que está mais próxima do que imaginava: em sua própria casa! P.S. tem de ser muito rico e poderoso para transportar um castelo de um país para outro! Essa foi boa!

Smallville - QuestEnfim, na sua procura, Lex encontra o que queria, na lareira. Uma bola de cristal (não aquela bola de cristal conhecida) roxa que tem justamente espaço para a chavezinha que ele pegou do relógio. O objeto saiu voando, e parece ter mostrado um mapa, indicando um lugar. Lex até deu um sorrisinho, nossa! Ah, e o lance que o Jimmy falou sobre a batalha final, entre o bem e o mal. Tudo a ver com o que pode estar por vir. Eu só tô querendo ver o que vão inventar para sumir com o Lex logo agora que ele já deve descobrir quase tudo, acho.

Vocês entenderam o motivo do meu “Aff” no começo, e entre o texto? Puxa, o Clark tá enchendo o saco! Que série é essa sobre o Superman, que nem quer ser Superman? Tá, é a ‘formação’ do herói, mas já tá enrolando demais essa historinha dele nem querer saber disso, só da Lana, da fazenda e como ele se sustenta? Ah, essa é outra história, mas que eu estou querendo muito e logo, ver o Clark querendo ser o Superman, aceitando que com os poderes vêm responsabilidades (direto de Homem-Aranha), vou gostar demais!

Espero que tenhamos a chance de vê-lo assim né, parece que os produtores querem inventar história para esticar a série. Eu gosto de Smallville, e vou sentir falta quando terminar, apesar dos episódios ruins, mas aconteceu o mesmo com The O.C., Gilmore Girls ou Everwood (injustiça)! Eu aguardo um final digno para a série, só isso. E francamente, se é pra ficar nessa ladainha, é melhor terminar.

Hum, acho que fui dura demais, será? Enfim, pelo comercial já deu pra sentir que semana que vem vai ser sinistro!! Ai, an-si-e-da-de!

Séries citadas:

17 Comments

  1. Fernando Carvalho

    Lu Lima

    Legal o seu texto. Gostei. Lembra que semana passada eu achei que você se concentrou mais em narrar o acontecido e menos em dar sua opinião?

    Dessa vez esse comentário não cabe. Você conseguiu colocar sua opinião de forma bem clara em cada ponto que comentou.

    Parabéns! Nenhuma critica tenho a fazer de seu artigo (Quem sou eu para criticar?!?!? rs).

    Quanto ao episódio:

    Muito superior ao da semana passada. Primeiro porque desenvolveu a trama que mais interessa, que é a busca do Lex pela verdade (embora não se pode concordar com seus atos….quem pode culpá-lo por perseguir a verdade?) e foi mais bem feito e interessante.

    Concordo quando diz que essa choradeira do Clark sobre qual o seu papel na humanidade já encheu o saco. No começo da série….tudo bem! Mas agora! Depois de tudo…vão se catar esses produtores e roteiristas.

    Tirando isso….acho que essa temporada tem o mérito de retomar a mitologia da série e amarrar pontos relevantes de cada temporada. A busca pelos cristais, os Teagues, a ida do Lionel para Smallville, a caverna com símbolos indigienas.

    E depois de tudo isso…o Clark ainda duvida das previsões na caverna?

    É claro que se a série tivesse sido melhor planejada, calculada desde o começo quanto duraria as coisas seriam melhores. Mas….

    De longe o Lex é muito mais interessante que o Clark. Sempre achei. Uma infância horrível, solitária, sem família, com um pai deplorável. Um cara que sempre se equilibrou entre o bem e o mal, resistindo em ceder as tentações de seu lado sombrio.

    Que apesar de ser mal manifesta consciência e certo arrependimento por seus atos e que lamenta, apesar de tudo, ter perdido a amizade de todos.

    Sem ele vai ser duro ver a série.

    E sem o colírios que é a Kara.

    Mas eu gosto do personagem que acompanho em gibis e filmes desde criança e porque eu quero saber como acaba.

    Uma coisa que acho muito forçada em Smallville é essa história dos sinais enviados por Jor-el deque mandaria seu filho para a terra. Por que isso? Inclusive criando-se seitas como o Veritas em que os caras conhecem a cultura de Krypton e suas fraquezas. Acho isso muito forçado.

    Encerro (Finalmente!)

  2. Thiago Sadoco

    Sobre essa enrolaçãodo Clark assumir logo que ele é o mothafuckin (tm Samuel L. Jackson), até concordo que ocuparia boa parte da série, pois afinal ela é sobre isso. Mas, como já esticaram o número de temporadas, o nível caiu e o Clark continua com o mesmo pensamento desde o início da série, isso realmente encheu. Depois de salvar 41516942415 vidas de uns 8526494551 freaks, ele já deveria saber que não é um peso morto. Nos quadrinhos, pelo que eu me lembro, mesmo na juventude, C. K. não sofria baixa auto-estima!
    E só mais uma coisa. Onde Lex achou aquela bola que dentro tinha um mapa (pergunta: 20 anos atrás – na série – já tinha aquela tecnologia?) foi mostrado explicitamente logo no início do episódio, e daí, foi só esperar que diabos isso tinha a ver. Recurso manjado pra caramba.
    Vamos ver se a season finale salva.

