Log In

Reviews

Review: Smallville – Labyrinth

Pin it

Cena de Smallville
Série: Smallville
Episódio: Labyrinth
Temporada:
Número do Episódio: 122
Data de Exibição nos EUA: 25/01/2007
Data de Exibição no Brasil: 20/02/2007
Emissora no Brasil: Warner

Uma das características mais manjadas das séries americanas é o uso de episódios “what if” que, pra quem não sabe, são os que se passam dentro de um sonho e/ou realidade alternativa. Smallville já usou do artifício algumas vezes, sendo a mais recente no episódio de natal da temporada passada, Lexmas.

Em Labirynth, Clark acorda em uma clínica psiquiátrica, onde descobre que os cinco últimos anos de sua vida foram uma grande ilusão e que não possui nenhum superpoder. Para se tornar são novamente, ele deve passar por um tratamento experimental, oferecido por seu psiquiatra, um tal de Dr. Hudson (Matthew Walker, ótimo). Mas ao receber conselhos de um outro paciente chamado John (Phil Morris, o eterno Jackie Chiles de Seinfeld), Clark começa a questionar o quão real sua loucura é.

Lendo a sinopse assim, parece que tem tudo para ser um ótimo episódio. E poderia ser, se não fosse por alguns tropeços. Em primeiro lugar, o próprio uso de episódios desse estilo já é um clichê descarado, e para poder se diferenciar era necessário que se fizesse uma reflexão realmente interessante (pensem em No Reason, de House) ou algum outro artifício original (o próprio Lexmas, onde os roteiristas brincam com a nossa definição de suspensão de descrença: se acreditamos em um Alien que voa e solta fogo pelos olhos, porque não podemos acreditar em Papai Noel?). Porém, em Labirynth, a tal reflexão acaba soando repetitiva e desnecessária. Precisamos passar por 45 minutos de situações extremas para descobrimos que Clark ainda ama Lana e blá-blá-blá?

As cenas passadas dentro da ilusão de Clark têm coisas ótimas, como a cena com Lex (Michael Rosenbaum em seu melhor momento na temporada, sensacional – com direito à cuspe e tudo) ou ainda o método usado por Clark para compor seu mundo “fictício”, através de detalhes do ambiente em que estava (destaque para a voz no interfone chamando o “Dr. Milton Fine” – saudades dele). Mas tem outros aspectos que não são nada legais, como o uso de uma trilha excessivamente pesada e irritante de Mark Snow (um dos piores trabalhos dele na série) além de um certo exagero na execução de algumas cenas (a morte de Chloe – sim, ela morre – poderia ser com uma câmera mais lenta?)

Cena de SmallvilleNo fim, descobrimos que Clark está sendo mantido prisioneiro por um Zoner, e que John é na verdade Ajax, o Caçador de Marte (aquele do biscoito recheado). Ele desempenhou um papel fundamental na libertação de Clark. Depois de voltar ao mundo real, ele é resgatado por Chloe (sempre ela…). A cena final é uma conversinha melacueca entre os pombinhos dentro do Talon, com direito a um amistoso Lex (talvez para provar que ele não chegou a perder as pernas, tamanha competência exibida lá no meio do episódio).

E a sinopse do episódio da semana que vem é pavorosa. Já a execução foi… isso você descobre no próximo review (isso se houver um). Até.

Séries citadas:

48 Comments

  1. Angelo

    Joss Whedon deve assistir a Smallville e se vangloriar do quão criativo e copiado ele é. Alguém mais aí teve um deja vú de “Normal Again”, também da sexta temporada de Buffy, e EXATAMENTE com essa sinopse?

    O último plágio descarado desse calibre (hoveram vários, porém mais leves)foi o finale da segunda temporada, onde Buffy foge de Sunnydale, com a câmera focalizando a rodovia.

    Antes que alguém me diga que as fórmulas na Tv sempre são reaproveitadas e que Buffy também não é a Sra original, eu digo porque Smallville não ganha meu respeito: ela veio pra substituir Buffy, no mesmo horário, após o seu cancelamento na extinta WB. Pelo visto, os produtores levaram ao pé da letra essa tarefa.

    Buffy é “hypada”, mas não chega nem de perto aos números de Smallville aqui no Brasil. Não me refiro à quantidade, mas ao reconhecimento, proporcional a sua qualidade, que a série merece e não tem.

  2. Victor

    Realmente essa é uma fórmula bastante utilizada. Além de Buffy, também Charmed teve seu episódio “realidade alternativa sem poderes” (4×08 – Brain Drain). Lost também teve um episódio parecido na temporada passada (aquele do Hurley no manicômio). Enfim, de todos o de Smallville pareceu o mais fraco.

