Log In

Reviews

Review: Smallville – Descent

Pin it

Smallville - Descent
Série: Smallville
Episódio: Descent
Temporada:
Número do Episódio: 148 (7×16)
Data de Exibição nos EUA: 17/4/2008
Data de Exibição no Brasil: 6/5/2008
Emissora no Brasil: Warner

Sabe quando você presencia algo e não consegue encontrar maneiras de expressar o que sente? Em todos os sentidos ou áreas da vida isso acontece. Agora por exemplo, está acontecendo comigo. Não sei como escrever este review e dizer o que eu senti ao ver o episódio desta semana de Smallville. Meio dramático? Hum, não. Só não sei mesmo o que dizer. Não foi ruim, nem mais ou menos, e ótimo é pouco, mas não foi nada exorbitante não. Enfim, a vida é assim, e nem sempre a gente pode ter certeza das coisas, né? Eu só quis falar isso, para ver se por acaso, mais alguém se sentiu meio “abobalhado” após ver um dos episódios mais esperados pelos fãs da série: quando Lex Luthor se torna aquele Lex Luthor a que sempre ouvimos falar em gibis ou filmes.

Eu acho até que se esse fosse o último episódio do Michael Rosenbaum encarnando o personagem, ele não precisaria mais fazer nada, a grandeza de sua atuação já fala por ele.

A dois episódios do de nº 150, Descent, que pode ser definido como queda, decadência, ou origem, mas não só mostra a queda de Lionel Luthor lá do alto da empresa que construiu, a Luthorcorp, mas também a de Lex, que ao empurrar seu próprio pai, mal sabe que sua vida vai junto com sua ambição por descobrir o que há no bendito cofre em Zurique. E é dele uma das frases mais bacanas do episódio, ou da série (cada um tem sua opinião), que ficou martelando na minha cabeça a semana toda:

Eu fui criado à sua sombra, e agora você morrerá sob a minha.

Caramba, aí eu comecei a lembrar do Lionel nas primeiras temporadas. Apesar do Lex ter sido meio independente do pai, Lionel ainda exercia influência sobre o filho, com certeza. Agora, ali naquele momento, a espressão do John Glover, já mostrava que Lionel não é nem parte do que foi antes! Ele ficou atônito observando Lex, a criatura que ele mesmo ajudou a moldar. Esse lance da sombra tem muito sentido né?

Mas, chega de muita enrolação, me inspirei e fica ruim de parar!! Bem, após matar seu papai, Lex começou a ver ele mesmo, mas na versão miniatura! Alexander, aquele que Clark conseguiu salvar na mente de Lex, a parte boa nele. Mas Lex não tá com muita paciência pra aturar esse moleque, e é melhor ele se cuidar…

Clark, ao saber da notícia da morte de Lionel não ficou muito a fim de saber mais não. Até ele pensar que Lionel nunca se suicidaria e presenciar Lex tentando se fazer de filhinho triste. Puxa, quem conhece o Lex devia ter reparado de cara a falsidade dele!! Clark quer respostas e volta ao escritório de Lionel, e vai no cofre dele. Se não me engano, lá antes, tinha pedras de meteoro, não? Bem, agora tem peças valiosas e atrás de um livro (“Além do Bem e do Mal”), Clark acha um objeto com símbolos kryptonianos deixado por Lionel para ele, caso algo acontecesse. No que ele mexeu, viu a mensagem guardada, mais ou menos com o Lionel falando o quanto mudou após conhecê-lo, e que dedicou sua vida a protegê-lo. Também conta sobre os relicários com as chaves que levam ao seu grande segredo e como pode ser controlado. Ih… Clark, tá ferrado agora!

