Log In

Reviews

Review: Smallville – Identity

Pin it

Smallville - IdentitySérie: Smallville
Episódio: Identity
Temporada:
Número do Episódio: 159 (8×07)
Data de Exibição nos EUA: 30/10/2008
Data de Exibição no Brasil: 16/12/2008
Emissora no Brasil: Warner

Eu sei que estou me repetindo, mas essa troca de produtores em Smallville foi a melhor coisa que poderia ter acontecido com a série. Quem diria que conseguiriam dosar tão bem em um só episódio a mitologia do Super-Homem e um freak da semana?

No último episódio John Jones advertiu Clark que sua maneira descuidada de salvar as pessoas poderia colocar sua identidade em risco. O jovem não se importou muito com o conselho e agora Jimmy está determinado a desvendar o mistério por trás do salvador de Lois que deixou apenas um borrão em sua foto. Ao ser indagado pelo fotógrafo, Clark, como de costume, fica na defensiva e tenta de todas as maneiras impedir que Jimmy siga em frente com matéria. Ele chega a apelar para Chloe, que responde que esta pode ser a oportunidade perfeita para dar esperança ao mundo sem revelar o segredo de Clark. A loira reflete que a foto apenas mostra que existe um herói em Metropolis e que uma identidade secreta facilitaria o trabalho de Clark.

Jimmy, que quase sempre é deixado em segundo plano, foi bem aproveitado pelo roteiro e se mostrou ativo e perspicaz em Identity. Fiquei surpreso com a facilidade e rapidez com que ele ligou os pontos e descobriu o segredo de Clark (um recorde na série), que ficou tão preocupado que foi cobrar um favor de Oliver.

Vocês se lembram de quando Clark se vestiu de Arqueiro Verde para ajudar Oliver a despistar Lois que estava prestes a descobrir sua identidade secreta? Desta vez exatamente o contrário acontece e podemos vislumbrar (ainda que uma versão simplificada) o uniforme do Homem de Aço, com capa e tudo. A sequência até rendeu uma boa piada. Clark diz não ter reclamado quando fingiu ser o Arqueiro, ao que Oliver responde:

Clark, você beijou minha namorada. Que motivo tem pra reclamar?

Por falar em Lois, a repórter protagonizou a metade “freak da semana” do episódio. Tess quer reaver o cristal roubado de qualquer maneira e manda Sabastian investigar Lois, pensando que ela possa ter roubado o artefato. Ele estava preso na mesma instalação que Chole no início da temporada, pois possui o poder de ler as memórias de qualquer pessoa que tocar. Pensei que Lois tinha aceitado sair com Sebastian para tentar se distrair de Clark, afinal ela ainda gosta dele, que continua lerdo em relação aos sentimendos da moça (como mostra a cena do vestido). Mas qual não foi minha surpresa quando vi que ela usou suas habilidades do jornalismo investigativo e descobriu que seu par era um criminoso.

Smallville - IdentityMesmo estando um passo a frente, Lois acabou sendo atacada pelo cara e Clark a salvou outra vez. O problema é que ao fazer isso, ele encostou em Sebastian que teve acesso a todas as suas memórias, o que culminou no acontecimento mais inesperado de todo o episódio. Chloe, com ajuda das habilidades que recebeu de Brainiac, matou o ladrão de memórias para proteger o segredo de seu amigo. A dúvida que fica é se Chloe está aos poucos se deixando influenciar pela presença de Brainiac ou se ela apenas usufruiu de seus poderes para realizar um plano próprio.

Texto publicado originalmente no weblog TV em Série.

Séries citadas:

15 Comments

  1. Eudes Antonio

    Gostei muito deste episódio.Concordo que Jimmy foi bem aproveitado, e que a Lois tbm. Agora o que me surpreendeu foi o final. Vamos ver se Chloe está agindo por seus instintos ou se é o Brainiac (adoraria está última alternativa rss)

  2. Nanda

    Melhor episódio até agora, e um dos melhores da série. E finalmente lembraram que o Jimmy não é só namorado da Chloe.

  3. Mica

    E é justamente por deduções lógicas como as que o Jimmy fez que o Clark não poderia ficar usando só vermelho e azul.

    Gostei muito desse episódio também, em especial do final.

