Log In

Reviews

Review: Smallville – Persona

Pin it

Smallville - Persona
Série: Smallville
Episódio: Persona
Temporada:
Número do Episódio: 142 (7×10)
Data de Exibição nos EUA: 31/1/2008
Data de Exibição no Brasil: 18/3/2007
Emissora no Brasil: Warner

Valeu a pena esperar a Warner decidir o que fazer com sua grade de programação… Smallville nos entrega um episódio consistente, com tramas bem amarradas e com elementos que bombaram sangue novo à série, mas ao mesmo tempo é nostálgico, fazendo-nos lembrar dos bons tempos de vilões com propósito e bem apresentados e seqüências de encerramento fantásticas que Small nos proporcionava em suas primeiras temporadas.

Antes da sucessão inesperada de reprises, Gemini nos deixou alguns indícios para uma promissora segunda parte de temporada. A descoberta da verdadeira identidade de Grant Gabriel e de que Bizarro esteve no lugar de Clark durante esse tempo foram fantásticos ganchos para um bom episódio. Mas será que os roteiristas usariam esse momento para nos entregar aquele arco de episódios que estamos esperando? Bem, Persona definitivamente teve seus momentos como mencionei acima, não me leve a mal, só que mais uma vez as coisas me pareceram um pouquinho apressadas, e alguns conceitos não estão sendo aproveitados como poderiam e mereciam ser. Persona é um bom episódio que poderia ser bem melhor.

Potencial é a palavra mais usada quando o assunto é Smallville e surpreendentemente após todos esses anos nós ainda estamos esperando o programa atingir completamente esse potencial. Um dos melhores elementos que esse episódio oferece é a cumplicidade entre os dois vilões, Bizarro e Brainiac, que retorna após um bom tempo fora da série com uma aparência fraca e… porque não vampiresca? Hehehe. No papel, essa é uma brilhante junção, que renderia a Smallville uma de suas melhores tramas até agora. A combinação funciona sim, mas fica evidente que o potencial total dessa oportunidade não foi completamente realizado e em um piscar de olhos a empolgação se torna decepção.

Surpreendentemente, Welling como Bizarro faz um ótimo trabalho roubando a cena. Eu genuinamente admito que adoraria ver Bizarro posando de Clark por mais alguns episódios e aparentemente Lana também prefere essa versão do Sr.Kent. É um personagem mil vezes mais carismático e uma alteração bem-vinda ao comportamento constantemente mala de Clark Kent.

E ÓBVIO que por algum motivo aparente, Clark tem que voltar à vida e assim ele o faz, acabando com toda a graça de Bizarro. E aí que mais uma vez eventos começam a se apressar, quando é descoberta a existência de outro Kryptoniano na Terra, Dax-Ur, Clark consegue com ele um exemplar de kryptonita azul que é usada para dar um “curto” em Bizarro explodindo o coitado. Mais uma vez, fomos privados de uma épica batalha de Clark vs. Bizarro e temos outro vilão despachado em meio minuto ou menos.

As conseqüências do tempo em que Bizarro ficou com Lana não parecem algo que se dissipará tão cedo. Fica claramente implícito que os dois tiveram uma relação mais intima e até transaram. A relação de Clark e Lana estando na situação turbulenta que esta, é certeza que isso virá como fator negativo em episódios futuros.

Smallville - PersonaAo contrário de Bizarro, Braniac parece continuar por um tempo mais e brilhantemente usa Clark e Bizarro um contra o outro. Isso permite a ele descobrir a localização de seu criador Dax-Ur. Falando em Dax-Ur, não é apenas um pouquinho conveniente demais que outro kryptoniano por acaso vive neste planeta NINGUÉM nunca soube de sua existência? E além disso ele, também por mero acaso, é o criador de Brainiac.

Enquanto isso, a saga Lex/Julian Luthor-Clone continua rendendo bons frutos. Julian (antes Grant Gabriel) se mostra um Luthor de espírito tanto quanto seu irmão somente sem o lado negro sinistro. Sua decisão de encarar Lionel Luthor sobre a verdade foi bem desenvolvida e gerou a inimizade entre os dois “irmãos”. Mais chocante ainda foi como Lionel reagiu a toda revelação, fazendo crescer um laço entre os dois, mais uma vez deixando Lex feito um pária em sua própria família. Alguém ainda tem duvida de que Lex Luthor é a vítima desse seriado inteiro? A seqüência final prova de que ele esta preso dentro dele próprio, dentro dos seus próprios conceitos, do que ele foi criado…a prova viva de que um vilão não nasce vilão. Ele sofre com as próprias decisões, não por peso de consciência e sim por esse ser o único jeito que ele sabe de lidar com as coisas, a única forma de afastar as ameaças. Foi um dos melhores momentos de Lex Luthor como personagem e vai demorar a que ele se recupere do que fez.