Chloe viu a tal chave na sua mesa, mas como nem sabia do que se tratava, a deixou lá. Lex, que já sabia que Lionel poderia ter dado a ela, fez perguntas, e Chloe até tentou disfarçar, mas ele abriu a gaveta, ops, pegou a chave e ainda demitiu Chloe! Caramba, tudo bem, ela não sabia da importância da chave e tal, mas custava, sei lá, pôr no sutiã mesmo? Eu hein! Só depois que ela vai saber o que perdeu e Clark vai saber o risco que ele tá correndo, caso Lex o descubra.

Falando em risco, se semana passada Jimmy e Lois mal participaram, agora são eles que descobrem que Lionel não se suicidou, mas alguém deu um empurrãozinho. Mas Gina, aquela assistente do Lex, soube disso, aí pronto, sobrou para Lois (levou um tiro) e Jimmy ficarem presos no freezer!

Descobertas à parte, Clark foi lá na mansão ver se pegava a chave e nada. Lex que o pegou xeretando e mandou embora. Mas Clark não foi e jogou na cara do Lex que sabe que Lionel não se mataria. Lex ainda tentou se fazer de desentendido, até conseguiu comparar seu pai e Jonathan Kent, mas Clark nem liga e quer saber porque Lex está desse jeito. Este, perde o controle e demonstra que tá doido pra controlar os freaks de Smallville. O mini-Lex bem que pediu pra sua versão maior contar o que fez a Clark, que ele é amigo deles ainda, mas nada, é ruim dele fazer isso! Lex aproveitou pra jogar a culpa do que se tornou em Clark, já que ele até pensou em ser boa pessoa quando eram amigos, mas quando Clark virou as costas pra ele, não tem perdão. Clark não perdoa quando Lex insinua que Jonathan pode ter morrido por sua causa! Finalmente Clark vai pra cima dele, dizendo que não ficará impune! Uou, muito bom esse diálogo dos dois, um embate mesmo né! Agora Clark vai parar de acreditar que Lex ainda pode mudar.

A Gina acabou apagando as fotos de Jimmy, mas antes, Chloe já tinha visto que Lex era o assassino! Ela teme por Clark e seu segredo e diz que tem de recuperar essa chave logo. E ela lembra de Jimmy e Lois que nem apareceram, e Clark vai ver onde eles estão. Ele sai com sua super velocidade e nem viu que Gina, ainda estava alí e viu tudo!! Noooo!

Ela rapidinho avisa a Lex, mas deixa mensagem e só. Porque do nada um cara surge e pega ela, aplicando algo na boca dela, que ficou paralisada. Ele ainda a colocou no carro, pra fingir ser acidente, mas ela já tava morta mesmo! Eu assisti três vezes o episódio e não vi nada que pudesse ter a ver com Lex. Tava conversando com um amigo meu, um fã da série bem mais do que eu que já sou muito fã, e ele lembrou do Ajax, que deu uma sumida, e parece que ele pode ter várias formas, caras, tipos. Será? Acho que não, nem teve aquele lance do olho brilhando! Só vendo mesmo!

Jimmy e Lois estão congelando e ele fica dizendo que formam uma boa dupla e no futuro farão várias matérias e serão muito famosos. Adoro essas tirinhas, já que Lois e Jimmy realmente trabalham juntos no Planeta Diário. Estava lembrando de outra tirinha, numa festa a fantasia, Clark meio de Zorro, e ele ficou falando que não gostava da máscara, mas sim da capa!!

Felizmente, Clark chega, descongela eles que ficam bonzinhos. Quando Jimmy abriu os olhos e ficou olhando meio rindo, só fui eu que pensei que ele tinha visto o Clark? Levei um susto, mas ele não viu não. Eu acho, né.

Quanto ao Lex e sua miniatura, o Alexander brigou com ele por matar o pai, que mesmo sendo cruel às vezes, o amava. E Lex insistia que não teve escolha. Tá, matar o pai depois que já tinha pêgo o relicário? Então, depois do mini-Lex não parar de falar que ele nunca se livrará dele, e que ainda existe algo bom dentro de sua alma escura, Lex não aturou e arrastou o mini pra lareira!!!

