Log In

Reviews

Review: Smallville – Phantom

Pin it

Cena de Phantom
Série: Smallville
Episódio: Phantom
Temporada:
Número do Episódio: 132
Data de Exibição nos EUA: 17/05/2007
Data de Exibição no Brasil: 5/06/2007
Emissora no Brasil: Warner

Explosões, revelações a quase-mortes. É mais uma temporada de Smallville chegando ao fim. Depois da tradicional montagem inicial mostrando os principais momentos da temporada, a ação começa em um pequeno vilarejo canadense, onde Lex quer capturar um dos fugitivos da Phantom Zone, que estava pela região. Para que seu super-exército funcione, o pequeno Luthor precisa de um fantasma alive and kicking. Mas o danado conseguiu escapar antes.

Lois está investigando o paradeiro dos responsáveis pelo que aconteceu à Wes. Apesar dos avisos de Chloe, a futura repórter decide ir atrás.

Lana conta à Clark que está deixando Lex, e que este provavelmente não vai gostar muito da idéia. Kent decide então contar toda a verdade sobre sua origem. Lana, por sua vez, revela o – até então – plano maléfico de Lionel. Ele a obrigou a se casar com Lex. CK não perde tempo e vai tirar satisfações com papai Luthor. Quando ele está prestes a tomar medidas mais drásticas, Ajax – O Caçador de Marte – aparece. O plano de Lionel (nem muito surpreendente, nem tão pouco maléfico) consistia em manter Lana espionando Lex para que a vida de Clark não corresse risco. Eles explicam a natureza dos planos do Pequeno Luthor. O fantasma do começo do episódio é mais poderoso do que o normal, o único hospedeiro que lhe interessa é um kryptoniano. Clark deve tomar cuidado.

Lois (a enxerida) chega ao local das coordenadas encontradas por ela anteriormente. Trata-se de uma usina. Durante uma luta com um dos guardas do local, ela é esfaqueada e aparentemente morta (morta?). Enquanto isso, Lionel tenta alcançar Lana, que está numa fuga desesperada para escapar de Lex. Quando ele se aproxima de Lana, que está entrando em seu carro…BUM! O veículo explode. E parece que Lana está morta (morta?).

Cena de PhantomChloe chega até a usina e vê o corpo de Lois. E assim descobrimos a habilidade da nossa loirinha predileta. A lágrima dela fez uma “transferência de vida”. A despeito da interpretação de Mack, que trouxe emoção à cena, só conseguia pensar em uma coisa vendo a cena: QUE PODER MAIS BREGA! Sério, na pior das hipóteses, os roteiristas tiveram uns três meses pra pensar na habilidade que Chloe teria, e me vieram com isso? De qualquer forma, o que interessa é que agora é a jovem Sullivan quem está morta (morta?).

Clark vai até a usina (é lá que Lex está conduzindo seus experimentos) para cobrar o seu nêmesis pelo que aconteceu à Lana. O fantasma lá do começo (que possuiu um garotinho) aparece e começa a brigar com Clark. Lex aproveita para fugir e é preso na saída. O fantasma acaba por possuir o Pequeno Kent e uma aparente cópia dele surge. Ou como ela mesma se define, uma versão um pouquinho mais bizarra do Superboy, que ficou caído no meio dos escombros.

Vejam bem, não foi um episódio ruim. Na verdade, foi um dos melhorzinhos da temporada. Mas alguém lembra quando usar termos como “não foi ruim” e “melhorzinho” para definir as finales de Smallville era praticamente uma blasfêmia? A série está conseguindo destruir até uma de suas mais famosas marcas registradas. Alguém se lembra de alguma finale onde metade dos personagens não esteve em perigo de vida? E Clark bizarro surgir nos segundos finais, não é convenientemente semelhante ao fim do ano passado, quando Zod se apoderou do corpo de Lex? A originalidade da série se foi a muito tempo…

Atenção: o parágrafo abaixo discute alguns acontecimentos da sétima temporada de Smallville. Então, se você quer esperar até novembro pra descobrir quem fica e quem sai da série, pare de ler!

