Log In

Reviews

Review: Smallville – Lara

Pin it

Smallville - Lara
Série: Smallville
Episódio: Lara
Temporada:
Número do Episódio: 138 (7×06)
Data de Exibição nos EUA: 1/11/2007
Data de Exibição no Brasil: 11/12/2007
Emissora no Brasil: Warner

A sétima temporada de Smallville está sendo uma montanha-russa. E Lara prova mais uma vez isso. O sexto episódio da temporada é bom, e não somente bom, mas correto em vários aspectos.

Esse foi um episódio da sétima temporada em todos os pontos de vista: seguiu a história à frente, não perdeu tempo com tramas pendentes, não busca mais do que poderia ter sido e assim o torna impossível de vê-lo em outro ano da série – o que é ótimo. O papel de Kara Zor-El no programa se mostrou mais eficiente do que qualquer um poderia ter imaginado. Lara faz um trabalho excelente “amaciando o solo” do que esta por vir e ainda respondendo perguntas importantes sobre o passado de Kara e sua estranha missão imposta por seu pai Zor-El. Enquanto isso, Chloe é deixada de lado uma vez que Jimmy só tem olhos para Kara e Lex parece estar retomando seu lado malicioso, que vimos ano passado.

A sequëncia de abertura foi um ótimo exemplo do que uma equipe de efeitos especiais competentes pode fazer com o orçamento limitado que os shows da The CW têm. Ver cenas do que Kara e Zor-El chamam (ou chamavam…) de casa em Kandor em guerra, traz vida à história de natureza majestosa e nos lembra que é realmente um elemento chave na mitologia do Superman. Smallville evoluiu bastante desde o tornado capenga que vimos no final da primeira temporada.

Lara pode ser carente de algum nêmesis com poderes mas podemos rapidamente ver que Agente Carter faz seu trabalho muito bem ao lidar não somente com Kara mas Clark também. Na verdade, ele conseguiu chegar aonde Lex não foi capaz em seis anos – ele descobre que os dois são aliens. Para sorte desses dois aliens, os seguranças do Projeto Starhawk são tão “eficientes” quanto os da Mansão Luthor e Lionel deu conta de Agente Carter prontamente.

Smallville - LaraDe longe, o melhor momento do episódio é o flashback induzido pelo “soro-da-verdade” que nos introduziu a Lara-El. A atriz que deu vida a mãe de Clark não é uma completa desconhecida dos fãs de Superman. Helen Slater interpretou Kara no filme de 1984, Supergirl. Enquanto Lara e Kara fuçam o futuro lar de Clark, são interrompidas por um enfurecido Zor-El. E devo confessar que me desapontou um pouco descobrir que os motivos os quais levaram Zor-El conspirar contra Jor-El podem ter sido gerados por um triângulo amoroso e ver toda a cena se desenrolar como uma novela kryptoniana também não foi um incentivo… mas, suspeitamos que ainda tenha mais de Zor-El do que a primeira impressão. Sobre a revelação de do pai de Kara sobre a criação do cristal contendo o DNA de Lara não foi nada além de um pouco sinistro e deu à Zor-El uma vibe de ciêntista-maluco. A cena respondeu uma porção de perguntas e fez um bom trabalho reformulando a mitologia kryptoniana de modo que se encaixasse direito no universo de Smallville. Ouviram? Acredito que a reformulação foi boa DE ACORDO com o que Smallville já tinha feito. E creio que ficou a trama se ajustou no seriado.

Também, para aqueles que podem estar se perguntando, Kal-El literalmente se traduz para “Criança Estelar”, ou “Star Child” em inglês. Foi o que levou Kara a crer que seria um nome apropriado. E eles não se preocuparam em explicar isso no episódio.

Eu sei que muitos não gostam de Lana e tudo, agora… Essa trama da fundação Isis é realmente muito boa na minha opinião! E os roteiristas fizeram um excelente trabalho ao fazer Chloe suspeitar de que havia algo mais na suposta clínica de ajuda aos meteor-freaks, eles que normalmente subestimam Ms.Sullivan dessa vez não deixaram passar despercebido, fazendo-a duvidar de sua própria amiga. Chloe vai com certeza continuar investigando o que Lana realmente quer com Isis. E ao desenrolar da temporada, o mistério mais fascinante continua sendo este. É ótimo saber que o ano em que Lana passou com os Luthor não foi em vão enquanto ela usa os métodos da família contra eles próprios – mas para que fim?

Só pra constar, essa é a primeira aparição de Lana e Chloe juntas em cena nesta temporada e nem um: “ow, nós duas voltamos do mundo dos mortos, né?”. Nós entendemos que é presumido que elas já haviam se encontrado fora de cena, mas em termos de continuidade, essa é uma falha e tanto.

Parece que faz alguns poucos episódios que Lex estava se lamentando pelo que fez com Lana… oh espera, FOI poucos episódios atrás. Lex parece rapidamente ter voltado a velha forma e, honestamente, não poderíamos estar mais felizes. A conversa de Lionel e Lex ao final do episódio revela o quanto ele se sente ameaçado pela relação que Lionel tem com Clark, e não somente sobre o que eles podem estar planejando; ele se sentiu traído como filho.