Gente, sério, cada passo do Lex no episódio eu já ficava com medo e agora ele faz isso com o menino, gritando que ele o enfraquece. Assim como disse naquele episódio do Clark na mente dele, mas desta vez, Clark não impediu e sem dó nem piedade, na frieza mesmo, Lex torra sua versão mini! Sério, um bom ator não precisa de muita coisa pra passar o que está acontecendo com o personagem, e depois de faz a maldade que fez, podem ver como a face dele muda, o brilho nos olhos dele. Caramba, quando eu vi a cara dele, pronto, agora ele passou de vez para o lado negro da força! (nada a ver com a série a citação, mas isso que dá ver programas nerds).

Lex nem quer saber de mais nada, só de conseguir o que quer. Como ele disse a Lionel, foi criando para não aceitar a derrota, e se ele foi capaz de matar o próprio pai, quem dirá o que mais ele poderá fazer?! E olha que foi avisado por Lionel: se abrir o cofre, ele se destruirá e não mais haverá redenção para ele. Putz!

Smallville - DescentOutra cena bacana foi a da Chloe e do Clark, ele se lamentando porque todos os que o tem como filho acabam morrendo para protegê-lo – Jor-El, Jonathan e Lionel! Chloe tenta consolá-lo falando que eles não morreram só por ele, mas por todos. Clark afirma que não vai deixar Lex com as chaves e ainda vai ao enterro, cujo convidado só é o Lex mesmo, e já deu pra ver, um fica de um lado e outro do outro lado. O bem e o mal. Eu só fiquei cismada por Clark mal conseguir encarar seu rival, e este, ao contrário, ficou olhando para ele com um ar de risinho vilanesco, sabe. Pra mim, o Clark tem muito a aprender, parece inseguro ainda.

Pois bem, é por esse e por outros episódios que eu já estou sentindo muita falta do Michael Rosenbaum. Será possível que Smallville vai conseguir ir em frente sem um dos melhores personagens da série? Fora Lionel, também. Mas já era a sua hora, já tinha feito tudo que poderia fazer por Clark. Mas que vou sentir saudade, ah, vou!

Ficou mais que imenso o review, como eu já disse, me inspirei! Espero que vocês tenham gostado e segue episódios inéditos na Warner! O que será que a série ainda nos reserva, hein?

Séries citadas:

14 Comments

  1. Nanda

    Lionel vai fazer muita, muita falta… ADORO John Glover. Agora, a cena que mais me impressionou foi o Lex arrastando seu ‘mini-me’ pelas escadas e o jogando na lareira. Excelente atuação do Michael. Ele é sem dúvida um dos melhores senão o melhor ator da série. Que me perdoem, mas dá um banho em Tom Welling. Também gosto muito do ator que faz o Lex criança, não poderiam ter escolhido melhor.

    Gostei também da última cena no enterro do Lionel. Se a série terminasse numa cena como essa ficaria satisfeita.

    Bom review, Lu. Já assistiu Apocalypse?

  2. Darth Cesar

    Lu (desculpe se errei), Smallville esta me surpreendendo nessa temporada, mantém os altos e baixos, mas esta muito melhor que a anterior, o episodio que aparece a Patrícia, foi melhor, pra mim, (um dos melhores), pena que ela foi morta… s/ o a passagem do Lex, foi até meio lógica, Lionel pagou na mesma moeda, agora não concordo com o fato do Clark estar inseguro, basta ver as cenas de mano a mano, acho ainda que existe um certo exagero na atitude do Clark (quanto ao roteiro), pois veja bem, como que um fazendeiro capiau entra na mansão do Lex e fala o que bem entende na lata dele, e nada acontece?! Por um lado é furo e por outro mostra o quanto o Clark tem confiança, alias o Tom Welling é um desastre pra cenas dramáticas, mas as cenas dramáticas com ação, com vigor, o cara é perfeito no papel do homem de aço, alias..(de novo) Smallville não parece mais uma serie s/ o Clark e sim s/ o Superman, basta analisar a postura agressiva do Clark em alguns momentos.