Alguns spoilers do sétimo ano: Allison Mack (oba!) e Kristin Kreuk (putz…) estão confirmadas no próximo ano. Ou seja, por mais difícil que seja acreditar, a Lana forjou aquele atentado. Quem não volta mesmo como fixa é Anette O’Toole, mas participações especiais podem acontecer. E quem vai entrar no elenco regular é Aaron Ashmore (Jimmy Olsen).

E agora, um desabafo: tô cansado de escrever pra série. Ou melhor, to cansado da série. Eu fiz um esforço hercúleo pra escrever sobre esses três últimos (que conseguiram ser levemente acima da média da temporada) por minha consideração ao TeleSéries. É realmente muito triste ver semana após semana a derrocada daquela que eu já considerei a minha série preferida. Some-se à isso o fato de eu conhecer agora o trabalho de gente como David Chase, David Shore, Joss Whedon, Greg Daniels, Aaron Sorkin e Ronald D. Moore (só pra citar alguns) que a coisa fica ainda mais crítica.

Penso ainda em escrever alguns spoilers-zone, especiais ou coisa parecida sobre a série. Gostaria de ter a capacidade de reinvenção (e até mesmo de paciência) de um Thiago, que passa situação parecida com ER. Como não gosto muito de ficar remoendo o passado, declaro que dificilmente voltarei a escrever semanalmente sobre a série (e a decisão de esticar Smallville em mais um ano – Tom Welling tem contrato até uma oitava temporada, apesar de Michael Rosenbaum declarar que sai no fim da sétima – não contribuiu em nada). Mas não se preocupem, Smallville não ficará órfã aqui no site. Com certeza teremos alguém pra escrever sobre ela, seja o Paulinho (que fez um trabalho excelente no texto sobre Promise), seja um novato. Portanto, se você sempre me achou um otário e quer pegar o meu lugar, essa é a sua chance. ;)

Cena de PhantomNão é exatamente uma despedida. Mas eu definitivamente estou dando um tempo. E aqui vai um conselho de amigo: se você ainda acha que Smallville é a última cereja do sundae, você deveria expandir seus horizontes. Já que os bons tempos acabaram. E não é de hoje.

Cotação do episódio: Bom

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

64 Comments

  1. Sanna

    Oi pessoal! Bom é a 1ª vez que comento! É bom saber que existe pessoas que CONSEGUEM analizar de forma objetiva, como é apresentado neste blog! Gostei bastante dos comentários à cima. Como o ‘papo’ é falar de Smallville, pra mim deveria ter acabado já na 4ª pra 5ª temporada! Pois, quando comecei a assistir esta série de imediato gostei muito – e pensei que seria inteligente até o final quando finalmente o futuro Super-homem fosse aprender muitas coisas da sua própria origem, galáxias, então conhecidas e aprender sobre a fisiologia humana como mostra nos HQ’s e filmes do Superman – mas quando passou pra 6ª temporada!…me decepcionei; e como muitos comentários daqui que já lí, também, eu, só estou assistindo SmallVille de teimoso mesmo! Estou curioso como é que os roteiristas formularão o Gran Finale desta Séria-que nos primordios estava excepcional!!! (Grandes efeitos!!!! Uau! Muito bem feito! Pensei, mas agora caiu na rotina de sempre!) Foi um grande prazer em colocar meu depoimento! Abraços a todos!