  3. Mario Okano

    Acho que não tem série de ficção que não tenha tido seu momento “What if?”, o mais recente foi a reprise do último episódio da 2nda temp de Medium qdo. Allison sonhou ter uma vida normal sem seus sonhos premonitivos. As séries Jornadas nas Estrelas todos os spin-off usaram e abusaram do expediente, Andrômeda, teve um interessante episódio que praticamente recontava toda a saga de três temporadas em um único episódio, mudando o personagem principal Dilan Hunt, e tudo acontece igual com Thelemacus Rhade, que morrera no primeiro episódio da série.
    Quanto ao episódio de Smallville, achei que foi bom, a princípio parecia mais um “daqueles episódios” como dito no texto do Juliano, mas foi bem no final que veio a surpresa de ter mais um personagem dos quadrinhos dando as caras em Smallville, foi um jeito interessante de introduzir Ajax considerando que telepatia é um dos elementos de Ajax.

  4. Rubens

    Ja eu gostei bastante do proximo episodio, envolvendo Lois Lane e kryptoniyta vermelha. Voltou a ser o seriado Smallville leve e divertido, que deveria ser sempre, sem essas ameaças babacas de termos super-viloes no seriado, muito menos a ameaça de Lex (um excelente personagem no seriado, o melhor de todos, pois é um humano e nao caricato) vir a se transformar naquele bobalhao idiota dos filmes de cinema (incluindo o mais recente, “Superman Returns”).

  5. Rubens

    ô Mario OKano, Ajax ja tinha aparecido em um episodio anterior, inclusive salvando Clark Kent. A introducao dele nao foi nesse episodio, nao…

  6. paulo fiaes

    1 – ae juliano, vai deixar de ser vagal. rrsrs

    2 – por isso q eu gosto de 24 horas e bsg. n tem nada de realidade alternativa ou bla bla bla

    3- Rubens, concordo com vc. esse lex luthor dar um show nos lex luthors q ja apareceram no cinema. eu fiquei triste ao ver superman returns e ver q eles fizeram um lex ridiculo. com o talento de kevin spacey, se tivessemos um lex no estilo de smallville seria soberbo, mas enfim. vms aguardar. abraços!

  7. Carol

    Ô Juliano, para de ser chato, tá parecendo um velho ranzinza. Tá na hora de arranjar outra pessoa para fazer o review…

  8. Rô Floripa

    Então Juliano, bem vindo e boa sorte no mundo real onde as pessoas têm que trabalhar – hehehe. Mas não deixa não de fazer as reviews e abastecer teu blog (que tá parado faz um tempão). E, mesmo que o ep seja um cocô, o teu texto é bem bacana e bem humorado.

  9. Apollo

    Concordo Carol. Crimson cocô??????? Um dos melhores episodios da temporada.

  10. Cristiano Vieira

    Eu não vi esse episódio. Fui tragado pelo Carnaval.

    Mas faço das minhas palavras a da Rô. Bem vindo ao mundo real onde as pessoas trabalham.

    Da onde você acha que eu venho escrever as minhas bobagens? É uma válvula de escape entre um pepino e outro ou muitos cafés aqui trabalhando.

    Mas mesmo que o próximo episódio seja extremamente ruim escreva. Aí é que é legal de escrever.

    Quanto aos fãs difamadores que não suportam sua crítica a Smallville esqueça-os. Eu sei que como eu você é fã da série e sabe que ser fã é também saber dicernir entre o bom e o ruim, não botar tapa olho igual a uma mula.

  11. Carol

    Mula é vc, Cristiano. Que não sabe expor um ponto de vista sem uma ofensa. O que eu disse não foi porque ele critica ou não Smallville. Isso faz parte. O problema é como.

  12. Apollo

    Concordaria com você, Juliano, mas tem de admitir que a serie melhorou muito depois de Justice. Só um cego não veria isso, parece que tomou um folego novo, outra temporada. No começo tava tudo mal feito, parecia que ninguem mais se importava com a serie, até os efeitos especiais(se bem que acho que essa parte é culpa da CW que cortou boa parte do orçamento de Smallville quando passou para o canal).