O episódio termina com uma seqüência emocionante de cenas mostrando como as vidas dessas pessoas estão fora do controle delas mesmas, ao som da excelente Pioneer to the Falls, no maior estilo Smallville em seu início. Um final extraordinário para um episódio bom.

Music From Smallville: Pioneer to the Falls, de Interpol

Séries citadas:

23 Comments

  1. Rodrigo

    Foi legal mas a sequência final foi tosca…e que atuação era aquela do Tom Welling como Clark?

    QUE LIXO!

    A Chloe é a melhor…

    as cenas finais foram lindas mesmo

  2. Fabio

    Acho que a série ja se perdeu ha muito tempo. Cada vez mais absurda e esquisita.

    Eu concordo que o Lex seja uma grande vítima desse seriado, e ainda acho que 99% da culpa disso é Clark que nunca confiou nele ou foi realmente amigo, sempre escondendo algo. Se Lex é o que é hoje, a maior parte se deve a Clark e o mais chato em Smallville é o próprio Clark, ele nunca mas nunca amadurece, continua com as mesmas dúvidas e frescuras. Personagens como o Arqueiro-verde já sabem o que significa o dom deles ou o que fazer da vida e o Clark continua feito um idiota. Todo episódio é a mesma coisa, alguem no final diz a ele tudo que ele já deveria saber, do que ele é, do que pode fazer, do dom dele e ele continua com aquela cara sonsa dele… Essa série deveria já ter acabado ou essa temporada ser a última pq náo dá mais.

  3. Luiz Alexandre

    1) Tom Welling abusou realmente de trabalhar mal.
    2) Lex não é e nunca foi vítima de Clark.
    3) Uma coisa é ter um dom, outra é vir de outro Planeta, e ter que viver como humano. Será que todos entenderiam?
    4) Se fosse para assistir o Clark “maduro”, poderíamos ler o gibi, ou assistir aos filmes(não o último, lógico)
    5) A oitava temporada tende a melhorar, uma vez que Lex, lana e Chloe não serão personagens vistos com freqüência.

  4. Rogério

    “Foi legal mas a sequência final foi tosca…”

    “as cenas finais foram lindas mesmo”

    Putz…

  5. Thiago FLS

    Eu achei esse episódio muito bom, pelo menos para os padrões de Smallville. Foi divertido, aproveitou bem a mitologia do Super-Homem (ao contrário de “Lara”) e teve boas surpresas.

  6. Maurício

    Eu, já falei aqui infinitas vezes, que Smallville deveria ter acabado em sua terceira temporada, no máximo quarta. Ok. Na quarta. A série foi esticada demais e esse esticamento, por assim, dizer, não foi acompanhado de uma evolução. A mesma tecla ficou sendo batida a vida inteira, do Clark e Lana, do Lex versus seu pai, etc.

    Acho que teria sido melhor se eles tivessem mostrado o Clark indo para a Universidade e enfrentado novas situações e dilemas. Tentando a vida em Metropolis como estagiário do Daily Planet etc. O pai do Lex morrido e ele assumido os negócios e se perdendo aos poucos. Defendo até hoje a tese de que esse ponto de virada poderia ter acontecido com a morte da Lana ao invés do Jonathan, teria sido a desculpa ideal para o início da inimizade Clark e Lex, da ida do Clark para Metropolis fazer tudo que já falei e do Lex também.

    Luiz Alexandre disse:

    “Se fosse para assistir o Clark “maduro”, poderíamos ler o gibi, ou assistir aos filmes(não o último, lógico)”

    Eu concordo em parte. Tudo bem. Não é para a série mostrar um homem maduro e consciente do que fazer. O herói completo. Mas também não acho que deva mostrar um cara tão mala e burro como é mostrado. Já estava na hora, passou dela, por tudo que o personagem viveu, que este tomasse um rumo na vida, estabelecesse uma meta. E não ficar brincando de casinha com a Lana ao mesmo tempo se dar intimidade a ela.

