Log In

Reviews

Review: Smallville – Oracle (episódio 109)

Pin it

cena de OracleSérie: Smallville
Episódio: Oracle
Temporada:
Número do Episódio: 109
Data de Exibição nos EUA: 4/5/2006
Data de Exibição no Brasil: 30/5/2006
Emissora no Brasil: Warner

Oracle é a primeira parte de uma season finale dupla, assim como Calling o foi na segunda temporada. Em ambas, o aniversário de Clark é comemorado. Em ambas, Clark precisa designar uma certa missão. Coincidências interessantes. Mas vamos ao episódio. Clark chega em casa, e descobre que Martha, Lois e Chloe armaram uma pequena festa surpresa pra ele. Martha entrega a Clark dois convites para um jogo de futebol, que seu pai havia comprado antes de morrer. Ao visitar o cemitério, para agradecer o presente, ele vê o fantasma de Jonathan, que diz que ele deve matar Lionel.

Creio que todos sacaram na hora que se tratava de Milton Fine/Brainiac se passando pelo pai de Clark. Mas mesmo assim, Jonathan Kent tem que ir logo para sua cova, se a participação dele em Void ainda foi interessante, aqui nem perto disso. Vejo dois motivos para os produtores estarem usando o personagem dessa maneira:

1 – O contrato de John Schneider com a série se encerra no fim dessa temporada e parece que os produtores estão usando e abusando do ator, já que, apesar de não aparecer mais, ele ficou quase metade da temporada recebendo salário sem trabalhar.

2 – Assim como em Void, o roteiro parece não saber como introduzir um certo conflito na história (no caso, Clark “ter que matar” Lionel) e apelaram para as aparições sobrenaturais de Jonathan, como um Deus Ex-Machina.

Lionel – utilizando-se de seus conhecimentos adquiridos como Oráculo (já já falo mais disso) – alerta Lex sobre o perigo que Milton Fine representa. O jovem Luthor responde citando O Poderoso Chefão. Tá, citar Vito Corleone é bacana, mas onde estão aqueles diálogos ácidos que pai e filho travavam nas temporadas anteriores? Lex deixa a sala, e vemos Lionel ser “possuído” e desenhar alguns símbolos kryptonianos em outro pedaço de papel. [Modo Chatonildo =ON] E sou apenas eu que achou irritante pra caramba o ruído que a caneta fazia quando encostava no papel? [Modo Chatonildo =OFF]

cena de OracleChloe e Clark invadem a sede da Luthorcorp (não me perguntem como), entram na sala de Lionel (não me perguntem como) e acessam informações que estão no notebook dele, protegidas por senha (não me perg…vocês já sabem). Eles descobrem que Lionel apresentará um objeto misterioso para o Pentágono. Clark junta isso à informação supersegura de que o fantasma de seu pai quer ver ele morto e SHAZAM! Clark conclui que deve matar Lionel.

Lex decide contar à Lana tudo que ele sabe sobre Fine, a nave, etc. Ele realmente confia nela. Ela diz que conhece um método que pode deter Brainiac. Lex usa uma kryptonita contra ele, mas a tática não funciona, e em um “momento Exterminador” Fine obriga Lex a levá-lo para aonde as vacinas (para o vírus que foi mostrado em Hypnotic) estão sendo produzidas.

Lionel decide obedecer ao conselho de seu pai, e tenta acabar logo com Lionel assim que o vê pela frente. Mas Lionel relembra Clark de que Jonathan jamais pediria para seu filho se tornar um assassino – ele nem precisava ser um Oráculo para saber disso. Sim, Clark anda bem burrinho nesses últimos episódios. Jonathan, que na verdade é uma das 3.587 cópias de Brainiac é tirado de circulação por Lionel, que está em transe.

Lionel, como ele diz à Clark, é um Oráculo Kryptoniano. Ele foi “infectado” no fim da temporada passada. Acho bacana que ele simplesmente não se esqueça de seus poderes/conhecimentos, como é comum na série. Ele diz à Clark que Lex e Fine estão desenvolvendo um vírus que pode devastar a humanidade.

Lex e Fine chegam no laboratório onde as vacinas estão sendo produzidas. Fine pega uma das ampolas, modifica seu conteúdo e a injeta em Lex, que cai desacordado. Clark chega, mas o estrago já foi feito.

Lionel conta a Martha que falou com Jonathan na noite em que ele morreu. Infelizmente, ele não ficou vivo o suficiente para saber das reais intenções de Lionel.