  4. alex

    finalmente a serie engreno,quando eu dizia que sv,ainda tinah muito a dar,que poderia voltar a ser boa ainda,nego me xingo,discutiu cmg e tazl hehehehe,e tai ai sv mostrando que ainda vai dar mto pano pra manga,uma 9 nao seria má ideia nao,c continuar assim.

    o melhor epi ate agora,nao acho pois o 8.05,e o 8.04,me tiraram o folego,mais foi um epi,fantastico,quando olie fala pro clark exprimentar a capa uma dia,e ela diz nao nessa vida,e uma ironia ne heheheheehe,digo e repito,sv ainda vai enterrar mta serie.

  5. Isabela H

    Gostei muito desse episódio também, em especial do final. [2]
    Ah, e Smallville foi exibido aqui no Brasil dia 16/12 e não dia 15/12 como o Hélcio escreveu.

  6. Olive

    Realmente Smallville voltou a ser boa como era nas primeiras temporadas!

  7. Laudo Kenji

    Este sim, foi um capítulo para os fãs q adoram quando o herói salva a mocinha (Lois!)do perigo. E, o desenrolar das cenas para despistar a auto-identidade do Clark, é a tônica q faz saltar de alegria os mais tementes seguidores de q a série nunca irá acabar! (Bom, pelo menos já temos muitas cenas da série editadas para o ano q vem).
    A emoção de assistir um capítulo em q as pessoas são salvas do mal é o diferencial entre os programas *toscos* deste fim de ano.

    Como as emissoras estão reduzindo novidades, o Tom Welling se recusando a renovar o próximo contrato e o projeto do *New Robin* (do Batman, lembra?) na CW não decolou, Smallville não reservará o legado das séries dos grandes super-heróis. E, assim q acabar Smallville, os fãs desligarão as TVs carentes de super-emoções.

  8. shadow

    esse episodio foi maravilhoso. Quem diria que Smallville iria ficar tão boa sem O Lex e a Lana?(Eu!) Só falta agora o Homem de aço finalmente por o uniforme. Aí,podem fazer mais umas 10 temporadas que eu não fico bravo. Só de imaginar aquela cena clássica do Clark correndo, já tirando a camisa e com o escudo do Super aparecendo, fico arrepiado!

  9. Mônica A.

    Amei esse episódio. O Jimmy estava ótimo, parecia que havia pego o vírus investigativo e quase deixa o Clark em mals lençóis.

    Apesar da cara de pastel do Clark na hora de fechar o vestido da Lois, foi engraçada a ceninha de ciúmes dele. “Você sempre sai com pouca roupa no primeiro encontro?” Qual é, Clark. O vestido nem era curto…

    A cena final deu medo. Prefiro acreditar que a Chloe estava agindo sob a influência do Braniac.

  10. Sara P. G.

    ADOREI. Apesar do Tom ser um ator meio limitado, gostei da interpretação dele ao reparar nas pessoas apontando pro Arqueiro de capa no alto do prédio e das pessoas comentando a foto de primeira página o herói misterioso, parece que a ficha do personagem tá caindo, finalmente. Adorei aquele papinho entre o Oliver e o Clark no fim (sobre a capa, tadinho do Clark nem sonha…). E o que foi aquilo no final, a Choeniac??? Demais. Queria muito que a série chegasse ao ponto do Clark usar o uniforme, só não imagino como vão resolver o problema dos óculos (já que todo mundo já conhece a cara do Clark sem eles). Legal também a coisa evoluindo entre ele e a Lois, mesmo que sutilmente. E, mais uma vez, parabéns para Erica dando vida à Lois com muita competência (chegando cada vez mais perto da Teri, a melhor Lois de todos os tempos na minha modesta opinião). Nesta temporada voltei a ficar na expectativa do próximo episódio, coisa que não acontecia há muito tempo. Espero que o Tom pare de fazer doce e renove logo para termos uma nona temporada (se essa continuar tão boa). À propósito, embora saiba que a fuLana voltará para uma participação especial de alguns episódios, não sinto a menor falta dela.

  11. alex

    a tempos nao via tanto elogio pra sv aqui ein,rsrsrsrssrs oba oba oba sv volto a ser boa.

  12. Andrea

    Alguém também achou muito meigo a Lois prometer que iria fazer tudo (ehehe) pra entrevistar com exclusividade o misterioso super? Ficou uma ponte direta com o filme antigão (e até esse novo caidaço), e muito legal!

  13. Filipe

    Episódio perfeito, temporada perfeita, e aguardem 8.08 Bloodline que também é um ótimo episódio.

  14. João Dias

    O que falta em Smallville pode ser resumido em duas palavras: Lex Luthor
    Por favor tragam o vilão da história de novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account