  3. João da Silva

    O Robert Picardo, conhecido dos fãs de Star Trek Voyager e Stargate, como de hábito, trabalhou bem.

    Achei absurda a ausência daKara considerando o que ocorreu no final o episódio anterior.

  4. Leonardo Fernandes

    e a season finale só piorar. aguardem e verão…

    –CENSURADO POR CONTER SPOILER–

    fraquissimuuu

  5. Lulyy*

    Pior que a Kara fez toda aquela cara (!) no outro episódio e nada de aparecer neste.

    O que será que ela fez para ser banida da série? Eu não sou fã dela, mas a personagem, tipo, é parente do Clark e sem Lex, Lana e Lionel, seria interessante ela aparecer para acabar logo com a choradeira do Clark, já que ela parece ser mais centrada no que tem de fazer do que ele.

    Fernando, obrigada, eu pensei no que você disse! Vlw!

  6. Joelma

    Lu, me responda por favor, acompanho Smallville só de vez em quando, por isso não lembro se passou o episódio que teria o retorno do Pete Ross…passou, não possou, foi cancelada a participação dele?

  7. João da Silva

    Já passou o episódio que teve o retorno do Pete Ross. Foi um episódio bem fraquinho, para variar.

  8. João da Silva

    O nome do episódio que teve o retorno do Pete Ross é o episódio Hero, de número 13, da sétima temporada.

  9. Cyssa

    Concordo com o Thiago.
    Nem nas HQs Clark Kent foi tão indeciso ou baixo astral.
    Por isso, defendo que a série deveria seguir mais os quadrinhos do que ficar “inventando moda”, como essa tal seita Veritas.

  10. Caio

    nao ando assistindo assiduamenete SV, mas o q aconteceu com o Marciano? Ele morreu ou simplesmente parou de dar as caras sem mais nem menos?

    Valeu!!

  11. João da Silva

    O Marciano sumiu sem mais nem menos, vai ver ele está resolvendo problemas familiares em Marte :) .

  12. Lulyy*

    Eu cheguei a pensar que aquele moço que matou a assistente do Lex poderia ter sido o Ajax, mas era o cara mandado pelo Veritas.

  13. Darth Cesar

    Uma das melhores tramas da série, à questão do fanatismo religioso, quem diria que Smallville, mesmo de forma light iria trazer um tema destes. Lu seu review esta excelente mas discordo de algumas coisas, a reação do monge entendo apenas como a de um fanático que se decepcionou com seu deus, pois vejamos, o Clark é um simples fazendeiro, pela mitologia da série só agora esta descobrindo que outras pessoas esperavam a sua vinda, (pois mesmo o Jor-el avisando, o filho não tem obrigação de seguir a orientação do pai, sendo que foi o Jonathan quem o criou e com outros valores), o que não da o direito a elas de quererem usá-lo a sua própria vontade, assim o monge não tem nenhum direito de cobrar do Clark a culpa pelas atitudes tomadas pelo Lex, discordo veementemente de quem acha que o Lex foi para o lado negro por culpa do Clark, bela desculpa para um vilão: ah! me tornei mau porque o Clark não quis ser meu amigo! Não me ouviu, não me deu atenção! e os valores? Ficam aonde? O Lex nunca teve a mesma base que o Clark, se a um culpado é o Lionel, a mitologia do Superman sempre foi essa, o certo é certo e o errado é errado? Ponto final, se o Lex em determinado momento não se encaixou nesses quisitos, se isso agrada ou não, paciência! como agora começaram, até que enfim, assumir que o Clark é um deus, deuses não devem satisfação a mortais.

    Adorei o dialogo da Clhoe e o Clark, algo do tipo: Clark, não quero ninguém por ai matando em meu nome, e a Clhoe responde: Deus deve ter sentido isso nas cruzadas!

  14. Rodrigo

    Olha, nem se anime com a season finale.
    O mais interessante e bem feito foi a saída (e atuação) da Kristin Kreuk…me emocionei e fazia tempo que isso não acontecia em Smallville.
    O Clark soube fazer uma cara melhorzinha.
    O episódio em si foi um dos mais fracos em se tratando de final de temporada. Pela primeira vez não sinto vontade de ver a próxima temporada

  15. Samuel Giacomelli

    Alguém sabe o nome da música que tocou durante o vídeo da lana?

    Grato,

    Sam

  16. Kaique

    Concorco plenamente com você Rodrigo, não estou nem um pouco ancioso de ver a 8 temporada. Primeiro com a saída de Lana que para mim já acabou com a graça da serie, eu gosto muito da personagem e esperava ve-la até o ultimo episódio.
    Em uma confusão de opnioes (vamos dizer assim) Em reviws passadas eu comentei que nunca a Lana iria ficar uma temporada completa fora,… quebrei a cara… tudo bem, devo reconhecer que todos vocês que não gostao da Lana…vencerão.
    Com os LLL ( lana, lex e lionel ) fora da série, UAU! A temporada 8 de Smallville esta prometendo ser a pior!

  17. Mica

    Well, well, como eu disse no post anterior, cá estou eu comentando meses depois pq só hoje fui assistir o negócio.
    E a única coisa que realmente vale a pena ser dita é: o maior merecimento dessa sétima temporada foi o de amarrar as pontas soltas na mitologia da série. Está conseguindo de uma forma relativamente consistente.
    Faço minhas as palavras do Trackback lá no primeiro comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account