Lex está conversando com Lana, quando de repente ele se corta. Ele olha para a ferida e ZAS! Ela some. Belo cliffhanger, não?

Clark e Lois têm um belo diálogo. Mais do que apropriada a analogia que ela faz, comparando a si mesma (inconscientemente) com uma Harley Davisdon.

Chloe chega, e mostra a Clark o padrão que repetiu inúmeras vezes nas anotações de Lionel. Ela pede que Clark traduza. A mensagem é:

Zod está chegando.

O episódio foi bom, com vários acontecimentos importantes que terão conseqüências na season finale, cujo review, espero, será mais opinativo do que esse.

Nota do episódio: 8,5.

Séries citadas:

14 Comments

  1. Laís

    Poxa.. esse episódio foi legal mais sei lá.. foi sem emoção, por ser um episodio que tem continuação.. e em que o proximo é o final!!
    Sei lá..
    Mas oq eu achei bem injusto foi a Lana q julgou q o Clark tava tentando intrometer na vida dela.. sendo q ele queria apenas alertar o Lex.. achei ela uma idiota!!

    Enfim.. quanto ao Lionel.. acho q ele está se revelando uma pessoa mto legal, afinal de contas! Mas não sei c deveria ser bem assim.. já que em todas as temporadas ele sempre foi mal! Acho q ficou meio contraditório.. a não ser q ele tenha mudado por causa do amor q sente pela martha…

    Nem sei bem oq esperar pra ultimo episodio de hj.. acho q não vai ser um dos finais mais interessantes! Se bem q.. agora Lex descobriu q possui poderes! Vamos ver no q vai dar!!

    :***

  2. Dora Dias

    Concordo com vocês ao dizerem que alguns personagens do seriado emburreceu. Acho que com a febre da descoberta do sexo, os neurônios deles migraram para outro lugar do corpo, deixando-os bobinhos, naïve, dessa forma. Só espero que o final da temporada seja emocionante!

  3. Jeison

    Dora lamento muito em ter que dizer isso já que também sou fã de SMALLVILLE,mas infelizmente você se decepcionará.Esse foi final de temporada mais fraco da série.

  4. Anderson Vidoni

    Confesso que os últimos episódios eu vi naquela(sem prestar muita atenção), porque estava começando a cansar da série. Espero que a season finale seja boa como sempre foi, e também quero ver a tal cena que o Juliano tem falado com a minha querida Chloe.
    Juliano só me diz uma coisa, vamos ter menos Lana na season finale?

  5. Juliano

    Vidoni:

    Ah…ela obviamente aparece na finale, mas só de não ficar na “lana-lenga” com o Clark eu já me dou por satisfeito.

  6. Rodrigo Giolo

    Juliano, realmente, o barulho da caneta do Lionel escrevendo os símbolos kriptonianos foi MTO irritante!! Parecia metal raspando em lousa de escola, hehehe.

    Esse ep foi +ou- mas o lance do Lex se curar sozinho foi bem legal, bem Wolverine…

    E a season finale, nem vou falar nada… Fiquei com saudade das primeiras temporadas…. :S

  7. Rodrigo

    Bom eu gostei n gostei porque vai demorara para começar a proxiam ate la tem que ficar imaginando oque vai acontecer com o mindo porque ficou bem complicado,bom espero que a VI temporada possa superar a V é que comece logo, faleu .

  8. Rodrigo

    Bom eu gostei do ultimo capitulo desta temporada mas espero que a proxima seja melhor que esta e que possa comerçar logo , bom suber quando vai começar a proxima me mand aum aresposta valeu.

  9. Josenildo

    Que Pena que não tenho tv por assinatura fico na esperansa que o SBT compre logo , e possa passar a quinta temporada .

    Que Inveja!!!!!!!!!!

  10. Juliano

    O SBT deve começar a exibir a quinta temporada no próximo mês.

  11. vanessa

    o sbt está exibindo a quinta temporada de qualquer geito, ja pulou 2 episodeos, colocou um dos episódeos fora de ordem, corta um bom pedaço do começo do seriado,e nesse ultimo domingo foi a gota d`agua repitiu o segundo episódeo da série, a o inves de exibir o restante da temporada.
    só deus sabe o que o sbt vai fazer na sexta temporada.

  12. airton almeida

    achei tudo muito lega mas dependo do SBT para ver o ep 1 da 6 temporada alguem pode dizer onde baixo episodios da 6 temporada?? por favor me ajudem ja que coleciono hqs do super desde 1985 me ajudem a onde eu baixo ou assito a temporada 6?????!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account