Log In

Reviews

Review: Smallville – Power

Pin it

Smallville - PowerSérie: Smallville
Episódio: Power
Temporada:
Número do Episódio: 165 (8×13)
Data de Exibição nos EUA: 28/1/2009
Data de Exibição no Brasil: 10/3/2009
Emissora no Brasil: Warner

Dizem que não se pode elogiar algo que ele logo te decepciona. Power está aqui para provar essa frase. Depois de uma excelente temporada com uns poucos deslizes, Smallville atinge o fundo do poço com uma trama confusa e sem graça, algo bem parecido com Lana Lang nos últimos anos.

Sempre gostei de Lana e, mesmo sendo fã das HQs, confesso que até a quinta temporada torcia que a série seguisse por um caminho diferente e Clark terminasse com a senhorita Lang. Mas após oito anos e meio de constantes mudanças de comportamento para satisfazer as necessidades do roteiro, Lana se transformou em uma personagem aborrecida e irritante.

Ela já foi a inocente vizinha de Clark, a badgirl, a vítima (inúmeras vezes), a bruxa francesa, a lutadora, a manipuladora. Ela já amou Whitney, Clark, Adam, Clark outra vez, Jason, Clark de novo, Lex e Clark mais uma vez. Ela já morou com sua tia, com a Chloe e seu pai, com a Chloe no Talon, sozinha no Talon, em Paris, com Clark, com Lex, na China, com Clark de novo. Sem contar as várias vezes em que ela já “saiu da série”, seja quase morrendo ou fugindo de Lex, de Clark ou quem quer que seja. Mas desde sua volta em Bride pensei que ela havia se encontrado. Como eu estava errado.

Power mostra, através de flashbacks, o que aconteceu com Lana desde o fim da temporada passada até seu retorno em Bride. A princípio tudo corria bem, pois vimos um gradativo amadurecimento da moça e uma interessante reinterpretação da Power Suit de Lex dos quadrinhos. Mas logo tudo isso se perdeu em bolo de cenas sofríveis e diálogos risíveis.

Mais uma vez a personalidade de Lana mudou num piscar de olhos. No começo ela estava decidia a mudar e deixar Clark ser o herói que ele está destinado a ser, depois ela ficou obcecada a se vingar de Lex e por fim ela fez tudo o que fez para poder ficar com Clark novamente. Como kryptonita para o bom senso do rapaz, Lana conseguiu deixar Clark babando outra vez.

small813_2Do pouco que se salva deste episódio, Tess Mercer é o destaque. Decida a acabar com Lex após descobrir o Big Brother Tess, ela mostra do que é capaz quando está motivada. A cena em que ela mata Regan foi de longe a melhor do episódio. Será interessante ver o que ela irá fazer para alcançar sua vingança.

Power foi o pior episódio de toda a temporada até agora e Allison Mack, a Chloe, recebeu a triste tarefa de dirigí-lo. Infelizmente o resultado deixou a desejar. Com exceção da cena final no topo do Planeta Diário e da cena de Tess citada no parágrafo anterior, sua direção foi irregular e pouco inspirada. Só nos resta esperar que Smallville reencontre o caminho que estava seguindo antes deste horrível episódio atacar.

Texto publicado originalmente no weblog TV em Série.

Séries citadas:

24 Comments

  1. Gilberto Guerra

    Muito ruim mesmo, já tinha mencionado antes que o retorno da Lana como “super agente ninja” não ia dar em boa coisa. Quero ver que outro porcaria eles vão aprontar pra corrijir essa inhaca!

  2. Bernardo

    “(…)com a Chloe no Talon”
    Bom, a Lana dividiu apartamento com a Chloe na faculdade (5ª temporada), MetU, ñ no Talon. De lá, foi p/ a casa do Lex.

    Apesar de fã, achei esse episódio assistível (fazer o que, tb fico meio bobo perto da Kristin Kreuk, hehehe).

