Log In

Reviews

Review: Smallville – Fragile (episódio 106)

Pin it

cena de FragileSérie: Smallville
Episódio: Fragile
Temporada:
Número do Episódio: 106
Data de Exibição nos EUA: 13/4/2006
Data de Exibição no Brasil: 9/5/2006
Emissora no Brasil: Warner

Ninguém passa mais tempo no set de gravação de Smallville do que Tom Welling. Desde 2001, gravar a série é uma rotina quase diária para ele. Isso foi tempo mais do que suficiente para aprender todos os macetes da direção e reivindicar um episódio com sua assinatura. Infelizmente, parece que duvidaram da capacidade de Welling, pois escreveram uma história, senão inútil, desprovida de qualquer pretensão no contexto da temporada. Exceção feita à cena final, obviamente.

A chefe de gabinete de Martha é morta em um estranho acidente. A principal suspeita é sua filha, que consegue manipular vidro. Obviamente, a criança não é culpada. O assassino é o pai dela, que foi de quem ela obteve seus poderes. Segunda geração de freaks? Hmm… idéia interessante. Não preciso nem dizer que Clark consegue chutar o traseiro do malfeitor, e que a menina vai morar com um outro parente.

Em Fragile, podemos ver mais uma vez Clark como um verdadeiro Big Brother, característica que já foi muita bem explorada em Stray, Ryan e – forçando a barra – em Krypto. Ele é o único que consegue lidar com Maddie e que não tira conclusões precipitadas à respeito dela.

Como a Chefe de Gabinete de Martha está morta, ela precisa nomear alguém. E a felizarda foi Lois. (Momento “Siricotico do Editor”, hehehe). Espero que essa subtrama de Martha como Senadora seja mais bem aproveitada na série. Na quinta temporada, que já terminei de assistir, não é mostrado praticamente nada sobre o assunto.

Eu gostaria de poder comentar mais sobre a direção de Tom Welling, mas infelizmente, em se tratando de séries de TV, é complicada pra mim achar distinções entre diferentes diretores dentro de uma mesma série. Cada seriado possui uma espécie de cartilha informal para a direção, tanto na parte técnica quanto na narrativa. E a maioria dos diretores segue isso a risca. Claro, existem exceções: J.J. Abrams e Quentin Tarantino, por exemplo. Mas Welling não pertence à esse grupo. Só consegui notar que ele tem uma certa predileção por girar a câmera ao redor de certos personagens no início de determinadas cenas. Além de uma citação muito interessante, mas tão sutil quanto. Reparem na conversa que Clark e Chloe tem na Redação do Planeta Diário, no fim do episódio. Durante o diálogo, Clark pega um pequeno globo terrestre feito de vidro e o gira. Logo após ele o para, e o gira para o outro lado. Lembraram de algo? Quem assistiu Superman – O Filme, ou até mesmo Reckoning, exibido alguns meses atrás, sabe do que estou falando.

cena de FragileMas falemos da cena final. Quem diria, hein? Os “Clanas” de plantão certamente não gostaram, mas eu achei um bom twist. É importante frisar: mesmo que Lex esteja cada vez mais próximo de se tornar um bad guy, ele oferece à Lana algo que Clark nunca pôde (ou quis) dar: a verdade. Desde o começo da temporada, Lex não tem segredos com ela, enquanto Clark…bem, quando o Clark contou a verdade, ela morreu. Não é para eles ficarem juntos de qualquer maneira.

Nota do episódio: 7,5.

E no próximo episódio: Jigsaw visita Smallville! Até lá.

Séries citadas:

11 Comments

  1. Anderson Vidoni

    Juliano Lex e Lana? pra mim até que foi legal(apesar que pra ser melhor que “clana” não precisa fazer muito esforço!). A única coisa que me decepcionou no episódio foi a minha querida Chloe, eu não gostei de como ela foi defender a Lana do Lex, ela tem que parar de se preocupar com a Lana ela já é bem grandinha e sabe o que faz.

  2. Luiz Alexandre

    Penso ao contrário, Lex não é totalmente honesto com Lana, apenas naquilo que lhe convém. Em vários episódios ele distorceu a verdade

  3. sandra wolga

    Também achei bem fraco esse epísodio, mas gostaria de ver a crítica do capitulo desta semana (16/05), uma clara cópia do filme Jogos Mortais. Continuem assim…

  4. João da Silva

    Episódio fraco com o freak da semana. Não adiciona nada à série. E o episódio exibido no dia 16/05 foi outra porcaria.

  5. Juliano

    Vidoni: Essas “intervenções” da Chloe são meio desnecessárias, mas eu perdôo ela, pois ela protagonizou a melhor cena da season finale. :D

    Luiz: Distorce? Hmmmm…pode ser. Mas pelo menos ele fala do que acontece em sua vida com Lana. Clark, nem isso.

    Sandra e João: O episódio dessa semana (“Mercy”) é sim uma cópia descarada de Jogos Mortais, mas mesmo assim eu gostei bastante. Semana que vem acho que o review será publicado.

  6. Marcos Almeida

    Não vi o episódio todo, só da metade pro final…mas fiquei com uma dúvida: o que o Lex quis realmente dizer quando falou com a Chloe?? Deu margem a várias interpretações.

  7. Juliana

    Aí que nojo! Lana com Lex? Nada haver, saiu do contexto do Super-homem, mesmo que ela ficasse com outra pessoa teria que ser Pite (aquele personagem do começo da série que saiu na 3 temporada). Pois é Lana Lang em Super man se casa com Pite e tem um filho com ele depois se separa! Poxa realmente não gostei! Eu já estava torcendo pra que Clark e Lana dessem certo pelo menos 1 temporada inteira! Eu sou Clana mesmo e acredito que o casal combina! Mesmo sabendo que ela não vai ficar com ele (Clark) gostaria que os dois ficassem juntos por um tempo!

  8. herikabernardo de freitas

    e bem verdade isso lex nem sempre contou a verdade a lana mais apensa de tudo o nosso chamoso vilão soube conquinta a moça. lana va fica com ele sim, talve ela nunca cheque a ama ele, mais ela tera a seguraça que clack nunca deu a ela……

  9. eder

    Smallville é um dos melhores seriados que ja vi..
    sua ficção é extraordinario,cada dia que passa fica
    cada vez melhor..
    adoro e continuarei adorando sté o final..

    eu adoro filmes de ficção,
    desde os filmes de superman dos mais antigos a atualidade..
    é SHOW !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account