    Eu acho que o Lex foi uma vitima sim. Ele quis ser amigo de todos, principalmente do Clark. Mas todos sempre fizeram questão de lhe apontar o dedo e o acusar de tudo: de ser rico, de ser mal, de ser sei lá o que. Sempre tratado com desconfiança e desprezo. Ele foi empurrado a ser do jeito que é.

    O interessante é que o Lionel foi facilmente perdoado por tudo que fez, mas ele….

    O episódio foi ótimo. Só que a rapidez como os confronto acabam me irrita também. Queria ver uma luta entre Clark e Bizarro. A Lana escolheu o cara errado, ela éra muito mais feliz com o outro.

    O lex solucionou o problema da piór maneira. Mas isso faz parte do que ele está se tornando. Sempre foi empurrado por todos para isso.

    O Dax Ur vivia como humano normal por causa da K azul, tanto que ficou velho também. Essa seria a saída para o Clark viver uma vida normal que tanto quer.O Dax Ur teve um filho com uma humana. Se a série fosse boa eles poderiam explorar isso. Um garoto poderoso para o Clark ser mentor. Mas do jeito que a série é….será esquecido.

    O clipe final foi muito legal.

  7. Paulo Fiaes

    Mauricio
    faço de suas palavras as minhas. a série se perdeu. não queremos ver Clark agindo como menino bobão da primeira temporada, mas também n dá pro cara depois de 7 anos n ter evoluido nada. e ano q vem, se for a ultima temporada, eles vão fazer com q clark mude do nada? essa mudança tinha q ser aos poucos e sendo mostrado pra nós, e n é isso q acontece.
    Eu sempre vi Lex como uma vitima, tudo q ele fazia, todos desconfiavam, seria interessante q a série trabalhasse isso, LEx ter se tornado um vilão pq Clark e outras pessoas nunca deram um voto de confiança nele, mas nem isso a série sabe trabalhar, e faz parecer q Lex sempre foi um vilão, coisa bem diferente das primeiras temporadas.

    e nem vou falar de Lana, na verdade, desisti de smallville, acho q essa é a ultima vez q falo da série. chega, paciência tem limite e smallville esgotou todos os meus limites.

  8. Cyssa

    Eu estou contente só de ver o Spike, ops, o Brainiac ou melhor, o James Marsters. Que saudades!
    Agora, é esperar pelo Oliver (Arqueiro Verde).
    Também acho que o Bizarro e o Julian Luthor poderiam continuar por mais alguns episódios. Na verdade, eles deveriam ter aparecido antes, no lugar daqueles episódios sofríveis.
    A cena final do Lex lembrou muito um antigo episódio quando ele relembra a morte do irmão pequeno, na chuva. Muito boa, uma mistura de loucura com dor.

  9. Isabela

    Gemini foi uma grata surpresa…tipo último suspiro da série.Se os próximos continuarem assim acho que dá pra aguentar…Só precisam ter mais calma e não apressar as conclusões.Sei lá o que acontece com esses roteiristas de Smallville ? Os caras esticam episódios ruins e matam de tacada o histórias que podem ser desenvolvidas e levantar a série.O clipe é que realmente foi muito bom.

  10. Luciano Cavalcante

    O melhor dessa série: James Marster; John Glover; Michael Rosembaum, o resto, incluindo Alyson Mack, já foi – ou nunca foi – bom.

  11. André Vieira

    Fabio escreveu às 24/03/2008 às 10:06 am “mais chato em Smallville é o próprio Clark, ele nunca mas nunca amadurece, continua com as mesmas dúvidas e frescuras. Personagens como o Arqueiro-verde já sabem o que significa o dom deles ou o que fazer da vida e o Clark continua feito um idiota. Todo episódio é a mesma coisa, alguem no final diz a ele tudo que ele já deveria saber, do que ele é, do que pode fazer, do dom dele e ele continua com aquela cara sonsa dele… Essa série deveria já ter acabado ou essa temporada ser a última pq náo dá mais.”[2]

    Rodrigo escreveu às 24/03/2008 às 09:44 am “A Chloe é a melhor…”[2]

    o Fabio e o Rodrigo disseram exatamente a mesma coisa que eu penso quanto a atual situação de Smallville… a cada temporada Smallville fica pior, e só ainda num desisti da série por causa da Chloe e do Lex, que são infelizmente os unicos personagens que prestam nessa série…

