Log In

Reviews

Review: Smallville – Justice

Pin it

Cena de JusticeSérie: Smallville
Episódio: Justice
Temporada:
Número do Episódio: 121
Data de Exibição nos EUA: 18/01/2007
Data de Exibição no Brasil: 13/02/2007
Emissora no Brasil: Warner

Finalmente. O sonho molhado de boa parte dos fãs de Smallville (e das HQs da DC em geral) se tornou realidade. O encontro de Clark Kent com todos os (futuros) super-heróis que já passaram pelo seriado. A gênese da Liga da Justiça. O responsável pela empreitada foi Steven S. DeKnight, que roteirizou e dirigiu o episódio. A princípio, a escolha de DeKnight pode parecer equivocada, já que o único trabalho feito por ele na função havia sido o fraco Ageless, do quarto ano (até o próprio Steven detesta o episódio); mas ele surpreendeu e nos entregou um episódio competentíssimo.

Durante todo o episódio é possível notar o cuidado com que DeKnight conta a história. Ele (re)apresenta os personagens de maneira lenta e gradual, para que a presença deles não apareça brusca demais. Outro ponto positivo é que os diálogos, pelo menos até certo ponto, ganham mais importância que as cenas de ação, mostrando desde troca de informações importantes até piadinhas entre os integrantes da Liga – já que para salvar o mundo, eles devem ser amigos, não? O roteiro (que deve ter sido um dos mais trabalhados e reescritos de toda a série) acertou ainda em limar as duas personagens regulares mais fracas dessa temporada: Lana (por motivos óbvios…) e Martha (eu gosto dela, mas sua participação nesse sexto ano é a própria definição de subaproveitamento).

A trama em si é bem simples (e nem tem razão para não ser): numa tentativa de invasão a um laboratório secreto da Luthorcorp (o tal 33.1), a fim de conseguir informações sobre as sujeiras de Lex, Bart acaba se tornando prisioneiro. Cabe a Clark, Cyborg, Arqueiro Verde e Aquaman correrem em seu resgate – e no meio do caminho explodirem algumas coisas.

Destaque para a seqüência da invasão, onde todos os heróis usam seus poderes a fim de cumprirem seus objetivos. A missão é comandada nos bastidores por…Chloe, que é mulher mais perfeita do mundo pra quem não sabe. Foi só nesse episódio que eu notei que ela tem um pôster de Laranja Mecânica no apartamento dela. Alguém aí sabe quanto custa uma passagem pro Canadá?

O episódio todo tem um cuidado estético bem apurado, tanto no uso efeitos especiais quanto nos diferentes ângulos de câmera. O melhor exemplo disso é a cena deles caminhando em câmera lenta com as explosões ao fundo, pois ao contrário do que nosso digníssimo editor pensa (leia aqui) isto aqui é que é HQ das boas.

Cena de JusticeLex Luthor está planejando diversos laboratórios similares ao 33.1 ao redor do mundo, o que acaba por fazer que a Liga embarque numa viagem, a fim de deter o futuro (?) vilão. Oliver teve até que se separar de Lois (grandes poderem trazem grandes responsabilidades, todo mundo tá careca de saber.). Clark não pode ir porque precisa eliminar os últimos Zoners. Nessa hora, imagino que todo mundo deve estar querendo que ele termine o serviço o mais rapidamente possível…

Ótimo episódio. Facilmente o melhor da temporada. Para quem acha que estou sendo faceiro demais, já digo, que o episódio da semana que vem é, com muito boa vontade, mediano. E os dois seguintes são verdadeiros desastres. Uma pena, pois Justice serviu para nos lembrar de todo o potencial que Smallville tem. Para terminar, fiquemos com o diálogo final entre Clark e Chloe, uma bela síntese do episódio:

You have some pretty amazing friends, Clark Kent.

Yeah, I Do.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

53 Comments

  1. Rodrigo

    Esta temporada esta’ muito boa….estou curtindo muito essa novela….os melhores episodios sao ZOD, JUSTICE e CRIMSON.

    Abracos a todos!!!

  2. Aldebaran

    Esse lance de trazer à tona os novos heróis pra série é sem dúvida o que mexe mais em SMALLVILLE.Esse arqueiro verde é muito gato, mas prefiro aquele gatinho que salvou a Loes e tinha poderes dentro da água.Tomara que ele volte a série.
    Bjos e abraços.

  3. Hans

    Bruce Wayne não vai aparecer em Smallville por “conflito de mídias”,tá certo mais ele não aparecendo continua o conflito de midia pois nos hq
    os primeiros fundadores da Liga da Justiça são Superman, Batman, Aquaman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash e Caçador de Marte.
    Então como me explicam isso, cade eles, isso sim e conflito de midia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account