  13. Roberto Rodrigues Chaves Júnior

    Gosto muito de Smallville, assisti todas as temporadas e continuo assistindo.Essa temporada começou boa até o 4º episódio, depois teve altos e baixos.Episódio ”Static”, a parte de Clark foi interessante em Seattle, mas ”lex mudado de frequência” ridículo.E ”Subterranean” com o ”homem Pernalonga”(só faltou o cara falar ‘o que foi velhinho e comer uma cenoura’.Horrível.Mas esse último episódio ”Labyrinth” só nao foi o episódio ”nada a ver” da temporada, pelo final dele, com a explicação que era um Zoner que estava fazendo aquilo tudo(deu pra engolir)e a Lana, indo com Lex e olhando pra trás pro Clark meio clichê mais legal isso.E o ruim do episódio_ Não sei se vocês vão concordar com a minha explicação:Se vocês estão assistindo um filme de um personagem qualquer e no meio do filme, muda tudo e o personagem é louco e nada que ele acreditava existe, ficaremos espantados e pode ser uma história legal.Mas Clark Kent não é um personagem qualquer.Veja bem, assistimos até agora 6 temporadas, 122 episódios e querem nos surpreender que Clark não é Kal-El, acho que só os atores se divertiram com o episódio, porque eu queria que acabasse logo…rs

  14. Gauss

    Olá pessoal. Como deve ter acontecido com muitas pessoas, acabei não assistindo ao último episódio de smallville. Bem, se foi mesmo de acordo com a sinopse, fico com o episódio da buffy. ;-)
    Acho que a série está desandando. Estão colocando muita coisa nela e o título “smallville” está ficando pequeno demais para suportar tanta encheção de linguiça. Aliás, bem que a Lana poderia ter morrido, mesmo que só na realidade alternativa. ;-))))

  15. Aline

    MICHAEL RULES!!!!!! episódios what if é comigo mesma, mas mesmo se eu tivesse achado o episódio ruim só a cena q o Michael deu aquele show já teria valido a pena. I applaude him! Lex é, de longe, o melhor personagem da série.

    E putz, eu odeio ser Clana. Odeio, odeio. Mas vem umas ceninhas fofinhas dessas e eu volto a ser. A Lana é uma personagem q eu odeio às vezes e gosto outras vezes… vai entender. Sou louca.

  16. Henrique Martins Henriques

    Somebody saaaaaaaaave me… Também não vi o episódio, e de verdade não tenho nada contra os “What if” da vida, mas não teve Lexmas outro dia mesmo? Aí fica forçado…

    Daqui a pouco vão ter tantos episódios assim quanto perdas de memória – e como escrevi num dos reviews outro dia, o que me desagrada na série não era a cara “entertainment”, mas sim ser tão “novelão”. E a promessa permanece, se mais alguem perder a memória eu paro de ver essa encrenca.

    Abrrrrrrraço.

  17. Apollo

    Juliano, sinceramente tem curiosidade pelo seu gosto em Smallville, você poderia me dizer qual ou quais são seus episodios favoritos de Smallville?

  18. Luiz Alexandre

    Sempre a mesma história, uns gostam, outros detestam, mas o fato preponderante é que Smallville vem segurando a audiência da CW.

  19. Alessandra

    Eu perdi esse episódio e não to conseguindo ver as reprises. Alguém pode me dar mais detalhes? Tipo:
    Na outra realidade como o Clark provocou o acidente do Lex?
    Clark contou para Chloe que ela morreu? Deu atender algum sentimento por ela, alguma possivel mudança de sentimentos?? (Desculpa, mas torço muito por esse casal! E gostaria de ve-los pelo menos alguns episódios como UM CASAL!)

  20. Apollo

    No dia em que o Clark salvou Lex na ponte no primeiro episodio, nesta nova realidade, Clark pensava que tinha superpoderes e tentou “salvar” Lex, provocando um acidente que o fez perder as duas pernas.
    Não, Clark não contou para a Chloe.
    Sobre os sentimentos, nada que eu tenha percebido. As verdadeiras conclusões que ele tirou é que ainda ama a Lana.
    Sinceramente já me acostumei com essa ideia Clana, depois de ver 6 anos esse vai e volta, não tem como não torcer por eles.
    Mesmo assim, vocês viram a diferença entre as duas Lanas??? Sinto falta daquela Lana doce do passado.

  21. Victor Hugo

    Eu gostei desse episodio, pois fugiu bem ao estilo da série….apostando mais na dramaticidade….. em geral depois desse só mesmo o episodio Freak vale apena.

  22. Marcio Lopes

    Esse episódio me lembrou a HQ “Para Um Homem que Tinha Tudo” do Alan Moore.

  23. Mica

    E eu, sem tv a cabo again, estou a duas semanas sem ver Smallville….não dá nem para ver e reclamar (como costumo fazer), aiaiai, oh, vida triste!

  24. Cyssa

    Clark sem o tradicional vermelho/azul/camisa xadrez… parece meio clichê, mas o predomínio no episódio de tons cinzas e mais escuros foi bem interessante.
    Michael Rosenbaum estava ótimo e a cena do Dr. Hudson com Clark “descobrindo” de onde vieram suas idéias que abastecem o seu mundo “de ficção” foi outro ponto alto do episódio.