A grande revelação de que Clark roubou o cristal bem embaixo do nariz de todo mundo só serve para mostrar o quanto o personagem evoluiu. É a primeira vez que vemos Clark demonstrar algum sentimento duvidoso sem o efeito de Krypto Vermelha. Sim, ele foi egoísta. Queria essa oportunidade de ter sua mãe para ele, mesmo que seja apenas em DNA. Tudo bem que Clark sempre foi do tipo que deixa suas emoções tomar conta do seu todo, mas será que ele realmente iria tão longe como pensar em clonar sua mãe biológica?

Lara foi um episódio constante, maduro e, como já falei, com rosto da sétima temporada. O próximo episódio parece ser espetacular – muita Lana Lang! Ops, Luthor…

Music From Smallville: “Super Sexy Free” de Bosshouse e “Lucid” de Eek

Séries citadas:

15 Comments

  1. Paulo

    Clark evoluiu mto nas 4 primeiras temporadas, a morte do Jonathan que foi o ápice, que deveria ter sido a transição do Clark de adolescente pra homem, foi mto mal aproveitada e a 6° temporada atrasooou mto o personagem, fora alguns desvios de carater estranhos e bizarros que o Clark tem, graças ao erro dos roteristas de evoluir o personagem, o Clark vem amadurecendo de otima forma, aos poucos ele vem mostrando oque ele realmente vai se tornar, e isso é um dos pouquissimos pontos fortes dessa estranha 7° temporada.

  2. João da Silva

    Eu não gostei muito da cena do início, em Krypton. O exagero no número de cristais, e as cores aberrantes me deram a desagradável impressão de estar vendo um filme da Xuxa.

  3. Apollo

    Não concordo mesmo na parte de efeitos especiais, aquele tornado foi perfeito. Sim, eu sei que a CW cortou parte do orçamento, mas essa cena no inicio, não foi nada mais de uma evolução da fortaleza e as explosões(não sei como vocês esqueceram) é uma singela adaptação das explosões usadas em Scare, na quarta temporada, quando Lex é o presidente e tudo mais, é a mesma coisa.
    Sim, é uma pena, tudo culpa da CW, desde lá, convidados especiais são cantores sem talento ou às vezes participações como a de Helen Slater(que eu particulamente odiei, ficou muito falso) e efeitos especiais muitas vezes horriveis, para uma serie que já chegou a ser a primeira no assunto.

  4. Rafaelly

    Bom, mas o melhor foi ter Mr. Lionel Luthor à ativa e mais uma ocnversa(sempre ótima) entre ele e Lex no final do épisódio…

  5. Darth Cesar

    Efeitos especiais bons, a mitologia s/ o fim de Kripton vir da guerra e não do fim da estrela, a atuação da Helen (Billie Jean) Slater foi simples, mas terna, como uma mãe as véspera de ser obrigada a abandonar seu filho, a motivação da rixa na família não podia ser mais humana, o item de seriedade que falta as vezes, a presença de atores diferentes no episodio e o Clark bancando o menino peralta (ri que me acabava), tudo isso trouxe novo fôlego a série, por isso um bom episodio.

  6. Bruno

    Diego, ADORO suas reviews! falam sempre o que eu penso sobre o episódio! (excluindo a parte em que você acha que o proximo epi vai ser bom : EU ODEIO LL!)

  7. Loraine

    nooooooooooooss
    concordo total com o negócio da chloe e da lana!!!elas moh, nem deram explicação!!!

  8. Flavia

    cw não gasta dinheiro com smallville mas gasta com crowned e beauty and the geek…VAI ENTENDER!

  9. Paulo

    Ah e quantos aos efeitos, desde que Smallville passou a ser exibido pela CW, ficaram menos incrementados..o foda é que a série é a maior audiencia do canal, mais eles inssistem em manter o orçamento pequeno..

  10. Cris

    Diego, eu gosto muito da lana! Então não deixe de falar nela nas reviews só pq aqui muitos não gostam dela. Lembre-se de mim, rss! Não é justo só agradar a quem não gosta da personagem. Eu troço para que essa história da ISIS tenha um desfecho interessante e que lana possa evoluir mais na trama e não sofrer mais como ela já sofreu nas 6º. temporadas.

  11. Don Série

    Antigamente tinha um colunista aqui que escrevia sobre Smallville e falava a verdade,ou seja, que a série está cada vez pior ficando mais ridícula a cada epísodio.Colocaram um baba ovo da série para agradar os fãzoides.Pessíma escolha,pois todo mundo sabe que a série está em decadência total.Se Lara for um grande capítulo não sei mais o que é ruim.

  12. Isabela

    Eu tb odeio como os produtores adoram fazer um triângulo amoroso em tudo na série. É irritante! A criatividade deles é péssima. Agora temos triângulos amoroso kipritoniano lara/zor-el/jor-el.. é muito bizarro!
    Ansioso para o próximo ep.. Lana super poderosa demais!

  13. Isabela

    Eu tb odeio como os produtores adoram fazer um triângulo amoroso em tudo na série. É irritante! A criatividade deles é péssima. Agora temos triângulos amoroso kipritoniano lara/zor-el/jor-el.. é muito bizarro!
    Ansiosa para o próximo ep.. Lana super poderosa demais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account