Log In

Reviews

Review: Smallville – Legion

Pin it

Smallville - LegionSérie: Smallville
Episódio: Legion
Temporada:
Número do Episódio: 163 (8×11)
Data de Exibição nos EUA: 15/1/2009
Data de Exibição no Brasil: 24/2/2009
Emissora no Brasil: Warner

Bride foi só o começo. Chloe agora está totalmente sob o controle de Brainiac e planeja destruir a Terra com a ajuda de Apocalipse. Cabe a Clark e à Legião dos Super Heróis impedir que o supercomputador kryptoniano realize seu plano. Não, esta não é a sinopse de uma história em quadrinhos, mas sim de um episódio de Smallville.

Geoff Johns, experiente escritor da DC Comics, ficou encarregado de roteirizar Legion e fez um magnífico trabalho, não só em trazer estes super-heróis para Smalville, mas também ao integrá-los à narrativa da temporada de maneira coerente. Ao invés de terem o episódio isolado sobre eles, Cósmico, Saturnia e o Rapaz Relâmpago avançam a trama, sem que as referências aos quadrinhos sejam sacrificadas (Brainiac 5!).

Logo após os eventos de Bride, Clark é atacado no celeiro por um estranho e poderoso inimigo, mas é salvo por três jovens heróis. Eles, então explicam que vieram do século 31 e que o atacante de Clark é um vilão conhecido como Persuasor. Sua missão era destruir o cristal kryptoniano visto em Bloodline para impedir que Brainiac fosse destruído. O Persuasor apareceu por menos de dois minutos, eu sei, mas a verdade é que ele estava ali apenas para dar um motivo à Legião para viajar para o passado.

Enquanto isso, na Fortaleza, Brainiac (no corpo ensanguentado e vestido de noiva de Chloe) revela com todas as letras a um confuso Davis Bloome que ele foi criado por cientistas kryptonianos e que seu único objetivo é destruir. O supercomputador explica que assim que terminar de absorver todo o conhecimento terráqueo, Apocalipse deve destruir Clark e, em seguida, o planeta. Ao resistir em aceitar seu destino, Davis é aprisionado em um cristal por Brainiac, que afirma que após 12 dias ele sentirá apenas uma “raiva absoluta” e terá “poder incomparável”. O que acontece é que no fim deste episódio Davis já está fora de seu cristal, o que pode significar que a transformação não foi completa.

Clark, então, deve se decidir entre matar Chloe ou sacrificar bilhões de vidas. Quando ele parece se conformar com a morte de sua amiga, Lana o lembra de seus princípios e, com a ajuda da Legião, o Homem de Aço consegue deter Brainiac e “exorcizá-lo” do corpo da loirinha, que de quebra recuperou a memória. O episódio termina com a Legião dando um anel a Clark, o que permite que voltemos a vê-los na série, caso os produtores queiram.

A cena do exorcismo foi um pouco filme B demais para o meu gosto, mas considerando as duas últimas temporadas de Smallville, ela está acima da média.

Além de ajudar a salvar o dia, a Legião foi a voz do povo (principalmente dos fãs mais conservadores da HQ) e contornaram a quarta parede (sem derrubá-la) ao dizerem frases como:

Ei Kal, cadê sua capa?

Sem óculos, sem uniforme e sem vôos? Até agora ele não é nada parecido com o Homem de Aço.

Nunca ouvimos nada sobre uma tal Chloe Sullivan.

Para aqueles que acham que a série se distancia muito das HQs e que à Chloe é dada mais importância que o necessário, essas frases foram como presentes. E a ideia de que a morte da loirinha despertaria a habilidade de vôo de Clark é muito parecida com uma antiga teoria dos fãs de que a morte de Chloe iria inspirar Clark a se tornar o Superman.

Smallville - LegionDesta vez Lana (que se recuperou milagrosamente do ataque de Apocalipse em questão de horas) se mostrou sensata e não arrastou o desenvolvimento de Clark nem do episódio. Ela ajudou o ex a encontrar uma saída de seu problema, mas não roubou o foco para si com um melodrama barato. Talvez se ela tivesse sido usada assim há mais tempo, a personagem não teria sido desgastada com tantas mudanças de comportamento.

Bride e Legion parecem mais um episódio duplo, pois se completam e funcionam excepcionalmente bem juntos. Vimos Brainiac, Apocalipse, Lex Luthor, a Legião dos Super Heróis e o Persuasor integrados numa trama coesa e que contribuiu para o desenvolvimento da série. É, Smallville está mudando.

Texto publicado originalmente no weblog TV em Série.

Séries citadas:

19 Comments

  1. Lucas

    Os episódios desta temporada estão muito bons!
    A história está avançando e os personagens estão evoluindo. Coisa que não acontecia há algumas temporadas.
    Pra quem deixou de assistir, vale a pena voltar a acompanhar a série nesta 8ª temporada.

  2. Kravis

    Insatisfatórios mesmo foram apenas a carecterização do Garth, que ficou muito imbecil e essa intimidade de chamar o Clark de “Kal” sem mais nem menos essa idiotice de perguntar “cadê a capa” dele.
    Faria sentido ser assim se eles já o conhecessem pessoalmente, mas deixam claro que é a primeira vez que estão interagindo com ele…

    E a Alexz Johnson como Imra foi sensacional.
    Realmente encantadora.

  3. André

    A 8ª temporada de Smallville vai bem até Legion, depois vira uma chatice com o arco Lana.

  4. Fernando Ricca

    Afeeeee ja começou essas pessoas q odeiam a Lana falar disso sem comentarios, mas pra frente os episodios são incriveis e mostra o amor verdadeiro dos dois.