  3. Cristiane

    Estava louca para alguém escrever sobre este episódio, que de longe foi o melhor das últimas temporadas. Depois de tantos episódios mais ou menos, muitos de menos, diga-se de passagem, foi muito bom poder sentir Smallville dos velhos tempos. Falar da atuação de Michael é desnecessário, pq o cara deu um show!!! E concordo com o que foi dito acima, Tom Welling é uma tragédia em cenas dramáticas, mas nem por isso o episódio perdeu o seu brilho, até pq o show era de LEX!
    Espero q tenhamos bons episódios daqui pro final da temporada!

  4. Paulo Fiaes

    bom,

    sendo sincero, n achei esse episodio tudo isso por dois motivos:

    1- Pra mim foi mto mais significativo a ida de lex pro lado negro da força aquele episodio do casamento com Lana que ele mata com as proprias mãos alguém que ia impedir ele de se casar, senão me engano, ali tinha sido a primeira vez q Lex matou alguém pra beneficio proprio e com as proprias mãos.

    2- mas tudo bem, matar um pai abala qualquer um, e isso rosenbaum soube fazer com competência, mas mesmo assim, sinto um certo cansaço do ator com a série e com isso o personagem, e sinceramente, se naquela cena de Chloe e Clark, ele diz pra sua amiga “lex é o que é por minha culpa” pronto, a série teria corrigido seus erros ao longo dos anos, mas isso é pedir demais de smallville, colocaram lex jogando isso na cara de clark, e o super homem n teve grandeza suficiente pra admitir seus erros.

    bom, eu ja tinha parado com smallville, mas quis assistir esses 2 episodios(o 7×15 e 7×16) pq são os mto comentados por todos aqui. vou ficar acompanhando a review, pq passar 7 anos assistindo, quero saber pelo menos como isso vai acabar, mas sério, pra mim n é mais prazeroso ficar 40 minutos assistindo smallville, vou procurar outra série pra colocar no lugar.

  5. Cyssa

    Michael Rosenbaum é o melhor Lex Luthor que eu já vi.
    Vai fazer falta. Assim como o papai Luthor de John Glover.

  6. Lu Lima

    Nanda,
    ainda não vi o episódio, acompanho pela warner mesmo! felizmente estão passando inéditos direto!

    Darth Cesar,
    concordo contigo, o Tom pode ser lindo (pra mim), mas tem muito chão pra andar ainda, realmente eu não sei se quis rir ou sentir pena da carinha dele ao saber da morte do Lionel!!

    Paulo Fiaes,
    ah, dá mais uma chance pra série, nem que seja a reprise. Eu tava cansada tbém, mas não cheguei a largar a série, vou ver até o fim. Acho que a 8º será a última temporada, não tem mais tanta história assim. Mas vou ficar triste!

    Como tô aqui mesmo, não custa fazer mechan do meu blog, [http://seriesmusicafilmesetc.blogspot.com], lá eu escrevo mais ainda sobre Smallville e outras séries.