    Luiz Alexandre escreveu às 24/03/2008 às 10:33 am: “5)A oitava temporada tende a melhorar, uma vez que Lex, lana e Chloe não serão personagens vistos com freqüência.”

    ah para com isso, a única coisa que fez este episódio de Smallville ser “assistivel” foi a ótima atuação do Michael Rosembaum… Smallville melhoraria se substituissem o ator que faz o Clark pra um que num fosse tão ruim, e se a Lana moresse…

  12. Mica

    Eu gostei muito desse episódio, só fiquei chateada com a decisão rápida que foi dada aos problemas Bizarro e Julian Luthor. Poderiam explorar ambos um pouco mais. A única vantagem que restou dessas mortes, foi o estremecimento da relação do Clark com a Lana (afinal ela demonstrou mais uma vez que é chegada mesmo é num bad boy) e a emocionante reação do Lex ao saber que a missão havia de fato sido concluída. Gente, ele gritando na chuva foi tudo de bom!
    E concordo com quem disse que o Tom Welling é muito melhor de Bizarro do que de Clark. Quanto ao Clark em si..ele envelheceu mas não amadureceu. É claro que não queremos o Superman já, mas sim alguém crescendo a ponto de chegar lá algum dia. Pq do jeito que a coisa anda, parece que o Clark chegará lá é no dia de são nunca.

  13. Josefa

    Smallville melhoraria se substituissem o ator que faz o Clark pra um que num fosse tão ruim, e se a Lana moresse… [2]

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Verdade verdadeira…

  14. Gabe

    eu particularmente adoro suas reviews Diego,elas sao precisas e tecnicas, mas ao mesmo tempo pega o lado emocional do capitulo.
    O que vc falou sobre o lex eh a mais pura verdade!concordo total com vc,acho isso desde a terceira temporada!!!e eu gostei do capitulo sim,acho q a serie esta rumando para um bom caminho.

  15. Adriano Machado

    Tambem acho que a lana deveria ter sumido a umas 02 temporadas atras

  16. kaique

    Não concordo com nada disso que escreveram ai em cima. E lamento muito que a Lana va sair nesta Temporada. Nem quero ver como Smallville vai ficar sem a Lana e o Lex, (e o Lionel, por que eu acho que é ele que vai morrer no episódio 17)e a Chloe que ainda não assinou o contrato. Smallville não será a mesmo. ( que pena!)

  17. kaique

    Eu queria entender por que tanta agressividade com a personagem Lana, algem pode me responder?

  18. Marcela

    Até q enfim eu consegui assistir
    a um episódio do Smallville depois
    de um bom tempo…
    mas como vc msm disse é nostálgico hein
    antes era bem melhor
    os vilões e as histórias

  19. Danielle

    Então porque você ainda continua tentando assistir? O passado é o passado

  20. Danielle

    Então porque você ainda continua tentando assistir? O passado é o passado

  21. NOVEMBTO

    A ATUAÇÃO DO TOM FOI TRANQUILA, ACHEI MAIS ESTRANHA QUANDO A FAKA DO BIZARRO, PENSO QUE ESSE ERA O OBJETIVO NÃO SER NATURAL POR SER O BIZARRO.
    E UM PERSONAGEM MADURO NÃO CONVEM, A PROPOSTA DO SERIADO É RETRATAR A TRANSIÇÃO DO PERSONAGEM PARA A FASE ADULTA!

  22. Vera

    Esse episódio foi de lascar, depois de todos os chifres que a Lana meteu na cabeça do Clark por qualquer briga que eles tinham, ela agora passa um chifre no coitado com um mês na cama com o Bizarro e nem percebe que tinha algo de errado e olha que ele deu muita mancada até disse que voava e a besta nem percebeu e bastou ele fazer um pedido pra Chloe e ela percebeu que diabo de namoro clana é esse? Pra mim morreu aí e a cena do final, o coitado do Clark decepcionado com o chifre que levou foi uma vergonha, aquilo foi uma palhaçada, desse jeito temos que nomear Tom Welling de Superman Corno do ano ou de todos os anos né! Como o pobre levou chifre da Lana , ainda bem que tem a cabeça de aço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account