  2. Sanna

    Oi pessoal! Bom é a 1ª vez que comento! É bom saber que existe pessoas que CONSEGUEM analizar de forma objetiva, como é apresentado neste blog! Gostei bastante dos comentários à cima. Como o ‘papo’ é falar de SmallVille, pra mim deveria ter acabado já na 4ª pra 5ª temporada! Pois, quando comecei a assistir esta série de imediato gostei muito – e pensei que seria inteligente até o final quando o futuro Super-homem fosse aprender muitas coisas da sua própria origem, galáxias então conhecidas, e, aprender sobre a fisiologia humana como é mostrado nos HQ’s e filmes do Superman – mas quando passou pra 6ª temporada!…me decepcionei; e como muitos comentários daqui que já lí, também, eu, só estou assistindo SmallVille de teimoso mesmo! Estou curioso como é que os roteiristas formularão o Gran Finale desta Séria-que nos primordios estava excepcional!!! (Grandes efeitos!!!! Uau! Muito bem feito! Foi um grande prazer em colocar meu depoimento! Abraços a todos!

  3. Michelle

    Por favor, gostaria de saber que dia passou o último capítulo da temporada do Smalville… a última vez que assisti terminou com a Lana morrendo… por favor alguém me responda!!!

  4. Andre

    Smallville, por ter um enorme potencial, é muito criticada.

    É claro que Smallville poderia ser bem melhor do que é, mas mesmo assim é uma série que entrete e passa pequenas lições, e sem duvida continua sendo uma das melhores, o que é uma pena, pq tem potencial pra ser a MELHOR!!!

  5. augusto_zip

    A ferathy ta doida e eu to ficando doido também, já não aguento mais ouvi a música “Remy Zero – Save Me” Haaaaa, socorro!!!!!!!!!

  6. Ferathy

    O Augusto_zip é doido……………
    Ele esculta a música pq gosta, e fica ai colocando a culpa em mim……….kkkkkkkkkkkkkk

  7. marcela

    eu odiei a season finale,fiquei decepcionada com tudo que aconteceu.eu esperava mais entre clark e lana.se eles dois se amam de verdade, deveriam mostrar mais paixao entre eles.ja to cheia desses selinhos.espero que nessa nova temporada lana volte com mais cara de mulher e que clark fique mais esperto e principalmente que tire de vez aquela farda dele.eu nao aguento mais!!!!!!será que ninguem enxerga isso?

  8. marcela

    muito tosco o poder da cloe.nada a ver! ela é bem mais legal sem poder nenhum.

  9. Ale

    1- Lex um mero mortal) já teria morrido á muito tempo ao longo dessas temporadas. De acrodo com as cenas detacadas a ele durante as aventuras)
    2- toda vez que Lana descobre os poderes de Clark, ela “morre”.
    3- Até o pai de Clark, morreu de ataque cardiaco. filho, até que o caração tava mto intacto para não ter acontecido antes.
    4- pensem, por mais de que se tate da vida do superman quando garoto, não se encaixa os fatos ocorrido, com as cenas do 1º/2ºfilmes do Superman
    5- por mais que seja uma ficção tratando-se de um grande classico do cinema mundial (superman), as cenas das temporadas de Smalville, já viraram comédia, isso mesmo comédia, pra achar que o publico não iria perceber a falência da série nesas condições, então estão com cara de PALHAÇOS. ha ha ha !.Comico.
    6- Já vimos homem que sabia nadar mais rápido do que o SUPERgaroto, outro que corria mais que o SUPERgaroto, Robim Hudd com seu super figurino. Agora, lagrima reversora de vidas, cof cof. ´Tá dificil de engolir.
    7 até infinito(já que foram 7 temporadas) Sem mais comentarios, esse foi minha primeiro e ultimo comentário. Muito prazer a todos os que passam por aqui, depois passo aqui pra ver o que acharam desse.

  10. Rodrigo

    o seriado smallville está perdendo totalmente a graça.ele se desviou a partir da metade da 5 temporada!!!!!!!!!!!ficou tudo muito avulso,estranho!!! kd o romance de lana e clark???

  11. Rodrigo

    o seriado ta igual a politica no brasil!!!uma decepção………

  12. pollyany

    sinceramente concordo que a serie perdeu um pouco a qualidade,acho que se o clark nao ficar com a lana nao tem graça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account