  5. André

    Ah é vc, Fernando? Do mesmo jeito que você tem o direito de adorar o casal Clana, eu tenho direito de não gostar, pois ao meu ver ela é um atraso na vida do futuro Superman.

  6. Mica

    Pois é, até aí eu tinha que engolido o retorno de Lana, mas depois…atraso de vida (não, acho que em mais um episódio ela ainda se salva…acho que é o próximo, não lembro bem).
    Eu gostei do trio. Não leio os quadrinhos, mas gostei da personalidade dos três (e o ruivo é muito gracinha)..

  7. Thiago FLS

    De todas as referências aos quadrinhos, a que eu mais curti foi Rokk dizendo “Garth, you’re acting like a sub”. Seria muito legal se fizessem um episódio com Clark visitando a Legião no século XXXI, mas não sei se o orçamento da série daria conta disso.

  8. Milla

    No todo o episódio foi realmente bom, mais Bride foi melhor, gostei até da Lana. A Legião foi bem representada e a Saturnia ficou uma graça.

    Mas achei mto mal explicada a ausência da Lois…deviam ter inventado uma desculpa melhor. Pq a Lois surgiu em Smallville a procura da Chloe qndo supostamente ela estava morta, e daí pra frente sempre q Chloe esta em problemas, Lois Lane faz de tudo pra salvar a priminha..”claro q com o Clark salvando o dia”, inclusive nessa temporada pelo menos 2 vezes me lembro de Lois se arriscando pra tentar salvar Chloe.
    E de repente a personagem vira da agua pro vinho e n vai a procura de Chloe ficando de baba do Olsen no hospital. Ficou meio sem lógica essa Lois passiva e sem ação se comparada com a mulher determinada e de muita atitude q estamos acostumados.

    há, e esse foi o unico episódio em que eu gostei de ver Lana de todos que ela participa nessa temporada, nada contra a personagem, mais ela ja deu o que tinha q dar em smallville e já passou da conta.

  9. André

    A Erica Durance tem um certo número de episódios por temporada (13 para ser exato), os produtores acharam melhor não colocar Lois e Lana juntas, além do mais a Erica estava na Escócia participando de um filme.

    Mas com certeza ela faz falta, espero que na próxima temporada ela esteja em mais episódios.

  10. João da Silva

    A Alexz Johnson estava fantástica neste episódio. Ótimo trabalho da bela atriz/cantora. Gostei da referência ao Brainiac 5. Entretanto poderiam ter colocado a Tess Mercer neste episódio, afinal ela poderia se interessar por capturar seres do futuro.

  11. André

    O Rokk disse que desprogramou a “função” voo do anel, funciona apenas para viajar no tempo agora.

  12. Milla

    ok,
    n reclamo da ausência em si da Lois…reclamo mesmo é da explicação dessa ausência que n colou por causa da própria essência da personagem Lois Lane que criaram pra smallville.
    sei lá..deviam ter deixado “Doomsday” acertar ela pra valer e invertido a posição, essa personalidade passiva sofredora é bem mais Jimmy Olsen do que Lois Lane.

  13. Diogo

    A 8ª temporada de Smallville vai bem até Legion, depois vira uma chatice com o arco Lana. [2]

    o problema da chegada de Lana é que os roteiristas esquecem do resto da história, os episodios passam a ser focados nela

    não tem quem aguente né?

    (apesar do 8×12 ter sido chato sem ela xD)

  14. Cyssa

    Gostei do episódio.
    O que não gostei foi ter que assistí-lo com duas legendas diferentes ao mesmo tempo.
    Sim, durante a reprise da madrugada a Warner colocou no ar além da legenda do episódio de Smallville mais uma que não tinha nada a ver.
    Foi ridículo ver o Persuasor prestes a dar uma machadada no Clark, entre outras cenas, com legendas do tipo: “onde é o restaurante?”, “camarão tipo pitu” e as misturadas em uma só sentença “viemos do século 31 entre pelos fundos”.
    Que desrespeito.

  15. Cesar Adriano

    “camarão tipo pitu” kkkkkkkkkkk falando em camarão, gostei do Garth, ficou parecendo aquele piralho dos novos titãs, sei lá o nome e a telepata com pouco tempo de trabalho ficou mais interessante que o policial sonolento de Heroes.

    Está uma concorrencia poderosa pra ver quem é a vilã mais sexy de Smallville nesta temporada, a Clhoe esteve ótima, mas ainda fico com a Lois num episódio passado.

    Smallville fica muito abaixo da qualidade de outras séries jovens quando se trata de atuações,drama, mas quando se trata de ação??? é um verdadeiro arrasa quarteirão, uma série pipoca!!! Estou cada vez mais fã, nos últimos anos tem nos trazido estórias baseadas em quadrinhos melhores que muitos filmecos por aí, que o diga Elektra e Motoqueiro, mesmo sendo pequenas e simples, tem personagens cativantes e os episódios da Liga e da Legião já estão entre as melhores estórias de heróis que assisti.

    Sem contar o elenco que é ótimo, a Lana pode não se enquadrar mais na série….mas que é linda!!!!

  16. Marcio

    Droga, perdi o episódio. Deixei programado para gravar na Net HD durante o carnal, mas como não estava em casa, não pude conferir que a gravação não foi feita até ontem. Quer dizer, até gravou, mas durante a gravação a Net saiu do ar, aí gravou tudo errático, até um ponto em que não tinha mais nada para assistir, logo no início.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account