  3. André

    Esse arco da Lana destruiu toda a credibilidade que a 8ª temporada tinha recebido, não tenho nada contra a Lana, mas esse só não é o episódio fundo do poço, por causa da Tess e por não ser o último (e pior) episódio do arco da Lana.

  4. Mica

    Infelizmente esse não foi o fundo do poço. O fundo foi Infamous (acho que esse é o nome), que foi ainda mais sofrível que Power. Mas sem dúvida nenhuma o retorno de Lana tirou a 8ª temporada dos trilhos. E ela estava indo tão bem…

  5. Aline

    Pra ver como são as coisas, a maioria do pessoal que comentou o episódio que a Lois foi “possuída” (nunca lembrarei o nome dos episódios de SV, só lembro de Lexmas e olhe lá) disse que o episódio foi muito bom, que adoraram e blah blah blah. Eu achei um lixo. Agora todo mundo diz que esse episódio foi um lixo. E eu o achei muito bom. Pra mim foi um dos melhores da temporada.

    Adorei a Lana ter decidido usar o suit pra poder ser também uma heroína e de certa forma ser igual ao Clark. E adorei as cenas do treinamento dela. Sem falar que a história dela ter sido obrigada a fazer o video me surpreendeu.

    Acho que a Lana deve estar pra ir embora nessa temporada, mas espero que ela volte como fixa na próxima.

  6. Joelma

    Também detestei a cena deles no telhado do Planeta Diário, não pela cena, mas “ali” é o lugar do Clark e da Lois!

  7. André

    Eu queria que a Lana voltasse para que o casal tivesse um final digno, bem como um despedida legal da personagem. Mas só mostraram uma Lana ambiciosa capaz de qualquer coisa para ficar no mesmo “nível” do Clark.

    Concordo Joelma, aquele lugar do Planeta Diário é sagrado de Lois e Clark, vide os filmes, seriados e desenhos!

  8. Sara P.G.

    Concordo Joelma, aquele lugar do Planeta Diário é sagrado de Lois e Clark, vide os filmes, seriados e desenhos! (2) Profanação!!!!

    Nunca tive nada contra o personagem da Lana, mas o que fizeram com ela é de doer. A cada temporada deixam-no mais descaracterizado e acabam levando o personagem Clark junto, deviam dar um fim mais digno pra ela (logo vão querem inventar HQ da Lana, é mole??!!); quem é fã do Super sabe bem do que estou falando, mudar alguma coisa na mitologia do Superman já é arriscado, reescrever a história do passado é ridículo. Mas esse episódio não é o pior, vejam o próximo. Numa escala de 0 a 10 daria -100.

  9. luly*

    Ah, coitada da Allison Mack! Nem sabia que era ela que tinha dirigido! Como diretora, é uma boa atriz…

    Péssimo episódio e difícil de se assistir. Tbém acho que o melhor foi Tess e essa coisa de se vingar a qualquer preço. A cena do telhado teve uma ‘imagem’ bonita, mas foi ridícula. Não tem jeito, não dá pra achar nada de bom num episódio desse.

    É até como o cara lá que treinou a Lana comentou: ela foi pra lá amadurecer, se livrar de Clark, mas depois queria voltar atrás, pra ele de novo! Ela tem de se encontrar mesmo. De preferência, fora da série… vai lá pra não sei onde filmar uma sequência da Chun Li!

    O bom é que felizmente esse reaparecimento dela já vai acabar.Ufa!

  10. Diogo

    o problema de Smallville, é q qnd Lana chega, e Deus no céu e ela na terra ¬¬

  11. Andrea

    Se foi esse onde ela fica na ‘água’ pra absorver a armadura, me irritou, pois acho que os roteiristas estão pegando elementos demais de filmes: a tal piscina é igual à do Wolverine (XMen 2) e no outro epi teve o Cloverfield.
    Neste último foi o XMen1, com aquelas bolotas de kriptonita como se fosse a armadilha do Magneto para ampliar seus poderes com a Vampira. Hummmm