  7. Mica

    Adorei a conversa Lex/Clark. Apesar da hipocrisia do Clark continuar imperando por ali, o Lex falou umas boas verdades para ele (e vice-versa, diga-se de passagem).
    É claro que todo mundo sabia que o momento da queda do Lex teria que chegar em algum ponto, mas é triste saber que o principal culpado disso é alguém que supostamente deveria ser o defensor da Terra e da humanidade.
    Agora, quem tem me decepcionado mesmo em Smallville é a Chloe. Ela que já foi brilhante, tem sido cada vez mais apagada. Descobrir quem é realmente o Clark fez bem apenas no princípio, pois a medida que o tempo foi passando a personagem foi diminuindo cada vez mais e esse episódio foi deprimente para ela. Primeiro a história da chave (ela vê o símbolo kryptoniano e mesmo assim guarda a chave na gaveta!??? E entrega assim na boa para o Lex?) e depois (na verdade antes) ela fica ali fuçando o computador com o Clark enquanto TODOS os jornalistas do Planeta estão correndo atrás da morte do Lionel!? Ela nem sai investigar! Mesmo quando vai lá com o Clark, ela descarta imediatamente qualquer hipótese de furo de reportagem. SENHOR, O QUE ACONTECEU COM CHLOE SULLIVAN!???
    Já a Lois está começando a se tornar Lois Lane. Quero dizer, se não fosse a besteira de pedir ajuda para a Chloe para limpar a foto. Please!!! Que repórter decente pediria a outro repórter que dividisse consigo os louros de uma grande matéria? Com certeza não a verdadeira Lois Lane. Será que em Smallville não há outros geeks? Não há algum ultra-maníaco por computadores no Planeta Diário a quem os repórteres (e fotógrafos) podem recorrer?

    E, embora eu tenha sentido a morte do Lionel, queria mesmo que o Clark levasse na cara e visse que o Lionel só morreu pq ele, Clark Kent, posa de bom moço, mas na verdade NUNCA acredita na bondade alheia, principalmente quando ela vem de um Luthor, seja do Lionel ou do Lex. Por isso todo aquele episódio onde ele se encontrou com o lado bom do Lex acabou virando um pastelão, já que o Clark, embora tenha prometido para o menino, nunca realmente deu uma chance ao ex-amigo.

    Para finalizar, esse era um episódio que definitivamente merecia a menção (se não a presença) de Martha Kent.

    Aaahh…sentirei muita falta do Lex quando ele sair.

  8. Olive

    Eu gostei muito do episódio! Mas vpou sentir falta do Lionel!
    Mas mudando de assunto, onde está o review se Pushing daisies?

  9. Isabela

    Cadê a mamãe Kent que flertava com o defunto Luthor ? Nem um telefonema dela com o Clark?
    Vixe! Vai ser dificil uma oitava temporada sem os Luthors….

  10. Lu Lima

    Mica,
    deu pra sentir o quanto vc adora o Clark hein, rsrsrs. Mas discordo de vc quando disse que ele nunca deu chance a Lex. Eu até acho que deu demais! Ficava indo na mansão falar com ele, tentar ajudá-lo, e eu ficava com muita raiva.
    Mas tbém me deu raiva todas as vezes que o Lex nem tava fazendo nada e lá foi o Clark acusá-lo, como daquele episódio da 6º temp. que foi um dos fantasmas da ZF, e ele foi acusar Lex.

    Realmente, cadê a Martha? Deve ter muito trabalho pra fazer né, já que nem liga, nem nada! Devia dar uma aparecida do nada, custava?

    http://seriesmusicafilmesetc.blogspot.com/

  11. Thiago FLS

    Esse foi o melhor episódio de Smallville em anos, lembrando o vigor das primeiras temporadas. Acho que Michael Rosenbaum escolher um bom momento para sair da série, pois seu personagem já fechou o arco que havia começado desde o piloto.

  12. Mica

    O Clark dava chances ao Lex no início, mas depois de um tempo, ele foi o que mais desconfiava dele. Eu até entendo sua reserva inicial em contar a verdade ao Lex, mas não a forma como ele virou as costas para o amigo. E, verdade seja dita, o verdadeiro motivo do Clark parar de se importar (realmente, e não apenas da boca para fora) com o Lex foi a Lana. Não o casamento dos dois, mas a amizade inicial que surgiu entre Lana e Lex antes dela ir embora para a França.

  13. Aparecida Timóteo

    Não será a mesma coisa mas, que tal a substituição?? Um outro carequinha no papel de Lex?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account