  25. Alessandra

    Obrigado pelas informações.
    Eu não consigo acreditar nesse papo de Lana, não tem sentido, no futuro ele vai se interessar por Lois, uma personagem dinamica, independente e totalmente diferente da Lana. Lana é muito fraca, carente. Sei lá! Faria mais sentido se ele resolvesse se interessar pela Chloe.
    Afinal, como Martha disse no em um episodio, ta na cara que ele não gosta, nem confia na Lana tanto assim, pq se não já teria contato seu segredo.

  26. Des

    Eu não gosto muito desses episodios de realidade alternativa.

    Mas em relação a esse episodio de Smallville(pra mim um dos piores da 6ªtemporada) da de dez em qualquer episodio de House ou Grey’s ou qualquer drama médico, e ganha de varios desses de investigação, que Csi pra mim são todos episodios iguais e chatos e as outras series de investigação são todas copias.

    Em relação a 6ªtemporada eu to gostando de quase todos os episodios, so não gostei desse e do Subterranean. Crimson é um excelente episodio, Trespass muito bom e Freak Excelente.

    Em relação ao top10 do Juliano eu mudaria alguns mais pra mim os tres melhores ate agora foram
    Commencement, Zod e Reckoning

  27. Aline

    LOL, Henrique. Sempre haverá a eterna briga entre Clanas e Clois. Mas é como alguém aí acima falou depois de 6 temporadas fica meio difícil torcer contra Clana pq o Clark a ama todo esse tempo. Mas enquanto eu luto contra meu lado Clana, eu tento ser C² q é o q me agrada mais. Sinceramente não gosto muito dessa Lois com o Clark. Eu até gosto da personagem, ela com o Green Arrow tava bem legal, mas torcia mais pro Clois de as aventuras de Lois e Clark, sei lá…

    E pra quem perguntou, houve sim um momento C², foi no finalzinho, o Clark diz pra Chloe q “não sei o que seria de mim sem você” ou algo do gênero, não lembro as palavras exatas. Mas foi bem fofinho, ela ficou toda boba, as always *.*

  28. Daiane

    wherever….Sou Clois ev33333r!

    Meu a Lana eh um porre!;;; odeio ela…a gnte ateh acha fofu qndo aparece uma cena o outra de Clana (o q acontece c/mais freuquencia devido a paixonite sem fim de Clark por Lana)…but!…quando vejo qqer cena mais ”cut” de Lois e Clark…acho ainda mais fofuuuu ainda…a Lois eh fóoodaaaa…a Chloe tbm soh q ñ conseguida deixar de vê-la como a ”melhor amiga” e ponto!

    Clois!!!! always!!!!!!!!!!!!!********

  29. Vanessa

    Quem é Clois deve gostar do proximo episódio ou ñ???

    Aonde q Lex de Smallville tá virando o Lex de Superman returns?
    O q diferencia o dois são os planos malignos, o de Lex returns é um plano idiota e sem sentido e os de Lex Smallville são realmente malignos impiedosos e geniais.
    Lex Smallville ñ deve ser humano mas sim um verdadeiro canalha. ^^
    Esse Lex nunca vai ser um babaca.

    O personagem do Clark Kent é sempre sacaneado em tudo quanto é versão, mas esse de Samllville é o melhor.

  30. André Braga

    Bem, o próximo episódio é legal, o que estraga é… bom vocês sabem: LANA.

  31. César

    eu adoro SmallVille e todos os dias vejo, o problema é que ainda vai na 2ª temporada…….

  32. Morgana

    Poxa ainda… ta um cadin atrasado qto a Smallville aki… putz hj eu estava vendo o episodio 16 em q a lana e o lex luthor se casam…A Lana descobre tudo sobre o Clark… e qdo ela pensa q vai largar o lex no altar pra ficar com o clark…ela se da mal… nah vou contar td senah perde a graça… mas q ta atrasadin ai… ah isso ta…

  33. Gustavo filho

    alguem sabe a musica q tocou no inicio do episodio do casamento da lana com o lex?? valeu

  34. Darth Cesar

    Poxa vida, bem que podiam atualizar os rewiew, tambem vi o episodio do casamento do Lex e da lana e pra mim foi um dos melhores de Smallville de todos os tempos, foi fantastica a maneira como a Lana descobriu e finalmente deram ao personagem uma historia decente, a Lana é bem legal ao contrario do que prega a galera do contra.

  35. itala

    soh qria deixar uma palavrinha pra Daiane….
    tah certo q kda um tm sua opiniaum….mas falar q a Lana eh um saku eh fudido…dah onde?1
    sincerament naum enteno essas pssoas q naum gostam dela…sab o q eu keru q aconteça no smallvile???????????
    Clana forever….forever…forever
    pq naum consigo imaginar Clark com a Lois…eles num combinam..ao contrario de clark e lana…saum perfeitos….eh torah…sou clana at de baixu d’agua….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account