  12. Fernando Ricca

    Ai ai lá vamos nos, eu achei esse episodio muito bom, pareceu um filme eu achei otima a direção de allison, mostrou q a lana queria ficar no mesmo patamar do clark, para eles serem felizes de vez, pq vcs sabem q pra ela era isso q impediam isso dele ficaram juntos e eles juntos com poderes achei incrivel, isso é verdadeiro amor ela arriscar a vida no experimento pelo clark, diferente da lois q sempre negou, tess matando o cara foi incrivel tb, adoro ela, e o final realmente pareceu um filme emocialmente

  13. André

    Para mim, o que vi foi pura ambição de Lana Lang, os produtores desconstruiram a personagem.
    Bom, quanto ao comentário do Fernando sobre a Lois negar sentimentos pelo Clark, isso é típico da personagem, ela é assim há 70 anos, mas quando é preciso defender o Clark ou o Superman, ela sempre o faz sem recorrer a poderes, vide Façade e (SPOILER) Infamous e é claro nos filmes (Superman Returns, por exemplo).

    Fernando não se iluda demais com esse amor Clana, hehehe.

  14. ALICE VASQUES

    ADOREI A LANA TER VOLTADO MAIS FORTE E DECIDIDA.
    O AMOR DOS DOIS NÃO PODIA TERMINAR MAL, ACHO QUE CLARK TEM QUE FICAR COM LANA,E AGORA QUE OS DOIS TEM PODERES E NÃO TEM MAIS SEGREDOS, FINALMENTE VÃO PODER VIVER A TÃO SONHADA RELAÇÃO DE AMOR.
    NÃO GOSTARIA QUE A SÉRIE TERMINASSE IGUAL A ORIGINAL, CLARK E LOIS LANE, ELA É MUITO CHATA.

  15. André

    A Lois não é chata! (Na verdade ela é, mas eu adoro o jeitinho dela).

  16. Sara P. G.

    Alice não se iluda, o Clark é da Lois, sempre será. Se acabar diferente o original, vai tratar do passado de outro herói, e não do Superman. Lois pode até ser chata, mas não é invejosa…. E, convenhamos, chato por chato, o Clark de Smallville, às vezes merece esse troféu

  17. viviann-el

    foi pésimo este episódio!,claro tirando a tess
    que mostrou ter absorvido alguma coisa dos luthor.
    o desejo de vingança!! vamos aguardar essa mudança
    da mercy, e esperar que ela não se volte “contra a liga do bem”ja que o envolvimento com os luthor sempre trás com sigo o desejo de saber e poder infinito.

  18. Cyssa

    É fácil Smallville reencontrar o caminho: é só sumirem com a Lana Lang – de novo e se possível, para sempre.
    A personagem é a versão “Thirteen” do House em Smallville.
    Tudo tem que girar em torno dela, como se ela fosse a protagonista da série.

  19. Kayke

    Lana é um personagem que mostra realmente a face de um ser humano, as vezes confuso, decidida, erra muito como qualquer ser humano, mas tambem acerta, apesar de tudo somente Clarc é o alienigena da história, apenas ele pode ser 100% bonzinho. E pelo contrario de que muitos pensao Lana é sim um personagem facil de ser comprendido, é só avaliarmos nos mesmos, tambem temos nossos momentos de fraquesa, pensamos em vingança quando passamos por raiva. Pode-se dizer que Lana é um dos personagens que mais evoluiu, o mundo muda e as pessoas tambem. Compreendo a personagem e por isso a defendo. Fico muito feliz por ela estar de volta.

  20. JÉSSYCA RONDINONE

    EU QUERO MUITO QUE O CLARK E A LANA FIQUEM JUNTOS…EU ODEIO ESSA DEMORA PRA ELES FICAREM JUNTOS…E O PIOR É QUE QUANDO ELES FICAM JUNTOS ACABA NUN ISTANTE…MAIS EU AINDA ACREDITO QUE ELES VÃO TERMINAR JUNTOS…

    AMoO SMALLVILLE…
    AMoO NÃO ADOoOoORO…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account